03/05/2012

EDUCAÇÃO – MAGISTÉRIO O MESTRE DESCONHECIDO

EDUCAÇÃOMAGISTÉRIO

EDUCAÇÃO
Prov. 22:6

I – A filosofia da educação.
1. A suscetibilidade da criança.
2. A durabilidade das impressões.

II – A arte da educação.
l. A disciplina da vontade.
a) Pelo preceito.
2. A disciplina da consciência.
a) Pelo exemplo. - I Sam. 2; Jer. 35:4-15.

III – A educação cristã.
1. É restaurar no indivíduo a imagem de Deus.
2. Desenvolver obediência à vontade de Deus.
3. Amar e imitar o caráter divino.
4. É preparar o indivíduo para esta vida que passa e para a vida que não passa. - Isa. 8:18.


O VALOR DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

I – A educação segundo o mundo.
1. Soma de conhecimentos.
2. Títulos, diplomas etc,
3. Desenvolve o intelecto, ergue um pilar à glória humana:
a) Exemplo: – Absalão, - II Sam. 18:18.
b) Exemplo: – Napoleão.

II – A educação segundo Deus.
l. Tem como base o temor e o conhecimento de Deus. - Prov. 9:10; 1:7; Jer. 9:23, 24.
2. Esta é a verdadeira educação de que o mundo necessita.
a) A maior crise atual é a de caracteres formados.
3. No mundo uma tal educação não é vista.
a) Nos colégios hoje ensinam evolução, ateísmo, etc.
4. A falta de educação cristã, completamente sã, tem sido a causa do crescimento da onda de crimes entre a mocidade.
5. A educação traz bênçãos à humanidade.
a) O poço de Jacó. - Jo. 4:6.
b) O trabalho e a vida de Pasteur.
c) O espírito de sacrifício da mocidade cristã como conseqüência da educação cristã,

III – A verdadeira educação poderá salvar o mundo da hecatombe final.
1. Prepara a juventude para esta vida e para a vida eterna.
2. É nosso dever apoiar e incentivar a educação cristã. - Isa. 8:18.

O MAGISTÉRIO
Efés. 4:8, 11-14; I Cor. 12:28

I – O valor do professor.
1. A criança é o problema central da igreja.
a) Jesus assim reconheceu. - Mat. 18:2-14.
b) É o futuro da Igreja e da pátria.
2. Trabalhar pelas crianças, é o trabalho mais importante e sublime. –  Conselhos aos Professores, p. 46.
3. Ser professor é ser Miguel Ângelo que tira do mármore bruto uma linda estátua.
3. Ser professor é ser um pai ou uma mãe, é imitar o grande Mestre – Jesus.
a) Os pais não sabem o que é sacrifício para o bem dos filhos; assim deve ser com o verdadeiro professor - II Cor. 5:14.
b) Esse sacrifício está baseado no princípio da vela.
- II Cor. 12:15.

II – A recompensa do professor.
1. Os resultados aqui na Terra – o reconhecimento futuro de seus alunos.
2. Terá feito sua boa contribuição para a Igreja e para a pátria.
3. Os resultados no céu.
a) Apresentar-se-á Deus com os cordeirinhos que lhe foram confiados. - Isa. 8:18
b) Resplandecerá como as estrelas. - Dan. 12:3; Educação, págs. 305, 306.

O DEVER DOS PAIS

A experiência de Eli - I Sam. 2:12

I – Ensinar seus filhos. - Prov. 22:6; Deut. 6:7.
1. Desde pequenos. - Moisés, Samuel.
2. Dando bom exemplo.
3. Mantendo o culto da família.

II – Disciplinar seus filhos.
1. Com amor e repreensão. - Efés. 6:4; Test., vol. I, 156:1-2.
2. Com a vara - Prov. 23:12-14; 19:18.
a) Isso é prova de amor - Prov. 13:24.
b) Evitará desgostos futuros. - Prov. 29:15, 17.

III – Exemplos.
1. Bom.
Os filhos de Jonadabe. - Jer. 35:5-14.
2. Mau.
Os filhos de Eli. - I Sam. 2.
ADVERTÊNCIA - I Sam. 3:13.

O LAR
Gên. 2:8; Sal. 139:1-14

O plano original de Deus - Um lar perfeito e ideal. - Gên. 1:28.

I – Resultados do desvio do plano original.
1. Dilúvio. – Separação de Deus. - Gên. 6:1-2.
2. Noé temeu e adorou a Deus, no meio iníquo.
3. Apesar de tudo Abraão honrou a Deus. - Gên. 18:19.
4. Jugos desiguais - II Cor. 6:14-16.

II – Ensinando os filhos no lar.
1. Os filhos são herança do Senhor. - Sal. 127:3.
2. Ele espera que os mesmos sejam ensinados. - Efés. 6:1, 4; Deut. 6:7.
3. O valor do exemplo. - II Tim. 1:5.

III – O culto familiar é a melhor escola.
1. A resolução de Josué. - Jos. 24:15.
2. O lar de Timóteo. - II Tim. 2:15.
3. Abraão manteve o altar do lar, - Gên, 12:8.
4. Todos os lares cristãos devem manter o culto da família. Prov. 22:6.
Você terá essa experiência? - Isa. 8:18.

PAIXÃO PELAS ALMAS
Sal. 142:4; Prov. 27:23

I – O que é paixão pelas almas?
1. Ter firme convicção do seu valor.
a) Jesus teria morrido por uma alma.
2. Acariciar amorosa solicitude por suas lutas.
3. Sentir-se alarmado com seus perigos.
4. Ir até o sacrifício por sua salvação. - II Cor. 12:15.

II – Quem especialmente deve exercer essa paixão?
1. Os paisSão responsáveis por seus filhos.
2, Os professoresSão escultores de caracteres.
3. Os ministros - Prov. 27:23.
4. Os membros da IgrejaCada um é guardador de seu irmão.

III – O crime da negligência.
1. É demonstração de ingratidão.
2. É demonstração de crueldade.
3. Será fatal.

O DESAFIO DO PROFESSOR

1. O professor é um m profeta; coloca o cimento de amanhã.
2. O professor é um artista; trabalha com a preciosa argila da personalidade em desenvolvimento.
3. O professor é um amigo; seu coração responde à e devoção de seus alunos.
4. O professor é um cidadão; é nomeado para melhorar a sociedade.
5. O professor é um intérprete; com sua experiência ampla e madura procura guiar os jovens.
6. O professor é um construtor; trabalha com os valores mais elevados e finos da civilização.
7. O professor é um porta-cultura; abre o caminho a modos mais dignos e inteligências mais elevadas.
8. O professor é um reformador; procura tirar as desvantagens que debilitam e destroem.
9. O professor é um crente; tem uma inabalável no aprimoramento da raça.

AS DEZ DEFINIÇÕES DO PROFESSOR

PROFESSOR é aquele que tem dedicado sua vida a servir a vida dos demais.
PROFESSOR é o que tem decidido estudar muito para poder ensinar pouco.
PROFESSOR é aquele que tem por missão unir o passado com o presente.
PROFESSOR é o que sente em suas mãos o destino de uma nação.
PROFESSOR é aquele que influi nos demais sem ser autoritário nem demagogo.
PROFESSOR é o que não persegue nem a riqueza nem o poder.
PROFESSOR é aquele que tem somente um método de ensino: uma profunda compreensão dos demais.
PROFESSOR é o que sabe que um programa é unicamente um pretexto.
PROFESSOR é apenas quem toma aos outros como um fim, jamais como um meio.
PROFESSOR é aquele que apesar da cegueira, dos abusos e das injustiças que todos os dias, crê na dignidade humana.



O MESTRE DESCONHECIDO

Canta o louvor do mestre desconhecido.
– Os grandes generais ganham as batalhas, mas é o soldado que ganha as guerras. Os educadores famosos planejam novos sistemas pedagógicos, mas é o mestre desconhecido que dirige e guia a criança e o jovem.
Ele vive na obscuridade e se contenta com pouco. É ele a sentinela que, na escuridão, vigia contra a ignorância e o vício. Ele desperta os espíritos dormentes, encoraja os fracos e disciplina os instáveis. Ensinando, ele comunica aos jovens a sua própria alegria, enquanto lhes prodigaliza as riquezas de sua inteligência... O conhecimento se pode adquirir nos livros, mas o amor do conhecimento se transmite pelo contato pessoal.
Nenhum homem presta maior serviço à Pátria do que o mestre desconhecido. Ninguém é mais digno de ser inscrito numa democracia aristocrática como "o rei de si mesmo e o servo da humanidade".

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tom caet