20/07/2014

Olhando para Cristo de qualquer jeito...



Enquanto crentes hoje, aguardamos a vinda de Cristo devendo implorar pelo dia vivido, ensinamento aprendido e disposição para ainda proclamar a mensagens do Seu Evangelho. Devemos, mas infelizmente a nossa falta de resistência em interceder, estudar, jejuar... Tem impossibilitado o fortalecimento e a ação do poder de Deus em nossas vidas. Embora Cristo tenha tomado à natureza humana, devemos lembrar de que, como Filho de Deus, só Ele era perfeito. 

A desculpa de falta de entendimento ou conhecimento tem sido a razão de tanta divisão, discórdia e diferenças entre crentes, afinal, muitos dizem andar com Cristo e ainda não descobriu quem é Nele, mostrando assim, não a falta de entendimento e sim conversão.

Certamente há casos e casos, mas com Ele anteciparemos o nosso próximo passo em fazer e avançar unidos na proclamação da mensagem bíblica e da unidade entre os crentes.  No entanto, alguns intelectuais ou ministérios eclesiásticos, insistem em reclamar para si mesmo o papel profético ou corretivo que quase sempre criam polêmicas que dividem opiniões, denominações. 

Deus quer que você tenha uma fé feliz. Pro Seu espirito não há barreiras. A principal marca de conversão é a nossa memoria, mas quando recebemos a plenitude do Espirito Santo, temos propósitos e desafios na vida, portanto em nome de Jesus, não se aposentam na fé.

 Como seres humanos somos finitos, simplesmente não entendemos tudo no que se refere à natureza de Cristo, e a compreensão do Seu amor, visto que Ele é plenamente divino e plenamente humano para nos entender e compadecer... "Tomando sobre Si a natureza humana em seu estado decaído, Cristo não participou no mínimo que fosse de seu pecado." Assim sendo, não promovemos nem endossamos nenhum tipo de perfeccionismo humano que implique em poder ser salvo por qualquer mérito pessoal, a não serem pelos de Jesus Cristo. 

Ponha uma coisa em mente: sempre enfrentaremos algo ruim. A vida nem sempre caminha junto com os nossos sonhos. O que ocorre é que muitas vezes buscamos a solução no lugar errado e da forma errada, mas sendo convertido, enfrentaremos com boa vontade, com o que temos de melhor: a nossa fé, a perseverança, o conhecimento, enfim: o importante é seguir quem sempre tem um mistério no caminho para nos surpreender – o Senhor Jesus. Aproveito agora para lhe fazer outra pergunta: você anda fazendo tudo por si mesmo? 

Tome muito cuidado com quem está te liderando e não tenha medo de lidar com os seus problemas. Decida, encare – e dane-se que é difícil! Não precisamos mais ficar com ódio nem revoltado, nem triste injustiçado, magoado com isso ou aquilo.... Fique calmo, dê o seu melhor, e siga em frente. 

Pra terminar digo que a nossa felicidade existirá ao vivermos com dignidade e humildade, desfrutando a cada dia do melhor que Deus nos proporciona através do Evangelho. Podemos ser felizes mesmo diante dos problemas e das nossas limitações e, contudo se continuarmos lutando com confiança Nele se compreenderá que ainda vivemos uma vida plena de entendimento para esperar no dia em que voltará para buscar os seus escolhidos. No céu teremos perpétua alegria e regozijo. Não haverá, mas lágrimas, dores, vergonha, afronta, mas total felicidade. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridora da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era Tiago 1:21-24.


16/07/2014

Pera aí...



Nem todos têm vontade e motivo para compartilhar certo assunto cristão, devido o desestimulo que quase sempre recebe por causa das retrucas e comentários de gente ignorante, doente (terapeuticamente falando), acerca do evangelho. Ultimamente há tanto “experts” teológico que sempre tem algo que abate qualquer esforço cristão em prosseguir ou evangelizar...  

Hoje qualquer um pode ser atrevido, inconstante, insubordinável, hipócrita, desleal, soberbo e se achar o sabichão de alguma coisa, no entanto, esses têm sido uns dos motivos, no qual muitos se tornam apóstatas da fé, psicologicamente perigosos, rebeldes, que gostam de polemizar ou duvidar da fé dos outros. A maioria deles vive usando versículos isolados para impor preconceito aos que dizem que não precisam de igreja e de pastor para congregar, chamando-os filhos do diabo, da perdição, joios, lobos em pele de ovelhas...  Mas nossa luta tem que ser contra o diabo e não contra quem prega a palavra de Deus de forma diferente da nossa, não é mesmo?

Na realidade o que eles querem é que falemos com Deus por intermédio ou somente através deles, mas, dentro dessa liberdade cristã, acabam criando um dogma do medo. Então, como acreditar em quem cria regras que se tornam problemáticas, pra nós?

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazem se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28,29. 

Sem nenhuma confirmação do Espírito Santo, nada deverá ameaçar a perda da salvação por não frequentar ou crer em pessoas e suas denominações. É muita presunção desses caras! Ah! Qual é? Por que se metem tanto na vida dos outros sem ser chamado? Como atentar a tudo isso?

Bom, o primeiro passo é crer nos exemplos bíblicos que vem acontecendo diariamente acerca desses “escravagistas” religiosos. Identificados pelos escândalos midiáticos e caráter ambicioso. Não há porque segui-los! Além dos conflitos que causam acerca de simples assuntos bíblicos, quando confrontados, eles começam a ficar irritadinhos, e é nessa condição de fé que vemos a “sua” conformidade cristã: se está mascarando, se está se escondendo ou está afirmando...

- mascarando sua desobediência e infidelidade, forjando e deturpando hereticamente o ensinamento da Bíblia;

 - se escondendo atrás de algum texto isolado da Palavra de Deus interpretando ao seu bel prazer, a fim de não cumprir com as obrigações cristãs e se favorecer sem se sujeitar ao Espirito do Senhor;
- ou se está afirmando e demonstrando que está cheio do Espírito Santo, fiel, submisso, amoroso, trabalhador, perdoador, para com ousadia ensinar quem está errado... 

O passo seguinte seria apontar se nesses lugares (igrejas), há conexão com o ensino espiritual, incluindo a mansidão, compaixão, humildade, sinceridade e frutos.

Enfim, nem sempre é necessário ter tanto conhecimento da Bíblia para assumir certas responsabilidades. Principalmente com o que falamos ou escrevemos. Embora para alguns, às vezes, basta apenas um cargo ou uma posição dentro da congregação para que ele comece a se sentir superior, e questionar, criticar e até mesmo brigar com quem não está de acordo com isso ou aquilo que pensa. Pera aí! Eis aí uma das causas do grande cinismo cristão: a falsidade!  

Além de aprender o evangelho, devemos também aprende a lhe dar com o crente diferente, do travestido de intelectualidade ou de prosélito (indivíduo convertido a uma doutrina, ideia ou sistema) mesmo que ambos ajam com uma ferocidade inexplicável ou quase para defender sua convicção... 

Ousemos fugir desses que andam com máscaras santas ocultando uma fé ignorante, mas mostrando um ódio vicioso aos que não compartilham de suas ideias absurdas através de falas erradas típica de religiosos preconceituosos e gírias contaminantemente mal educada do tipo: tá repreendido, só vitória, varão, tremendo...  

Então, como estar com esses crentes e suas esquisitices? Falar com quem não vive o Cristianismo em sua forma genuína?  E crer em quem ama a si mesmo e não ao próximo? 

Bem, quando escolhemos servir a Cristo, isso não nos garantiu entender o porquê de alguns acharem ter menos ou mais conhecimento da Palavra do que o outro. Pelo contrário, quem age assim, tem sido tão cínico e indiferente que acaba interferindo no culto pessoal que fazemos a Deus em qualquer lugar e ainda perdem a credibilidade.

Fora dessa confusão, discernindo espiritualmente, devamos nos empenhar no conhecimento das Escrituras, mas não como juízes ou advogados de acusação ou um apologista louco e fanático.  Foi nesse sistema humano, cuja injustiça é comum nela, que alimentamos o ego e enterramos os talentos.
Espero que cada um saiba o porquê de proteger gente que se esconde, engana, interpreta dizendo que é Deus quem está operando, sendo que o mesmo Deus não ignora quem leva o evangelho a sério, cujo amor pela obra é incondicional e está Nele. 

Ainda há que aja com sinceridade e sabedoria do evangelho sem estar dentro de templos ou seguindo leis, há quem no “secreto” com Deus, busca ser um crente humilde com um único objetivo: propagar o evangelho, ensinando e invocando o nome de Jesus cristo pra socorrer e salvar a alma aflita dos que não serão dizimistas, sabatistas, ofertantes porque estão nos presídios ou nos hospitais e nas ruas...
Entenda como quiser, mas nem todos estão debaixo do pacto de obras, mas sim debaixo da graça, portanto gostemos ou não, seremos julgados somente por Jesus Cristo, o qual dirá se erramos na liberdade cristã de reunir ou não num templo, seja num sábado ou domingo, ou dentro de qualquer concepção humana limitada. 

Se até agora Deus não se manifestou acerca de tantos erros nossos, então fiquemos com o cuidado do Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, pois a vontade de Dele deve prevalecer sobre o entendimento espiritual humano. O verdadeiro cristão é aquele que defende a palavra através da evangelização e não da enganação de conhecimento de quem usa versículos isolados... Ainda que sejamos estudiosos da Bíblia, sem discernimento espiritual, equivocamos na compreensão e aplicação dela - está escrito: "Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte." (Prov.: 16.25). 
Somos adoradores imperfeitos que acredita num Deus misericordioso que não aceita que alguém transfira Sua gloria e poder para si mesmo... Deus é um só! Pra Ele seja a glória! E no Seu filho Jesus Cristo habita toda Sua plenitude divina. E todo o joelho se dobrará diante Deles!  Fique atento!

11/07/2014

“SDC” (síndrome do coitadinho)


Tenta imaginar uma mãe pássaro com medo de empurrar o seu filhote para fora do ninho, porque acha que ele poderá cair e se machucar. Agora pense: como esse pequeno pássaro poderá aprender a voar deitado no conforto do seu ninho?


Que o percurso da vida bate duramente na gente e nos deixa arriados no meio do caminho, todos sabemos. Mas será que sabemos que estamos aqui para tentar e tentar de novo e de novo?

Infelizmente todos têm perdas, problemas, quer sejam graves, quer superáveis, porém existe a síndrome do coitadinho - “SDC” (grifo meu) que geralmente fazem com que alguns tratem os problemas como se eles fossem infinitos. Infelizmente também, quase sempre esse comportamento encontra respaldo defensivo em alguém para dizer: Deixa- o coitado! Ele é assim por isso... Um protetor para concordar com ele e discordar de você. Alguém que em algum momento na vida errou e de alguma forma acaba fortalecendo essa síndrome passando a mão na cabeça dele, ou seja, protegendo e poupando-o, mas de quê?   

Já que o coitadinho vive conscientemente em surdina sugando o trabalho - a boa vontade do outro que aflitamente quer ajudar dando palpites, mas recebe deles ataques ofensivos... Se contrariados o mostra que têm força para gritar, reclamar, bater ou murmurar. Se amparados, são os primeiros a apontarem para erros alheios. Culpam altivamente e sem piedade quem se opõe a eles cuja maioria gosta de ser apreciado por isso... O coitadinho vive stand by esperando o que muitas vezes nem eles mesmos sabem o que é.  E você conhece algum “coitadinho”? Alguém que nunca pode fazer nada? Que com desculpas de tempo, trabalho, ordem superior (espiritual), vê tudo difícil e complicado, e nem tenta esconder o marasmo, desanimo?

 O Coitadinho costuma produzir pouco e tem pouca criatividade na vida.  E além de promoverem intolerância com os de fora, são incapazes de dialogar civilizadamente, sem atacar o bom senso moral e ético para acobertar sua falácia. É tanta frouxidão que incomoda quem está de fora, de cima, do lado. ... Oh vida, oh céus...  Enfim, são muitas dessas más qualificações que fazem parte da rotina de um coitadinho que hoje diz seguir a fé cristã.

Sabidamente, todos nós erramos pelo menos duas vezes ao dia em tudo o que fazemos, mas não podemos usar os erros, medos, decepções e frustrações passada como desculpa– estou doente, estou cansado, estou morrendo, ou seja, viver buscando justificativas para mudar... Esse é um grande erro!
É errando diariamente, que ganharemos tempo para orar, ler, crer, perdoar, reconhecer, deixar  a lamentação.  Caso contrário, isso nos fará ignorante, incompreendido e impertinente, inconsequente já que “a vida é nossa” e dela cuido eu. Mas a pergunta que não quer calar é: como está a sua vida cristã agora? Achou que com você seria diferente porque ora mais, busca mais, jejua mais, paga mais...? Como filhos de Deus não seria distinto, pelo contrário é aí que a gente sofre mais ainda. A diferença é que sendo, nós sobreviveremos a tudo... Nós temos sobrevivido... Portanto, pare de deslocar as responsabilidades no que for. Sejamos responsáveis pelo que decidimos e pelo que fazemos e pelo que tentamos assumir ser. 

E não joguemos sorrateiramente para cima dos outros as nossas frustrações como desculpas ao vento. Não deu e pronto! Parte pra outra! Chega de viver sem esforço, como um coitadinho que nada faz e tudo quer ter.  Saibam que é no embate diário que a gente aprende, se fortalece e fica esperto na dor, decepção ou queda.

Se você reconhece que é um coitadinho, precisa experimentar o além da fronteira, de quebrar-a-cara, do tentar de novo. É isso que falta aos coitadinhos: coragem pra sair do local que costumam reinar cheios de vontade imaturamente: do ninho, do entendimento, do conhecimento, da cama, da zona de conforto. Quem não se encoraja e experimenta bons sentimentos com o próximo, por exemplo, nunca terá um bom relacionamento e nem sequer terá uma vida aceitável com o grupo em que vive. Será um doente social. 

E se caso não seja um coitadinho, mas convive com um, faça o perceber que o mundo é mais do que quatro paredes ou um só entendimento. Mostre que espiritualmente, o coitadinho tem um ser que entende suas dificuldades e como ele, teve uma história de vida na terra curta e sofrida e nem por isso murmurou, ou desistiu e sequer se desculpou pela falta de benefício, dinheiro, emprego, filhos, etc. falo de Jesus Cristo, que não se fez  de coitadinho e nunca foi incapaz. 

Assim como Ele, devemos evitar no meio do sofrimento, prosseguir na crença de que não podemos, não conseguimos. E evitar a falsa percepção de que também não precisamos tentar por si mesmo. Devemos ser como Deus deseja que sejamos, sem desculpas, choramingo ou desistência, pois o Senhor Jesus nos empurra para fora do ninho. Ele voa junto e orienta na direção certa. E nos sustenta sem pena nas angustias que passamos.

Foi assim com Paulo que mostrou seu desejo de ver Timóteo e disse que todos, exceto Lucas, foram embora (4:9-11, 21). Alguns foram pregar em outros lugares (4:10-12). Outros o abandonaram na sua hora de aflição (4:10,16). Antes, ele chamou Demas de "cooperador" (Filemom 24), mas agora, vê que os interesses dele são do "presente século" e não das coisas do Senhor (veja 2 Timóteo 2:4). Alexandre resistiu fortemente à palavra que pregava (4:14-15). Mesmo assim, ele não desfaleceu, porque o Senhor permaneceu fiel (4:17-18). 

Se o nosso foco for o Senhor e a sua palavra, o trabalho do evangelho sempre continuará independentemente do “coitadinho” que escreveu ou leu este texto.

08/07/2014

Não ouse me julgar!



Era tempo de guerra. Aprisionaram um soldado que regressara ao acam­pamento, vindo de uma mata próxima. Ele foi acusado de estar traindo o seu exército, mantendo contato com o inimigo e foi levado à presença do comandante.


- O que você estava fazendo naquela mata, àquela hora da noite? - perguntou o oficial.

- Fui ali para orar por mim, fazer uma oração ao meu Deus - respondeu o jovem.

Não convencido, o comandante ordenou friamente que o jovem se ajoelhasse e orasse.

- Se você tem o hábito de orar tanto por auxilio, faça-o agora.


Compreendendo que a acusação de traição poderia significar morte, o jovem caiu de joelhos, e desabafou o coração diante de Deus. Foi patente, em vista de sua fervorosa conversa com o Senhor, que esta não era uma nova experiência em sua vida. Ao soltar ele as últimas palavras e abrir os olhos, viu uma nova expressão da fisionomia do comandante. 


- Ergue-te - disse simplesmente o oficial - pode ir embora. Creio no que você disse; do contrário, não poderia fazê-lo tão bem como fez agora.


Então qual é o nosso grande desafio hoje? 


Digo que é ter um caráter íntegro quanto as nossas decisões e palavras. Ser cristão sincero é ser íntegro...  As pessoas mentem, julgam, caluniam, desconhecem a fé dos outros com muita tranquilidade, como se ninguém estivesse atento a isso.  Mas esquecem de que é nos momentos mais difíceis que a nossa integridade é revelada...  


Todo o tempo, questionamos sobre os erros e escolhas uns dos outros, mas pouco, ou quase nada, sobre a integridade deles ou compreendemos os momentos mais dramáticos da sua vida.  Se eles estiverem sendo fiéis à sua responsabilidade cristã? Se não querem entrar em confusão, se respeitam as decisões das pessoas, e não participam de combates de ego com os outros. Que mal há nisso? 


Se eles não pensam como nós e se são pessoas em quem não se pode confiar, Deus o sabe, mas e se for por acaso esse o motivo que levam essas pessoas a se afastarem de nós? Já que gostamos de ver problemas em tudo, porque não lutamos contra a frouxidão? Admitir não é fácil, né?


Disse o apóstolo Paulo que todos os cristãos sofrerão perseguição; todos os que pretendem servir a Deus serão chamados a suportar as mais vis calúnias e falsas acusações (2Tm 3:12). A Bíblia também diz que Satanás nos acusa de dia e de noite (Ap 12:10). Portanto, o salmo 7 contém uma grande mensagem de conforto e esperança para todos nós. Esta é também uma mensagem que traz uma grande consolação a todos os que hoje são injustamente incompreendidos. Ela contém um grande encorajamento para o remanescente fiel quando for vítima de incompreensão, e quando for questionado injustamente. Este é assunto: denunciar a mascara, o medo e as palavras ao vento em muitas ocasiões de quem não deveria... 


Como Davi, devo fazer o juramento de minha inocência?  E fazer a quem? Se eu sou culpado, sou em que? Nas minhas escolhas? Decisões?  Em cuidado?


E se, estou errado, estou disposto a sofrer, como se diz hoje em dia: “Se eu faço isso, quero que caia um raio do céu na minha cabeça!”,  e se for culpado de alguma coisa em que sou acusado, porém em Cristo, biblicamente e não emocionalmente, eu sei o que estou fazendo... Sei o que está acontecendo. E quem me cobra resposta sabe disso?


Reconheço que estou numa luta e nela renderei graças ao Senhor Jesus, segundo a sua justiça, e cantarei louvor ao nome do Senhor Altíssimo: Jesus. Este é o meu grande clímax e mais impressionante motivo que busco: poder ter a segurança de que serei salvo em Jesus - o nome da justiça de Deus. Porque Ele vê o meu coração, se sincero ou enganador, e não me julga pela aparência e distância, e só Ele é capaz de revelar com justiça o meu caráter, apesar da ordem de me afastar – por proteção - tenha partido Dele...


Para minha proteção! por isso Deus pede para eu  tomar cuidado em andar com quem tem hábitos de adoração  descompromissado com Ele. Tenho que manter meus olhos firmes no prêmio - ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Timóteo 4:8).  Contento-me a não dar satisfação à carne como quem ainda terá outras experiências na vida... Pois todos nós necessitamos conhecer mais da justiça misericordiosa de Deus quando algo que não entendemos vier a acontecer. E se estamos decepcionado, frustrado, ignorado por algumas pessoas ou se fomos questionados por outros, este é o momento de voltarmo-nos para Deus e louvar a Sua justiça imparcial e compassiva, em favor de nossa limitada compreensão. Ficando cada um na sua! Garanto que os resultados serão logo - logo vistos e sentidos por todos.  É só esperar.


Não dá pra ser amado e compreendido por todos e nem ser aceito pela nossa ideia, pois aflição é promessa bíblica. Com efeito, o veneno da nossa incerteza pode levar a ao desespero ou à loucura... 

Ser criticado é mais fácil que ser amado, ser pobre é comum aos simples da fé. Ser invejado é o desejo dos sabe-tudo. Mas o meu desejo é agradar o coração de Deus e só! O moço que obedece à lei (amor-grifo meu) de Deus é inteligente, porém o que anda em más companhias é uma vergonha para o seu pai. Provérbios 28:7. Portanto escolhamos andar com quem evita tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias de achar simplesmente.


É o próprio Deus que nos indica ter a sabedoria de afastar de pessoas dissimuladas que só pensam em si mesmas e, como costumam dizer, danem-se os outros... E isso não é uma atitude aleatória e de própria vontade, só pode ser realizado quando firmamos o nosso entendimento na Palavra de Deus e recusamos qualquer coisa que não seja bíblica por parte deles. Com certeza, todos já ouvimos o ditado que "aparências enganam” que aplicado na vida espiritual reflete a mesma verdade em nossa vida carnal.  Será que essas pessoas não reconhecem que vão de mal a pior e estão causando danos a si e aos outros com elas?


Aprendi que jamais poderei chegar ao conhecimento da verdade achando alguma coisa acerca de alguém e suas atitudes. E, do mesmo modo que os enganadores Janes e Jambres, alexandre, o latoreiro resistiram a Palavra, também hoje resistimos à verdade, sendo réprobos quanto à Palavra e a fé uns dos outros. Concluo afirmando que toda a Escritura é inspirada por Deus, ou seja, Deus não só é o personagem principal das Escrituras como autor de toda ela. E é nela que confio o meu ensino, repreensão ou reprovação. 


Se alguém se acha habilitado para me encaminhar na justiça e retidão do Senhor seja ao menos integro nas suas decisões, caso contrário, me manterei afastado conforme me indica a palavra: Na minha primeira defesa, ninguém foi ao meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! 
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! 2 Timóteo – Capítulo 4: 16-18. Portanto, essa é a atitude natural e espontânea que quero mostrar: Gratidão e louvor e só. 
Render graças a Deus por Sua justiça e cantar os seus louvores ao nome de um Deus que tem o Seu trono soberano no Universo.


Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no Nome do SENHOR, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, nós, porém, nos levantamos e ficamos de pé.… Salmos 20:7-8.

Maranata ora vem o Senhor Jesus!

fotos

tom caet