23/05/2012

Quem foram os apóstolos

OS Apóstolos


Quem foram os apóstolos 

Há quatro listas dos apóstolos de Cristo na Bíblia: Em Mt 10:2-4 (onde os nomes aparecem aos pares, talvez na mesma ordem em que foram enviados em sua missão), Mc 3:16-19; Lc 6:14-16 e em Atos 1:13,16 e 26 (nas listas, Judas Iscariotes sempre aparece em último lugar, mas em Atos ele é omitido). As listas têm algo em comum, o nome de Pedro encabeça todas elas. As características dos apóstolos são:

SIMÃO, também chamado Pedro (em grego, pedra) ou Cefas (pedra palavra de origem caldaica) por Jesus. Sua cidade natal, Betsaida (Jo 1:47), filho de Jonas (Mt 16:17) e pescador por profissão. Residia em Cafarnaum, na Galiléia (Mc 1:28 e 29). Tradições afirmam que foi morto em uma cruz de cabeça para baixo.
Cuidado ao estudar, pois há oito "Simões" no N.T., alguns são:
  • Um dos irmãos de Jesus, Mt 13:55;
  • Um leproso de Betânia, Mt 13:55;
  • Aquele que foi compelido a ajudar a carregar a cruz de Cristo, Mc 15:21;
  • Outro Simão em At 13:1;
  • Um fariseu, Lc 7:40;
  • O pai de Judas Iscariotes;
  • Um curtidor de Jope visitado por Pedro, At 9:40.

ANDRÉ, irmão de Pedro, cujo nome é grego que significa "másculo". Também era pescador, trabalhava juntamente com seu irmão. Inicialmente era discípulo de João Batista, e depois que conheceu a Jesus passou a seguí-lo. Foi ele quem levou Pedro a Cristo. Provavelmente foi crucificado na Acaia. André se destacava entre os demais devido seu zelo em ganhar outros para Cristo, através de sua fé pratica, Jo 6:8 e 12:21 e 22. Ele foi o primeiro missionário entre os seus compatriotas, Jo 1:42.
TIAGO, filho de Zebedeu, pescador da Galiléia. Pertencia ao grupo dos três mais íntimos de Jesus, Pedro, João e Tiago. Em três ocasiões diferentes se destacaram dos outros com privilégios especiais: presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, Mc 5:37; o ato da transfiguração, Mt 17:1); ficaram mais perto de Jesus no jardim do Getsêmani durante a agonia do Redentor, Mt 26:36. Foi morto pela espada de Herodes Agripa I, At 12:2.
Cuidado com outros "Tiagos" no N.T.:
  • Outro apóstolo, filho de Alfeu, Mt 10:3;
  • Irmão de Jesus, Mt 13:55;
  • Um irmão do apóstolo Judas, At 1:13 ( apesar de a opinião de alguns estudiosos, que a expressão indica que esse Judas é realmente filho de Tiago aqui mencionado).

JOÃO, outro filho de Zebedeu, logo, irmão de Tiago. Também era pescador. Logo, a família se mantinha dos recursos obtidos da pesca. É provável que Salomé, de Mc 16:1 e de Mt 27:56, era mãe desses dois irmãos, como também irmã de Maria, mãe de Jesus. Era uma das mulheres que mais contribuíam para a subsistência de Jesus e seus discípulos (Lc 8:3; Mc 15:40). Se assim realmente foi, Tiago e João eram primos de Jesus (CHAMPLIN e BENTES 1995, p. 240, v.1). Foram chamados de "filhos do trovão" por Jesus (Mc 3:17), talvez por causa de seu espírito exaltado e indisciplinado. Era o discípulo a quem Jesus amava e foi ele o autor do evangelho de João e o livro de Apocalipse (Ap 1:4 e 9; 22:8) . ( "O fato de o estilo do Apocalipse ser diferente do estilo do Evangelho e das epístolas de João não prova que seu autor tenha sido outra pessoa. A natureza apocalíptica, o fato de esta revelação ter sido dada numa visão, as circunstâncias de João como prisioneiro são suficientes para explicar as diferenças de estilo" BÍBLIA ANOTADA 1994, p. 1588). Tradição cristã afirma ter João passado os últimos anos de sua vida em Éfeso. Sobre sua morte não se tem resposta conclusiva. A ele foi dado por Jesus a responsabilidade de cuidar de Maria, Sua mãe (Jo 19: 25-27), que, provavelmente, morou também em Éfeso. Não deve ser confundido com João Batista e com João Marcos.

FILIPE, chamado para seguir Jesus logo após Pedro e André. Foi quem chamou Natanael a Cristo. Também era de Betsaida como Pedro e André.
Deve ser distinguido de:
  • Filipe, filho de Herodes o Grande e de Mariamne, filha do sumo sacerdote Simão;
  • Outro filho de Herodes com sua quinta esposa, Cleópatra de Jesuralém;
  • Filipe, o diácono e evangelista, um dos sete escolhidos par serviço especial na igreja de Jerusalém, At 6:5.
BARTOLOMEU, sua identificação como sendo Natanael é incerta (Jo 1:45). Caso sejam a mesma pessoa, logo é provavel que Bartolomeu era de Caná da Galiléia (Jo 21:2).

MATEUS, também conhecido por Levi,filho de Alfeu, não o pai de Tiago, o menor. Era publicano, isto é, cobrador de impostos judeu trabalhando para o governo romano (Mt 10:3). Por colaborar com os romanos os publicanos eram odiados pelos judeus, logo, Mateus era desprezado por seus compatriotas. Estando ele assentado na alfândega, Jesus o chamou para seguí-lO e ele o fez. Depois aparece dando um banquete para o Mestre (Lc 5:29-32), juntamente com outros publicanos e pescadores, o que provocou a crítica dos fariseus, aos quais Jesus deu a famosa resposta: ". . Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" Mat 9:13. Tradicionalmente afirmam-se que após a ressurreição de Cristo, tenha pregado o evangelho na Palestina por doze anos e depois em países estrangeiros, mas quanto a veracidade desses fatos não há evidências. É aceito como o autor do evangelho que traz o seu nome. Esse evangelho foi escrito para judeus, com objetivo de responder as indagações feitas por eles a respeito de Jesus, o Messias de Israel.
TOMÉ, palavra grega, derivada do hebraico taom, que significa gêmeo. Também era chamado de Dídimo, que tem o mesmo significado de Tomé. Contudo não há nenhuma informação que ele tenha tido uma irmã ou irmão gêmeo. Provável seja que também era pescador, por estar na companhia dos demais apóstolos em Jo 21:2. Algumas referências pessoais ele estão em Jo 11:16; 20:25; 20:28. Existem tradições que afirmam ter ele ido para Síria, na Pártia, na Pérsia e na Índia.

TIAGO, filho de Alfeu. Também chamado como Tiago, o menor (traduzindo-se para "o pequeno"). Logicamente deve ser uma comparação ao outro Tiago, talvez pela estatura física ou idade. Era filho de uma Maria, Mc 15:40. Não há evidências de que ele fosse parente de Jesus. Talvez tenha pregado na Palestina e no Egito.
SIMÃO, chamado Zelote ou de "o cananeu". "Deveria se "cananeano", que é referência a um partido político, posteriormente apelidado de zelotes (Lc 6:15). Esse partido se opunha à tentativa de pôr a Judéia sob o domínio de Roma, e posteriormente se opôs amargamente ao governo romano sobre a Judéia, em qualquer de suas formas. Esse cognome, aplicado a Simão, poderia ser uma referência ao seu zelo religioso, embora a outra explanação pareça se mais provável" ( CHAMPLIN e BENTES 1995, p. 241, v.1).

JUDAS, também chamado Tadeu, Mt 10:3; Mc 3:18, que quer dizer seio de mãe, ou seja, filho amado. Era filho ou talvez irmão de Tiago, Lc 6:16; At 1:13. Talvez teria pregado o evangelho em Edessa, na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia.
JUDAS ISCARIOTES, era natural de Queriote, um lugar localizado em Moabe (Jr 48:24 ou de Queriote- Hesrom, Js 15:25), foi o único apóstolo que não era da Galiléia. Era o tesoureiro do grupo, quem trazia a bolsa. Segundo o DICIONÁRIO DA BÍBLIA (1984, p. 347), "a julgar pelo seu caráter, acompanhava a Jesus dominado pelo interesse que ele tinha sonhado no reino de Cristo". Foi ele o traidor de Jesus, também chamado de filho da perdição. Sua carreira o levou à apostasia. Acabou suicidando-se, devido ao remorso que sentiu por ter traído a Cristo, Mt 27:4 e 5; At 1:16-25. "O Salmo 109 fala de inimigos que perseguiram a Davi em termos tais que encontram paralelo no proceder de Judas, Sl 109:8; At 1:20. Nenhum ato de coerção da parte de Deus levou a Judas a cumprir a Escritura, Jo 17:12"( DIONÁRIO BÍBLICO 1984, p. 347).

MATIAS,(variante da palavra Matatias significa Dom de Jeová) foi sucessor de Judas Iscariotes, escolhido por meio de sorte At 1:15-26. Conviveu com os apóstolos todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu do meio deles, começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre eles foi recebido nos céus e foi testemunha de ressurreição de Cristo (At 1:21 e 22). Depois disso, mais nada de certo se sabe com respeito à sua vida posterior.
PAULO, em grego Paulos, derivado do latim Paulus que quer dizer pequeno. Antes de sua conversão era chamado de Saulo. Sabe-se muito mais sobre a vida de Paulo do que qualquer dos outros apóstolos. É considerado como o grande apóstolo dos gentios. Nasceu em Tarso, a principal cidade da Cicília, sendo judeu e ao mesmo tempo cidadão romano, criado em Jerusalém aos pés do famoso mestre da época Gamaliel (At 22:3) e era fariseu (At 23:6). Foi fazedor de tendas, At 18:3. "Evidentemente esteve afastado de Jerusalém durante o ministério de Jesus, porquanto nunca o vira pessoalmente, até à visão que lhe foi dada na estrada de Damasco (At 9). Sua reivindicação ao apostolado era autêntica, posto ter visto o Senhor após a Sua ressurreição, por meio de visões; então foi nomeado apóstolo e enviado especialmente aos gentios, tendo sido aceito como tal pelos demais apóstolos ( Gl 1:1,15-17; 2:6-9)" ( CHAMPLIN e BENTES 1995, p. 241, v.1). A maioria das informações a respeito de sua vida pessoal podem ser lidas em Atos dos Apóstolos. Paulo é autor das epístolas: aos Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo e Filemom (contudo, deve-se considerar que alguns estudiosos contestam a autoria de Paulo em algumas delas).


resumo

A palavra apóstolo é um transliteração do grego απόστολος para o português que significa "aquele que é enviado." Em grego antigo, um apóstolo poderia ser qualquer pessoa "enviada" para entregar mensagens — um emissor de notícias, por exemplo — e talvez para realizar outras instruções também. Por intermédio do novo testamento, entretanto, o termo apóstolo adquiriu um significado mais específico e se refere agora a um dos discípulos eleitos de Jesus. Todas as listas apostólicas no novo testamento têm 12 nomes, mas nem todos os nomes são os mesmos.

Quais eram os nomes dos apóstolos?
Mateus 10:2-4Marcos 3:16-19Lucas 6:14-16Atos 1:13
Simão (Pedro)
André
Tiago (filho de Zebedeu)
João
Filipe
Bartolomeu
Tomé
Mateus
Tiago (filho de Alfeu)
Lebbaeus (sobrenome Tadeu)
Simão o canaanita
Judas Iscariote
Simão (Pedro)
Tiago (filho de Zebedeu)
João
André
Filipe
Bartolomeu
Mateus
Tomé
Tiago (filho de Alfeu)
Tadeu
Simão o canaaniata
Judas Iscariote
Simão (Pedro)
André
Tiago
João
Filipe
Bartolomeu
Mateus
Tomé
Tiago (filho de Alfeu)
Simão (Zelador)
Judas (irmão de Tiago)
Judas (Iscariote)
Pedro
Tiago
João
André
Filipe
Tomé
Bartolomeu
Mateus
Tiago (filho de Alfeu)
Simão (Zelador)
Judas (irmão de Tiago)
 




Os apóstolos de acordo com Mateus 
(Mateus 10:2-4) 

Ora os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro e André seu irmão; Tiago filho de Zebedeu e João seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
Os apóstolos de acordo com Marcos 
 (Marcos 3:16-19)

  • Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.  

  • Os apóstolos de acordo com Lucas 
    (Lucas 6:13-16)
    E quando amanheceu, chamou até ele seus discípulos: e deles escolheu doze, os quais também chamou de apóstolos; Simão, (chamado também de Pedro) e André seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago filho de Alfeu, e Simão chamado Zelote; e Judas irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
    Os apóstolos de acordo com Atos dos Apóstolos 
    (Atos 1:13)  
    Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Nota: Judas Iscariotes, não foi incluído.
    Quando os apóstolos viveram
    As vidas dos apóstolos parecem ser mais lendárias que históricas. Registros seguros deles fora do novo testamento são quase inexistentes. É plausível supor que eles tinham em torno da mesma idade que Jesus e assim viveram a princípio durante a primeira metade do primeiro século.
    Onde os apóstolos viveram
    Os apóstolos escolhidos por Jesus provavelmente eram da Galiléia — na maior parte, embora não exclusivamente, da região em torno do mar de Galiléia. Depois que Jesus foi crucificado a maioria dos apóstolos permaneceu em torno de Jerusalém, conduzindo a nova igreja cristã. Alguns, se acredita, teriam viajado ao exterior, levando a mensagem de Jesus fora da Palestina.
    Que faziam os apóstolos 
    Os apóstolos escolhidos por Jesus costumavam acompanhá-Lo em suas viagens, prestavam atenção às suas ações, e aprendiam os seus ensinamentos. Após Sua crucificação, finalmente continuaram pregando. Acredita-se que eles receberam instruções adicionais não mencionadas de outros discípulos que puderam acompanhar Jesus ao longo das jornadas.
    Porque eram importantes os apóstolos
    Os cristãos consideram os apóstolos como a conexão entre o Jesus vivo, o Jesus ressuscitado, e a igreja cristã que se formou depois que Jesus ascendeu aos céus. Os apóstolos eram testemunhos reais da vida de Jesus, receptores dos ensinamentos de Jesus, testemunhas do aparecimento do Jesus ressuscitado, e receptores da sabedoria do Espírito Santo. Eram autoridades no que Jesus ensinou, planejou, e desejou. Hoje muitas igrejas cristãs baseiam-se na autoridade de líderes religiosos em suas supostas conexões com os apóstolos originais.


    fotos

    tom caet