24/04/2013

Quem está em Cristo não se afasta de Cristo.


Irmãos,
É muito triste ver alguém deixar alguns “ignorantes” desconsiderarem a Palavra de Deus e segui-los. É triste ver alguém dando motivos para chamarem o evangélico de fanático, ladrão e falso...! é triste ver discussões com quem fala que Deus é cruel, assassino impiedoso.
Sei que esta é a forma de ver dos que não aceitam Deus. Mas percebamos que eles não estão completamente “cegos”. Apenas olham para a única verdade presente em suas vidas: a arrogância – uma das ciências que perverte qualquer fé.
De que adianta creditar em si mesmo e não poder transformar a vida de ninguém? Será que Eles não entendem que o caminho de volta [eternidade] só pode ser conquistado por meio de luta “mortal”? Momento a momento, passo a passo e em qualquer tempo, não por uma ação precipitada, aleatória e desprecavida, mas lançada contra o poder do mal?
Deus tanto no AT e NT avisa isso. Deuteronômio 9-5 diz :É por causa da maldade destas nações que o Senhor as expulsará de diante de vós. Deus salientou as maldições que o povo ia sofrer caso quebrasse a aliança, inclusive a expulsão da terra prometida. Deus prova que Ele é Deus vivo e não permite que nenhum ser humano metido a espertalhão passe a perna Nele.
 Deus é bom mas, também é justo. Crer em Deus é uma das atitudes que consideramos importantes para buscar a salvação das pessoas. E nessa busca pelo que é direito devemos manter esse objetivo e acreditar que podemos sim fazer o bem ao próximo como meta de vida.
A atitude de Deus sempre é de quebrar as cadeias da falta de conhecimento humano para o aproximar de uma vida santa. Ele quer que todos reconheçam os pecados, aceitem e suportem as dificuldades sob Sua forma e desígnio de ensino pra salvação. Essa realização, porém, exigirá vencer a afobação, aguardar o tempo certo, persistir com firmeza, paciência e sacrifício. Esse esforço deve ser contínuo, árduo e perseverante em prol de si mesmo. A vida cristã é uma luta não uma marcha. Não há trégua! Porque o mal deslumbra o homem a se corromper à vaidade diariamente.
Sinto em meu coração talvez um pouco do que Deus deve sentir toda vez que olha pra esses corruptos de entendimento. Imagino Ele pensando: "Esse (a) aí poderia estar comigo, mas escolheu se apartar. ... usaria a sua vida, mas não posso desrespeitar a sua decisão pessoal", lamentável”!
Mas quem não conhece alguém, amigos ou parentes que criticam ou desistiram e estão distantes dos caminhos de Deus?
Se conhece pessoas que estão afastados de Deus, se aproximem deles. Não tente apontar seus erros, apenas mostre a elas o tamanho do amor de Jesus, que não mede pecados e passado. Ore por elas. Essa é uma atitude Cristã.  Aos incrédulos, se Deus não existe, não tem como defender sua ideia com base bíblica no que não existe pra eles: "A mais forte prova da idoneidade do homem de boa condição intelectual é o quanto lhe custa reconhecer, admitir”. Ore por eles, mas não deixe de amá-los como eles são.
Que você responda como Pedro e João, "não podemos deixar de anunciar o que temos visto e ouvido”. “Porque Deus não nos escolheu para derramar sua ira sobre nós, mas para nos salvar por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que possamos viver com ele para sempre, estejamos vivos ou mortos na hora da sua volta. Portanto, animem-se uns aos outros e edifiquem-se uns aos outros, como já estão fazendo". 1 Tess.5:9.
Que cada um de nós vigiemos a nossa própria vida e jamais nos afastemos de Deus. Este é o meu desejo para minha vida pessoal e pra vida de todos os estimados ignorantes!  Eu só tenho que glorificar a Deus pelo privilégio que Ele nos deu em ter-nos escolhido, tão imperfeitos assim, para utilizar-nos em Sua obra santa! 



17/04/2013

Aparência!



Falemos abertamente: Jesus Cristo afirmou que não veio pôr um remendo de pano novo em vestido velho, Mat. 9:16. 

Embora discordando doutrinariamente de alguns e do culto musical, do fervor emocional, da pregação, não há como separar Cristo da Escritura, como se Cristo fosse a revelação e a Escritura fosse dependente da nossa interpretação pra ser entendida.

Toda experiência espiritual é válida e deve ser buscada. Porém Deus permite alguns ministros corruptos declararem, demonstrando em alguns momentos no púlpito, ensinos que geram discussão tola ou assunto fútil tipo: roupa; música; novo celular; uma lista de "pode" e "não pode. Já que tudo é obra do Espírito Santo, quem abre sua Bíblia vai diretamente ao encontro do Senhor Jesus Cristo, aprende que Ele vê quem quer ou pensa em se transformar. Vê quem quer Manipular ou deixar a Palavra do jeitinho que quer.

Esses que “dominam” os templos fazem com que muitos comecem a manifestar as suas experiências com o "Espírito”. Alguns caem, outras choram, pulam, ou andam de um lado para o outro, e outros ficam assustados por não saberem discernir o que está acontecendo. Mesmo assim quem vai protestar?

A Bíblia define bem a declaração da vontade de Deus pro homem, dirigindo e obrigando todas as pessoas à concordância e obediência, mas é preciso ensinar nos púlpitos a definição do que é, e do que não é de Deus à lei moral...

O povo cristão tem sede de ensino e exposição bíblica pra salvação, algo raro... e apesar de serem filhos desobedientes, ainda assim são filhos. Relaxa! Chega de ser crítico! 
 ...Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade...Mateus 23:23-39.

Vivemos tão preocupado com o que as pessoas vão pensar, ao invés disso, seria melhor atentarmos primeiro com o que Deus está vendo e nos mostrando.
As vezes o nosso notável “certo” está enrustido e definido pela “tal” moral e bons costumes como verdades absolutas ou mentiras absurdas que cegamente agredimos o respeito pelo próximo em classe social, moral e religiosa...

Saiba que somos questionados: por que somos missionários, pelo que temos, ou no que acreditamos. Ficamos cansados, mas ainda assim firme na estrada... e nesse drama, qualquer indiferença é igual a nada... no meu caso, hoje com pouca ajuda, meu café teve açúcar, e eu continuo andando de mochila pesada no sol ou na chuva.

Embora a mochila esteja pesada, a vida é muito mais... e curta pra fugir do sol e da chuva [problemas]! Afinal, foram incontáveis as vezes que eu me vi tomando sol e chuva com o guarda-chuva [bíblia] guardado na mochila. Eu sei bem o que é tristeza mas sei muito mais sobre felicidade e a importância que tem na simplicidade de viver do que simplesmente sobreviver.

Não é agradável e confortável falar disso agora, apenas reflita nos que consomem o tempo no campo missionário, pois alguns deles vendem o almoço pra comprar a janta. Enfim...

Eu não sei mais o paradeiro de mim. Talvez eu esteja mesmo cansado de responder meio sem necessidade aos que não fazem nada. Eu sei que todos temos uma inspiração: Jesus e uma respiração: vida. Portanto, Leve Ele aos desajustados em todo mundo. Há muito vaga e nessa caminhada as vezes o caminho é sempre mais importante que a chegada!


Meu amigo, você pode não saber o que é certo, também, mas tem a obrigação de saber o que é de fato ser sincero e tolerante. Manter-se correto e estar adequado ao evangelho. Para isso, comece pelos olhos tirando aquilo que te incomoda profundamente. A solução das coisas pequenas e grandes da vida que desvia da fé, está em Jesus Cristo. E o tempo é todo seu para busca-lo. É o amor do Pai celeste que espera a obediência e submissão da parte de seus filhos.

16/04/2013

Quantas vezes nos aproximamos de Deus tentando impressioná-lo com nossa “riqueza pessoal”, com nossas palavras bem elaboradas e com nosso prestígio? Mas Deus não se impressiona com nada destas coisas que nós consideramos importantes, antes, decide humilhar-nos, para que entendamos que qualquer ação Dele em nossa vida é graça, e não mérito humano.
Muitas vezes até acreditamos no testemunho de fé das pessoas mais simples, mas ficamos paralisados diante da desgraça e não tomamos a decisão de nos levantarmos para buscar a face de Deus.
 E nós, quantas vezes temos desprezado o testemunho vivo de alguém tão-somente porque se trata de uma pessoa simples? Será que poderíamos contar quantas vezes o patrão ou a patroa desprezou o testemunho de seus empregados cristãos? Será que teríamos condições de contabilizar quantas vezes o rico não deu ouvidos aos crentes pobres? Ou, quantas vezes o “doutor” desqualificou a palavra de fé das pessoas simples?

15/04/2013

A família



Em geral, a família é composta de pessoas que vivem na mesma casa, pai, a mãe, e filhos em concordância íntima. Embora alguns pelo próprio entendimento queiram estabelecer paralelos pessoais que deturpa essa realidade, não conseguem modificar os ensinamentos de Jesus cujas afeições verdadeiras e eternas [amor e misericórdia] sobrevivem e permanecem indissolúveis Independentemente do tipo de família que queremos ter ou impor.
A importância desta instituição e como convivemos dentro dela depende desse ensinamento e união, onde devemos ensinar, consagrar, suportar e zelar pela relação afetiva mutua e para obter a relação consanguíneo na terra.
Mesmo que haja vários tipos de família, as principais são: BIOLÓGICA, onde ocorre a procriação de filhos para sustentação da vida. E a ESPIRITUAL que forma os valores de afetividade, através da compaixão e graça para atingir a dimensão da família celestial eterna. Por exemplo:
“Enquanto Jesus ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. -  Disse-lhe alguém: Mestre, eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. -  Jesus doce e sereno respondeu: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? -  E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe...”
Jesus não estava renegando os laços familiares, mas aproveitando a oportunidade para nos trazer mais um de seus ensinamentos, dizendo que as famílias espirituais e as famílias carnais devem formar um grupo íntimo, compromissado na harmonia segundo a relação que as unem. Mateus (12: 46), nos relata uma passagem de Cristo que considerou os apóstolos como sendo seus irmãos espirituais aos quais não estava ligado por laços consanguíneos, e nesta passagem Ele busca incentivar a todos nós, a realizarmos um esforço de união e melhoria no bem comum.
Ao demonstrar que o homem é na realidade um espírito limitado, Jesus ampliou o conceito de família. Ele a representou como instrumento que oferece ao homem um meio de desenvolvimento aos que pretendem encontra-lo em Suas dimensões espirituais. E dentro desse programa bem definido, a Sua palavra traz como objetivo geral, a integração com Deus, a integração com o próximo e a integração consigo mesmo.
E todo esse desenvolvimento tem início no ambiente doméstico, no seio familiar. Por isso o desenvolvimento da família não precisa de renovação, mas de continuidade...

13/04/2013

O defeito é sempre do outro





Quando o outro não faz..
É preguiçoso.
Quando você não faz…
…Está muito ocupado.
Quando o outro fala…
É intrigante.
Quando você fala…
É crítica construtiva.
Quando o outro se decide a favor de um ponto…
é “cabeça dura”.
Quando você o faz…
Está sendo firme.
Quando o outro não cumprimenta,
é mascarado.
Quando você passa sem cumprimentar…
É apenas distração.
Quando o outro fala sobre si mesmo,
é egoísta.
Quando você fala…
É porque precisa desabafar.
Quando o outro se esforça para ser agradável,
tem uma segunda intenção.
Quando você age assim…
É gentil.
Quando o outro encara os dois lados do problema,
está sendo fraco.
Quando você o faz…
Está sendo compreensivo.
Quando o outro faz alguma coisa sem ordem,
está se excedendo.
Quando você faz…
É iniciativa.
Quando o outro progride,
teve oportunidade.
Quando você progride…
É fruto de muito trabalho.
Quando o outro luta por seus direitos,
é teimoso.
Quando você o faz…
É prova de caráter.
Quando pensar em julgar o outro… olhe primeiro para dentro de você….
Em muitos julgamento mesquinhos, julgamos a nós mesmos na figura do outro.'

02/04/2013

Não vou com a sua cara




          Viver de aparência.  Esse engano atrapalha o que poderá ser mais tarde, o amigo mais chegado que irmão e perder a sua bênção depois. Então essa ideia sobre a primeira impressão é muito importante, mas, de fato, a impressão que fica é a última.     Não se devem julgar os outros pelos seus erros, um ladrão pode ter um filho justo e o filho de um bandido pode não ser um bandido.  Se "virar o rosto" cairá em desgraça e Deus julgará os seus caminhos. As aparências enganam todos os dias. Acreditando nas pessoas, decepcionamos e nos machucamos. Tenho um alerta: quem procura relacionamentos das mais variadas fontes acabam encontrando e colocando dentro da sua casa e na sua vida maldição. Você tem o direito de ser livre, a liberdade dá a você poder de decisão.  Não se desculpe usando o “livre arbítrio” - decida se quer ir pro céu ou pro inferno.
         Essa combinação aqui na terra em decidir por beber, fumar, jogar e tornar-se amigo do mundo, chama-se escravidão. Tem mais, se ficar amigo do mundo, será tratado como inimigo de Deus e perderá a paz
           A vida consome energias constantes em todas as coisas que fazemos e quando decidimos realizar algo sem a permissão de Deus, os resultados são caóticos. Vemos tantas pessoas que deixam o evangelho por coisas fúteis. Em alguns casos, isso acontece devido à frustração de não ter um desejo realizado e que tanto queria ou se conseguiu não soube administrar a bênção.” porque onde estiver o seu tesouro aí estará também o seu coração.” (Mateus 6:21).
           Somos instrumentos onde nossas habilidades naturais e nossos conhecimentos serão usados a altura.  O Senhor Jesus fez esta promessa “estarei com vocês todos os dias...” (Mateus 28.19-20).  Todos que procuram com toda dedicação servir a Deus terão a presença atuante e eficaz. O homem que vê a aparência de uma pessoa ou coisa faz julgamentos precipitados. Mas Deus que vê a nossa realidade, e faz um juízo verdadeiro. É freqüentemente verdadeiro que as aparências enganam, mas somos facilmente enganados e cometemos atos tolos por causa de decepções. Um homem de pensamento dúbio que não descobriu qual é seu verdadeiro caráter não pode dizer que é sincero. É essencial a sinceridade cristã: Se formos educadores, a nossa maior necessidade será a informação; Se nossa maior necessidade for informação teremos a ciência; Se nossa maior necessidade for à ciência, teremos o conhecimento Se nossa maior necessidade for o conhecimento, teremos a bíblia. Se a maior necessidade é a bíblia, temos Cristo.
          É bom acreditar que: Quem espera sempre alcança e a cruz é mais leve do que se pode imaginar.  No momento de tempestade, também virá à calma. Aprenda com o erro e Respeite o direito “dos outros de expressar seu ponto de vista de certo que respeitar o outro é um dever de cada um. A primeira condição para se realizar tal coisa, é não querer fazer tudo ao mesmo tempo, ou seja, você não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas pode impedir que façam um ninho em seu cabelo, quero dizer que tudo dos outros que nos irritam podem nos levar a um entendimento de nós mesmos. Esse entusiasmo dá força à alma, conserva-o e não faltará fé para conseguir o que espera. Trate apenas de escolher a atitude, a decisão é interior, mas a solução dos nossos problemas vem do alto. São coisas comuns que tornam os relacionamentos agradáveis. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é por isso, passe a celebrar a vida com amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sentido para viver, e não para se preparar para morrer. Cristo é vida!
  Você não é a uma criatura das circunstâncias, portanto, resista à vontade humana isso fará da sua existência agradável. No que diz respeito a todos, a obra de iniciativa, leva a pessoa se engajar definitivamente, quando consulta Deus nos momentos de decisão. Se questionar a vida, perderá para o pecado. “A melhor maneira de fazer aquilo que pensamos que não somos capazes de fazer, é absorver as possibilidades e deixar as idéias fluírem”, enfim, no fundo sabemos que a liberdade é o abandono das coisas velhas e o reconhecimento que a fé, sobrepõe à ignorância.
      O importante é isto: a qualquer momento, sua tarefa é ir e dedicar às coisas de Deus. O ide é uma oportunidade de crescimento espiritual e pessoal, não perca muito tempo, vá e seja vitorioso.
            Quando falar do amor, ensine a alcançá-lo sem luta. O resultado infalível não é uma paixão profunda, é um estado natural porque Deus optou pela dor, nos amar. É difícil adquirir força, coragem e confiança na dor, claro, só que através da experiência com Cristo você pára e encara o medo de frente. O sucesso da salvação depende da coragem, da perseverança e, sobretudo, da vontade de saber reconhecer a sua fraqueza, então, você estará em condições de dizer: Encontrei o meu caminho. Aí não terá mais o “orgulho” como a referência de coisas que acredita, ou seja, a verdade absoluta da sabedoria, da experiência e da competência é destruída porque existe além de nós, alguém que estende no mínimo a “mão furada” sobre nós. Que caráter maravilhoso de Jesus! O nosso maior empreendimento que caminha conosco sem jamais confundir o conhecimento da sabedoria.   
          Ajuda a ganhar a vida; ajuda a construir uma vida. Sua presença vem ao nosso encontro.  Tanto faz se a vida é uma aventura pro homem afinal, sofre sem necessidade, sofre porque quer. Jesus nos ensina a vencer na dor, em vez de deixar que a dor controle a nossa vida.  Não somos o que pensamos. Se formos o que pensamos, fazemos o nosso “mundo”. As coisas mudam inclusive, nós podemos mudar de um momento para o outro. O que ocorre é que o homem só faz o que acontece com ele. Existem triunfos de alguns entusiasmos, que melhoram a qualidade de vida, é saudável para o sonho, mas não garante um futuro. O princípio é não criar expectativa a ninguém e a nada. Incluindo si próprio, desapegue do orgulho e dos seus desejos possessivos. Repito: As coisas nem sempre acontecem como você deseja. E se caso sinta ansiedade é porque no fundo existe um caráter controlador predominante que precisa ser moldado. Uma dica importante é praticar bons hábitos como a leitura da bíblia, pratica esportiva. Geralmente as pessoas são muito impacientes. É uma fobia, que poucos aceitam e decidir fazer algo a respeito requer muita coragem. Descobrir que desenvolveu um problema é fácil, difícil é saber como se livrar dele. Você deseja que ele desapareça ignora, luta, mas acaba frustrado. Tenta convencer as pessoas que esta bem e evita as circunstâncias ao invés de lidar com o medo. Você não está sozinho!
Ao aceitar a ajuda de Cristo, você passa a ser parte de um grupo de pessoas que sabe exatamente o que você está passando: não se sentirá “louco” e sem controle. Verá que a maioria dos pensamentos ruins não acontecem só com você. Ainda bem que os pensamentos variam com sintomas semelhantes aos sonhos.  Eles são os combustíveis da alma, o caminho para a realização das nossas vontades. Quando você deixa fluir o Espírito Santo a ação do sonho desperta, começa a existir uma troca, uma limpeza interior que reanima, dá coragem e estímulo para a concretização daquilo que se quer.  No inicio não se percebe nada, mas você vai acumulando resultados e, algo inesperado acontece, uma boa surpresa – a espera. E aí depende de você, depende de mim, depende de todos nós. Saber esperar é crescer para poder alcançar algo na vida. Esperar um amor, esperar uma oportunidade, esperar o tempo todo. Não podemos fazer com que o tempo corra a nosso favor. Só Deus pode, mas com Ele, podemos planejar realizar, viver, tomar atitudes tão importantes quanto sonhar. 

Caráter cristão




Uma ferramenta importante no combate a falta de caráter cristão, é a graça de Deus que não causa ansiedade e nos faz sentir bem.
         A santidade cristã é contrária aos costumes do mundo - efésios 4:17. Não é possível ficar participando do reino do bem e do mal ao mesmo tempo, isso cria conflito e negligência. Se você usar a bíblia junto com meditação e pensamentos positivos como recursos, sua inquietação tende a piorar e não desaparecer. Seu físico e mente não pode através dessas práticas, ajudar a apagar os problemas da vida.
         As afirmações de frases de efeito que você se vê, são coisas que você quer que aconteça. Muitas delas São palavras de coragem e autoconfiança que influenciam os pensamentos e sentimentos. O diabo de sobremaneira usa tais afirmações com a repetição da mesma frase - sempre focado no que você quer, ou precisa esquecer. São observadas e reconhecidas varias vezes nas musicas, esportes, novelas, roupas, alimentos, etc.... Lembre-se: seus pensamentos não são os pensamentos de Deus.    Grave coisa que gerem grandes mudanças na vida, no humor, na comunicação – Deus é amor – Jesus te ama - isso fará grandes mudanças na sua rotina.  Deus deseja comandar a sua vontade, porque a Dele é boa, agradável e perfeita, conforme romanos 12.2. Abandonem todas essas coisas: ira, maledicência, linguagem indecente, indignação, pense em outras pequenas mudanças que podem ser feitas. Essas atitudes começam a criar um estado favorável para a grande mudança - chama a sua atenção para a salvação.
           Cultivaremos a integridade - Pessoas que acreditam em Deus são mais confiantes e esperançosas, integras.  
          Integridade pode ser despertada quando entramos em contato com a algo belo e construtivo, quando lemos a bíblia aprendemos a amar, ajudar alguém inclusive aprendemos a nos amar. Conseguimos substituir o pensamento negativo pelo pensamento certo. Mesmo que no inicio não acreditemos, não tem problema. A partir do momento que somos impactados pelo poder restaurador da palavra, passamos a acreditar, a sentir-se bem. A mudança será vista pela prática dos bons hábitos, no falar, pensar e agir. A nossa vida é um complexo mecanismo formado de mente tendenciosa, influenciadora, inclinada ao talento. Uma das técnicas mais simples e mais usada é das afirmações indutivas: Pare imediatamente com o egoísmo. Se supere a cada dia. Faça o que é necessário para melhorar, crescer, prosperar. Seja o que é, e a cada dia fique melhor.  Isso é vaidade!                                                                        
                 O ser humano deve ter experiências espirituais, não um ser espiritual tendo uma experiência humana.  A superação à prática da persistência e inteligência, esta no fazer do modo certo. A iniciativa e realização são importantes quando se mantêm o corpo e a mente ligados as coisas de Deus.  Use mais a palavra “não” e desbloqueie o ‘“sim”. O uso dessas habilidades é a certeza para alcançar novas oportunidades.    A decisão de vencer na vida em sintonia com o Espírito Santo não deixará nada impedir de alcançar os objetivos determinados por Deus.      
            Ao dispensar o elogio e todas as sortes de talento, de força e de potencial que precisa para ter sucesso, estará recebendo a fé. Agarre a misericórdia com ações de graça onde a esperança e a determinação está em alcançar tudo o que deseja principalmente o galardão.  
          Todas as vezes que sentir que algo precisa ser mudado, agradeça pela vida e, diariamente, siga um plano de ação específica e objetivo bem definido. A tranqüilidade é suficiente para fazer tudo o que precisamos. Aceite os desígnios de Deus construindo o seu futuro superando todos os obstáculos.
          Nascemos para ser saudável e feliz, se ficamos doentes é porque pecamos e Deus tem chamado atenção sobre coisas erradas que fazemos com nossas vidas.
         A bíblia ajuda as pessoas a pensarem, analisarem e a responder com lógica e bom senso a influencia do mal, com resultados eficientes e duradouros uma vez que é uma conquista da fé da própria pessoa.   Iniciaremos com a perseverança, insistiremos no que desejamos na vida, teremos empenho, persistência, dedicação. Caímos quando paramos de nos cuidar. É importante orar, descobrir onde falhou e recomeçar rapidamente. Sem desculpas e frases tipo: porque será que não melhoro nunca?
    A igreja é....
Através dos testemunhos você percebe outras pessoas com sofrimentos iguais ou piores que o seu, faz amizades cresce junto com os “irmãos”, aumenta seu convívio social. Existe muita solidariedade lá. Ela é uma família participativa, instituída como a marca de Deus. Deve oferecer respeito e suporte espiritual e emocional ao ser humano. Ela recebe os orgulhosos e acima de tudo ora para quem vive sempre criticando, se converter.
            
Investir é....
O medo, a depressão e todo tipo de crise tem saída. A saída é a transformação de vida. É muito comum sentir medo de ficar dependente. A prática de fé ajuda a combater as crises e transformam essas sensações emocionais desagradáveis e frustradoras em algo tolerável, estimulando a confiança e propiciando para que o objetivo seja alcançado. Não ficar só é não deixar que os anos passem sem alegria e prazer. Confie e invista em Jesus. A confiança ajuda a moldar nosso caráter e atitudes, transforma a gente na pessoa que desejamos ser. Declarações afirmativas no sentido de eliminar o mal. São palavras simples e curtas, mas com autoridade e propriedade de fácil identificação, sem repetições.

Espírito Santo é....
Para a felicidade de muitas pessoas, existe a solução. Existe o “consolador”, no entanto, sabemos que não aliviam os sintomas e conseqüências dos erros cometidos. Mesmo que as pessoas peçam o perdão de Deus obtêm grande alívio de seus sintomas, mas a conseqüência fica. Depois disso, tome atitudes: aprendendo a pregar inteligentemente o evangelho, concentrando-se nas coisas espirituais e deixando de lado os aborrecimentos sem importância. A conversão é novo estilo de vida, você verá como somos interligados a Deus. Espiritualmente os bons relacionamentos e a satisfação dão sentido à vida e a segurança em ser salvo garante e prolonga a sensação de bem-estar.  É vital o conceito de relação corpo-espírito o objetivo básico de ensinar o homem largar a vontade própria. Quando estamos em ligação profunda com o Espírito de Deus, nossas respirações, os nossos pensamentos, tornam-se calmos. Assim como a ansiedade antecipada da volta de Cristo e os pensamentos bons, desencadeia a visualização de uma cena agradável. Uma vez adquirida essa prática, restauraremos e reequilibraremos a fé e a razão. Quanto mais praticarmos a oração, leitura bíblica e comunhão, por mais tempo durarão os seus efeitos.

        De repente, somos surpreendidos a agir da mesma forma indesejada por Deus sempre repetindo velhos hábitos. Por que será que isto acontece? Será que foi falta de fé?
       Pare de ler este livro um pouquinho e pense sobre uma quantidade enorme de coisas que vem acontecendo desde a infância e continuam dentro do seu coração. Quantas vezes você percebeu alguém sabotando sua intenção de mudar. Talvez você dissesse para si mesmo: "Não adianta! É muito difícil! Eu não consigo! O diabo usa a indução psicológica, produzindo registros na sua mente e que disparam, todas as vezes que você tem medo ou fraqueza. É uma lista longa! Se puderem apagar esses itens descobrirão que inconscientemente está procurando atender necessidades emocionais se escondendo atrás do comportamento cristão e qual a parte inconsciente que não está sendo atendida: a financeira por exemplo. Que tipo de necessidades você escolheu para sua vida?
             Atribuir novos significados as experiências é viver uma conversão consciente, você tem a oportunidade de sentir-se cada vez mais amado e produtivo. Livra dos velhos problemas emocionais que aflige vida e transforma o choro em decisão, mesmo que você tenha que conquistá-la pouco a pouco. Criar meta mais fácil, questionando sobre seus valores, analise o que é realmente importante para você. Isto vai ajudá-lo a mudar de atitudes. Nada de acomodação, pelo contrário, tente melhorar no que for possível, mas não exagere buscando ser perfeito em tudo. Você pode estar desperdiçando tempo e esforços que poderiam ser dedicados a ajudar outras pessoas. Ajudem elas a encararem os seus problemas.
            Aproveite tudo isso como uma lição valiosa para encarar os novos desafios, e não como prova de incapacidade. Expressar as opiniões é respeitar as opiniões dos outros. Respeitar não é concordar com tudo, é ampliar as relações onde os pequenos gestos significam muito. A vontade de ajudar das pessoas próximas deve estar vinculada ao entendimento, procurando ter um relacionamento normal, demonstrando afeição e respeito, oferecendo incentivos, elogios, e atividades; não censurando seu comportamento. Vale lembrar que deve respeitar suas limitações. Nessa tarefa que às vezes parece tão difícil, podemos realizar um controle dos pensamentos irracionais e negativos, desenvolvendo adaptações. Confiar e acreditar. Acreditar que tem o que quer para realizar as coisas importantes para que não vá desmoronar se não puder concretizar. Esqueça os fatos negativos e com mais freqüência, lembre dos positivos. O impacto emocional do fracasso é geralmente mais intenso do que o do sucesso. A autoconfiança sofre quando se perde a perspectiva de que os erros e insucessos são parte da experiência de viver. Em conseqüência, você pode avaliar-se não pelo que é, mas de acordo com suas realizações e fracassos. Ninguém tem autoconfiança em todas as coisas que faz. É previsível que você se sinta inseguro em algumas atividades. Aprenda dos seus erros e tenha perseverança para obter aquilo que deseja.
            A fé em Deus é ensinada como uma forma de autodefesa. Esta estratégia divina é baseada principalmente na percepção e interpretação nos eventos da vida, onde tornam as pessoas mais resistentes às doenças físicas e espirituais que sobrecarregam a resistência do sistema de defesa do corpo e da mente. O desenvolvimento da força mental objetiva que a pessoa possa usar seu potencial de criatividade e sua fé para lidar com as pressões e as frustrações do dia-a-dia. Os indivíduos com fé demonstram um grande empenho consigo mesmos, tendem a interpretar as aflições como um desafio e assumem responsabilidade pela sua salvação. Essas pessoas também acreditam que podem influenciar as pessoas à sua volta. A fé, sem dúvida, tem fator determinante na qualidade de vida. Algumas pessoas vêm ao mundo dotado desse dom. Outras precisam buscar para usufruir dos seus benefícios.
 A falta de Deus pode ter um alto custo para os desmotivados. Para lidar adequadamente com seus pensamentos negativos eles modificam de maneira positiva e racional as suas crenças alegando viver à vida com naturalidade. Muitas pessoas frustram-se nesta tentativa de "desligar Deus". Em primeiro lugar, é importante lembrar que não é possível. Em segundo lugar, Deus não dá a mínima para essas interrupções. Se possível, “acho” que Ele tira o telefone do gancho, ou seja, atende, mas não responde. Embora eles estejam com os olhos fechados, é importantíssimo que ele tenha o seu apoio, interceda por ele. A oração reverte as suas condições emocionais e ele passa a aceitar aquilo que não tem controle para modificar. Para isto, você deve mudar a sua maneira ineficiente como a maioria dos cristãos agem, a qual chamamos de “crente”, obedecendo o evangelho e fazendo “ide” de Deus.
          Não é incomum que algumas pessoas percam o interesse principalmente quando identifique uma perda ou está relacionada com o momento. Se houver uma causa emocional, siga as seguintes sugestões: se você não tem controle sobre o que lhe dizer certamente pode aprender a controlar a paciência de maneira a ouvir e esperar frente à situação. Também considere a formação da sua família - se as pessoas são religiosas - para estabelecer objetivos realistas; Dê preferência à salvação, evite explicar os mistérios da vida. É importante que mantenha Cristo no assunto, No entanto, você pode estimulá-lo falando do seu bom testemunho.
 Os seus afazeres do dia-a-dia com Jesus. É importante ter assistência competente do Espírito Santo para diagnosticar o “incrédulo”. Muitas pessoas têm dificuldade para entender como esses indivíduos sofrem. Portanto, independente de sua origem, fale à verdade que aliviará a dor e produzirá a cura de forma mais natural.  Diga que os seus dias com Jesus serão mais alegres, confiantes, permitindo que o seu conhecimento se renove e aumente, refletindo no meu bem estar.  Isso o livrará das lembranças negativas do passado, permitindo aprender ao desfrute todo o dia um pouco da vida.  Estabeleça metas salvíficas e trabalhe para alcançá-las; persistência.  Não importa o quão bonito foi no começo da sua conversão - isso não é o suficiente. Você tem que continuar até o final.  Geralmente dedicamos e depositamos todas as nossas esperanças naquele esforço inicial. Mas é muito melhor começar pequeno, e terminar, gigantesco. Também precisamos aprender a ter paciência com nossos objetivos, pois eles muitas vezes demoram muito mais do que gostaríamos. Mas lembre-se: quanto tempo você levou para entender? Você virou crente de uma hora para a outra?
Estude um pouco por dia, aprenda que a “palavra” se renova todos os dias. Escreva um capítulo da sua vida por vez, e persista, todo o tempo.  Nós devemos ter sempre diante dos nossos olhos a esperança. Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta. (Jó 14.7,8,9)
Faça o melhor que puder no seu esforço inicial, continue pelo tempo que for necessário. Mais do que qualquer outro fator, escolha servir o Senhor Jesus, a forma adequada a cada caso. “Quando você lê, pensa. 

Caras inteligentes nem sempre são eficientes.


 Ensinar é uma aptidão inata para algo, um talento, uma dádiva de DEUS. Conheci no decorrer desse tempo, muitas pessoas inteligentes. Algumas acredito serem super dotadas, mas notei também a dificuldade delas em perceberem, entenderem e aceitarem a sua própria condição. Momentos tipo alguém não gostar ou querer curtir o que eles acham ser legal, são “burras”. Ao obter conhecimento, trocaram a ignorância pela arrogância, o que tem feito deles um poço de estupidez, pois acham que já sabem tudo. Chamam-se de primatas.  Se inferiorizam a cada momento e se fecham no seu próprio mundo, isso mesmo: criaram um para seu próprio deleite. Exploram esse mundo com intrepidez se garantem no seu ego para satisfazerem os seus desejos- sou assim, ninguém me muda, etc.  É um mundo solitário, cheio de pessoas ao redor. Os critérios de sua avaliação não estão ligados a vida vivida, experimentada. Está no conhecimento adquirido na hipocrisia dos que falam as “verdades” que não vivem - isso serve para todas as áreas. São Desafiados a provarem o que sabem, e até agora o mundo continua do mesmo jeito. Pesquisam, estudos disso ou daquilo, e não fazem as pessoas melhores. O que precisamos para sermos melhores é respeitar a nossa própria capacidade de aprender.  Nem precisamos estudar tudo e nem precisamos ensinar o que queremos.   A resposta sobre o descontrole da natureza e o descontrolado ser humano se tornou insensível e sem sentido na medida em que começaram a comparar-se no seu potencial destruidor, ou seja, a sua capacidade foi limitada a sua própria vontade. O mundo não foi feito de perguntas e nem de respostas. O mundo é uma afirmação. Ele existe e tem um passado. Tal limitação impede a transformação comum de um processo em que tudo que começa, termina. Há certas coisas que só vivendo para se conhecer . Decidir aprender após  certo tempo de atividade é uma delas. O primeiro passo é se perguntar porque você quer e se quer. Existe uma série de motivos que normalmente passam desapercebidos quando não acontece conosco. São  sentimentos feridos, fuga  dos nossos problemas, realização profissional, etc. Temos que aprender também a lidar com isso. Escolha ou seja um amigo para querer conversar a respeito disso um dia. Saiba que todos nós podemos ser insensíveis  às vezes e podemos magoar e destruir qualquer coisa sem ter consciência  Não é certo, mas acontece... somos humanos.  quando se levantar a cada dia, agradecendo a Jesus Cristo por tudo, não precisará debater consigo mesmo se vencerá ou não... Porque não? Deus não está submisso  a você e nem esta   submissa a sua regra.então reconheça, aprenda e agradeça. Muito obrigado!  
Quando queremos aprender algo a mais passamos a sentir saudades, mas tente não chorar enquanto o tempo passa. A verdade é que você alcançou um lugar melhor porque você venceu, está vivo nesse momento. Dê “o mundo” para ver um rosto feliz a cada instante e esteja por perto sempre. Agora a coisa mais difícil é dizer adeus aos problemas que criamos a cada instante e perdoar a incompreensão do seu momento, do momento do outro, das suas deficiências, das deficiências dos outros, e do seu distanciamento espiritual em relação ao outro já que o amor fica de lado quando se decide ser auto-suficiente no seu conhecimento. Porém, não há porque temer, muito menos questionar essas atitudes. Quando nos perdoamos e perdoamos aqueles que nos ofendem, estendemos a mão e revelamos o que está no coração. Tudo fica mais fácil por causa da cumplicidade entre você e Deus.  Deus está na sinceridade de um olhar, um sorriso, um abraço. Se  está ferido, reconheça. Mas só se pode falar de perdão quem souber amar.  Então  precisamos revelar o nosso coração e aprendermos essa lição: Perdoar é amar a vida. 

Na dor ou no amor?



Você já deve ter se perguntado por que passa por tantas lutas e dificuldades?   A questão não está no “por que” e sim “pra que?
Por que é uma imposição, ninguém é obrigado a responder nada. Pra que é uma permanência: Para que Deus venha ser glorificado nas nossas vidas.

Se quiser intensificar a sua busca, humilhe-se mais; clame mais e faça de coração. É importante que evite querer resposta na hora e do seu jeito sem entender as razões certas de Deus.
Comece agora a deixar de viver de qualquer jeito. Pois se insistir em continuar orgulhoso, será como pedir para Deus silenciar-se contigo. Já que algumas situações hoje possam não te servir, mas obedecendo, amanhã, certamente será útil.

Espere mais um pouco é entenda que o coração pode fazer planos, mas a direção certa vem da confiança em Deus.   E confiar em alguns casos é ter fé. Acredite que o silencio de Deus não vai além da nossa força. Em especial, espere com paciência e fé. Neste fato, confie no silêncio de Deus com você. Tem proposito! Além disso, busque o discernimento! Ele o ajudará a entender que o “não” pode ser um “ainda não”, [que não é à hora] ou não se está pronto pra receber algumas bênçãos.  

Outra coisa: Tome atitudes que enriqueçam a sua vida. Tenha a certeza de que os seus princípios e sentimentos estejam equilibrados entre a fé e a razão.  Não seja rigoroso, acerca de si ou dos outros se forem injustos excessivamente contigo ou na fé. Pra que julgar à fé dos outros e esquecer que não a tem e se a tem é minúscula?
Principalmente evite usar o evangelho na sua defesa para agredir, humilhar ou discriminar.    Ou sair por aí acusando as pessoas porque acha ou pensa como se fosse o dono da verdade, isso é pedir para levar pedrada.
 “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra...”

Tente mover uma montanha com a sua fé, mas faça um teste antes, movendo primeiro as pedrinhas que o atrapalham.  Não queira mudar as pessoas se não consegue mudar você mesmo, e não exponha ou descarregue nelas todos os seus problemas. Olhar para as falhas dos outros nos limita a olhar para si mesmo. Veja se não é egoísta como os que choram e esquecem Deus. Às vezes se fica tão cheio de piedade própria que o choro se transforma em cachoeiras e não se consegue ver através das lagrimas a solução que está na sua frente ou ao seu redor.

Enfim, rigor gera contenda e discussão. A discussão gera exaltação que nos faz falar demais se sobretudo estiver irritado emocionalmente. Controle-se!
Claramente, ninguém é perfeito, reconhecer os erros e pedir perdão é difícil, mas se fizer isso estará cultivando a bondade e a fé que faz vencer nas derrotas da vida. Essa vitória é confiada no seu melhor momento de obediência, a sua humildade: a que não se diz ter, que se mostra. Portanto, “Nem tudo deve ser dito a todos e nem todos devem saber tudo”.

Tenha fé! 

MISSÃO

 

         Irmãos,
 Passam os tempos e ainda não se vê muitas ações em prol do campo missionário. Entendo que não é fácil recuperar esses homens [crentes e não crentes] feridos pela ganância, vaidade, egoísmo e falta de vontade e fé exclusivamente.
Nesse pretexto, brotou em mim a necessidade de ampliar os meus objetivos: conscientizar, motivar as pessoas a irem além...
Pretendi ajudar e criar atividades voluntárias onde se possam trocar experiências. Aprender e ensinar o evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o alicerce perfeito.
Me conforto ao ouvir a todo instante que Deus está comigo, eu creio. Embora sofra as aflições por não ter tanto “convencimento” e sofra as aflições de não ter sinceros na fé ao meu lado, tenho como testemunho a minha vida com Jesus, transformada, recuperada.
Me sinto agraciado pela intercessão de pessoas que me amam, e procuro retribuir com gratidão as orações dessas pessoas cujo Deus teve e tem uma grande obra.  
           O evangelho não tem uma apresentação formal adequada aos parâmetros técnicos. Ele foi elaborado de forma objetiva e espiritual, que leva a reflexão, crescimento. Digo isto porque hoje a minha leitura e inspiração vem da relação com Deus e não somente da capacidade intelectual ou acadêmica. 
Aproveito aqui para expor um pouco daquilo que tenho ouvido, experimentado e aprendido. Sabendo que ainda é pouco, comparado com o que tenho pra receber.

O reconhecimento por essa oportunidade é à dedicação de absorver cultura no tempo certo.  A minha finalidade não é fazer seguir pensamentos, mas dispor de informações organizadas de idéias que cooperem com a fé e a obra de Deus. Embora sejamos humanos para entender as diferenças em vários temas, nos identificamos e compartilhamos de algumas situações semelhantes. Estou confiante de que lendo a bíblia, sem a preocupação de conceitos religiosos, filosóficos ou ideológicos, teremos respostas para as nossas vidas. Que todos vocês sigam, porém no grande compromisso cristão, pregar o evangelho e ser fiel. Jesus disse em apocalipse 2.10b:
 ” Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Maranata ora vem o Senhor Jesus!



A inteligência de Deus é sabedoria pro homem,
A sabedoria do homem é a inteligência de Deus.
(Caetan)

Sou diferente!


    

  Já tomei decisões que me levaram a manobras erradas nas estradas da vida, e ouvi que tinha tudo pra dar certo, era tão comum, enfim...  Mas anos de indecisões, vontades próprias e convivência com pessoas de todos os tipos, ouvi-las nos fazem ver que em dados momentos e situações não chegamos a lugar algum ou nenhum.  

Aprendi que o mais importante do que pensar em começar é pensar em terminar, e não devemos continuar a fazer as coisas do “nosso” próprio jeito, senão, obviamente serenos derrotado por nós mesmo.  

Te digo que não se perca no meio da jornada e não pratique o que um dia condenou. Isso é falta de conhecimento, entendimento.
Se você tem agido na espera do “destino” e nada aconteceu, tente, começar a acreditar e confiar nas experiências de alguns como você, que tiveram dificuldades, lutas e intenções frustradas a partir de situações absolutamente inesperadas e venceram.

    Não quero dizer que você vai ter que passar pelos mesmos problemas que os outros, mas aprender com eles. Aproveitar as oportunidades é uma questão de decisão onde devemos estar pronto para receber a bênção.

Não é necessário fazer um juramento, ou fazer alguns votos perigosos e desnecessários. No entanto é necessário reconhecer, vigiar e orar quando se tem necessidade da bênção. Essa dificuldade nos deixa mais sensível, e é nessa hora que descemos, e reconhecemos que as dores são para todos. Maneira de Deus que nos fará ver o quanto dependemos e precisamos ser aperfeiçoado na vida.

Agora, mesmo que com tudo isso ainda venha a se achar o “bonzão”, sou assim, e nada acontecerá comigo, digo que o tempo se encarregará de fazer ver se realmente está bem com Deus.  Está?

fotos

tom caet