27/06/2012

Aflições, provações, tribulações: quem não as conhece?

Ao passar por uma aflição ou uma provação revelaremos quem nós somos: se fracos e pecadores, orgulhosos e mentirosos, filhos desobedientes que só pedem e que na maioria das vezes não agradecem. .   É difícil imaginar como as coisas boas e ruins se unem nas mãos de Deus para no final Ele transformar em tantas bênçãos. Afinal, tudo colabora para o mesmo fim? O que coopera e o que não coopera para o nosso bem?

Quando lemos em Romanos 8,28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Passamos a maior parte da vida sonhando ou pensando mais nas coisas boas, porém o versículo diz em todas as coisas... Sejam boas e ruins. E Jesus ainda disse em João 16,33 que no mundo tereis aflições... Deus usa as aflições para nos atrair, para nos induzir à sua comunhão. A misericórdia, o amor e a bondade não atraem tanta gente como as aflições.

Aflições, ninguém está imune!

Porém, as pessoas não permanecerão desanimadas. Porque depois desse inverno de aflições virá o florescer da primavera, o calor do verão e o aconchego do outono.  Então seja grato pelo aprendizado que as tribulações provocaram em sua vida.

Salmo 119,67 está escrito: “Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.”.

Portanto, quando uma tempestade se aproximar, procure Jesus o bom pastor. O verdadeiro pastor que usa um cajado, não para bater, mas para mostrar o caminho.

Do mesmo modo o nosso Pai usa a vara da aflição para guiar e mostrar o caminho em que devemos seguir. Precisamos entender mais as aflições e que através dela reconheceremos o que é pecado, o que nos leva a pecar e porque ofendemos tanto a Deus.

 E lembre-se: E um dia a essa tristeza se converterá em alegria (João 16,20).

 

fotos

tom caet