31/07/2013

Gosto não se discute


Prezado irmão,

É assustadora essa idolatria evangélica!  Fazer bandanas com o nome do artista é o cúmulo da sandice. Nós homens, recebemos as bênçãos de Deus pela sua graça, que significa favor IMERECIDO, e não um direito a ser reivindicado. Infelizmente existe essa falsa doutrina de “confissão positiva” onde dizem que a palavra do homem ao ser pronunciado tem “poder”.  A bíblia nos ensina a nos humilhar e nos sujeitar a Deus, clamando e não ordenando nada. Somos servos e Ele é o Senhor!

1 Coríntios 5:9-13. Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. 

Se poderá discernir então que essa doutrina da determinação possui o mesmo princípio ocultista utilizado por religiões que trazem doutrinas de demônios, sorrateiramente para dentro das igrejas.
Mas continuo triste ao ver em alguns casos, pessoas que seguem a mesma ideia de PODER, ou noutro caso, por motivos independentes, ver pessoas que não segue a mesma ideia desconhecerem. E claro que um dia se pode mudar, porém, isso depende de cada um em lugar ou momento. Mas, visto que gosto é a opinião única e individual, como Diria Bourdieu gosto não se discute. E se você não gosta do que eu digo o que podemos fazer? Absolutamente nada. E nem tampouco podemos criticar. Afinal, gostos são apenas gostos.

Digo isso porque encontramos varias doutrinas e tipos de cultos “intensificados” pela confissão positiva do homem, cujo poder e o comando são do homem e não mais do Senhor, conforme um dia Lúcifer desejou, e ainda hoje quer implantar a mesma semente de rebelião. Na verdade, os tais que vivem desse engano, não passam de instrumentos de suas próprias cobiças, afinal o homem tem essa tendência de querer satisfazer seus anseios e assim são iludidos e persuadidos, massa de manobra nas mãos de lobos devoradores.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que em seu tempo vos exalte. (I PE 5:6)

Resta-nos chorar diante do Senhor pedindo a ele que nos perdoe os pecados e mude definitivamente os rumos da Igreja. “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”  (Mateus 15 : 8)

Afinal, nada vem do nada.


Sabe aquele desconforto e indisposição que temos em determinados assuntos com pessoas que temos dificuldade ou vemos resistência de entendimento?  Acredito que muitas vezes temos vontade de sair correndo delas e “jogar tudo para o alto” e seguir a nossa própria ideia. São tão chatas com suas opiniões... Desconfiadas e cegas que se envolve demais com as coisas pessoais desse mundo: dívidas, jeito dos outros, fama. A bíblia alerta a que ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4. Mas você tem alguma outra estratégia para lidar com essa situação?

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 1 Pedro 1:6

Diante disso, temos só duas opções: ou nos entregamos ao desânimo, ou usamos a Palavra de Deus para o combate.

Queridos, sempre que ocorrer essa sensação, a qual gera desânimo e resistência, tentemos seguir adiante sabendo que isto só acontecerá se superar a nós mesmos. Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses  Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Josué 24:16-17.

É importante em primeiro lugar, passarmos pela compreensão do que está acontecendo no momento. E para tanto, é importante e útil entender e assimilar o que está acontecendo conosco primeiro, antes do contato com essas pessoas, estudado-as. E nisto checar o seu conhecimento comparando com aquilo que temos que compartilhar, seja ideia, seja o evangelho, visão espiritual, etc. Pois quem preza pela percepção pessoal, tem aprendido a lhe dar com o desequilíbrio, a dificuldade, a angústia dos outros; a lhe dar com o desgaste decorrente do esforço intelectual e cognitivo de cada um.

Em segundo lugar devemos sair também da acomodação, e passar a dominar o objeto de conhecimento ou apropriar do conteúdo que apresenta o que dará lugar à etapa seguinte, o equilíbrio no uso da Palavra. Portanto, boa busca ao equilíbrio e superação dessa assimilação é seguir em frente e não desistir, sem achar, julgar, condenar... Quem desistir estará privando o ato de abençoar o próximo.

Ninguém é tão forte, todos somos vitimas do desânimo em dado momento enquanto vivermos. Por isso, precisamos ficar atentos e quando ocorrer, precisamos reagir buscando a Deus em oração. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Js.1)

Em terceiro lugar precisamos lembrar que RECONHECER O ERRO é uma marca de excelência cuja infinita misericórdia de Deus nos dá todos os dias como oportunidade de recomeçar. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 1 Tessalonicenses 5:11

Em quarto lugar, se apenas lermos e estudarmos a Bíblia ela não servirá de escudo. Precisamos colocá-la em prática em todas as áreas da nossa vida, inclusive nos momentos de dificuldades. Devemos manter os olhos fixos no Senhor. Focalizar as promessas para a nossa vida e animar-se. Sendo firme em seus valores, princípio e naquilo que Ele colocou em suas mãos.

Enfim, não tenha medo de expressar de forma clara o seu testemunho. Seja leal consigo mesmo e com o próximo, só assim podemos ser estáveis e seguros. Lembre-se de dominar suas emoções e quando estiver desanimado consigo ou com alguém ou alguma coisa, bendiga ao Senhor e deixa-O ser sua fonte de ânimo.
Deus se opõe ao meu desânimo, Ele sabe que isso me impede de viver com excelência para honrar o Seu Nome. Por mais difícil que seja a situação que vivo ou esteja passando, o importante é a certeza que DEUS está comigo é meu auxilio, socorro presente na tribulação... Escrevo naquELE que me incentiva a continuar mesmo nas situações contrárias a qualquer ponto de vista ou critica de alguém. Eu sei em quem tenho crido! Lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho – Jesus! (Sl. 119.105)

27/07/2013

PENSANDO NA VIDA..



Irmãos,

A “verdade” que procuramos cultivar como virtude poderá ser classificada como uma atitude de grosseria ou parecer como um terrível ato de má educação no conceito da outra pessoa, principalmente quando faltarem à sabedoria e o discernimento para identificarmos “como” e o “melhor momento” de fazê-lo.

Todos nós temos a liberdade de falar o que pensamos e sentimos. No entanto, falar abertamente, na franqueza dos nossos sentimentos a respeito de alguma coisa, muitas vezes, pode causar um efeito contrário ao pretendido. Mas a verdade é um instrumento capaz de proporcionar nosso alicerce. Para nós crentes, não é de interesse de ninguém viver mascarando os verdadeiros pensamentos e opiniões. Entretanto, não nos estão reservados, com exclusividade, a situação e o momento que achamos ser o mais apropriado para se falar. Devemos compreender que falar a verdade, muitas vezes, pode estar fundamentado na nossa própria necessidade de desabafar, de jogar para fora o que está nos incomodando.
Mas é a verdade de cristo que liberta, se você omitir este fato será forçado a ser falso e se a pessoa enganada descobrir a verdade provavelmente terá ressentimentos contra você e perderá a confiança na fé. É preferível ouvir uma crítica honesta algo que nos traga o alerta que necessitamos para corrigir-nos. Com toda certeza, se não foi fácil pra você ouvir, não foi fácil para quem disse também! Embora, muitos se defendem alegando que tanto a mentira quanto a verdade, devem ser bem administrada, para não magoar ou até mesmo para poupar o sofrimento de alguém, lembre-se sempre disso: Mesmo que seja uma dura exortação, você sabe perfeitamente que Deus falou com você!

Não endureça o coração, pois o orgulho é constrangedor quando notado. Uma coisa que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente. Só que Deus confirma a revelação ou profecia, Ele usa outra pessoa, e mais outra, e mais outra, até você ter tanta certeza, que fica impossível pensar que não foi Ele quem falou com você.
Temos que favorecer o crescimento da outra pessoa, através da advertência, mas sem ofensas. Quando Deus fala... Não é para exaltação de profeta, glórias para o ser humano, ou porque fulano é um ungido de fogo, vaso de azeite, etc. Deus pode usar uma pessoa - que tem o dom - tendo ela pouco tempo no Evangelho ou não, mas que tem compromisso com Deus!

Pedro foi elogiado por Jesus, por reconhecê-lo como o Cristo, o Filho do Deus. E logo depois deu lugar ao diabo, a ponto de Jesus dizer "Para trás de mim, Satanás...", ou seja, num momento, o homem é usado por Deus poderosamente e se der brecha, pode também ser poderosamente usado pelo diabo! E, como vimos isso não requer tempo e ocorre com qualquer um! Por isso observe que todos esses passos listados necessitam da sua ação, pois o problema não está em Deus, mas sim em você. "Deus não é Deus de confusão". (1º Coríntios 14:33). Quando você admitir isso, seu orgulho será quebrado e você amadurecerá em Cristo.

Sabemos que o elogio fácil nos amolece e ilude. E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito. Pare de se enganar e justificar dizendo "estou esperando a revelação de Deus" e tome decisões sobre a direção que Deus já deu a você anteriormente (talvez há muito tempo). A direção é de Deus? Então, creia e vá, faça a sua parte.

Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença (2 Coríntios 10:13).
Na Bíblia a pessoa altiva, é descrita em alguém com atitude de “ser melhor que os outros”. Embora esse tipo de mentalidade seja encorajado pela cultura em que ele vive,  não há lugar para ele no Reino de Deus. O orgulho tem sido uma pedra de tropeço para muitos, pois impede aceitar, de admitir o próprio defeito e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna. Hebreus 5:12-14."12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."

 A palavra de Deus nos traz em Joel 2.28 a promessa do derramamento do Espírito que traria consequências tremendas e grandiosas sobre as vidas daqueles que receberiam essa  visita da parte de Deus: SONHOS E VISÕES. Isso mesmo: é desejo de Deus que eu sonhe; é desejo de Deus que eu tenha visões; é desejo de Deus que eu seja inundado pela sua presença e receba a visita poderosa e transformadora do Espírito Santo. Ele está afirmando: derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. Ele derramará de si mesmo sobre nossas vidas e isso é palavra de Deus. Pois se tu vives, tens que viver com propósito, tem que sonhar, tem que ter visão. Verdadeiramente se não temos isso, estamos perdidos mesmo antes mesmo de partir. Já a Sua profecia foi feita para se cumprir na nossa vida. Quando Deus fala... Ele não deixa dúvidas, medo ou insegurança. 

As coisas de Deus são claras! Profeta não pode falar "mistérios" e você ter que se desdobrar para entender algo que foi dito pra entender! O apóstolo Paulo deixou claro: “Assim, também vós, se, com a língua, não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz”? Porque estareis como que falando ao ar... “Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida”. (1º Corintios 14:9,19) Se o Senhor nos requer fé, não é justamente Ele que irá nos deixar atribulados!  

Todavia, cuidado com profetas que não te entregam revelação na frente de outras pessoas. Fofoca santa não existe! Afinal, se a revelação vem de Deus, o que a deixaria insegura de entregar próximo de outras pessoas? Isso é porque se a tal revelação não se cumprir, você não terá uma testemunha que confirme. Ou supostamente para falar mal da outra pessoa que estava junto com você, o que a Bíblia condena!   O salmista disse: Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Ainda que o SENHOR seja excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe (Sl 101.5; 138.6). "Eis que sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e fazem errar o meu povo com mentiras e leviandades. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem, diz o Senhor". (Jeremias 23.32). Mateus 7:22 "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

Pondere a realidade dessas declarações. Se nós, cristãos, temos arrogância em nossa vida, não nos podemos aproximar de Deus. Ele não nos tolerará! Quanto mais nos tivermos em alto conceito, mais nos distanciamos de Deus. O crente que persiste em sua arrogância está em uma posição terrivelmente perigosa. 

Uma aplicação pratica para sua vida: Deixe a porta aberta!


Muitos de nós queremos que Deus seja aquilo que almejamos e que Ele resolva os nossos problemas da maneira que ordenamos. Mas Deus resiste aos nossos propósitos egoístas, por isso precisamos ter cuidado com a tendência de ditar a Deus os resultados que nos permitiria vencer como condição de nossa obediência a Ele. Sejam Humildes! 

Antes que o reino Dele “venha até nós”, o nosso reino [orgulho] precisa “sair”, e para isso precisamos ser humildes, confiantes e alegremente aceitar Deus ser Deus: Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?” Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém! Romanos 11. 33-36.

Se a nossa busca por Deus não for reverente, será malsucedida. Temos de reconhecer a soberania de Deus sobre nós, vendo-O não somente como o Criador, mas também como o nosso sustentador. Assim, se a pessoa mudar de ideia, e se arrepender, em tempo, poderá alcançar a salvação quando deixarem a sua desobediência e confiarem na misericórdia de Deus para serem salvos. Depois de aprender tudo isso, devemos deixar a porta aberta - falo da fé. Sejam Confiantes!

 Muitas vezes, sentimos frustrados quando ensinamos a palavra e a pessoa não se converte a Cristo – eu disse a Cristo! Pois aqueles que se sentam no trono de Deus e tentam controlar o que acontece no mundo logo reconhecem que o trabalho não é, para o ser humano, e impossível. Deixa que Deus cuide do funcionamento do universo! A pessoa que O busca de forma reverente descansa na confiança n'Ele.

Conclusão: devemos buscar a Deus na verdade e não com orgulho e autossuficiência e sim buscá-lO em reverência, alegremente. É direito de Deus, não nosso, estabelecer os termos de nossa relação com Ele, e essa comunhão só será o que esperamos quando deixarmos Deus ser Deus. Deixá-lo ser o nosso centro, a fonte completa de nossa conformação, a única coisa que verdadeiramente precisamos. Quando chegarmos a entender a Sua suficiência, e quando confiarmos n'Ele, sem reservas, para suprir as nossas necessidades poderemos experimentar uma paz que de outra forma seria inatingível (Sl 16.2).

Naturalmente não temos condições de agradar ninguém, pois o pecado não permite que tenhamos sentimentos altruístas. Qualquer sentimento que saia do homem normalmente é medíocre e egoísta, não merecendo o título de amor. Só Deus ama de verdade, é Ele que derrama nos corações dos salvos o seu amor. Assim, quando se menciona amor ao próximo, é o amor de Deus que se tem em vista. Só podemos amar o próximo se já tivermos sido atingidos pelo Seu amor. Nós amamos porque ele nos amou. Nós perdoamos porque ele nos perdoou. Portanto, amar ao próximo é viver para servi-lo. 

26/07/2013

O maior título que um homem pode ter é o de SERVO.

Quem não assume seus erros, fala muito, justifica demais ou foge... Alguns chegam a falar até o que devia, mas acabam arrumando conflito por isso... Há casos que preferem às vezes os bens materiais a família... Noutros casos, usam a religião. Muitos dizem que a culpa foi do diabo. Fato que deixa de ser algo de "personalidade" para ser conduta de caráter. Pois querem impor as próprias opiniões e atitudes e confrontar tudo e todos para fazer valer as próprias ideias. É muito difícil encontrar alguém, orgulhoso ou não, que assuma todos os seus erros, por causa da existência de tantos "juízes" nesse mundo.


Um homem saiu a recrutar pessoas para realização de um trabalho importante na área da caridade e de evangelização no auxílio a pessoas carentes. Procurou os jovens. Muitos disseram que não tinham experiência nem vocação para o serviço. Senhores de meia idade alegaram compromissos inadiáveis. Alguns velhos discorreram sobre dificuldades de locomoção, raciocínio lento ou doenças que reclamavam repouso. Disse o homem: que farei? E teve uma ideia. Contratou músicos e postou-se na esquina de uma praça movimentada. Ao som de tamborins e pandeiros, reco-reco, cuícas e muita cantoria, não tardou enorme ajuntamento de pessoas de todas as idades. Era gostoso de ver: cantavam, pulavam frenéticos. Todos queriam mostrar a boa forma e brincar, de verdade, a mais valer, com o máximo empenho. Depois de algum tempo, dispensou os músicos e começaram a falar sobre assuntos cívicos, deveres para com a família, a pátria e a humanidade, coisas dessa grandeza. Como previra, notou que poucos ficaram ouvindo; muitos se foram. Continuou falando sobre moral e retidão do caráter, vigília religiosa e ensinos do Evangelho. Aí a situação piorou. E não demorou a perceber pequena plateia ao seu redor. Finalmente, conclamou a reduzida assembleia:

_ Agora, preciso de operários. De gente para trabalhar. Quem se habilita?

Ficaram cinco jovens, duas senhoras, um homem de meia-idade e dois velhos. Levantando as mãos para o Céu, o recrutador orou jubiloso:
_ Graças te dou, meu Pai por me teres concedido esta pequena multidão excelente!...
Um letrado, desses bem tolos que a tudo assistia, compadecido, aproximou-se dele e, colocando a mão sobre seu ombro, lhe disse:
_ Pobre homem perdeu uma multidão e ainda rende graças?! Havia mais de mil pessoas aqui...
_ "Ah, meu irmão!" disse o homem. “É porque tu não sabes”... Cada um dos que ficaram vale por mil dos que se foram!

O próprio Adão e também Eva, tiveram essa atitude. Quando Deus foi ao paraíso, como era de costume, os achou escondidos e cobertos. Observe a conversa que tiveram: E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?  Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. GÊNESIS 3:11-13.

A participação de satanás nos pecados dos homens está na arte de iludir, seduzir, tentar... Despertar o desejo na mente humana e depois disso, esperar que o homem: caia.

Nós, seres humanos "racionais", precisamos cultivar a boa-fé. Cair na conversa alheia é "ingenuidade". Se achar mais novo do que é, é "vaidade". Preferir os bens materiais acima de tudo é "materialismo".

Alguém com suficiente maturidade acerca de seus valores pessoais e bom senso sabe que a humildade de "espírito" não danifica o seu brio, ao contrário, só faz enriquecer a sua vida.

Falando nisso, a imaturidade de fato vem impedindo as pessoas de assumirem seus erros. Para elas, reconhecer um erro, é como aceitar uma agressão sem revidar... E essa falsa "aparência" de santidade tem sido o motivo de muitos não assumirem "seus próprios erros". Demonstrando assim, a falta de amor-próprio e com o próximo.

Para o ego de uma pessoa assim [orgulhosa], admitir o erro sinaliza derrota e vergonha, mas se esquece de que é errando que se aprende. O orgulho é o medo de se humilhar, portanto, inimigo da humildade.

 Sabemos que errar é fácil, e concertar o erro é difícil. Ignoramos que quando não se admite, se pesa na consciência...  

As pessoas que se acham donos da verdade ficam cegas; de difícil trato e que precisam da compaixão, pois considera mais fácil culpar o mundo, o diabo, o irmão do que enfrentar o fato que mesmo que alguém nos faça mal a decisão final permanece sendo nossa. Logo, isso nos torna únicos responsáveis por nossos próprios atos e sofrimento. Tal fato também exige uma vigilância constante, pois enfrentamos uma batalha diária contra o insucesso de nossas ações. E pelo fato de não assumir os erros e não saber ouvir, se é tipificado como "orgulhoso". De personalidade distorcida, desequilibrada e infantil.

É incômodo, é defesa. Talvez medo de crítica, por baixa autoestima ou por ter tido uma educação muito repressora. nesse caso, Erramos quando expomos os erros desta pessoa. Ao contrário, ela precisa perceber que pode ser ela mesma sem a cobrança ninguém de mostrar alguma coisa que não é. Se admitir os problemas e procurar ajuda terapêutica já é um bom começo. Mas insisto que a culpa é de quem dá ouvidos ao mal e aceita ser manipulado por ele. A responsabilidade não é transferível. Se fosse somente culpa do diabo não seríamos condenados à morte por pecar. Pelo contrário, Jesus precisou vir ao mundo sacrificar-se em nosso favor.

O orgulho é a pior coisa que existe na vida, pois as pessoas orgulhosas não assumem que são e sempre olha por cima desfazendo de seu semelhante com ar de superioridade. Se houvessem menos criticas, e se as pessoas prestassem mais atenção nos seus defeitos, ao invés de apontarem os dos outros, haveria mais humildade e autenticidade da fé. Se cada pessoa, cada amigo, assumisse seus próprios erros para que com inteligência tudo fosse resolvido, viveríamos melhor com uma pessoa ou parente podendo entender com facilidade o lado de cada pessoa. Tiago 4:3-6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purifiquem as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".

24/07/2013

“semearam ventos, colherão tempestade” (Oséias 8:7)


Busque o discernimento! Uma pessoa que é capaz de discernir entre o bem e o mal tem pelo menos uma das grandes marcas da maturidade espiritual. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal" (Hebreus 5:14). Não é só o pastor, ou o missionário ou ainda o cantor que é ungido, você também é. Todos nós que cremos em Jesus como nosso único e suficiente salvador, fomos ungidos com o Espírito Santo, temos a unção que vem de Deus. Portanto, como a Bíblia ensina em Efésios 4:14 - "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro", deixemos de ser crianças na fé, procurando fazer como disse o autor de Coríntios 13:11 "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Irmãos, quando andávamos no engano tínhamos as pregações como julgamento, interpretando mal a palavra de Deus por falta de conhecimento. Hoje, convertidos, continuamos ensinamos que não devemos julgar nada, nem ninguém, sob-risco de ser condenados por alguma maldição. O problema é que, também hoje vemos muitos obedecendo a algum tipo de ordem que não vem da Bíblia. Embora estejam baseados na bíblia, interpretam equivocadamente as palavras do próprio Senhor, mas vejamos o que está escrito pra eu não julgar também: “Não julgueis, e não será julgado”, Mateus 7:1.

A despeito disso, é necessário compreender que o texto fala claramente de hipocrisia religiosa e não de buscar entendimento espiritual para condenar alguém. Isso não nos cabe [condenar]. O próprio Paulo exortou a igreja a “Não desprezar as profecias, mas examinar tudo, abraçando o que é bom”. (I Tes. 5:20-21) e ainda, 1 Coríntios 14:29-31 “E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados.”

Certamente, foi por essa razão que Jesus nos advertiu, dizendo “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” – João 7:24. Ou seja, devemos julgar, contudo de forma reta, justa, inspirada e não de acordo com nossos preconceitos solidificados em anos de tradições contraditórias alheias a qualquer revelação, onde levantamos líderes e governantes que não foram aprovados por Deus; e levantamos bispos, apóstolos e pastores sem o Seu consentimento. E piora quando utilizamos a ideias para fabricar templos que serão usados para progredir.

Templos administrado ao nosso modo, realizando nossas convenções hipócritas, apertando as mãos e recebendo “tapinhas” nas costas e envolvidos em negociatas políticas e alianças ecumênicas. Prostrados diante dos ídolos da música e dos profetas que não falam da parte de Deus, que nós mesmos criamos. Essa passagem está bem descrita em Oseias 8:4 que diz de nossa independência de Deus, de nossas atitudes loucas, baseadas em conceitos autoritários, como se não tivéssemos que prestar contas a ninguém. Enfim, quem planta vento colherá uma temporal de aflições. As pessoas podem dizer muitas coisas acerca disso, mas o que importa é só uma: aquilo que a Palavra de Deus diz! Isto é o desejo de Deus expresso através da Sua Palavra:

Constituíram reis sem minha aprovação, e chefes sem meu conhecimento. Fizeram para si ídolos de sua prata e de seu ouro, para a sua própria perdição”. Oséias 8:4

Que Deus tenha misericórdia de todos nós! Que nos dê entendimento, pois julgamos ter nas Escrituras a vida eterna, mas é ela que testifica contra nós (João 5:39).

O Fim Da Família No brasil

23/07/2013

Mas por que me chamais vós: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo?

Pode uma pessoa ter muito conhecimento dos Evangelhos, de História das Religiões, de teorias teológicas, mas não tendo Jesus, seus conhecimentos repousam somente em seu intelecto, em sua cabeça. Precisa ser evangelizada. Ter Jesus no coração, independentemente de seu conhecimento, de sua sabedoria ou de sua inteligência. Hoje, os materialistas e ateus aperfeiçoam seus métodos de exploração do Homem, buscando a valorização do dinheiro e do consumo em detrimento de doutrinas erradas.

Como evangelizador é preciso levar Jesus ao coração dos outros, mas não de forma impertinente ou fanática, e sim, simples e sistemática, com amor e dedicação, exercendo-a o mais possível, isto é, fazer a evangelização de forma intensa e ininterrupta, para que a fonte, o alicerce da fé se apresente de forma viva, fascinante, bonita, de modo a fazer nascer, em quem nos ouve, a vontade de conhecer Jesus melhor!

A nossa missão evangelizadora foi imposta por Jesus quando, logo depois de ressuscitado, apareceu aos apóstolos e lhes disse (Marcos, XVI, 15 e 16): “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas. O que crer e for batizado, será salvo; porém, o que não crer, será condenado!” O próprio Jesus foi evangelizador, como se pode ver em muitas passagens dos Evangelhos, quando ele se apresentava como o Messias, Filho de Deus, o Cristo que, conforme prometido e profetizado pelos antigos, seria o Salvador da Humanidade, e fazia grandes fenômenos para comprovar Sua origem divina.

Evangelizar é fazer Jesus acontecer na vida dele, provocar esse encontro de tal forma que se torne um acontecimento marcante, modificando-lhe a vivência, pelo novo sentido que terão seus pensamentos, seus atos e suas reações, suas palavras e suas atitudes.

A nós, faz-se necessário apresenta-Lo de forma simples, emocionante, para que possam sentir a grandeza de Sua missão. Ouvindo Suas palavras, sentirá o imenso Amor de Jesus e, assim, quem sabe, passe a amá-lo também.

Quando aceitamos Jesus no íntimo de nosso coração, por tudo que nos foi revelado pelos Evangelhos e pela nossa vivência espiritual, passamos a viver de acordo com Ele. Entretanto, temos sido egoístas ao guardar Jesus só para nós mesmos.  Isso porque na fé atual somos envolvidos por um conjunto de conforto e materialismo que, na maioria dos casos, nos posiciona em uma situação de ignorância altamente prejudicial à nossa salvação. Principalmente quando ignoramos Deus, por não nos dedicarmos a entender nossa existência nem o porvir; ignoramos a nós mesmos, por não nos aprofundarmos no evangelho, de quem somos ou de onde viemos, o que devemos fazer e para onde vamos; ignoramos nosso próximo, por não sabermos respeitar aqueles que são colocados ao nosso lado; ignoramos os sentimentos e os valores.

Como solução para essa situação de ignorantes, temos o caminho que nos mostra a Nova Estrada: o Evangelho.

Paulo na sua I Carta aos Coríntios escreveu: “Porquanto, se prego o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois esta obrigação me é imposta. E ai de mim se não evangelizar! Pelo que, se o faço de boa vontade, terei o prêmio. E se por força, é porque o ofício de despenseiro me foi confiado. Qual é, portanto, a minha recompensa? Que pregando o Evangelho, anuncie gratuitamente o Evangelho, para não abusar do meu direito no Evangelho.” Portanto, Só poderemos evangelizar e levar Jesus ao coração de um irmão se tiver Jesus em nosso coração.

E temos que nos empenhar em levar Jesus aos nossos irmãos, não só no Templo, mas onde estivermos, dando o exemplo vivo da Sua presença por nossas palavras, ações e reações. Em contatos individuais, em grupos, em aulas e em reuniões, e estimulando a evangelização do lar.

Não somente falar, mas viver o Evangelho, amando a todos, fazendo o bem, praticando a caridade, sentindo-se feliz com a felicidade dos outros, fazendo com que aqueles que estejam perto de nós sintam a projeção de Jesus em nosso coração. Basta ter sensibilidade e amor!

 “Mas por que me chamais vós: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo? Todo o que vem a mim e ouve as minhas palavras e as põe em prática, eu vos mostrarei a quem é ele semelhante: é semelhante a um Homem que, para edificar sua casa, cavou profundamente e assentou os alicerces sobre a rocha; e quando veio a inundação, a torrente investiu impetuosamente contra aquela casa e não a pode mover, porque estava assentada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica, é semelhante a um Homem que edifica a sua casa sobre terra movediça, na qual bateu, com violência, a corrente do rio, e logo caiu, e grande foi à ruína daquela casa.”.

"Eu sou humano", ninguém é perfeito..

.
Pelo fato de cometer erros alguns acham que podem pegar uma carona à graça.

Gálatas 5:19-26. Obras da carne: 19 "Ora, as obras da carne são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e afins . como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Frutos do Espírito: "22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei e os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Vivendo e andando: "Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito sem nenhuma vaidade, não provocando um ao outro, não invejar o outro.". que o Senhor, pela graça que nos salva, nos reconcilie. Que possamos andar pelo Espírito como prova de nosso compromisso com Ele e com nosso Salvador Jesus Cristo, nosso Senhor, amém.


Caetan - MNA – Servo

21/07/2013

meu desabafo!

Nesses últimos dias venho refletindo no que tenho feito, por onde coloquei meus pés. Em que tenho ajudado em quem tenho confiado... Sei que estive em grandes centros urbanos de gente bem educada e me embrenhei em mata selvagem de gente sem educação... Lembrei-me das conduções que usei se a pé, de ônibus, de metrô, trem, de avião, de navio ou nos braços de alguém por onde andei meu Deus... Não me lembro do que comi, mas não foram coisas boas, saudáveis, mas necessárias... Muitas coisas jogadas na cara.

Algumas vezes me perdi, e reconheci, me achei, paguei micos, me ferrei... Chorei com as despedidas e derrotas. Conheci pessoas que me fizeram crescer como gente. Outros que me desdenharam, ignoraram. Pensei onde dormi se no chão, em rede, nos bancos de aeroportos e rodoviárias, nas calçadas e na casa de desconhecidos.

Aprendi a sorrir e cantar e chorar... Lembrei-me dos momentos de alegria e das roubadas que aconteceram por ter confiado em alguém... São as lembranças que tenho que hoje é engraçado outrora foi tão trágico e é ainda...

Vi muitas vezes tudo que tenho caber na minha inseparável mochila o qual não vivo sem, mas mesmo assim carrego a sensação que tudo que preciso é ter bons amigos pra me acompanhar, conversar...

Vi e vejo infelizmente, movimentos fora da visão de alcançar os menos evangelizados com a Palavra do Senhor. Como tudo está voltado para o próprio conforto, sucesso, riqueza e bem estar... Deixo a dica!

Vivo a realidade do pobre investimento na obra missionária...  são tantas aberrações doutrinarias que vem causando nas vidas do próximo um sopro da apatia, da indiferença, do comodismo, do egoísmo, da avareza e da incredulidade e idolatria. Bem, não pensava em ir tão longe, mas já que fui, gostaria que enviassem alguma coisa acerca de ajuda de base como: um lembre-se de mim pelo menos...

Sou olhado com críticas pelos crentes que não tem visão e por que não dizer, até boicotado em minhas opiniões; Sou sempre a pedrinha no sapato dos que acham que o único objetivo é enriquecer e construir o que não se deve;

Geralmente não me dão oportunidade para o uso da palavra (mesmo que seja eloquente) com receio de que eu fale a verdade (com certeza falarei); Percebo a indiferença deles (a minha também não sou diferente dos demais).

Recebo todas as pedradas de frente já que muitos gostariam de atirar na igreja e não pode contar tudo o que já sofreu durante a sua incompreensão da igreja.

Conheci Igrejas que empurram seus membros para o sono espiritual.  Observei as atitudes de Pregadores que nada tem a ver com a Palavra de Deus, sem nenhuma ideia dos desafios missionários, e cuidado missionário ao menos.

Essa razão de viver me foi dada por Deus o resto é detalhe. Pois alcancei famílias espalhadas por ai a fora... Ainda bem que a distância fortaleceu meus laços com minha família...  E os meus amigos, bem: Não sei dos meus amigos de juventude, meus companheiros de esporte...

Acabei de ver que as coisas que acontecem me faz acreditar que nem tudo são pra sempre. À distância é um exemplo.

Também sei que não sou perfeito e preciso sempre de ajuda principalmente de Deus a quem eu amo muito. Hoje moro em tanto lugar e sinto que tudo está longe, e meu sentimento pelas pessoas e delas por mim me faz sentir assim, sozinho, mesmo que elas estejam por perto. Vai entender!

Sou missionário e me alegro de ser. Nesta carta quero agradecer aos que acreditaram em mim, Devo ao apoio que tenho e tive em momentos cruciais em particular dos que oram. 

Saibam que para mim o campo missionário, gera uma expectativa diferente. Embora esteja acostumado a escrever cartas para pessoas que se comprometeram em me ajudar, já estou acostumado com esta emoção do “não” missionário.

Mesmo assim, continuo enviando petição não com histórias comovedoras, mais com o apelo de que tenham, ao menos, uma atitude digna de obedecer, com alegria financeira para com o próximo. Não tenho nenhum privilégio em conhecer outra nação, outra cultura, outros costumes, sendo privado de ser normal como os demais; sendo privado de elogios e de presentes em tantas ocasiões; sendo privado de uma roupa nova, ou um calçado novo, e de muitas outras coisas, porque, como muitos sabem, obra missionária é viver com escassez.

Enfim, fiz coisas legais como ver o sol sumir no horizonte, ou pensar que o mundo parou pra me ver mergulhar por longos 20’’ e só existia aquele momento. Por isso quero convidá-lo agora a se unir comigo para ajudar a mudar este quadro, na esperança de vermos o nome de Jesus ser conhecido, enaltecido, glorificado e adorado entre todos os povos, línguas, raças e tribos da terra.  “Aquele que me servir o Pai o honrará” – mesmo que haja desprezo do mundo sempre haverá os pequeninos que Deus coloca em nossa circunstância para ser alvo da Graça.

Gostaria de deixar claro que tenho consciência do meu chamado ministerial e certamente este é o motivo do desabafo, mas é normal que às vezes a gente tenha estes sentimentos. Né?


Portanto, clamo por misericórdia, sabedoria e Graça do Senhor para fazer a vontade do Mestre. Sei que essa história só está começando... Espero alcançar sempre um coração quebrantado, grato e isso me fará uma pessoa completa, e se isso terminar hoje, Já VALEU MUITO A PENA!

20/07/2013

Respeite o que Ele deu aos outros.

 Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. (Êxodo 33, 19)"

Irmãos,

O ser humano é um projeto de Deus. Mas devido o livre arbítrio e sua insegurança, ninguém segura os seus pensamentos, ninguém amarra suas emoções, ninguém o aprisiona. Mesmo os escravos do mundo são livres nas emoções, rompe tudo já que sua essência está nessa liberdade.

Devemos lembrar que não somos perfeitos. Em provérbio 6 16-19 Há seis coisas que o Senhor odeia sete coisas que ele detesta: “olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”. Contudo, não nos desanimemos. Basta crescer no amadurecimento em Cristo, Rm.12:1-2; Fp.4:13; Rm.6:11-13. À proporção que forem sendo transformados pelo Espírito Santo, os defeitos do seu temperamento serão anulados e suas qualidades aperfeiçoadas.

Vemos muitas situações difíceis criadas por desconhecimento de nossas próprias fraquezas e falta de um critério espiritual para tomar nova direção. Isso ocorre porque o homem carnal e o cristão imaturo se deixam dominar ou influenciar pelos aspectos negativos dos seus temperamentos [os quais inconscientemente controlam seu procedimento] e intenções.

Deus é de todas as raças tribos e nações. Portanto não está restrito a uma pessoa somente... Só faço se Deus confirmar comigo... Covardemente muitos agem assim.

Deixa de crescer na fé por esperar Deus falar com ele primeiro. E esquecem que ele fala com outros também. É claro que Ele tem várias formas de falar, de confirmar, mas não podemos limitar a sua voz com os outros, uma coisa eu posso te garantir, Ele sabe, vê e testifica e só há presença Dele quando se está sensível a Sua voz. Deus nos usa como somos. Não como a gente quer, mas do que precisamos ser... “Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé”. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. (Êxodo 33, 19)

É importante notar que Deus não muda o temperamento de ninguém, mas canaliza-os, controla-os com Seu Espírito, fazendo deles bênçãos: Paulo que era colérico teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: “estou falando Daquele Jesus que vocês crucificaram, e que não ficou no túmulo, mas ressuscitou dos mortos”; João o fleumático, tratava a todos com palavras doces como: “filhinhos... amados”. É isso que Ele quer fazer com você também, usá-lo.

Para tanto, é fundamental conhecer o nosso próprio temperamento para que possamos canalizar positivamente nossas atitudes. Todas as pessoas se enquadram em um ou mais temperamentos: Sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático. Devido essa diferença dos temperamentos, muitos tem tido reações e comportamentos diferentes perante alguma situação. Veja:

SANGUÍNEO

Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

MELANCÓLICO

Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.
Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, antissocial, crítico, vingativo, inflexível.

COLÉRICO.

Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, autossuficiente, insensível, astucioso.

FLEUMÁTICO

Qualidades – Calmo, tranquilo, cumpridor de deveres, eficiente, conservador, pratico, líder, diplomata, bem-humorado.
Defeitos – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.

Se você é sanguíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do reino de Deus.
Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus.
Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurreto.

Se você é Fleumático, use seu amor sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Queridos o nosso Deus nos fez como somos. Seja o que você for apenas canalize para Deus o seu temperamento não para ferir o próximo. Respeite o que Ele deu aos outros. Deus quer tão somente controlá-lo com Seu Espírito, de maneira tal que tudo em você seja para glória Dele.  Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir. Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me regozijarei no Senhor. Sejam extirpados da terra os pecadores, e não subsistam mais os ímpios. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Louvai ao Senhor. Salmo 114:33-36.

'

Desenho A Biblia o Livro Maravilhoso Dublado

14/07/2013

paciência meu caro...


Bom, como os tempos mudam, o clima muda, a educação das pessoas só piora, e as guerras continuam mesmo sendo santa, a natureza humana também continua muito impaciente. Mesmo sabendo que tudo tem o seu tempo certo, tem horas que fica difícil esperar não é mesmo?

Ter pressa em tudo é ignorar a paciência, que é um dos dons do Espírito. Se você anda vivendo um momento de ansiedade, não querendo muito esperar, tenha certeza de um fato: de nada adianta querer apressar as coisas. é muito difícil ter paciência pra esperar aquilo que julgamos ser o momento adequado para chegar às nossas vidas.

Sabemos que é difícil controlar a ansiedade, mas é fato que às vezes lutamos por algo e desistimos no momento em que Deus iria se mostrar presente à Seu Tempo. Como diz a palavra de Deus tudo tem seu tempo determinado e nada acontece sem que Ele tenha permitido não é verdade?

Aprendemos com o passar do tempo que saber esperar é umas das maiores virtudes, de fato isso é verdade, mas saber em quem esperar é divinamente melhor. Mas como tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto, muitas vezes nos precipitamos e causamos os atropelos do ritmo natural da vida, tipo aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade: tristeza, raiva, depressão... Mas alguém poderia dizer: Não creio que seja assim, tudo bem, mas sempre algo ruim ocorre quando nos obrigamos a ter resposta imediata.

"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão." (1 Timóteo 6:11). Portanto, é melhor confiar no julgamento de Deus. Ele sabe quando tudo deve acontecer. Esperar no Senhor com paciência é ter paz, pois Ele sabe o melhor momento para realizar nossos sonhos e sarar as nossas dores.

E quando aguardamos em Deus, conseguimos observar os sinais que geralmente acontecem ao nosso redor e chegam a nossa vida; são pequenas manifestações do cotidiano, que enviam sinais indicando o caminho certo. Confirmações bíblicas, pessoas, louvores.  Portanto, ore para que Deus acrescente juntamente com os outros dons a consciência do tempo certo, o tempo Dele que dá sabedoria e fé para esperar sem desfalecer! “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Romanos 12:12).


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1.  Temos aí um grande exemplo onde foi depositada em Deus a confiança de que uma porta, ainda maior, seria aberta. Deus é soberano. Se uma porta se fechou, existe uma razão para isso. É só confiar! A responsabilidade e a Autoridade é Dele! Se for Ele quem está no controle, a porta que vai se abrir é uma ainda maior! Não há vitória sem luta. Não há picos sem vales. Não podemos perseverar a não ser que haja provas em nossa vida. É só confiar em Jesus!

13/07/2013

porque Deus mudou o sacerdócio?


Porque sabia que muitos iriam dizer nos dias de hoje: que Jesus é o nosso Senhor, mas fariam sacrifícios e obras no mundo na prática da lei antiga escravizando os irmãos na fé: vivemos agora por graça e fé ou ainda pela lei de Moisés?

Quer discordem ou não de mim, aprendi que é a bondade do Senhor que dirige a nossa vida, o nosso ministério, também é pela graça de Deus, que somos o que somos. A mesma graça concedida a nós, que não será vã se antes procurarmos trabalhar com muito mais afinco na obra; todavia, não nós, mas Deus conosco.

Aí está a revelação simples da nossa missão: a graça de Deus que se fez carne, e se tornou o Rei de reis e Senhor de senhores. O Sumo Sacerdote da nossa confissão para nossa salvação...

Só que é preciso que cada um tenha sua experiência com Ele; que cada um entre na presença Dele e que a instrução sobre a nossa vida seja feito por Ele em nossos corações. Hb 3:1: Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus. Nós temos um novo sacerdote, que é Jesus. Hb 7:12: Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Mudou de Moises para Jesus.

Imagine se não mudasse a lei: sem a misericórdia de Deus o que seria de nós miseráveis que fazemos acepção de pessoas e jogamos bombas em inocentes? O que seria de nós cães miseráveis e gananciosos que nos achamos julgadores, teólogos, eleitos de Deus, mas que não passamos de sepulcros caiados? Teríamos sacerdotes mortos por todos os lados...

Embora, muitos cristãos conheçam a Jesus apenas pelo que ouviu dos outros, ainda estão cegos neste assunto de lei que escraviza. Que não é mais a lei tradicional judaica, mas a graça! Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Tem a vida eterna.

1 Co 2: 13: Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Portanto, assim a Bíblia nos ensina a conferir coisas espirituais com espirituais. Isto quer dizer o quê? 

Que está escrito: Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. HB 7:12.

No A.T. havia um sacerdócio destinado da tribo de Levi, onde Deus separava os sacerdotes. Eles tinham o governo espiritual. Quando o sacerdote entrava no Santuário, onde se encontrava uma arca, nesta arca, tinha a presença de Deus e onde os querubins tomavam conta. Era uma presença gloriosa de Deus.  O sacerdote levava o testemunho e o pedido de perdão de todo o povo que estava de fora. Entrava lá uma vez por ano. E quando tudo estava em paz lá dentro, o povo lá fora dizia: ele está sendo aceito por Deus, portanto, está intercedendo por nós. Ao contrário, se alguma coisa de mal ocorresse com o sacerdote, Deus o matava na hora... Esse era o sacerdócio levítico, porém no novo testamento, Paulo (Galatas 1.1), não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, fala que a lei provoca jactância. Rm 3:27 Onde, pois, a jactância... Jactar-se é gloriar-se de si mesmo, quer dizer, as obras da carne, a vaidade. Ef 2:9: não de obras, para que ninguém se glorie.

Enfim, havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos fala pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hebreus 1.1-2) 1 Co 1:30-31: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Senão, Jesus não teria o valor correto do Seu sacerdócio anularia a graça. Gl 2:21: Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Rm 8:1: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Cl 1:13.

Na era cristã, ninguém pode se quer afirmar que é sacerdote de Deus. Apesar de muitos os façam, essa gloria é do Senhor Jesus que foi chamado por Deus para este cargo. Veja a prova: Cristo não se glorificou a si mesmo, para fazer-se sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei (Hebreus 5.4-5) Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5.10).

Dediquem seu tempo para leitura bíblica, pois no dia do arrebatamento, esses que se exaltam, cobram ou negociam na presença de Deus, por terem feito algo como quem anda direitinho nessa vida, será humilhado. E atente no que diz a Palavra: Assim, também a língua, dos que se gabam de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Tg 3:5:





12/07/2013

Amor que não passa pelo próximo chega até Deus?



Irmãos,
Jesus disse: Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz; o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. (Mt 5.23-26).
É melhor evitar o mal, agradecendo a Deus por enviar a solução nas situações ruins do que ser falso consigo mesmo e agir com os outros mediocremente.
Temos que considerar os pensamentos de Jesus Cristo em todos os contextos, principalmente quando Ele usa com muita propriedade e equilíbrio as diferentes linhas de raciocínio dentro de uma determinada situação ou momento. Aprendi que o local mais difícil de evangelizar é o próprio coração, depois a nossa casa e, em seguida, o mundo.
Como ser humano ninguém é santo, e como tal, tem suas falhas. Principalmente se usam os lábios para transmitir seus sentimentos com palavras de rancor a alguém. Mas em hipótese alguma se deve desconsiderar a Providência Divina... Jesus deixa bem claro que "crime" é crime em qualquer circunstância, ofender as pessoas. O simples fato de chamarmos nosso semelhante de "burro ou louco", já estamos cometendo um crime. Infelizmente muitos subentendem e interpretam os pensamentos de Jesus Cristo como algo impune.
Só que perdoar é uma coisa, deixar as coisas impunes é outra... O orgulho e o rancor são as únicas hipóteses de justificativa para não perdoar – uma decisão que permite a justiça dos homens premiar os infratores pela falta de medo de punição e falhas eventuais. Já a Justiça de Deus chega a contento!
Veja o que o próprio Cristo disse sobre essa questão: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco será réu do fogo do inferno.   Isso a meu ver é justiça.
Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu irmão. Jesus disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14-15). Assim, Deus só nos perdoa se perdoarmos a quem nos ofende. Além disso, Ele deseja que tratemos uns aos outros da forma como Ele nos tratou, como diz Efésios 4.32: “Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.
Porque esse ressentimento [não perdoar] produz tanta escravidão?
Porque a falta de perdão escraviza a pessoa ofendida. A sua mente e ações estão sempre em função de quem a ofendeu, produzindo bloqueios espirituais.  Deste modo, perdoar nada mais é que enfrentar o orgulho, conflitar entre os valores morais e a vontade de fazer o bem acima dos próprios valores.
Pra perdoar, o que a pessoa deve fazer?
É fácil falar sobre o perdão.  Praticar é que é difícil, pois julgamos as outras pessoas pelas ações, pelas nossas próprias intenções.  Evite comentar com outras pessoas a respeito da sua mágoa ou ressentimento. Jesus disse que “Se teu irmão pecar contra ti, vai argui entre ti e ele só” (Mt 18.15). Nem tudo deve ser dito a todos, pois nem todos estão prontos para ouvir tudo.
Tanto o que pecou quanto o que ficou ofendido deve buscar a reconciliação. Jesus disse que “Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe” (Lc 17.3-4). Nós precisamos nos empenhar em mudar nossa mente e nos libertar do orgulho.  Há o exemplo de Jesus e Estevão que perdoaram antes que houvesse qualquer arrependimento por parte dos ofensores. O amor não mantém registro de erros (1 Coríntios 13:5). 
Quando você reluta em perdoar ou pedir perdão está negando a graça e estará assim, declarando ser justo, entretanto o perdão de Deus é pela graça e, ao fazer isso está dizendo que é perfeito e pode cobrar perfeição dos outros. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tira primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:3-5). Portanto, quem se declara “perfeito” sai da posição de pecador e já não necessita da graça de Deus, sendo assim, se condenou.
Enfim, reconhecendo, qualquer maldoso merece misericórdia. Nossos sentimentos são corrompidos pelo pecado. o nosso coração é “enganoso e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Portanto, mesmo que o Espírito Santo use nossa consciência para nos comunicar a vontade com Deus (Isaías 30:21), não podemos confiar “cegamente” naquilo que pensamos ou sentimos (Jeremias 17:5).

Deus perdoa os pecadores que reconhecem ser. Basta olhar pra si mesmo quando cometer falha... A falta de perdão é a base para se estabelecer fortalezas malignas na vida. A falta de perdão, inevitavelmente se manifestará em doenças físicas e mentais. Estas enfermidades podem ser um duro fardo em sua vida. Só que Deus não ata fardos pesados em ombros frágeis...  Confie mais em Deus e persista na oração. Em Romanos 12:12 Deus recomenda que sejamos perseverantes em Jesus Cristo.

fotos

tom caet