19/08/2012

Preciso cuidar de minha própria salvação.



Como o frescor de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera o espírito dos seus senhores.
 Provérbios 25:13


Sem que a gente perceba, alguns trabalhos (medicar, ensinar, advogar...) parecem que perdem o valor quando se tornam ocasião de pecado ou, quando é finalizado em si mesmo, pode tornar-se até mesmo uma idolatria (Eclesiastes 2,4-11.20-23; Lucas 12,16-22). Em alguns casos transforma-se em instrumento de exploração e opressão (Êxodo 1,11-14; 2,23; Juízes 5,4).

 “quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte?” responde o salmista: “Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala vorazmente segundo o seu coração: aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo”. Salmos 15:1-3.

Quando Deus me leva a alguém que não percebe que se desviou do foco (Jesus), é então a ocasião de mostrar meu real interesse por ele. Devo falar com ele bondosamente, orar com ele e por ele, lembrando-lhe do preço infinito que Cristo pagou por sua redenção. Tiago 5:20.

Devo ser cuidadoso em relação as minhas palavras. Não devo nunca passar adiante informações desfavoráveis, de um a outro, especialmente se eu perceber haver falta de união entre eles.

É cruel ouvir insinuações, como se soubessem em relação a esse amigo ou esse desconhecido, muita coisa ignorada pelos demais. Essas insinuações prosseguem e criam impressões desfavoráveis francamente demonstrados, de maneira livre. Que danos temos sofrido a (igreja de Cristo) por causa dessas coisas!

Que quantidade de vã tagarelice seria evitada, se todos nós nos lembrássemos de que aqueles que contam a vida dos outros, da mesma forma espalharão a vida de quem dá ouvido, caso tenham oportunidade!

Quando damos ouvidos a uma desconfiança ou difamação contra outros, somos responsáveis pela mesma.

Devo me esforçar por pensar bem de todas as pessoas, especialmente de nossos sofridos irmãos, até que eu seja forçado a pensar de outro modo.
Não devo ter pressa em acreditar em relatórios maus. Eles são muitas vezes resultado de inveja ou mal-entendidos ou podem proceder de exageros ou de uma exposição tendenciosa de fatos. O ciúme e a suspeita, caso eu venha dar atenção, espalhar-se-ão aos quatro ventos, como sementes de uma praga.

O descrédito sobre uma pessoa por intermédio da qual Deus iria realizar uma boa obra, prejudica lhe a influência e destrói lhe a sua utilidade. O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. Filemom 1:11

 Um olhar, uma palavra um sorriso ou mesmo a inflexão da voz, podem ser a expressão da falsidade, e isso tem cravado uma seta farpada em meu coração, infligindo ferida.

Se o meu tempo é gasto em criticar os motivos e atos dos servos de Cristo, estou errado. Melhor eu empregar o meu tempo em oração. 

Muitas vezes, queremos buscar defeitos nos outros conhecer a verdade acerca desses a quem observamos, teriam opinião inteiramente diversa, se lembrássemos de que também estamos sendo observados, mas se as horas são despendidas em inconstâncias e em falar ocioso, empregando-se o precioso tempo em dissecar a vida e o caráter dos outros, a associação amistosa se demonstrará fonte de males, e sua influência será “cheiro de morte para morte”. 2 Coríntios 2:16.

Portanto, na assembleia entre cristãos devo ser dedicado especialmente ao aperfeiçoamento da mente e do coração, para que não haja remorsos depois, e poderei recordar a conversa com prazer e satisfação.

A minha falta de prudência na escolha de assuntos de conversa tem me causado muito danos. Devo conversar  sobre coisas espirituais e divinas; mas tem sido diferente.

Sei que Deus criou o homem para trabalhar, não para ficar falando da natureza dos fatos o resto da vida, só que o pecado como consequência faz com que o trabalho se torne uma obrigação e não um prazer. O pecado muda a perspectiva do trabalho e, sobretudo as suas condições. Depois do pecado o trabalho não é mais alegria, mas fadiga (veja Gênesis 3,16-19); é um peso e não uma bênção.

A Bíblia apresenta o trabalho como fruto da vontade de Deus. Deus é soberano e vai recompensar aqueles que trabalham.  Porém, é importante lembrar como a Bíblia condena a indolência, a ausência de trabalho (1Tessalonicenses 4,11; Efésios 4,28; 1Timóteo 5,13).

Com isso o apóstolo das nações me ensina o princípio de igualdade e de respeito do ser humano e da sua dignidade. A este propósito também em Lucas 10,7 está escrito: O operário merece o seu salário. Cristo me enviou pra obra e aonde estão os ajudadores?

Com Cristo, graças à redenção, o meu trabalho é restabelecido como uma benção divina, a minha realização na comunidade humana, um ‘fazer’ que imita o ‘fazer’ de Deus.mesmo que as trevas militem. ele tem cuidado de mim. e me lembra:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, Colossenses 3:23. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. 1 Timóteo 5:8. 
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15. 
Exorta os servos a que sejam submissos aos seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador. Tito 2:9-10.
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. Efésios 6:7-8

Logo, se eu cooperar com Aquele (Jesus) que deseja salvar a minha alma, terei que vigiar diligentemente a mim mesmo. Terei que excluir de minha vida todo o mal. Tenho que tornar-me uma nova criatura em Cristo todo instante. Tenho que vencer todos os defeitos. Então, “em vez de enfraquecer os que estão a lutar contra o mal, posso fortalecê-los com palavras animadoras”. Disse Jesus: “Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes”. Mateus 25:40

 Preciso cuidar de minha própria salvação.

fotos

tom caet