27/04/2015

Apenas os soldados...

“Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Tirarei de vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne”. Ezequiel 37,26-27.. Esse é um grande desejo do nosso Pai, e esse coração novo é o coração de Cristo. Que jorra sangue para nos purificar e água para nos curar. Curar nossas doenças, misérias, limitações e matar toda a sede.

Quem está sob o cuidado de Deus não pede, deixa acontecer, O deixa agir...  Tenho podido agradecer a Ele todos os dias pela minha vida, só que ultimamente me sinto cansado, ferido pelas ofensas e desprezos de quem não tem interesse em doar compaixão... Frustra-me saber que com eles devo esperar a ajuda da carne, mas contento-me em receber do céu a alimento da minha alma. O que me alivia... Porém, estou envolto de enganos, vaidades, mentiras e promessas de quem um dia teve a visão esclarecida pelo Espirito Santo, mas com o tempo e as desculpas vão entenebrecendo a mente e os corações, iludindo-os acerca da obra e dos missionários lamentavelmente. Irmãos e irmãs, que um dia juraram somar na obra, mas hoje emprestam o ouvido ao mal ou si mesmo, não me julguem, apenas peço que valorize quem te valoriza... Não há mentirosos ou falsos ou ladroes... Apenas os soldados... Falo dos missionários!

Eles jamais negam a importância da ciência no sentido de precisão nos exames e cura. Eles só querem ajudar as pessoas que precisam de compaixão nas ruas, nos hospitais, nos presídios e nos lares. Também não negam ajuda aos templos onde Deus não habita... Nem aos cães que pregam tapeação as ovelhas de Cristo. Mas há no fundo do seu ser algo que insiste, persiste em não ser medida, a fé em Jesus e o Seus milagres.


Todos estão carecas de saber que a obra é árdua e perigosa e há muitos missionários bravos, decididos em prosseguir, porém, há muitos feridos, chorando de angústia e de dor. Clamando por proteção e por paz. Amigos que sofrem. Sua necessidade atende hoje, portanto, Não deixe o soldado ferido morrer. Verta o bálsamo e a ferida sarará Protege-o com teu manto de amor O pão partiremos sim. Descanso lhes darás. E toda angústia sairá. Não deixes fiéis soldados feridos morrer. Seguindo sua ordem. Lutaram na frente para o Rei. E o forte inimigo poderá vencer. Mas por este esforço Satã intentou suas vidas matar. Não deixes um soldado ferido morrer. Não podes olhar sem socorrer. O amor é mais forte e faz viver. Não poder deixar um soldado ferido. Morrer.


16/04/2015

Quem ajuda?


Ainda hoje, entre o ideal de Deus e a realidade ministerial ainda existe algumas lacunas espirituais na minha vida – a paciência, mansidão, tolerância. Todo tempo tenho deparado com gente cheia de boas intenções e práticas religiosas, mas infelizmente vazias, e que ainda não eliminaram a lacuna  que dificultam a intimidade entre eles e Deus: autossuficiência.

Por causa disso Deus prometeu assumir o comando de seu rebanho disperso: porque muitos se acham o bonzão da fé, ainda que diga que não.  Alerta a bíblia que "você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções." (Provérbios 16:2).

O que pode ser  uma deficiência espiritual, moral, ética,  emocional e até física nessas pessoas, vejo como ausência de Deus e a presença do pecado. Não julgo, mas afirmo na própria carne o descaso desses mentirosos líderes que denigrem o Evangelho e enchem as mentes dos ignorantes com filosofias humanas e comportamentos vaidosos.

Foi o evangelho que me mostrou que devo rasgar as vestes num gesto de quebrantamento e humilhação diante de Deus sem pagar nada por isso. Rasgar o meu coração  em arrependimento profundo pedindo e dando perdão...  compadecendo do próximo com o Seu amor como verdadeira adoração sem cobrança de nada a Ele, e principalmente me ensinou que na medida em que vou ocupando posição de destaque diante Dele e dos homens, a responsabilidade com Ele torna-se prioridade em minha vida e no meu ministério, pois, independentemente de posição que exerço, devo insistir em buscar direção Dele para eliminar  o quanto possível  a lacuna no meu coração e de quem tem andado desesperado e angustiado, intrigado e sem confiança na vida porvir (salvação).

Mas quando falhamos e pregamos o contrário do que Ele deseja,, não devemos nos desesperar, e sim lembrar que Ele está no controle e que prometeu retornar a cuidar de todos nós caso alguém falhasse... Portanto, a minha função ministerial é cuidar do rebanho de Deus (e não meu) em todos os sentidos, principalmente defendê-los diante dos lobos. E não me preocupar exclusivamente com meus próprios interesses. Assim sendo, todos poderão se voltar para Deus e pedir a sua ajuda sem hesitar. Faça isso também aí!

Deus sempre está no controle de nossas vidas e pode transformar qualquer situação trágica em algo bom para o nosso bem estar espiritual.  A Sua Palavra sendo aplicada aos poucos ao coração abatido causa uma imediata comoção de remorso e retorna às ações ordenadas a obediência (fazer o ide).  Mas Quando você fala com Deus, qual tem sido a sua atitude diante Dele? 

Negligenciar o espirito para pedir benefícios materiais para encobertar interesses pessoais?  

Não julgo quem faz isso, mas há dados relevantes (provas) de quem diz acreditar na Palavra e pede pra si riquezas e dá aos missionários o resto sem importância das ofertas para sobrevivência da fé ou para a salvação da sua alma. Mas não veem que:

“A decepção é um efeito colateral da dor no coração de quem criou expectativa em excesso...”.

Decepção, esse tem sido meu maior problema na vida nesse momento, ainda que eu faça menção do cuidado do Senhor sobre mim, continuo a tentar entender o incompreensível caráter humano, tentar resolver o que não tem mais jeito, tentar recuperar o que já se perdeu...  Mas pelo meu próprio esforço não conseguirei e vivo me ferrando por isso. Talvez eu deva "acordar pra vida" e reconhecer o quanto estou deixando de aparecer pra Deus pra existir para os outros.

Minha mente está cansada desse entra e sai de gente que não sabe se quer ficar na obra um dia ou vai viver nela até o fim. Ultimamente sou pego pela Insônia de uma mente cheia de promessas não cumpridas e de gente sonhadoras.

Espero que alguém entenda que uma hora tanto Deus quanto a gente chega ao limite e se “cansa” da mesmice, das idas e vindas, do vazio das pessoas, do abismo dentro de nós mesmos. Não é preguiça de viver, de prosseguir, é simplesmente uma falta de estímulo para encarar seja lá o que for que ainda está por vir.  

O meu desabafo não está no cansaço de ouvir promessas, e no meu viver em Cristo ou falar Dele disso, não canso. Também não está em compreender e não ser compreendido (julgado) por alguém que pude fazer algo (ingratidão). Nem tampouco está em não receber o que me prometeram (descaso), mas na dor de ver que os convertidos em Cristo (irmãos) não se importam prioritariamente com o próximo. Ainda que Deus tenha dito que cuidaria de todos, faltam alimentos, roupas, remédios... Precisamos de vocês!

Enquanto ela (ajuda) não vem, vou mais uma vez disfarçar essa dor com alegria de prosseguir em silêncio, pois “a segunda pior coisa do mundo pra mim é me sentir insuficiente para alguém. A primeira continua sendo me importar com quem não se importa comigo ou com quem que precisa”.

Mas devo sumir ou estar sumindo de novo, a aproximação não me fez tão bem quanto eu esperava... Porque causei preocupação demais.  Porém fiquem tranquilos, pois a sutil diferença entre “devo sumir ou estar sumindo” está em “evitar" o sofrimento de quem me ama e causa saudades... Certamente sentirei saudades, calado, sozinho, sem alguém pra conversar, mas carregando a esperança cansada de esperar mais e mais apoio de Deus e de quem Ele enviar...

Andarei sem medo de não ser eficiente e ter fé suficiente.  A angústia que sinto não me faz perder a promessa de Deus para o pecado.   Muito menos desesperarei em não ver além do meu limite a minha vitória, tudo tem seu tempo... E por fim com a oração de vocês, conseguirei encarar a frustração de não ter a certeza de ter certeza do certo, do agora e do amanhã.  Ainda meu corpo carregue 70% de água e 30% de saudade.  

Ultimamente os dias passam lentamente, e os problemas aumentam constantemente, e o tempo inclui mais trabalho imediatamente... E os amigos vão sumindo, a rotina te aperta e a lembrança te engole e com ela vem à raiva de quem diz a verdade bíblica como cristão e que se orgulha disso, mas nada cumpre o que promete...

Mas pra crescer na fé diariamente basta entender que nem toda verdade precisa ser dita, pois palavras são armas, e saber manuseá-las é fundamental... É o que estou tentando fazer agora: falar só o suficiente.

Sei que a minha dor não passará tão fácil. Só não quero me esconder atrás de um sorriso, e falso esquecimento, ou viver enganando os outros com um tudo bem se não estou bem...

Enfim, conviver diariamente com pessoas onde Jesus não funciona mais como uma válvula de escape da realidade que os aflige não é fácil. A fé deles anda levando para lugares onde os problemas e preocupações materiais fazem morada. São pessoas que criaram raízes de orgulho, e que dificilmente conseguirão deixar ele sem apoio. Portanto, quero ser crente que gosta de gente, que se importa com gente, que faz tudo por gente, que nos faz se sentir gente, quero ser o melhor tipo de crente. Também quero saber em qual linha do tempo essa minha indireta vai encostar-se aos perfis nas redes sociais.

Devo me afastar de alguns que gosto não porque quero, mas sim por causa da falta de intimidade ou compreensão e compromisso com o Evangelho de Cristo- coisas que se desgastaram com o tempo e de difícil recuperação – e que às vezes atrapalha o nosso caminhar, ou seja, andar com quem não está em comum acordo.

Devo continuar mesmo com lagrimas nos olhos no meu deserto e me perdoem a instabilidade emocional que tenho apresentado, os surtos fora de hora de tristeza, e até pelas palavras não ditas, ou sentimentos não demonstrados... Perdoa os meus surtos de ironias e oscilações de humor, e não desistam de orar por mim.  Só peço que não desistam de mim. Sei que a cada manhã... A natureza renova-se, multiplica-se, transforma-se, se adapta, se reproduz, recomeça... Eclesiastes 3:11a "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo..."


Fiquem todos com Deus.

14/04/2015

Intertextualidade reflexiva: MISSÕES: a ponte do desanimo...

Intertextualidade reflexiva: MISSÕES: a ponte do desanimo...:   Prezados irmãos, Prepara-se pra ler o que não deveria. Ganhar almas para Jesus não sai de graça, tem um preço.  Mas leia assim me...

Intertextualidade reflexiva: “Próximo... é o que usa de misericórdia” (Lc 10,36...

Intertextualidade reflexiva: “Próximo... é o que usa de misericórdia” (Lc 10,36...: Irmãos, Como sabemos o evangelho não nos responde a tudo de forma acadêmica, e sim relata histórias como contada a uma criança, só ...

Seja vencedor, sim.


O cristão verdadeiro é aquele que reconhece que precisa de Jesus para ser salvo. Pois quem reconhece, pela fé, essa verdade, busca de forma genuína em seu coração abandonar a vida de mentiras... E ao decidir abandonar e não mais retornar a vida de constantes pecados voluntários, ele permanece em Cristo Jesus.

O evangelho de Jesus Cristo produz uma poderosa transformação em nossas vidas. São mudanças tanto na forma de pensar, na forma de agir e principalmente na intenção do nosso coração. "Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções." (Provérbios 16:2).

Ninguém vai a lugar algum se não souber aonde quer chegar... Sempre nos deparamos com situações que nos fazem sentir fracos, indefesos, inseguros a ponto de não resistir e prosseguir num ideal... Estamos sempre mudando de opiniões... Tenho visto muita gente empurrando a vida com a barriga e se arrastando em dificuldades por causa do orgulho e seus sinônimos.

Se porventura você sofreu porque alguém te feriu, e chorou muito, acredite que foi choro de limpeza da alma, um período de aprendizado pra você onde Deus dá uma chance para você perdoar quem te feriu.

Queridos, temos vivido dias e momentos terríveis, cujo mau pensamento vem e nos leva ao extremo do nosso egoísmo e a nossa razão está sempre nos enganando. A esperança em Jesus é a nossa grande motivação para alcançarmos nossos objetivos, assim entenderemos que sentimentos tão nobres, envolvem nossa fé, fazendo nossa vida ser a mais linda das obras do Criador. Não devemos aceitar a forma de pensar e de agir do sistema pecaminoso e enganador do "mundo", mas sim buscar a transformação do nosso entendimento através do convencimento, confissão e arrependimento dos nossos pecados, tendo por esperança a salvação somente pela graça de Deus, em Jesus Cristo, e não pelas boas atitudes ou religiosidade.

Embora saibamos que jamais seremos perfeitos, também não seremos provados por Ele além do que possamos suportar, e se ainda assim cairmos e pensarmos que é o fim, Jesus nos ergue e segue junto a nós.


Ele nos diz não temas... Que envergonhados, confundidos serão os que se indignarem contra nós. Tornar-se-ão em nada e os que contenderem contigo, perecerão, pois te toma pela mão direita, e aos instantes que se prolongam tentando mudar tudo que já se fez novo, tentando trazer o que queremos esquecer. Sei que jamais eu provado serei Além do que eu possa suportar E, se ainda eu cair e pensar que é o fim Jesus me ergue e segue junto a mim. Jesus me ergue e segue sim. "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo...", portanto, sou um vencedor e ninguém poderá me deter, pois a cada manhã vejo a natureza se adaptar e se transformar e se renovar e se reproduzir e se multiplicar e, recomeçar... Eclesiastes 3:11ª.  E com Deus meu espírito e minha alma se renovam a cada dia porque Deus é infinito e fiel.

Paulo na epístola aos Romanos, fala sobre a transformação através da renovação da mente. "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-

05/04/2015

Strip-tease da alma


Qualquer pessoa pode ser médico, professor, bombeiro vendedor... Qualquer um receita medicação cultural, chás, feitiçarias, crendices... há quem ignora a tristeza, desanimo dos outros dando conselhos, apoio. Mas quando se trata de conhecimento sabemos que só podemos ajudar alguém se provarmos se somos capazes de ensina-lo a importância que os mitos culturais atrapalham o reconhecimento moral e a autoafirmação, ou seja, ser quem você é de verdade. 

Hoje eu e o meu filho Thiago tivemos um embate de ideias. Ele me chamava de cabeça dura, teimoso e eu internamente nos via como um ciclotímico e um depressivo, ou seja, alternávamos o nosso dialogo ora de forma enérgica, brincalhona e irônica, ora de forma preocupada, pessimista, e indecisa. Ficamos atentos ao redor mais não incomodados com os outros. Ambos não lidamos com a opinião um do outro, mas  queremos o bem ou fazer o bem e, não esperamos igualdade de ideias entre nós, apenas respeito aos pontos de vistas diferentes. 

Devo aceitar que sou cabeça dura e estou ficando velho e o garoto tá amadurecido e diante disso devo rever meus conceitos pelas minhas próprias experiências com ele, devo ouvi-lo mais. Afinal o que tenho sido, feito e escolhido em relação a ele deve dar frutos bons. entao devo ser eu mesmo, pois ser você mesmo é tomar decisões, não para agradar os outros que te observa, mas porque está usando, consciente e responsavelmente, sua capacidade de ser, ver, sentir, pensar e agir pra usar pro bem de todos.

Ser você mesmo é eliminar os traços de dependência que os ata às outras pessoas (família, chefe) e as necessidades (medo, insegurança). Não esquecendo, porém, de respeitar-lhes a liberdade e a individualidade, de defenderem também as suas ideias, experiências e informação, sem o medo de ficar constrangido, só e desamparado pelo fato de os outros saberem um pouco mais ou menos do que a gente.

Ser você mesmo é viver na própria simplicidade de ser, liberto da vaidosa e dissimulada autossatisfação e autossuficiência, que consiste em fazer gênero de "diferente" perante os outros, a fim de ostentar uma aparência de "personalidade marcante" sem tê-la.

Ser você mesmo é acreditar em seu poder pessoal, elaborando um mapa para os objetivos e percorrer os caminhos necessários para atingi-los de modo visível, transparente e marcante sem ofender ou menosprezar o esforço de alguém que lutou para alcançar seus objetivos e os realizou arduamente.

Portanto viver é crer na realidade através de fatos concretos, provando o que vê e fala e não de falar o que pensa de forma presumida.....

Quando alguém diz que “Fulano tem temperamento forte” ou é “ele é um cabeça dura” não se trata de um elogio com certeza. E sim de uma crítica. É verdade que uma pessoa que tem temperamento forte é muito difícil de lidar, que não arreda pé e passa por cima de quem for para conseguir o que quer, porém, que sabe o que quer. Seu gênio, atitude e humor incorrem no descontrole emocional quando passa por determinados momentos em que colocam palavras em sua boca e não provam o que falam pra ele.

Estudar traz a possibilidade de proporcionar mudanças às pessoas. muitas vezes tais pessoas ficam com traumas porque não sabe que tem transtornos. Uma das possibilidades para entender esta pessoa seja no trabalho ou no seio familiar seria o diagnóstico do transtorno. O interessante é que o transtorno e disfunção psicológica existem desde que o mundo é mundo, mas sem estudo e pesquisa ninguém descobre nada né?

Observar e entender como cada um se comporta não é fácil, porque aquele disse aquilo, aquele fez aquilo.   Mas é assim que a gente acaba conhecendo a personalidade de cada um, torcendo por um, odiando o outro.  Porém, alguns não reagem ao que acontece da forma que se espera, não responde proporcionalmente a ocasião - ou fica muito fechada agitada, agressiva, explosiva, impulsiva e distraída, contraditória, insegura, indecisa, frustrada, e sem ter nada que justifique uma reação – ou tem o comportamento apático, desanimado, triste, ansioso, não sente prazer nas coisas simples pode ter bipolaridade, que é um transtorno mental.

Cansado sim derrotado não


Hoje me perguntaram se eu estava melhor. Eu me fiz de bobo e respondi: Por quê? Pareço doente?

Então me disseram; é que ontem você estava muito estressado. Eu disse pra disfarçar que não era estresse, era metamorfose.

Agora, falando serio, fiquei pensando sobre o limite da minha resistência emocional e o que devo fazer pra consegui-la. Sei que a ansiedade é uma reação inseparável do ser humano frente às atividades cotidianas da vida. Embora, pra mim as dificuldades da vida diária, sempre tiveram efeitos propulsores desagradáveis nas realizações profissionais, relacionamentos e até na diversão, enfim, mas ultimamente sinto que meus limites estão ficando menores e desfavoráveis em relação à minha saúde física e emocional. A insegurança e autoestima baixa pressionam o meu cérebro e o cérebro pressiona a suprarrenal, e esta fica sempre trabalhando no limite máximo.

Diante de tudo decidi que deveria rever minha história pelas minhas próprias experiências. Perguntando-me que o que tenho sido, feito e escolhido em relação a tudo ao meu redor deu frutos bons. Será que há em mim resistência emocional para vencer as frustrações, e se a minha musculatura física suporta as pancadas dos injustos (desprezo)?

Como eu talvez você ande lutando para conquistar algo a mais, mas, quando consegue, logo perde o prazer, talvez... Então, o que estou fazendo para lidar com as frustrações na carreira ministerial, na vida em geral?

Acredito que muitos de vocês até entendem o meu desafio, mas não sabem o quanto é difícil desfrutar ou compartilhar das suas conquistas, alegrias com pessoas ao redor sem se envaidecer, afrontar ou rebaixa-la...

Algumas vezes somos assim: tentamos disfarçar, mentindo, driblando ou esnobando quem está ao redor porque somos de Deus. Chegamos a dizer que detestamos a rotina do mal, mas quase sempre somos pegos fazendo, falando sempre as mesmas coisas que condenamos. Aliás, a maioria tem demonstrado ter uma emoção estável, nas suas decisões, observações, desconfiança, mas na sua mente há um bombardeio de maus pensamentos, tipo: medo de perder emprego, traição, dívida, ou engano, etc..

Independente dos nossos achismos, estaremos sempre irritados com alguma coisa e afirmaremos estar focado em um objetivo em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação adiante.  

Ainda assim, temos dificuldade de lembrar que o amanha pertence a Deus e por querer realizar uma meta sem Ele, somos inúteis e fracos'... Alguém disse que a mais profunda raiz do fracasso em nossa vida profissional é focar somente no resultado final de um objetivo inseguro... Porém, aprendo que É essencial pensar poderosa e firmemente em como “Eu vou conseguir sem Ele” e chegar ate o fim sem frustração de ter ostentado ou preocupado em vencer a qualquer custo pra nada...

Creio que como eu, você quase sempre tem acordado acelerado para fazer as atividades diárias, e fica num estado de alerta permanente (e acaba sofrendo com desgaste físico e mental - o que nos impede de relaxar nem dormir...), além de fadiga excessiva, fome excessiva, flutuação do humor, e dificuldade de contemplar a beleza ou pequenos detalhes da natureza (chuva, sol, frio) sem reclamar.

Mas não se perturbe com essa rotina diária, apenas considere que precisamos mudar nosso estilo de vida. Desacelerar um pouco seus pensamentos irá tornar você uma pessoa mais estável, feliz e tranquila. Só não  tente eliminar sua ansiedade sem antes tentar controlar seus instintos irracionais (ciúmes, desconfiança, preguiça). Infelizmente sofremos de ansiedade – o que exatamente nos faz perder o controle dos nossos impulsos mais simples (fé) e nos faz agir quase que irracionalmente com tudo ao redor (medo, desconfiança, fuga).

Creio que em Jesus, nós podemos, e devemos modificar o nosso destino na terra e aliviar o nosso fardo, basta ter coragem para mudar e força de vontade e disciplina para alcançar a vitória Nele. Confiando, obedecendo, indo!

Confiar, obedecer e ir é uma questão de decisão. De tomada de atitude diante das dificuldades.  Alguém disse que "a vida é como uma pedra de amolar. Afia-nos ou nos desgasta-nos dependendo do material do qual somos feitos".  Nesse caso sou de carne e osso. E preciso muito de outras pessoas pra erguer as mãos.

Digo que não é fácil sustentar ou ter a capacidade de lidar com as frustações e adversidades de forma positiva sem culpar ninguém e reagir diante das dificuldades, honrando aqueles que Deus coloca no nosso caminho pra nos ajudar... Mas creio que nós sempre podemos decidir por essa atitude positiva em buscar melhores resultados e oportunidades sendo, honestos, sinceros e obedientes a exemplo do nosso Salvador intercedendo uns pelos outros.  Cadê você pra me ajudar? Preciso de sua ajuda agora.

Vamos fazer uma revolução, começando por problemas que estão acontecendo debaixo do nosso nariz e evitar gestos do tipo: não gosto, não quero, vou ver se..., na moral lhe dar com gente que só sabe dizer isso é um pé no saco não acha?

Muitas vezes não importamos e outras, damos importância demais para problemas que não afetam nossa vida em nenhum sentido. Daí, ficamos assustados com o que vai acontecer amanha, e esquecemos de que ontem já passou e o que importa apenas é o presente... Não a um dia de folga sequer para quem busca ingressar na roda da vida sem que passe uma dificuldade. Então, vamos crescer na fé?

Mãos à obra, porque o sol já está alto, sendo um:

Vencedor mesmo sabendo que não está no primeiro lugar; sendo amigo, mesmo sabendo que a nossa amizade não foi verdadeira.  Sendo paciente, mesmo sabendo que não é fácil tolerar e esperar agradecimento de quem pede ajuda... Sendo conselheiro, mesmo sabendo que as pessoas não vão te ouvir. Sendo honesto, mesmo sabendo que as pessoas não o reconheçam como tal. Sendo humilde, mesmo sabendo que as pessoas te achem um chato, arrogante... Sendo sincero, mesmo sabendo que a sinceridade machuca muito e sendo feliz, mesmo sabendo que a felicidade é insustentável na aflição. Principalmente, seja você mesmo... Mesmo sabendo que certos momentos lhe trarão motivos pra mudar todos os dias.

Deste modo não resta qualquer em dizer que devemos buscar ser grandes pais. Mas também devemos ser amáveis filhos. E bons amigos. E todos gratos. E não ter vícios desonrosos. Nem paixões infames. Nem vaidade absoluta. Certo ou errado é o Espirito Santo que dirá ao seu coração se tropeçamos em palavras e ações, pois somos imperfeitos. E Ele ensina que não devemos falar de alguém e do seu passado e seus erros sem pensar para não ferir... Portanto devemos sempre cuidar para que nossas palavras sejam melhores que nosso silêncio. "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6); e "também pode salvar totalmente os que por Cristo se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).

Ore por mim! Essa é a forma de vida que ainda estou aprendendo à medida que me aproximo de Deus. Estou escrevendo na esperança, que você se unirá a mim nessa luta não contra outras pessoas, mas contra nosso próprio orgulho. Ele é a raiz da nossa enfermidade, a qual, por sua vez, é a raiz de muitos outros sofrimentos.

Sobre o sofrimento, eu luto contra a incredulidade do povo que se diz de Deus e não contra a promessa: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra" (Salmos 34:19). E renovo essa promessa com alegria, pois "a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi concedido" (Romanos 5:3-5).

Assim, mantenhamos me ajudem a manter meus olhos fixos nas promessas de Deus. Tomem a Bíblia, peçam auxílio ao Espírito Santo para mim, e guardem as promessas em seus corações, e lutemos o bom combate juntos – e viveremos pela fé na graça de Deus.  

Só tenho mais uma coisa pra dizer pra esse povo que fica o dia inteiro ansioso e estressado: Tamo junto queridos em nome de Jesus!

 Amo todos vocês!
         Antonio (caetan) Santana
 Capelão


04/04/2015

O evangelho é puro

O evangelho que se prega hoje não é o evangelho que Jesus ensina na bíblia sagrada. 

Eu sinto verdadeiro espanto no meu coração em constatar que o evangelho já mudou. Quem ontem era servo agora se acha senhor e diz a Deus como ele tem que ser... Mas o verdadeiro evangelho exalta a Deus ele é tão claro como a água que eu bebi e não se negocia sua essência e poder se camuflado a excelência perderá! O evangelho é que desvenda os nossos olhos e desamarra todo nó que já se fez, porém, ninguém será liberto, sem que clame arrependido aos pés de cristo, o rei dos reis. O evangelho mostra o homem morto em seu pecar sem condições de levantar-se por si só... 

O evangelho é puro, é o próprio Deus, é a salvação! O evangelho é a essência Dele e não se negocia; não se ganha alma construindo templos, e nem com pregação mecânica (inteligente). O evangelho = salvação = "o amor de Deus"; o ide a todo mundo como Jesus fez;  ou seja,  as igrejas   "os que se dizem servo"   saírem de seus  luxuoso gabinetes  e  irem para o sol, chuva, noite e dia, porque esse  foi  o maior  exemplo que Jesus nos ensinou.

02/04/2015

crente na rede...

SATANÁS não está morto!

Se eu disser que é fácil servir com sinceridade a Deus, estarei mentindo, pois não é. Nesse caminho estreito que sigo há espinhos que me machuca demais. Tem barreiras, têm perseguidores, apedrejadores, caluniadores e muito mais. Mais digo que vale a pena passar por tudo isso, sabe por quê?

Antes de responder quero lhe dizer que pela fé reconheço que o que não vem Deus até mim é máscara para soberba e isso não é bom pra minha vida ministerial (capelania). Sei que só Ele conhece cada coração e por isso cada um saberá o seu fim, porém como foi declarado por Jesus, nem todos que dirão Senhor, Senhor...

O diabo quer a todo custo nos tirar do caminho da salvaçao – que é Jesus - para que não alcancemos a vida eterna.

Aprendi a reconhecer que a minha prioridade não deve estar acima da minha necessidade em Deus.  Mas o diabo continua enganando muita gente invertendo esse conceito nas igrejas, escolas, trabalho,  principalmente os que passam horas com o pensamento nas redes sociais do que em Jesus. Enquanto passa horas se navegando, curtindo filosofias, postando pornografia, a sua vida espiritual vai expirando aos poucos sem que você perceba, ela vai  desfalecendo. O Espirito Santo te chama para orar e você nem dá importância... Muitos já estão mortos espiritualmente, levados pelo mundanismo, pelos detalhes, pelo ''nada a ver''.  Achando até que irao para o céu assim. Lamentavelmente alguns desses crentes, pastores, cantores, teólogos, dizem que a salvação é muito mais importante do que qualquer outra coisa no mundo. Mas seus testemunhos diários de fé com contendas, discussões, roubo, riquezas, adivinhações, etc. em casa, no trabalho, pelas ruas, etc. tem dificultado o anuncio das boas novas.

O mundo está envolto de tantos semideuses disfarçados (cara de pau) e cheios de conhecimento mundano (canudo) que as pessoas são induzidas em buscar status, ou seguir que enchem a bola da sua incredulidade, idolatria e vaidade o que leva muitos a servir a Deus de forma errada...

Creio que ninguém gostaria de ouvir de Jesus: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mas o que temos visto são muitos declararem “ sou evangélico” ou ter Jesus como seu Salvador, mas pelo seu comportamento diário, blasfêmia, fofoca, mentira, prostituição... Demonstra nada do Evangelho... Não crendo fatalmente está cego e por tal motivo se torna um ignorante. Sendo um ignorante, desconhecerá sobre a renovação diária que o evangelho realiza na sua vida e como a maioria, insistirá na mania de igualar o entendimento de Deus com o próprio entendimento.
E a maioria que diz servir a Deus tem vivido mais preocupada com sua própria reputação do que em concordância do Evangelho. Tal atitude ignorante tem colocado Deus como perverso e injusto e sem sentimentos aos olhos do mundo. Muitos entram pela porta que conduz à perdição que é espaçoso, largo, ''mais fácil'', só que o fim deste caminho não é o céu”...

Em relaçao a minha pergunta feita acima se vale a pena sofrer pelo evangelho, digo que sim. Vale muito! Porque A nossa estadia aqui na terra é passageira, em breve estaremos no nosso lar verdadeiro.
Mas antes devo estar firme na decisao de servir pra anunciar aos muitos que deixaram de acreditar nessa promessa de moradia e na vinda de Jesus, e desviaram-se do Caminho que é Jesus por causa da prioridade e nao da necessidade.

Estaremos contra o tempo se os deixarmos correr esse risco terrível de ficarem sem Jesus quando Ele voltar.  Porque eles ainda dizem vai tudo bem... Será mesmo?

Não duvido, mas você acha que no céu vai entrar evangélicos contendedores, fornicadores, adivinhadores, fofoqueiros, ambiciosos e mentirosos?

Independente da sua resposta, eu lhe digo que quando Jesus Cristo (Mc 16) nos deu poder para expulsar demônios e curar os enfermos – não mandou cobrar nada- Jesus realizou esta obra, os apóstolos realizaram esta obra de graça e nós o que estamos fazendo para realizar isso?

Isso não significa que você seja desonesto (a) ou que sua denominação religiosa deva ser inativa, mais já observou se ambos aprenderam a pregar o evangelho, evangelismo e missões como dever obrigatório a todo cristão digno e obediente dentro e fora do lugar constituído igreja? Pensa ai!

Só espero que no grande dia você não vá retrucar dizendo: nós profetizamos no nome do Senhor, expulsamos demônios em Seu nome, e fizemos muitas maravilhas...

Que tal, você e eu juntos, resolvamos mudar a historia da nossa estadia na terra? Podemos também reconhecer onde erramos, nos consertar e clamar a Jesus que repreenda esses que pregam dizendo possuir algum “poder” para concretizar a obra, ainda que realizem “milagres”, não os vemos demonstrarem que têm vivido de acordo com a vontade do nosso Pai... Acha difícil né?

Infelizmente há muitos que pensam assim, e ainda protegem quem estão dentro dessas igrejas dando-lhes honras e glórias ao que andam com Bíblia de todo tipo debaixo do braço, adornados em grifes, falando eloquentemente, no entanto na presença do mundo não estão sendo bons cristãos, ou seja, não estão dando um bom testemunho do Senhor Jesus Cristo.

São ”evangélicos” joio e trigo... O joio e o trigo simultaneamente no mesmo lugar. juntos nas variadas denominações que usam o nome de Jesus e a bíblia. Denominações que se parecem bastante, mas não são iguais e é por isso que DEUS não as prioriza, pois Ele procura quem O adore em espírito e em verdade... Portanto, se Ele procura é porque ainda há esperança para nós necessitados m todos os lugares.

É exatamente por esse motivo que o mundo não tem crido no evangelho, ou seja, pouco se tem visto quem demonstra realmente que está em Jesus, pregando conforme a Palavra da salvação e insiste a realizar tais ações Nele, com Ele e para Ele em todos os lugares...  Portanto, pra quem gosta de estar dentro de uma religião ou igreja (templo), ser crente, evangélico, não significa ser verdadeiramente cristão ou convertido dentro dela.  O evangelho de Jesus nos diz: Tornai-vos praticante da palavra e não somente ouvintes, enganando-se a vos mesmos Tiago 1.22.

Adore-O em qualquer lugar, assim O adoremos em nossa casa, rua, trabalho, escola, etc.... O alerta da bíblia é para que façamos isso com Deus, vigiando com prudência.  Porque os que fazem a obra de Deus são tentados por todos os meios, e todo tipo de pessoa, para cair da graça, então é preciso ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Ex:"Quem está em pé olhe para que não caia";" Quem põe a mão no arado não olhe para traz"; "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé"; "Cuida de ti mesmo para que não seja condenado naquilo que ensina aos outros"; Orai e vigiai para que não entreis em tentação".

Jesus espera que cada um de nós cumpra com o seu dever. Ainda que mais esperássemos receber de favor aquilo que por Justiça não merecemos, as palavras de Jesus são eternas em nossas vidas, porque são verdadeiras. Não somente pra uma morada celestial, mas também pra paz (ainda que passageira) na terra, a tranquilidade e estabilidade da vida do homem com as coisas terrenas.

Jesus é todo amor, compaixão, compreensão e nunca condena ninguém.  Ele é de fato amoroso, compassivo, mas é também para ser temido - na verdade, acho que deveríamos tremer ante a sua palavra. Porque Ele é juízo também.

Bom: o caminho está aberto para quem quer entender, viver de acordo com a vontade de Deus.  Jesus está à sua porta com Seu evangelho, e quem ouvir a Sua voz, E ABRIR A PORTA, vai cear com Ele. …mas aquele que não crê está condenado, - e esta é a condenação, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. - para todo aquele que pratica o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que não suceda seus atos deve ser repreendido. ...  jo 3:18-19-20

Concordamos que realmente andar com Deus nesta geração tecnológica, revela que alguns se contaminarão e estarão se afogando nas vaidades, pensando estar salvos porque  crê que Jesus existe, praticam boas obras, não matam, não roubam, não mentem e blá, blá.... Mas será que é só isso mesmo?

''Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam''. (1Coríntios 2:9).


Nosso Senhor disse a todos nós: “Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7:24-27). Deste modo, Jesus diz aqui que todo aquele que ouve a Palavra do nosso Senhor, e crê nela e a obedece, é como o homem sábio cuja casa da fé foi construída sobre a rocha, enquanto que aqueles que não estão dispostos a enxergar esse fé acabam caindo.

fotos

tom caet