08/07/2012

o choro e a morte (desabafo)

a morte e o choro

É tão perturbante ver algumas pessoas admitirem através de seu orgulho a afirmação de que não querem mudar: se Deus não me mudou...
Também é ruim ver alguns problemas e angústias não serem curados por causa do mau uso das lágrimas.
 Incomoda ver o domínio altivo de uma pessoa recusar alguém que quer mostrar a verdade da cura (Jesus). E por causa do passado e atitudes dela não ser ouvida.
 É triste ver algo como a morte, por exemplo, ainda lançar temor no coração de alguém. Dói ver alguns crentes se dissolverem juntos com os mortos.

Pra que transformar a morte em uma coisa opressora?

 Ela é não é algo a ser temido. Não podemos ser “expert” de tudo, mas o pensamento da morte tem enchido o coração de muitos que estão vivos infelizmente.
Não podemos ver com bons olhos a antecipação ou propagação da dor e do sofrimento causadas pela morte. Isso traz sentimentos ruins, e como tal é seguido pelo desespero e abatimento, e as pessoas farão ou tentarão em vão, quase tudo para evitar essa fatalidade. Fica a pergunta: Pra que?

Certamente com Jesus essas coisas deveriam tomar outro sentido e as coisas poderiam ser diferentes, mas... Poucos aceitam: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum…" (Sl. 23:5).
 Pois agem como se a morte fosse o fim de tudo para eles. Porque se comportam como alguém sem esperança? Porque acham que tem domínio sobre o sentimento?
 Afinal, é pela graça que cremos que Deus nos deu a vida eterna, e que a morte é o meio na qual passamos para uma experiência mais gloriosa dessa vida. "Tragada foi à morte na vitória" (1Co. 15:54).
Além do mais, não devemos tentar entender se há como escapar da dor da perda. Devemos chorar e saber chorar.
Sim devemos sem exceção, chorar pelos vivos e crer no retorno de Cristo, por isso todos devem morrer não importando a forma ou o meio nem tampouco o tempo.
Diz Deus: "… aos homens está ordenado morrerem uma vez…" (Hebreus 9:27). Isso é verdade para todos e nela não há especialista, nem cada um deve achar como quer sobre esse assunto. Para isso devemos ser ambos humildes para aprender e para ensinar.
Para os que se sentem o máximo da coerência sentimental, saiba que esperança do vivo deve estar fixa no dia do retorno do nosso Senhor. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (1Ts. 4:16). E não nos traumas que ela causa em nossas vidas. Deixa que disso o tempo de Deus trate. É só confiar e falar a verdade e não enrolar alguém acerca desse assunto.

Ninguém detém todo o conhecimento, fiquem tranquilos. Mas falo  Principalmente praqueles que se que se acham no direito de questionar o sentimento alheio.  Vamos criar um momento glorioso: chore em oração diária pra Deus e não impeça os outros de fazerem o mesmo. Mas isso não é tudo: fuja dos estranhos racionais e de falsos equilibrados emocionalmente. Essas pessoas são sem esperança e não permitem que os outros ao seu redor passem pelo processo de experiências com a morte por que não descobriram o seu medo ou ignorância de fato. (não os condeno)
Meu amado irmão, se você é um filho de Deus aprenda a ser honesto consigo mesmo. Espere Cristo, embora a dor aja inconscientemente. Embora essa verdade não seja muito confortadora, não negue, apesar de cada um sofrer do seu jeito, existem pessoas que aprenderam em Deus a lhe dar com essa condição e que professam ser cristãos, foram provados nesses momentos aprendendo para ensinar.  Portanto, Não perca o controle dos seus sentimentos e não ofenda essas pessoas com a sua indiferença. Com cristo você pode sabiamente ouvir e falar a verdade.
Contudo, a Bíblia mostra claras as visões corretas de como o crente pode ter conforto de fato. Chore, porque chorar faz parte do amor e da saudade que sentimos por alguém que se foi.  Não vale a pena se preocupar com esse choro. Ele pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha.
Não se surpreenda com esse momento, logo, o apóstolo diria também: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fp. 1:21).
 Então, o choro é a expressão do que entendemos ou não; passamos ou não nesse "vale de dor e saudade" para a glória de Deus.

Enfim, seja crente completamente livre da sua natureza humana, pare de ser analítico. Deixe o sofrimento e a tristeza desta vida. Não precisamos do seu ponto de vista acerca do sentimento pessoal, Independente de ser criança, jovem ou adulto e sim da sua compreensão.  
Passe para os chorosos o amor e a graça de Deus como nunca conheceu antes.  Mostre e fale de Deus de uma forma mais íntima e amorosa. 
 Tenha um coração cheio, transbordante em louvor e adoração a Deus.
Devemos lembrar para eles que esse estado intermediário de sentimento deve dar grande conforto a todo o povo de Deus. E no meio de todas as tristezas ligadas a morte, existe uma esperança maravilhosa: o céu com Cristo!
Pense nisso!


 "Ora vem, Senhor Jesus" (Ap. 22:20). 

fotos

tom caet