12/08/2012

Pressão Alta - Mitos e Verdades


Não caia nessas armadilhas

 
1 - Pressão alta e hipertensão são doenças diferentes.
ERRADO - Pressão alta e hipertensão são a mesma doença. Pressão alta é o nome popular e hipertensão é o nome que os médicos usam.
2 - Não existe nada que previna a pressão alta.
ERRADO - Para prevenir a pressão alta é importante manter o peso no ideal, praticar exercícios regularmente sob orientação, não usar sal e nem bebidas alcoólicas em excesso. A prevenção da pressão alta deve ser feita por todos. No entanto, quem tem familiares com pressão alta tem mais chance de ter a doença, e deve se preocupar mais com a prevenção.






3 - Não preciso medir a pressão porque me sinto bem. Não sinto dor de cabeça, mal estar, zumbido no ouvido e nem tontura.
ERRADO - A maioria das pessos que tem pressão alta não se queixa de nada. Por isso a pressão alta é chamada de "assassina silenciosa". A única maneira de saber se a pressão está normal é medir a pressão.

4 - Só medi a pressão uma vez.Como estava normal, não preciso medir outras vezes.
ERRADO - O ideal é medir a pressão pelo menos duas vezes ao ano. O diagnóstico de pressão alta é feito pelo médico ou agente de saúde, baseado em mais de uma medida em pelo menos duas ocasiões diferentes. Considera-se pressão alta valores iguais ou acima de 14 por 9.
5 - Qualquer pessoa pode medir a pressão.
ERRADO - É fácil medir a pressão, porém, a pessoa precisa ser treinada para medir corretamente a pressão. Os profissionais da área de saúde são os indicados para medir a pressão. As medidas de pressão em campanhas servem para alertar as pessoas sobre o problema da pressão alta. Caso sua pressão esteja alta numa medida fora do consultório, procure um médico pra confirmar o valor da pressão.
6 - Qualquer aparelho serve para medir a pressão
ERRADO - Existem diferentes tipos de aparelhos de medida de pressão. Os de coluna de mercúrio são mais confiáveis e descalibram mais dificilmente. O aparelho com mostrador tipo "relógio" (aneróide) pode ser utilizado desde que devidamente calibrado. Existe tambem os aparelhos automáticos, porém, nem todos são confiáveis. O aparelho de medir pressão deve ser testado periodicamente para avaliar se está em condições satisfatórias de uso.
7 - A pressão só deve ser medida no cosultório médico.
ERRADO - A pressão arterial varia de acordo com atividade física, sono, vigília, emoções e ambiente. Exitem pessoas que sistematicamente apresentam pressão elevada no consultório e normal quando medida em casa: é a chamada "hipertensão do avental branco". A medida da pressão em casa pode ser útil para avaliar se a pressão é elevada ou não e tambem se os médicos estão controlando a pressão. Atualmente, já exitem aparelhos automáticos confiáveis para medida da pressão em casa. O seu médico pode orientar qual melhor aparelho automático a ser usado.
8 - Mulher sempre tem pressão baixa.
ERRADO - A pressão pode estar normal ou até elevada. Quando o braço é mais fino do que a braçadeira usada para medir a pressão os valores da pressão arterial podem ser falsamente baixos, mascarando às vezes o diagnóstico de pressão alta. Quando o braço é mais fino, como nas mulheres, o ideal é usar braçadeira de menor tamanho, como a usada para crianças.
9 - Só pessoas nervosas, obesas ou velhas têm pressão alta.
ERRADO - Apressão alta é uma doença altamente democrática. Ataca homens ou mulheres, gordos ou magros, ricos ou pobres, brancos ou pretos e, inclusive crianças. No entanto, os gordos e os negros tem mais chance de ter pressão alta que os magros ou brancos. O fato de ter pai ou mãe com pressão alta aumenta a chance de ter a doença e quem tem pressão alta deve orientar seus filhos a controlar periodicamente a pressão.
10 - Pressão alta é controlada só com remédios.
ERRADO - Os remédios são importantes no controle da pressão alta. Porem, outras medidas, tais como, manter o peso ideal, praticar exercícios regularmente sob orientação, não usar sal e nem bebidas alcoólicas em excesso podem auxiliar no tratamento. Muitas vezes somente perdendo peso a pressão abaixa. O peso ideal pode ser calculado pela fórmula peso (kg)/altura(m)2, ou seja, dividir o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado ou altura x altura. O resultado deve estar entre 20 e 25. Quando está entre 25 e 30 a pessoa está com sobrepeso e quando acima de 30, significa obesidade.
11 - Quando a pressão baixar estarei curado. Basta uma caixa de remédio. O tratamento para pressão alta não é para toda vida.
ERRADO - Pressão alta é uma doença crônica que dura a vida toda. Na maioria das vezes, não se conhece o que causa a pressão alta e nem como curar a doença, mas é possível controlar a pressão evitando que a pessoa tenha a vida encurtada. O tratamento para pressão alta também evita o enfarto no coração, derrame cerebral e a paralisação dos rins.
12 - O tratamento para pressão alta liquida com a pessoa, causa impotência sexual.
ERRADO - A pressão alta é controlada com remédios e com mudanças nos hábitos de vida, que não acabam com a pessoa. Pelo contrário, fazem com que a pessoa se sinta bem, com melhor qualidade de vida. Atualmente, existem remédios que não interferem na atividade sexual e controlam muito bem a pressão alta. A falta de tratamento da pressão alta é que pode causar impotência sexual. Como a pressão alta é uma doença que endurece os vasos, a doença não tratada pode levar, nos homens, à alteração nos vasos do pênis e prejudicar a atividade sexual. Caso o tratamento altere sua atividade sexual, em contato com seu médico. Ele dará as orientações e fará as mudanças necessárias.

13 - Só devo tomar remédio para pressão quando me sentir mal.
ERRADO - O tratamento não deve ser interrompido. Os remédios só fazem efeitos enquanto estão sendo usados. Interromper o tratamento por conta própria pode elevar abruptamente a pressão com complicações sérias.

14 - É difícil seguir a recomendação médica.
ERRADO - Algumas dicas podem ajudar a tomar os remédios de modo correto, tais como: fixar horários para tomada; associar com atividades habituais, como deitar, acordar, refeições; manter os remédios em local visível; providenciar nova aquisição antes do término; e trazer o remédio sempre consigo.


15 - Não me dei bem com os remédios, a minha pressão às vezes está alta e em outras vezes baixa demais.

ERRADO - Cada pessoa pode reagir de modo diferente ao tratamento. Na fase inicial, até que o organismo se adapte ao remédio ou até que ele tenha o efeito esperado, você pode sentir algum efeito indesejavél. Não importa o tratamento, consulte seu médico. Lembre-se que só o seu médico pode fazer os ajustes necessários para controlar a pressão. Não existe pressão que não possa ser controlada.


16 - Quem tem pressão alta não pode comer nada com sal, nem beber bebidas alcoólicas e nem praticar execícios físicos.

ERRADO - O excesso de sal na alimentação pode ajudar a elevar a pressão arterial. A redução na quantidade de sal pode ser conseguida evitando o uso de enlatados, embutidos, carnes secas e temperos prontos. Não adicione sal aos alimentos já preparados, retire o saleiro da mesa. Use temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, manjericão, vinagrete. Os substitutos do sal podem ser úteis, porém, pergunte ao seu médico se pode utiliza-los. Os exercícios físicos podem ajudar a baixar a pressão e fortalecer o coração. Os exercícios recomendados são andar, nadar, pedalar bicicleta. Exercícios como levantamento de peso devem ser evitados. Peça orientação ao seu médico sobre a melhor maneira de se exercitar. Bebida alcoólica eleva a pressão e pode alterar o efeitos dos remédios para abaixar a pressão. Porém, em pequena quantidade e se usada com moderação pode ser permitida. Ingestão permitida é de 10g de etanol por dia, o que equivale a 330ml de cerveja, 110ml de vinho ou 30ml de destilados (uísque, pinga, vodka). Cuidado: as pessoas que fazem uso regular de bebida alcoólica podem se tornar dependentes do álcool.


17 - As bebidas alcoólicas baixam a pressão.

ERRADO - A sensação ocasionada pela bebida não significa que a pressão esteja mais baixa. As bebidas alcoólicas abaixam a pressão quando em quantidade acima do permitido.

18 - Não posso comer com pouco sal porque me sinto fraco.
ERRADO - A alimentção do dia a dia contém quantidade de sal muito além do que o organismo necessita. Quando não adicionamos sal à comida, comemos cerca de 3 gramas de sal/dia. Muitas vezes, a sensação de fraqueza é causada por outros problemas.

19 - A pressão não controla porque sou estressado.
ERRADO - O estresse pode dificultar o controle da pressão alta. O ideal é eliminar o estresse. Porém, como é difícil, o melhor é aprender a controlar o estresse. Identificar o que o deixa tenso, planejar melhor as atividades para evitar acúmulo e abaixar o nível de exigência, são dicas que podem ajudar no manejo do estresse. Exercícios e técnicas de relaxamento também podem ser úteis.



20 - Quem tem pressão alta fica acabado,não tem vida normal.

ERRADO - Quem tem pressão alta pode e deve ter uma vida normal, e não fica acabado desde que a pressão esteja controlada. Seguindo as orientações você vencerá a doença. Não se esqueça que todos profissionais da área da saúde podem ajuda-lo. O médico, enfermeira, nutricionista, psicólogo, professor de educação física, todos têm um objetivo único: ajuda-lo a Ter uma vida saudável.



Redação:
Décio Mion Jr.
Professor Livre - Docente
Chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas
Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina
Universidade de São Paulo
Angela M. G. Pierin
Professor Doutor
Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
Escola de Enfermagem
Universidade de São Paulo

fotos

tom caet