28/11/2013

Teomaníacos.




 “a arma do covarde é a ofensa”

Algumas vezes tentamos alterar a realidade, mergulhando em fantasias, fazendo de conta que está modificando o mundo, o nosso mundo. Isso gera um desligamento da realidade em nós, e começamos a deixar de percebê-la. Com isso, vamos perdendo o contato com a percepção da ordem e beleza divina, nos levando até a duvidar de Deus e de sua existência. Daí, começamos a lutar com a nossa mente, a própria realidade. E perdemos o foco. Instigamos a nossa vontade a não crer, duvidar, o que nos leva a um afastamento de Deus.
 Como o nosso amor, é um reflexo Dele, sem eles... Ofendemos, ofendemos e ofendemos...

Sei que para alguns o conhecimento seja ele qual for, é visto como grande perigo e ameaça. Para outros a falta de estudo, a falta da visão de um erro, a inveja, guia para as mais diversas maneiras de fuga inclusive a ofensa. Há quem a adota ou substitui a humildade pelo orgulho e acaba trocando a realidade por fantasias, e há os que têm a mania de achar que sabe mais que o outro inclusive sobre religião.  Nesse caso, quem acha que sabe tudo sobre religião pode sofrer de Teomania, uma psicopatologia relacionada com o fato de exagerar acerca de Deus, deixando de segui-lo e substituindo-o por si mesmo, suas próprias ideias, experiências...  

Teomania basicamente ocorre em decorrência do stress diário, que é um dos fatores que nos remete a reações patológicas tipo neuroses, surtos psicóticos e doenças orgânicas causadas pela perda da percepção da realidade (consciência). Há também a adoção diante do medo ou da raiva (ou de ambas), cuja defesa pessoal mais comum é a fé. Com pouca ou muita, ela é um dos motivos que tem levado muitos a se acharem deuses, ou seja, o “dono” da própria verdade.  

Esses se confrontados, não conseguem suportar, enxergar sua pequenez diante dos outros e da vida, daí substituem a realidade, por uma fantasia de grandiosidade pessoal para expor a sua importância, mesmo que não reconheça que não terá... Com isso patologicamente eles não aceitam o que é real e tomam como base o querer pessoal [egoísmo] e ignoram o social [coletivo]. E coletivamente - quando congregados - transformam as coisas ao redor de acordo com a sua visão e vontade. Por exemplo, usa Deus para mentir para si mesmo nas coisas que, diante da ambição, frustração, inveja, raiva, deveria reagir conscientemente.

O crente teomaníaco é incapaz de obedecer à hierarquia, pois considera uma diminuição da sua divindade se submeter à ordem dos outros. Não aceitam criticas, questionam, humilham... Ataca os irmãos com o seu mau acolhimento, com a intenção de oprimi-la toma medidas irresponsáveis que todos sabem que vão destruí-lo, no futuro, mas só ele é capaz de enxergar, devido à sua divindade. Quando reconhece, agride e foge. Acha que deve ser premiado, pois é digno de sua grandeza, do seu entendimento, e que foi chamado para grandes obras, e não para em uma missãozinha qualquer. Ainda rejeita a orientação desenvolvida por 2000 anos pelos profetas da humanidade, achando que são antigos atrasados e que ele sim, é que vai levar a igreja para novos patamares de modernidade. Tal desrespeito é tanto, que usa a bíblia para justificar a desonestidade. Mas “o que Deus não se importa, não se explica, portanto, não se justifica”.

E é verdade que as pessoas apresentam talentos para exercerem determinadas funções, mas ninguém está acima da humildade. Principalmente o que se autodenomina apóstolo, pastor, evangelista, etc. os que se acham capaz de realizar qualquer ato sem defeito acima do bem ou mal, para que o mundo possa reverenciá-lo, é um fator psíquico e tal pessoa precisa se curar... Ninguém tem a capacidade de ser Deus, infelizmente muitos insistem em alimentar essa ideia de endeusamento com o que quer sentir, ter, abandonando o Deus real pela sua capacidade, entendimento próprio, sendo assim recompensado pelas sensações corporais provocadas pela excitação e delírio. Chegando a um estágio em que realmente acredita que é santo, justo, perfeito.

E assim, percebemos que todos nós, sem exceção somos extremamente teomaníacos. Achamo-nos inteligentes, espertos, capazes de levar o mundo para uma grande evolução. E isso, acreditem, é fruto da ambição. Se você for um desses que acha que ama Deus perdidamente, a ponto de querer como ele, saiba que está na hora de começar a desconfiar de si mesmo. Porque é sábio quem foge do poder, medo, como a de raiva, ódio, atitudes que qualquer pessoa pode e deve ter, mas, para adotar a verdadeira consciência que é a humildade devemos acatar a verdade [bíblica] sem reagir, discutir, apenas esperar o testificar de Deus para daí se beneficiar espiritualmente e psicologicamente, assim poupará seu físico de doenças desnecessárias, de opiniões contrarias e de corruptos de entendimento,  prolongando assim a sua vida, vivendo melhor até a volta do Salvador.

Se você não é assim, saiba que muita coisa ainda deve acontecer em sua vida para você aprender. Para tanto comece deixando a atitude de prepotência e substitua pela busca de humildade. Depois adote essas atitudes para evitar o orgulho diante da vida: a reciprocidade, a compaixão, o voluntariado.


“A realidade não nos satisfaz como queríamos e podemos fazer bem melhor a alguém como se fizéssemos a nós mesmos”.

27/11/2013

TEI: Transtorno explosivo intermitente

O que é TEI - Transtorno Explosivo Intermitente?

Resposta: Dificuldade em resistir a impulsos agressivos. A agressividade é expressa de forma totalmente desproporcional a qualquer provocação ou evento estressor. São conhecidos como pessoas de pavio curto ou explosivas.

Qual é a causa do TEI?
Resposta: O TEI sugere que a presença de fatores psíquicos, sociais e ambientais são revelevantes para o seu surgimento.

É comum histórias com relatos de violência doméstica, onde a criança foi vítima de pais agressivos, alcoólatras ou ainda vítima de abandono. Dessa forma podemos dizer que esse transtorno é causado por vários fatores.

O TEI é hereditário?

Resposta: É possível encontrarmos outros membros da família com o mesmo problema ou outros problemas psiquiátricos de mesma ordem.

Com que idade esse transtorno aparece?

Resposta: O TEI pode surgir no final da infância, durante a adolescência ou ainda na fase adulta.

Quais são os sentimentos dos portadores?

Resposta: O portador de TEI sente culpa, vergonha e arrependimento após seus atos.

Quais são os prejuízos na vida dos portadores?

Resposta: Isolamento social, evitam lugares onde possam perder o controle como: festas, ambiente de trabalho, escolas, faculdades, etc.

Devido a brigas podem apresentar problemas junto à Justiça (prisões), ação judicial e internações em hospitais.

Podem perder emprego e ou deixar de estudar.

Com tantos prejuízos podem desenvolver um quadro depressivo importante e procurar refúgio nas drogas e no álcool.

Como podemos identificar uma pessoa portadora de TEI?
Resposta: Esse diagnóstico só pode ser realizado por um médico psiquiatra. Mas é possível que no ambiente familiar, as pessoas possam suspeitar que algo não vai bem devido aos comportamentos agressivos.

Existe tratamento para esse tipo de transtorno?

Resposta: Sim é possível controlar o impulso agressivo, através do uso de medicação e tratamento psicológico. É fundamental que o individuo amplie seu tempo interno e possa avaliar melhor as situações para escolher uma melhor atitude.
Onde procurar ajuda?

Resposta:  procurar psicólogos e psiquiatras especializados no transtorno.

17/11/2013

O que somos em secreto com DEUS, deveríamos ser diante das pessoas.


Gente,

A direção espiritual é sem dúvida um meio eficiente e personalizado para formação da consciência, afim de que estejamos sempre bem orientados para o bem. Deus tem nos falado através da consciência [a voz interior que se manifesta no homem em ação de bondade ou malícia]; sobre o juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que pensa ter feito, está fazendo ou fará.  E é a consciência que ressoa e avisa se fizemos algo mal que Deus reprova ou se fez o bem que Ele aprova.

Às vezes as coisas são contrárias, e nós não conseguirmos ver resultados imediatos, daí ficamos frustrados e inseguros. E nesse caso, ultimamente não temos evitado a exposição ao agir contra o que Deus deseja, ou seja, vivemos dando opiniões, criticando e questionando a missão terrena dos outros, arriscando-nos assim a pecar conscientemente.

Quando a nossa consciência se apoia na justiça ou verdade moral, não temos dificuldade alguma de compreender o que deve ser feito. Basta procurarmos fugir das “certezas” que se fundamenta em certos pensamentos teológicos cheios de erros, e erro não é invencível. Portanto, vencendo-o, mudamos de conduta.

Hoje vivemos uma realidade cristã cujo progresso e sucesso é por causa de derrota, fracasso ou insegurança do outro, mas como podemos permanecer inseguros na fé se Deus está nos abençoando e nos beneficiando em todo o momento?

Observando essa contradição, aprendo aqui que a nossa transparência e sinceridade são elementos fundamentais para um relacionamento verdadeiro e duradouro com o Criador, e a nossa consciência é o meio mais secreto pra ficar a sós com Ele... Digo isso porque quando estou sozinho, reflito no que sou, no que tenho, sejam elas coisas boas ou ruins... E procuro praticar. E não é só por isso que Deus tem sido maravilhoso comigo. Ele sempre me surpreende com Sua graça. E com você creio que Ele não busca ouvir belas palavras, pois compreende a linguagem do nosso coração.  “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11.

Sabemos que as vidas de muitos estão repetitivas, estagnadas nas maldades imorais e pessimistas, cheias de aventuras amargas e duras crueldades tecnológicas [invenções] onde se fala de paz com arma na mão. De fidelidade com traição, e com inveja matando o sentimento do próximo...

Também sabemos, que certamente a história não esta a deriva, Deus está sentado no trono. Com as rédeas nas mãos, e nossa vida está em Suas mãos. Seu juízo não será corrompido pela nossa compreensão. E se reconhecermos que a nossa intelectualidade, religião, a nossa fé e o nosso jeito de pensar e agir não nos tem levado a lugar algum, precisamos correr pro lugar mais secreto que temos na vida: a nossa consciência. Orando ao Senhor em secreto você poderá refletir, se orientar devidamente no uso da liberdade. “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. v-6 Mas tu, quando orares, entre no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto te recompensará publicamente.” Mateus 6:5-6.
Em relação com a concordância por parte da consciência há:

Em primeiro lugar a consciência certa, que é aquela que nos faz discernir a moralidade de alguns atos, e nos mostra a segurança de que é, e de como esta consciência nos direciona; é uma aceitação fundamentada [discernimento].  

Em segundo lugar há a consciência duvidosa. Que é aquela que conhece o juízo moral, mas é covarde porque age de outra maneira – sem aceitação firme, inclusive deixando o juízo moral em suspenso em corrupção, interesses pessoais, desonestidade...

Enfim, a nossa principal vocação é cumprir a vontade de Deus, que nos é indicada pela consciência diariamente através da realidade e cumprimento bíblicos; embora em dado momento nem sempre conhecêssemos qual é a vontade de Deus, ainda podemos expressar através dos nossos atos e a obrigação – que o ser humano tem de formar sua consciência para saber qual é a vontade de Deus, à qual deve ajustar-se o comportamento moral e, no caso dos cristãos, a condição de filhos adotivos e discípulos de Jesus Cristo, usar a consciência que  nos foi dada para conhecer a norma [Evangelho] e cumpri-la, para garantir a liberdade e não para fazer o mal ou agir precipitadamente sem pensar com serenidade acerca da determinação que se vai tomar, para que o juízo da consciência seja reto e verdadeiro, e além disso, ser seguro naquilo que quer dizer, certo, como pede uma boa consciência que transmite a lei de Deus. Para tanto, ajuda muito fazer cada dia um breve exame de consciência, vendo como temos agido durante a jornada. E se você não concordar com nada disso, digo que nunca se pode fazer o mal para obter um bem. Lembre-se: o que fez e o que deixou de fazer, e o que fará por Cristo?

Pense sempre se está agindo com consciência certa, e que seja honesta ou verdadeira, pois todos nós um dia daremos conta...




16/11/2013

Epa, péra aí! Será que essa pessoa tem razão?



Estamos o tempo todo pensando de certo jeito e quase nunca vemos o outro lado da moeda. A Constituição diz que somos livres para manifestar nosso pensamento, mas é só apresentarmos um ponto de vista diferente que logo alguém grita: eu não concordo com você ou com isso... Mas até onde vai o limite de nossa discordância? Será que podemos ter o direito de escolher ser intrometido?

Engraçado como certas pessoas querem que as respeitem, mas não respeitam a ideia dos outros. Vivem discordando de algo que as pessoas dizem, uns por ignorância outros por pura intromissão.

Estamos tão acomodados a esse sistema social paranoico - onde tudo o que se diz pode ser retrucado e pode se usado contra você - que nem percebemos que estamos numa "via oposta" a liberdade de expressão. Será que discordamos pelo fato de não entender o limite dessa liberdade ou é apelação pra violência moral onde não queremos ficar por baixo?

Digo que devo perceber se em mim tal atitude vem interferindo e causando mal pra outras pessoas... Por Exemplo: Você tem o direto de discordar disso também, mas no momento em que fala que discorda sem ser solicitado para tal, você acaba declarando que não conhece a pessoa que convive e os seus motivos que a levaram a pensar diferente de você. Assim evite dizer não concordo, apenas espere o momento pra afirmar o seu ponto de vista, pois quem discorda aleatoriamente faz o outro crescer na sua convicção. Ou seja, dialogar com uma pessoa de opinião diferente da nossa nos faz crescer, porém, dialogar com quem concorda com tudo o que dizemos é mesmo que falar sozinho. Portanto, pare um pouco para analisar a última frase. Espere, ouça, pense mais um pouco! Senão nos tornamos reféns dos nossos próprios pensamentos.

Também analise cada tarefa, cada conversa que pratica com seus amigos. Não é porque estamos pensando na vida ou caminhando por ela que podemos decidir opinar em tudo ou mudar de opinião simplesmente por nada. Podemos sim acrescentar uma nova direção ou mudar uma situação, basta reconhecer que não sabemos tudo ou quase nada. Porque a nossa mente nos engana todo o tempo. Embora Paulo tenha retrucado Pedro [Gal. 14-16] publicamente, parece que ele agiu de tal modo porque estava profundamente preocupado exatamente com o princípio que Pedro parecia ignorar. Mas, quem é Pedro? Quem é Paulo? O que somos nós?

Não há nada melhor na vida do que aprender e não há nada melhor do ficar aberto pra entender que não sabemos nada. Se é que sabemos, então estamos à luz da ignorância nesse ponto, então estamos na mais miserável escuridão. Quem sou eu para considerar impuro um compa­nheiro crente justificado porque ele tem ponto de vista diferente? Temos de ouvi-lo no­vamente mas com os ouvidos espirituais. Pois a voz que veio do céu disse o que Deus purificou não conside­res comum (At 10:15).





10/11/2013

Onde é o seu canto de chorar? Onde você se refugia?

Salmo 91.1-2

Quero falar a alguns que são crentes porque aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador, mas vivem buscando refúgio em lugares perigosos.  JESUS disse que aqueles que andam conforme manda a palavra de Deus em santidade, obediência, no caminho da verdade, colocando-o em primeiro lugar, pode passar por qualquer luta, porque Ele vai tirar de todas elas e a cada luta terá uma vitória.

Quando as dificuldades chegam ou aos sentirmos cansados e desanimados, de fato nós buscamos refúgios.  A palavra de Deus é para tomarmos posse do que Deus tem pra nossa vida, "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo....." Só que ao depararmos os nossos atos em relação aos dos outros, só enxergamos os erros e defeitos deles e deixamos de reconhecer os próprios.

Atrás de certa desculpa quase sempre se esconde certa mentira. Sejamos sinceros e evitemos empregar com imprudência a nossa certeza, isso é franqueza, que, muito embora achemos que seja uma bela virtude, deve ser usada com muita ponderação, a fim de não se tornar mais prejudicial do que benéfica. Quando erramos, adquirimos aprendizado, quando corrigimos um erro, adquirimos conhecimento, e, quando ajudamos alguém a corrigir um erro, demonstramos ter adquirido sabedoria.

Todos em algum momento da infância gostavam de se esconder e queriam estar sozinho em dado momento, sem que ninguém os encontrasse. Principalmente quando a vida se torna dura, difícil, daí nós buscamos um lugar onde possamos ficar escondidos ou refugiados emocionalmente. O triste, é que geralmente buscamos refúgios que não são seguros. Podemos cair no engano de nos refugiar em lugares falsos, perigosos [passado, por exemplo,]...

Um vendedor telefonou para certa residência, e uma pequena voz atendeu ao telefone.
"Bom dia!", disse o vendedor; "Como você se chama?" E, sussurrando, a voz respondeu: "Jaminto". "Quantos anos você tem, Jaminto?" "Tenho quatro", respondeu. "Muito bem, sua mamãe está?" "Sim, mas está ocupada". "Bom, e seu papai?" "Está, mas também está ocupado". "E quem mais se encontra em casa, Jaminto?" "A polícia". "Eu posso falar com algum deles?" "Estão ocupados". "Há algum outro adulto em casa, Jaminto?" "Sim, os bombeiros." "Posso falar com um bombeiro, por favor?" "Todos estão ocupados". " Jaminto, há tanta gente em sua casa, e não posso falar com nenhum deles! O que todo mundo está fazendo aí?" Jaminto sussurrou: "Estão me procurando". É que Jaminto estava escondido.

Só que muitos de nós não cabemos mais nesses esconderijos sentimentais, mas isso não significa que paramos de buscar onde nos refugiar. A solução está, em buscarmos o único lugar seguro, onde podemos nos refugiar quando estamos tristes. Sl 91.1-2: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”“. O que temos que entender é que algumas necessidades são más, e outras não; mas todas são más quando chegam a ser o nosso refúgio e fortaleza, ocupando o lugar de Deus em nossas vidas. Essa necessidade e mau pensamento, trás o a fanatismo e Por um momento, nos sentimos aliviados. Só que infelizmente, o alívio não dura. Quase de imediato, vem o sentimento de culpa e de pesar... Nesse momento, decidimos que não vamos tornar a fazer aquilo... mas apesar de nossas intenções, chega o momento da necessidade outra vez, e repetimos aquilo. É um ciclo: corremos para o nosso refúgio de novo. Nós temos que aprender a romper com esse ciclo e deixar fora os nossos falsos refúgios. Se vamos encontrar o verdadeiro refúgio, temos que nos dar conta de que OS FALSOS REFÚGIOS SÓ TRAZEM DESILUSÃO. O profeta Jeremias nos dá a entender isto (Jr 2.13), ele diz: O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água. Quando temos sede, um copo de água gelada é a coisa mais deliciosa que existe no mundo... Não há refrigerante ou suco...  Assim são as falsas fontes: não suprem segurança e satisfação, pelo contrário, só trazem ilusão.

Não se refugie em qualquer fonte! Por que em vez de trazer uma satisfação duradoura e real, essas fontes só nos deixam com as mãos vazias, com sonhos partidos e a vida destruída. Por isso, temos que nos dar conta também de que: O VERDADEIRO REFÚGIO É GARANTIDO A QUEM O BUSCA: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". Esse refúgio é demonstrado no Sl 91.4: a galinha ajunta os pintinhos debaixo de suas asas! Só quando começamos a nos refugiar em Deus, em vez dos falsos refúgios, é que podemos começar a entender o que diz a Bíblia em outra parte: "Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração" (Sl 37.4)  Faça do Senhor o seu refúgio!


Você vai encontrar nele a verdadeira vida. Jesus mesmo disse (Jo 4.14): "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". Assim se dá todos; nossa alma tem sede profunda, que só Deus sacia.  Quando você sente o vazio da alma, a que fonte você recorre?

05/11/2013

Aos amigos do facebook:



Que saudades eu estou de vocês!

Há um tempo não conversamos né? Eu me afastei por um tempo porque via você colocando tantas amizades no meu lugar e se quer falava de mim, ou me apresentava... Lembro-me dos nossos momentos em que não tínhamos tanta vergonha... Varias noites ficava aguardando a sua ligação, mas agora, sim agora está sem tempo... Sempre fomos tão amigos. Tá andando tão ocupado assim?
Você gostava quando eu sussurrava, e você ouvia e chorava e eu te consolava. Foram tantas conversas tolas e outras sérias que ia noite afora... Que saudades desse momento!  

Estou sentindo falta de falar contigo acerca do seu cotidiano, dos seus segredos... Mas percebo que minha opinião não te importa ultimamente. Tudo bem!

Mas saiba que estou preocupado quando vejo você no computador, no trabalho, enfim, valorizando alguns estranhos como se fossem mais importantes do que eu, chamando-os de amigo. Faz tanto tempo que não ouço você me chamar assim: meu amigo! Que saudade eu tenho de você...

Por isso Escrevi esse texto. porque eu precisava conversar contigo. E sabia que te encontraria no facebook. Pois, gostaria de entender o porquê de você escrever e dar opiniões contrárias. Se meter na vida alheia. Nunca te imaginei agindo assim, como se a sua razão e teus entendimentos pessoais fosse único e verdadeiro.

Sinceramente, esse é um dos motivos que nos afastou: a sua autossuficiência. Pra ver se você sentiria a minha falta, se lembrasse de mim, te digo que esta na hora de encontrar. Não suporto te ver assim cheio de soberba, sem memória e tão crítica e tão sozinha... Não acha que está na hora de voltarmos a nos ver e deixar de viver nessa indiferença?

Vamos reatar nossa amizade, chorar e retornar ao primeiro amor, o nosso amor?


O tempo na terra é muito curto e precisamos todos os dias recomeçar, relembrar, reconhecer... E não é só por conhecimento apenas, e sim em compartilhar o perdão, a tolerância, mas na minha presença, em Espirito que nos une apesar da distância. E se decidir voltar, não permita a opinião de terceiros, a resposta depende só de você. Se quiser pode curtir, se curtiu, compartilhe! Do seu amigo de verdade J...
Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.
2 Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.
               Leia o capítulo completo: Salmos 116

03/11/2013

E tú que foi chamado, quer ser escolhido?


No Evangelho de Mateus 22-14, Jesus disse aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus que muitos seriam chamados, mas poucos, escolhidos.  Também está escrito no evangelho de Mateus 7.21, que: Nem todo que diz Senhor, Senhor, herdará o Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está no Céu.

Sabemos que cada um dará contas a Deus de seus atos, e a Palavra tem nos alertado sobre o que cada um em auto interpretação, quer achar conveniente. Também sabemos que Deus é quem fará o juízo final,... De certo que o conhecimento da verdade nos dá a confiança de que para estarmos entre os poucos escolhidos não precisamos ser membro de uma congregação religiosa ou cumprir os rituais com doutrinas bíblicas isoladas cheias de ideias humanas.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2 . Portanto, ser escolhido é alguém, cuja mensagem da cruz entrou em seu coração e gerou a conversão diária em arrependimento, transformando-o em uma nova criatura, fator que o impedira de comer as lentilhas oferecidas pela emoção, enganação...

É inevitável que todos tenham o “chamado” [para a salvação], e depende exclusivamente de cada um fazer a sua parte para ser “escolhido” [atuar na obra], para tal basta fazermos a vontade de Deus, para sermos bem-aventurados e decididos a querer herdar a vida eterna discernindo espiritualmente acerca da doutrina cristã que tem aprendido.

"tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" I tm 4.16

A doutrina que temos que nos firmar é a Palavra de Deus discernindo no Espirito, sem teologia e regras gramaticais complexas. Cheias de racionalidade humana, doutrinadas no medo e no desejo material de certas Igrejas carnais que estão em desacordo com a Palavra de Deus, e com certeza só a ajuda do Espírito Santo para guiar-nos a Doutrina de Jesus Cristo. 

A igreja não garante que todas as pessoas são verdadeiramente convertidas. A prova é que muitos apenas vivem dentro de uma cultura religiosa baseado em versículos isolados, cheios de elementos cristãos internos e não demonstram mudança externa na vida real.  

Nenhuma cultura cristã pode mudar uma vida inteira e nem conceder a salvação, pois só Jesus promete para seus seguidores tal transformação.

Essas doutrinas criadas, presentes na maioria das igrejas não são exatamente cristã, muitas vem provocando dano à mensagem bíblica, cujos conceitos, termos e referências para alguns se tornou motivos de chacota ou base para estórias usadas em obras de ficção. E isso não serve para evangelizar ou engrandecer o nosso Salvador...  Só o conhecimento da verdade nos dá a certeza. Falo de Cristo.

Se nós temos esse indicativo do caminho da verdade que conduz a vida eterna cabe a nós:

Em primeiro lugar ouvir a voz do Senhor Jesus quanto ao chamado, fazer a vontade do Deus. No livro de Apocalipse 3.20, Ele disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.

Em segundo lugar se temos Ele em nós, devemos crer verdadeiramente como único Salvador e Senhor. Porque o Espírito Santo é o único que trabalha no íntimo na alma humana.

Em terceiro lugar aceitar que para herdarmos a vida eterna é indispensável entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida eterna...

Em quarto lugar devemos renunciar as obras da carne as quais são: Prostituição, impureza, lasciva, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (contenda, rivalidade, disputa), ciúmes, vaidades, iras, discórdias, facções, inveja, bebedices, glutonarias, mentiras, vícios e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais o Senhor antecipa que não herdarão o Reino de Deus.

Em quinto lugar devemos fazer a vontade do Pai, que é viver em santidade e participar do fruto do Espírito que é: Amor, paz, alegria, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contras estas coisas não há lei e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões infames e cobiças pelo pecado.

Portanto, na palavra de Deus, não há como formular cálculo de porcentagem entre os escolhidos e os chamados, entretanto há alguns exemplos clássicos no Antigo Testamento, que servem de parâmetro para avaliação e meditação. Basta observar que em Gênesis 6 e 7, por ocasião do dilúvio, o Senhor Deus disse a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. E de toda a população da terra, apenas oito pessoas foram poupadas, porque eram justas. E tú  que foi chamado, quer ser escolhido?

fotos

tom caet