26/03/2013

ISTO É DO MUNDO OU DE DEUS?



Então gente,

Estamos em rota de fuga para o céu; continuaremos, por enquanto, a viver na terra e a usar as coisas dela, porém a cruz destruiu as esperanças deste mundo. Precisamos apenas escapar da prisão do mal, fugir do perigo espiritual e descobrir quanto amamos as coisas do mundo e o quanto ele tem nos prendido.

Existem, hoje, infelizmente, multidões de crentes que não amam a Verdade e também não tem prazer em ouvi-la. Deva existir algo em seus corações diferente do evangelho, pois mesmo frequentando, congregando numa determinada denominação, ainda estão descontentes no coração e ainda não experimentaram uma real regeneração. Talvez por estarem “convencidos” de que são filhos de Deus, ignoram qualquer palavra que exponha seus segredos e vaidades pessoais. Será que esses “crentes” tem a mente de Cristo?

Em nossa curta existência, o pior inimigo é aquele que nos oprime com falsas verdades.

A verdade autêntica sempre traz à luz tudo o que é oculto.  E quando um desses muitos “crentes” de coração dividido tira os olhos das coisas deste mundo, e começa ver claramente, de repente é ridicularizado, visto como um religioso, escarnecido. Um fanático.

Muitos desses acusadores agem como morno, sem piedade, sem o exemplo de Cristo. Vivem considerando as coisas mundanas tranquilas, passivamente. Estas pessoas estão comprometidas com o seu modo de pensar e não se importam se estão enganando ou sendo iludidas de modo horrível.

Só que os seus “frutos” nos mostra ele excessivamente pecador por não se constituir livre de si mesmo e nem do mundo. Isso por causa da profunda fidelidade com o mundo. A bíblia declara aos Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4.

Este é o problema que cada cristão enfrenta nestes últimos dias: Não conseguir se desviar da “verdade” que o condena, e aproximar da Verdade [Evangelho] que o liberta de seus ídolos mundanos e aponta seu erro, removendo e corrigindo.

Jesus era seguido por muitos, enquanto a palavra que Ele pregava não fosse percebida como dura ou exigente demais. “Duro demais! Quem pode recebê-la?” Jesus voltou-se para os doze e perguntou-lhes: “Querem vocês também retirar-se?” Ou, “Minha palavra é dura demais para vocês também?” Pedro respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; João 6:68b. Portanto, Siga firmemente: Pois tenho suportado afrontas por amor de ti, e o rosto se me encobre de vexame... Tornei-me estranho a meus irmãos e desconhecido aos filhos de minha mãe. Salmos 69:7-8.

Pra quem pretende percorrer o caminho com Cristo, convém que esteja preparado para suportar as afrontas desse mundo e não se apegar nele. Jesus nos avisou: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. João 15:19. 
Esse alerta e porque ainda hoje por causa de alguns ditos “evangélicos de plásticos” proliferados que nem capim no nosso meio. Eles querem em beneficio próprio, fazer de “seus” ensinamentos declarações com um conhecimento distorcido que não assusta nem o diabo, pois estão cheios de teorias e shows, e espiritualidade que é bom, nada. Haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Timóteo 4:3-4.

A esperança é que esses fariseus modernos que vivem aparecendo nessa mídia hipócrita mudem de fato o coração de alguém [ou a si mesmo]. Já que o povo hoje é o mesmo que antes e não enxerga. Devido os seus corações endurecidos pelo próprio entendimento [engano].  Embora, Cristo já nos tenha prevenido do fermento dos fariseus anteriormente através da leitura de uma passagem de Mateus (23, 27-28): “Mas, ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque limpais o que está por fora do corpo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundície. Fariseu cego purifica antes o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros branqueados, que por fora permanecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão. Assim também vós por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniquidade”.

Mas Já está traçado o fim dos seguem fora do caminho que Jesus ensinou. Dos que vivem causando escândalos e vergonhas. Dos que agem como teimosos e ignorantes cuja conclusão é morrer sem mudança, Infelizmente. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”(Mateus 18 : 7); há também os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria... (Apocalipse 21:8). Consulte o versículo na bíblia...

Mas aquele que é de Deus tem prazer em ouvir a Palavra e O exalta tem o olho desvendado e será liberto. Diz o texto em Filipenses 2:2: Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14.

Uma vez que só há este conflito no universo, portanto não amemos o mundo. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15. Amém.

Missionário Capelão Caetan
Unipas international

24/03/2013

Viver para conviver



A nossa vida não é fácil né? E para outros é ainda mais difícil, sabe por quê? Porque não caíram na real de que são filhos do mesmo Pai, esqueceram que vieram do pó...
Temos que parar de botar a culpa no tempo e na vida, em tudo. Devemos reconhecer que padecemos sempre que viramos as costas para o próximo e principalmente a Deus.
No decorrer da nossa história há muitas perdas de pessoas que amamos e coisas que abandonamos; erros e atitudes impensadas que prejudica o futuro.
Temos que aprender a viver a vida com mais amor e esperança. Ser mais tolerante, confiante em Deus o único que sabe de tudo que precisamos e que nunca nos abandona.
A vida que Ele nos deu é um dom, infelizmente poucos querem viver da forma certa. Mesmo que saibam bem que sua vida é cheia de autos e baixos; preferem viver no vazio e conviver com a mentira onde sentem mais tristezas do que alegrias; sofrem de amores e patrocinam guerras; nas amizades conquistam frustrações; não distinguem vitorias de derrotas; ignoram a fé e esperança; não suportam sinceridade e concordam com falsidades. Por fim, se orgulham e riem do próprio sofrimento e do próximo ao invés de compartilhar, dividir. Doar.
Com Cristo temos uma vida cheia de coisas boas e ruins. Boa para aqueles que buscam os frutos do Espirito. Ruim para os que não dão valor a sua vida e confiam no mundo e terminam por padecer num sistema bruto que escraviza e que não é para o povo de Deus.
Temos que aguentar nos momentos de fraqueza, suportar e vencer a vontade de jogar tudo pra cima e de desistir de tudo. Refletindo, veremos que não estamos passando por lutas, sozinho. Lembrar que Cristo preferiu vir pelo caminho da dor, suportou com amor para nos ensinar a passar e vencer as aflições diárias.
Esse caminho de dor é para mostrar que apesar da vida apresentar tantos caminhos dolorosos, em Jesus se encontra a felicidade ainda que a pessoa esteja triste e sofrendo. Jesus é o caminho fácil. Jesus mostra que a vida não precisa ser só de sofrimento, mas de alegria e esperança: e que Deus está conosco e não quer ver nenhum dos seus filhos perecerem no sofrimento. Ele nos mostra que depois do choro vem à felicidade. Sempre!
Através do exemplo de Jesus veio à parte boa, a parte que O aceitando, imitando, iremos, para junto do nosso Deus como Ele. Vamos procurar viver melhor para conviver no mundo corrupto sem se preocupar. Tudo passa e na vida passar com amor fica mais belo e prazeroso: na amizade, na família, num grupo, comida, os estudos, trabalho, entre outras coisas. O amor é muito precioso nem o puro ouro e nem a joia mais rara pode comprá-lo. Para que o amor exista em sua vida basta ter FÉ e ESPERANÇA. Assim diz em: 1 Coríntios 13, 4-13.

21/03/2013

O CAMINHO QUE NÃO LEVA A PARTE ALGUMA




“Cada um se desviava pelo seu caminho.” Isaías 53:6;

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6

Ernest Hemingway, famoso escritor norte-americano, escreveu: “Tinha somente um horizonte, o do absurdo, o caminho que não leva a parte alguma…

Minha vida é um caminho escuro que leva ao nada”. Hemingway, autor coroado de honra, convencido de que a vida não fazia sentido, se matou ao saber que tinha câncer.

Por outro lado, o autor de Provérbios, que decidiu confiar em Deus, escreveu: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18).

Que contraste entre essas duas perspectivas da vida! O primeiro fala de um caminho de escuridão; o segundo fala de uma vereda de luz crescente. Qual deles tem razão? Ambos! Porque o homem sem Deus não tem esperança, nem objetivo eterno, e nem respostas definitivas para suas perguntas, pois “o caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam” (Provérbios 4:19).

Mas o que crê no Senhor Jesus sabe que foi perdoado e que Ele tem “pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29:11).

E qual a diferença entre os dois caminhos? Jesus Cristo. Dar as costas a Ele e seguir nosso próprio caminho, sendo guiados por aquilo que nos é conveniente, é trilhar irremediavelmente o caminho da perdição. Mas nunca é tarde para ouvir o chamado do Senhor e abandonar essa estrada: “Te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19)!

17/03/2013

Jesus pode libertar você novamente...


Irmãos,

É difícil ver a efervescência da fé barata, do mercado gospel e a banalização da salvação. É preciso ter muito cuidado, pois hoje, muitos são os que se acham apóstolos missionários, evangelistas, pregadores, doutrinadores, exortadores, sem nenhum ensino bíblico, sem amor, sem vida, sem paz. Maranata ora vem Senhor...

Queremos aprender o evangelho, não cegamente, mas aprender corretamente e para isso é preciso estudar, buscar fontes dignas e confiáveis. De fato, a cada momento somos surpreendidos com novas doutrinas e ideias que nos levam a mais profunda perplexidade. Em alguns templos evangélicos tem se percebido esquisitice tipo: Unção do riso; unção apostólica e troca de anjo da guarda; arrebatamento ao 3º céu seguido por novas revelações; dança profética; gospel night; maldições hereditárias; que dentre outras tantas coisas tornaram-se infelizmente marcas negativas ultimamente.

O evangelho diz respeito à mídia, fama e construir grandes congregações? O que fizeram com a Sã Doutrina e o evangelho anunciado pelos apóstolos?

Como na Bíblia, Deus e Jesus me responderiam essas perguntas com outras perguntas:

Se falei mal, mostre o que há de mal. Mas se falei bem, por que você bate em mim? (Jo 18, 23). Você diz isso por si mesmo, ou foram outros que lhe disseram isso a meu respeito? (Jo 18, 34). Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conheceis? (Jo 14, 9). De que vale uma pessoa ganhar o mundo todo, se vem a perder sua vida? (Mt 16, 26). Quem é que vocês estão procurando? (Jo 18, 4).

Creio que na mesma medida Ele me permitiria “ter” o direito de argumentar, de questionar e de recusar a influencia do mundanismo, a política pessoal, a incredulidade e o materialismo da fé.

Queridos, Deus quer que descubramos o que é verdade e o que é mentira para que de certo modo a gente forme a nossa própria opinião e não sejamos enganados por aqueles que querem nos escravizar numa preocupação em acumular riqueza para ter segurança no futuro, ecumenismo religioso, isso é armadilha do “sistema”. fuja!

Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já dissemos a vocês, agora de novo também falamos. “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:7-9).

Questionar nos dá a condição de aprofundar o conhecimento, e isso impede que sejamos enganados por qualquer vento de doutrina. Embora haja alguns que querem transformar o evangelho de Cristo... Há outros que tem relação profunda com a renúncia a tudo e levam a mensagem para longe de sua terra e família, sofrem esuportam a dificuldade num país de língua e cultura estranha.

O evangelho está com os pequenos e nas pequenas congregações esquecidas no resto do mundo, o evangelho está na boca dos pastores e missionários desconhecidos, que não buscam fama e que se dedicam em alcançar pecadores.

A Palavra garante e dá  esperança de saber que um dia todos os exploradores da fé receberão a sua devida punição. Chega! arrependam-se!

"Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens". (1 Coríntios 7:23).

13/03/2013

Espalhe-se como orvalho a “Minha Palavra” (Dt. 32,2):



Meus irmãos,

Não seja incrédulo, mas crente. Um dos deveres do cristão, sem dúvida, é espalhar os ensinos que Cristo nos deixou. Hoje em dia, porém, parece que as lições do Mestre se perdem em meio a tantas doutrinas errôneas. Tal realidade, mais do que nunca, deve ser um alerta para o cristão se aprofundar na sua fé… e claro, divulgá-la.

Alguém disse: “Da Bíblia mal interpretada pode se extrair até petróleo”…
Os católicos distorcem a proibição bíblica, no seu contexto: Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou debaixo sobre a terra, ou nas águas, de baixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto... Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. “Não adores nenhum outro deus” ( Ex 34,14 ) ou “Não farás para ti deuses fundidos “ ( Ex. 34-17 ) .

Os mórmons baseiam-se na ordem divina de Gênesis 1,22 e 35,11 (“crescei e multiplicai-vos”), aprovam a poligamia.

As Testemunhas de Jeová apoiam a conhecida recusa às transfusões de sangue, que tantas mortes causaram entre eles, a partir do texto de Atos 15,20, quando a Igreja proclamou uma ordem transitória e circunstancial de vir a abster-se do sangue.

Os Adventistas se utilizam de Êxodo-20,8 (“recorda-te do dia de sábado para santificá-lo”), obrigam os seus adeptos a observá-lo como faziam os judeus do Antigo Testamento.
Os cristãos fundamentalistas, lendo Atos 8,16 (“unicamente tendo sido batizados em nome do Senhor Jesus”), dizem que os cristãos devem ser batizados apenas em nome de Jesus e não no nome das Três Pessoas da Santíssima Trindade, muito embora esta seja a ordem expressa de Cristo em Mateus 28,19.

Entre os pentecostais, têm surgido casos de pessoas virem a falecer por não recorrerem ao médico para tratar das suas doenças, já que creem que, segundo Lucas 8,48, tudo pode ser curado apenas pela fé e as orações. No entanto, os judeus – o povo da Bíblia – recorriam aos médicos (Eclesiastes 39); e entre os apóstolos, havia um médico eminente: Lucas (Colossenses 4,14).

O profeta Amós anunciou (8,11): “Chegará o dia em que Deus mandará fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra de Dele”. Como esta fome de ouvir o Evangelho é inerente à natureza humana, que deseja conhecer o seu Criador, devemos, nesta busca, estar atentos às infinidades de doutrinas confusas inventadas pelo homem, que tenta baseá-las na Bíblia mal interpretada.

2 Pedro 3,16 adverte que haveria quem viesse a torcer o seu ensino para sua própria perdição. A bíblia não é mera “regra”, mas caminho a ser seguido, onde contém auxílios para o entendimento humano, os quais são fundamentais para termos um encontro maior com Deus Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos... (Salmo 119,105).

A Sagrada Escritura é uma lâmpada que ilumina o nosso caminho para a Casa do Pai, porém, quando mal utilizada, pode nos levar a danos físicos e morais e até mesmo à perdição eterna. O próprio Diabo se valeu desta técnica para inutilmente tentar derrubar Jesus. “Então o Diabo lhe disse: ‘Se és o filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito…” (Mateus 4,5).

No entanto, quando Deus se manifesta não há como escapar da realidade.  Não há como fugir da sua presença. Ele se expõe para nós, e, nós o vemos por inteiro com aos olhos da fé, pois Ele  revela as nossas incredulidades de uma forma direta e muito forte através de um acidente, de uma enfermidade ou situação qualquer.

Embora, como diz o ditado popular que quando alguém se mostra incrédulo diante de alguma situação, é chamado de “TOMÉ”. Hoje o que mais vemos é esse tipo de crente: fujão, omisso, escondido, frustrado, que dificilmente acredita que Deus é poderoso e faz maravilhas. É preciso que o Senhor me mostre...  Diz a Bíblia que Tomé ao saber que Jesus aparecera aos seus discípulos, estando ausente-não acreditou-disse que só acreditaria se tocasse as feridas do Mestre com suas próprias mãos. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso. A fé cristã é uma completa confiança em Cristo.

Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito traz aos que a eles se entregam. “(Hb 13,8-9)”.

“O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia.” (1 Tim 4, 1-5)

 “Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados. “( Tg 5, 19-20 )
“Senhor meu e Deus meu!”


10/03/2013

não podemos confundir experiência com convivência


Irmãos, 

precisamos de diálogos cordiais e de reciprocidade para que todos possam admitir os seus erros sem hipocrisia. Alguns aparentam cordialidade, mas demonstram uma visão egocêntrica da "verdade", principalmente quando não conseguem chegar a uma concordância ou por não conseguirem responder a todas as perguntas. Desta forma, inventam e acabam por usar a Palavra de Deus para agredir uns aos outros. E vemos muita gente sendo maltratada pelo seu semelhante por causa de opinião religiosa e pontos de vista pessoais.

Quando Cristo veio a terra, mostrou aos discípulos, a você e a mim, como tratar os outros. Ele perdoou os nossos pecados e erros do passado, para os que não o mereciam mostrou misericórdia e graça, orou e serviu ao próximo, ajudou os pobres, curou os doentes, estendeu a mão para os pecadores e muito mais. E nós? Fazemos o que?

 Cristo o bom pastor disse: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29. Pergunto: De quem estão aprendendo a serem maldosos, mentirosos, arrogantes, e criadores de confusão?  Respondo: Deles mesmos!

Por conseguinte a vida nos tem dado lamentavelmente o que semeamos quando arrumamos [até] na Palavra de Deus qualquer coisa como desculpa para discutir com alguém. Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.... (Mateus 7:12)

Ninguém gosta de ser tratado com desrespeito. Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados não importa a formação da pessoa. Assim sendo, não se deve respeitar religião e sim as pessoas nas suas religiões. E não deixemos de lado a opinião pessoal e nem desrespeitemos as decisões religiosas, mas com tolerância tente entender o ponto de vista dela. Mateus 5:16 nos diz: "Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Se você tratar as pessoas com o amor de Deus, as pessoas não vão apenas ver suas boas obras , mas também vão ver Jesus Cristo através de você e ao louvá-Lo por causa do Seu amor, não só experimentarão, mas conviverão com o amor de Deus através de você.

Não podemos simplesmente ter um relacionamento com Cristo tratando as pessoas de qualquer jeito. Lembre-se, em tudo o que fizer, faça com os outros o que você gostaria que fizessem a você (Mateus 7:12) e resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus, 05:16 ). Quanto mais ler a palavra de Deus e quanto mais próximo estiver com Ele, mais amor, compaixão e respeito você terá com os outros.  Assim como Cristo é compassivo e amoroso, misericordioso e tolerante contigo, eu o animo a ser o mesmo com os outros.

Em conclusão digo que não podemos confundir experiência com convivência divina, pois a forma como tratamos os outros é um reflexo do nosso relacionamento com Jesus, afinal tratar os outros como gostaríamos de ser tratado e fazê-lo com o amor é com obediência a Deus. 

fotos

tom caet