31/08/2014

salve-se puder!

Certa vez um Inflamado evangelista terminou a descrição do inferno e começou a descrever a do céu. Ele entrou em muitos detalhes sobre as ruas de ouro com fileiras de mansões dos santos aguardando “do outro lado”. Ele parou para dar um efeito dramático e gritou: “Quantos de vocês aqui querem ir para o céu?” várias mãos foram levantadas, exceto a mão de um garoto no banco da frente. Você não quer ir para o céu também, filho? Perguntou o pregador. O menino respondeu: Claro que quero, mas pensei que vocês iam agora mesmo.

 Deus não desperdiça palavras; quando Ele adverte, é porque o perigo é real.

Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus, seremos salvos, exatamente como eles.  (Atos 15: 11), entretanto, os que não produzirem frutos (isto é, não servem fielmente) serão cortados e queimados. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. . . Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam (João 15:1-2, 6).

Essa passagem acerca da possibilidade de uma pessoa cair e de perder a sua salvação é bem clara, porém aos que pecam voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade. "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10:38). Portanto, o texto remete a ação de não ser um falso crente (apóstata) que apenas professa a fé em Cristo, pois os verdadeiros são localizados na frase: "nós não somos dos que retrocedem para a perdição" somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:39).

Perderemos a salvação quando não atentarmos às advertências bíblicas de evitar a tentação, resistir ao diabo ou vigiar para o retorno do Senhor. "Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio tivemos" (Hebreus 3:14).

Quem quer ser salvo, em primeiro lugar, precisa crer e obedecer a Jesus e no Seu Evangelho todo o tempo, e em seguida deve manter-se num estado de salvação, ou seja, precisa continuar a crer e a obedecer mais ainda, pois aquele que volta para trás estará perdido (Hebreus 10:26-31). "Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltarem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado" (2 Pedro 2:20-21). Mateus 7: 21-23.  Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus.
Haverá quem discorde... Porque muitos se utilizam de versículos soltos e textos do Velho Testamento para justificarem doutrinas e obrigações e até seu ponto de vista. Com todo respeito, mas nessa parte, temos que usar a lógica no Espirito. 1 Coríntios 2.14: ”Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Tampouco podeis vós fazer o bem acostumados que estais a fazer o mal. Jeremias 13.23.

Uma definição mais justa e de fácil compreensão acerca da salvação deveria ser aplicada a todo aquele que crê e obedece ao evangelho. Contudo, sempre surgem várias vertentes cristãs e pensadores, onde uns discordam dos outros, o que impossibilita qualquer conclusão.

Alguns ou muitos, necessariamente, não estão sendo nem um pouco “evangélicos” e sim bíblicos. O Bíblico quer ser superior aos demais. Não tem com saber que todos que se dizem defensores ou seguidores do evangelho conseguem vive-lo ou aceita-lo de forma integral. Mas podemos usar o bom senso pra rejeitar qualquer distorção bíblica por parte deles.
A presunção ainda é pecado. E a Bíblia diz: “Perseverai até o fim.” Pra que perseverar, já que estamos salvo?

Ao contrário do que alguns ensinam, não basta só levantar o dedo e “aceitar” Jesus por acaso. a porta é estreita, Ele disse. Fizeram-se sábios aos seus próprios olhos: “Cegos guiando cegos”. Paulo também adverte: não extingais o Espírito, I Ts 5:19. Isto porque muitos crentes anulam toda ação do Espírito Santo na sua vida.

Portanto, é possível perder a alegria da salvação Sl 51:12. Por isso, o apóstolo adverte para que os filipenses não se espantassem. De igual modo, não devemos temer os que torcem a sã doutrina. Guardemos a fé e falemos com verdade e mansidão aos que resistem a Palavra de Deus (1 Pe 3.15) “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. Bom é estar alegre perante o Senhor na sua vinda. A exortação da bíblia é para o crente vigiar e não dormir I Ts 5:6, assim ele viverá com Cristo, I Ts 5:10.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (fé). Apocalipse 3:11



30/08/2014

Sábio, tolo ou malvado?





  1. O Crente Sábio
Quase sempre somos pegos questionando tudo e nos metendo onde não devemos, ou discutindo toda e qualquer questão a todo tempo. Queremos contestar, meter o bedelho, relembrar coisas passadas, corrigir, fofocar... Somos atrevidos, insolentes, críticos, negativos, grosseiros e rudes. Gerando desentendimentos e brigas assim, somos tolos e merecemos ser repreendidos severamente. Nesse caso, Identificar os nossos erros, nos fará ser uma pessoa mais equilibrada, consciente nos atos, juízo e com certeza mais temente a Deus.  Certamente isso tornará nossos dias melhores e eficazes, tornando nossa missão possível e realizável. 

“Mais fundo entra a repreensão no prudente (sábio) do que cem açoites no insensato” Provérbios 17:10.

Convivemos com muitos crentes há anos e estamos sempre conversando sobre as mesmas coisas do reino, mas quase nada produzimos pra ele. E não importa o tempo que tenhamos de conversão pra ver que poucos vêm conseguindo identificar o sábio, o tolo e o malvado dentro de si.  

que quase sempre somos pegos em discussões desnecessárias, como você reagiria se alguém o repreendesse nesse momento e dissesse o que você precisaria ouvir de forma justa?  

Sabemos que para uma pessoa sábia não existe a posição de “sabe tudo”, e notadamente ela está sempre aberta para aprender mais... Também sabemos que os sábios são confiáveis, bons conselheiros, de boa amizade e influencia os outros, mas poucos têm buscado ter ou ser um amigo sábio. Devido a sua atenção ajuizada, prudente - sabe ouvir e a repreensão não fica triste, pelo contrário, ele tira proveito... Repreende o sábio e ele te amará. Provérbios 9: 8 - como mais uma instrução de vida. “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda.” Provérbios 9:9. 

Quem for sábio como está na Bíblia certamente ficará feliz e se sentirá uma pessoa melhor, pois ser uma pessoa sábia é ser uma pessoa cheia de qualidades. E quem busca estar na companhia de um sábio, fala menos e escuta mais. “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal...” Provérbios 14:16.

E você se acha sábio ou insensato? Quem são suas amizades? O que anda falando por aí?

Diz a bíblia em Provérbios 18:6 diz que os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca. E  “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” Provérbios 13:20 – 

Paulo ordenou os santos a sempre falarem com graça (Cl 4:6; Ef 4:29). Se for necessária alguma correção afiada ou debate, deve ser feita com moderação. Uma grande discussão e debates não são corretos (ITm 5:3-5; Tt 3:9). Os santos não se envolvem em estendidas trocas tempestuosas de qualquer natureza! 

Uma resposta branda afasta a ira e acaba a briga (Pv 15:1). Homens sábios conhecem este tipo de discrição, mas os tolos nunca a aprendem, ou aprendem? 

  1. O Crente Tolo
“Não fales aos ouvidos do insensato (tolo), porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.” Provérbios 23:9. Tolo- você conhece alguém assim?

Tolo é alguém que se acha sábio, mas quando repreendido procura uma desculpa pra fugir suas responsabilidades.  Está sempre pondo a culpa em alguém. e ultimamente identificar e corrigir ele são uma das formas mais sábia de se viver a vida cristã. Porque ao contrário do sábio, o tolo não gosta de ser repreendido com a verdade e fica triste com isso e até deixa sua amizade, revelando sua insensatez.
Enquanto não reconhecer que é tolo, não há esperança para ele. Eis a razão de: “Ao insensato (tolo) responde segundo a sua estultícia (tolice), para que não seja ele sábio.” Provérbios 26:5. Por isso trate o tolo como tolo e uma vez corrigido, não gaste mais palavras com ele (Pv 26:4-5). Deixe que eles cavem os seus próprios buracos (Mt 7:6; 15:12-14).

Com certeza o tolo é uma pessoa orgulhosa e prepotente e ser amigo dele é perder tempo e quem anda com tolo...

A bíblia diz que não devemos tentar fazer de um tolo, um sábio: “Ao insensato não convém à palavra excelente.” Provérbios 17:7. Também pede pra que Nunca discuta com ele“Quando um homem inteligente discute com um tolo, este somente ri, fala mal e causa confusão.” Provérbios 29:9. “O que repreende o escarnecedor (tolo) traz afronta sobre si. Não repreendas o escarnecedor (tolo), para que não te não aborreça.” Provérbios 9:7 e 8. 2.

Quando identificar o tolo evite perder tempo com conselhos, ensinos e instrução, já que ele nunca está aberto a aprender por se achar autossuficiente, fuja dele, pois “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” Provérbios 13:20.

  1. O Crente Malvado
O crente Malvado deve ser evitado e denunciado. Quando repreendido é identificado pela a sua aparente cara de raiva.. São possessivos, dominadores, grosseiros e ciumentos. Geralmente se doam por interesse. Devido a surpreendente inteligência para o mal que carregam. “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe... filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.” Provérbios 1: 10 e 15. 

Não devemos tentar ajudar nenhum malvado. Primeiro porque ele não quer, segundo porque a própria maldade será o pagamento dele. “Deixe a pessoa de mau gênio sofra as conseqüências disso, pois, se você a ajudar uma vez, terá de ajudar de novo” Provérbios 19:19 . Não se trata de se irar, ter raiva deles, e sim de ter cautela e prudência com eles. Com o malvado, Deus trata. “O assassino (malvado) cava muito depressa a sua própria sepultura; não tente fazê-lo parar.” Provérbios 28:17. 3. “. . . a desgraça acaba com os maus.” Provérbios 24:16

Nunca confronte o malvado! Ele não valoriza a vida e não tem nada a perder. Confronte-o é terá problema para si. “pra ele é “Olho por olho, dente por dente”. Mas eu lhes digo: não vinguem dos que fazem mal a vocês...” Mateus 6:38 e 39. 

Enfim, a língua é uma coisa poderosa; ela pode ser usada para o bem ou para o mal, para a vida ou para a morte (Pv 18:21). 

Tanto o crente tolo e o crente malvado não conseguem controlar as suas bocas (Ec 10:12-14). Tolos falam muito. Ambos preferem, falar a ouvir, especialmente discutir e contradizer, a se humilhar em reconhecer. Falam sem pensar; e falam quando não deveriam. Falam desrespeitosamente e são irritantes. Não tem respeito às autoridades, aos outros, a si mesmo. Questionam coisas que não deveriam ser questionados e as suas observações são inapropriadas, além de falarem de modo briguento e sem discrição. Talvez por falta de educação, esquecem-se de que situações diferentes requerem palavras e tons diferentes. 

Só há uma maneira de ensinar ele: ou aplicar muitas chicotadas com a vara (e a bíblia) (Pv 26:3). Ou fugir das discussões a respeito de assuntos com eles sem nenhum benefício ao próximo...

Com certeza que, se colocarmos os conselhos da Palavra Deus em prática, ajudarão em muito a nossa vida. Faça bom uso dela!

Um homem sábio analisa antes de responder; (Pv 15:28) ele é lento para falar e só fala o que é necessário (Pv 17:27-28).

29/08/2014

O verdadeiro convertido




O verdadeiro convertido ora no Espírito e não pelo Espírito, pois o Espirito já está nele. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Coríntios 3.16). 

Notadamente, a religião tem sido fruto da ambição humana, e nos foi facultada na Constituição do Brasil o direito, e a liberdade de tê-la, entretanto, muitos “religiosos” se amparam na carta magna para criar e agir nas supostas "denominações" prometendo todo o tipo de sucesso que contribuam com o reino dele na terra! Assim, sem justiça, e sem limites não há o que os impeçam de ludibriar, ganhar os fracos de entendimento para a sua inverdade. 

Sem autoridades para investigar esses ditos “milagreiros financeiros”, sobram estímulos para os demais membros não libertos que desejam saciar do mesmo apetite econômico que eles, assim, milhares ou milhões de pessoas creem e seguem estes farsantes, haja vista que diante disto, a maioria tanto os pastores quanto os membros, provam não terem desenvolvidos a mente e os olhos espirituais acerca do verdadeiro Evangelho. 

O verdadeiro Evangelho, “liberta” e tira o “medo da culpa”, duas marcas da graça de Deus em nossas vidas. E o que diferencia o cristão verdadeiro do cristão fervoroso pentecostal – fanático - teológico arrogante e do lunático – emocionalmente desiquilibrado, é a liberdade de crer em Jesus sem passar por homens e suas igrejas. Ainda que muitos os ouçam sem se preocupar por isso, dando privilégio as suas confusões e mentiras.

Mas que atire uma pedra, quem nunca viveu religiosamente apoiando homens corruptos ou cultivando a desagradável mania de usar versículos isolados para oprimir o próximo. É agindo deste modo, que confirmamos que estamos errados naquilo que acreditamos, fazemos ou usamos em relação à bíblia. 

O maior ato de humildade está em reconhecer o erro, mas os só os tolos não percebem que fanatismo e ignorância são palavras que em diferentes frases e ocasiões são combinações negativas e, portanto, onde há fanatismo há muita ignorância e pouco equilíbrio.  Talvez sejamos hipócritas sem saber que o somos, talvez...  E se ao menos admitíssemos a possibilidade de estarmos equivocados sobre qualquer conceito bíblico, em qualquer situação, defenderíamos menos as supostas verdades desses lideres, exigindo que descessem do pedestal da vaidade.  Se! Mas dificilmente fazemos exames de consciência, né?

Aliás, muitos não sabem o quanto é gratificante aceitar que não sabemos tudo ou quando realmente não conseguimos entender os ditames de Deus; o quanto não vale apenas viver acreditando em verdades entregues de bandeja ou o quanto é benéfico massagear a própria inteligência de vez em quando com uma boa leitura da palavra!

Vale lembrar que quem pensa diferente desses lideres não são endemoniados.  E se Deus habitasse nessas igrejas, como dizem que sim, não haveria tanto conflito entre elas, ou podemos dizer que o Deus deles apoia brigas e guerras? Certamente que não! Portanto a Ignorância na igreja é da própria igreja (você), pois é a bíblia que diz que haveria falsos profetas e ninguém quer acreditar...

Também diz em Marcos 13: "5 Jesus lhes disse: "Cuidado, que ninguém os engane. 6 Muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' e enganarão a muitos. 7 Quando ouvirem falar de guerras e rumores de guerras, não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. 8 Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Essas coisas são o início das dores. 9 "Fiquem atentos, pois vocês serão entregues aos tribunais e serão açoitados nas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis, como testemunho a eles. 10 E é necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações. 11 Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão somente o que for dado a vocês naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo. 12 "O irmão trairá seu próprio irmão, entregando-o à morte, e o mesmo fará o pai a seu filho. Filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. 13 Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 14 Quando vocês virem 'o sacrilégio terrível' no lugar onde não deve estar - quem lê, entendam - então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes.
E tudo isso está aí acontecendo, só os cegos que não...  A questão é: todos os pastores, cantores, teólogos, etc., devem ser respeitados mesmo? Creio que todos não! 

Pois as igrejas estão cheias de inverdades e sempre os vemos nos noticiários, tv, mídias, em geral envolto de escanda-los, ou os vemos nos seus cultos religiosos ritualizando com métodos, símbolos e técnicas psicológicas, surreais, encantando e impondo à inquietude a as pessoas sedentas, de como elas devam ser e agir para ter mais algo material e menos espiritual. Portanto, até o momento em que o que eles fazem se tornem verdadeiro, não há porque respeita-los.  Embora, a maioria faça isso, muitas fazem sem saber ou sabem? Será que são dignas de pena as tais criaturas?
Deus nos ama incondicionalmente, e não nos deixará sem resposta. Para Ele não importa a igreja, cor da pele, se é rico ou pobre, mas o que Ele não quer é que aceitemos o que o diabo oferece. Pois a sabedoria, primeiramente é lá do Alto, é pura; pacífica, tolerante, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento. Com Jesus encontraremos este teor intelectual na bíblia. E não nas ideias irracionais e buscas existencialistas dos pseudos pregadores. 

É uma pena ver o quanto as pessoas não conseguem enxergar que é Jesus Cristo e não um pastor humano que convence alguém a mudar de vida. E que não há nada melhor nesse mundo do que sentir a presença do Espirito Santo. 

É desonesto demais ver um pastor usar o cristianismo como bandeira para escravizar os membros para fins pessoais e se aproveitar da ignorância deles para alcançar poder social, político ou financeiro. O Senhor Jesus não cobrou para pregar o evangelho!
Lamentavelmente os iludidos irmãos estão psicologicamente doentes e não têm argumentos lógicos para rebater, pelo contrário, só sabem repetir o que ouvem em suas igrejas. E os que querem, tem pouco conhecimento cultural para debater as ideias com serenidade, maturidade e fundamentação lógica. São arrogantes, se acham os donos da verdade, e insistem em querer obrigar as pessoas a acreditarem naquilo em que acreditam. Ignoram o ensino que não se deve impor nada a ninguém e o livre arbítrio dá a qualquer um o direito de acreditar no que quiser e até de não acreditar em nada. 

Vale lembrar que a fé não pode extrapolar o campo das ideias. E quem não tem o Senhor como absoluto, quer pregar, exorcizar, brigar, forçar os "infiéis" à conversão a qualquer preço e querer provar a todo custo que é soberano (porque Deus o capacitou) acima de todos...  Isso é fanatismo.

Porque o fanático não fala, faz discurso agressivo, mas sempre tomado da revelação divina ou age como um inevitável contador da história bíblica da marcha dos profetas antigos.  Como ele, está de posse de toda a verdade, não se dá ao trabalho de entender as possíveis dúvidas, ou confrontar com outro ponto de vista, ou ainda, contextualizá-lo, pois tem certeza e isso lhe basta. O seu problema não é a "fé", mas o seu método religioso de monólogo, onde jamais debate ideias por faltar argumentos. 

Quem mente sabe que está mentindo, mas quem está convicto não se dá conta do seu engano.
 
 Essa crença cega ou irracional parece loucura e se manifesta em momentos ou situações de confrontos, porém o fanático aparentemente é um sujeito normal. No entanto, torna-se um ser potencialmente explosivo, sobretudo se o fanatismo se combinar com uma inteligência tecnologicamente preparada. 

Não podemos impor a todos de modo tirânico a única “verdade" extraída de nossa fé absoluta. Muito menos ficar com aparência de crente necessitado, realizando rituais desnecessários ou falando slogans do tipo: “só o sangue...” "só Cristo salva", "Jesus te ama", "somos luz, sal", varão, manto, "eu ordeno... tô na prova e só vitória...”.  Enfim, quem é fanático jamais se vê como tal. É preciso estar atentos e preparados para resistir esse mal se prevenindo com uma educação de boa qualidade, e promover a uma cultura geral equilibrada na fé e na razão. 

Se aprendermos a separar a verdade que é Jesus Cristo, dessas crenças cheias de tradições e doutrinas humanas, certamente não encheremos mais a paciência de quem quer exercer a fé livremente, muito menos teremos a bíblia esfregada na nossa cara por quem discorda das nossas concepções... Ainda que esse tipo de idiotice não pare de existir, fica aqui apenas uma demonstração que nem todo evangélico necessariamente é fanático, imbecil e inconveniente, a propósito, quando o Jesus disse “perdoai-os, Pai, eles não sabem o que fazem” não estava se referindo aos demônios, mas ao seu próprio povo.

fotos

tom caet