26/10/2014

Ninguém merece!



De acordo com o dicionário, a palavra ‘merecer’ é “1. Ser digno de. 2. Ter direito a. 3. Estar em condições de obter ou de receber...”.

Entendo que não devemos usar esse verbo para identificar o direito ao infortúnio, às agruras da carne... Pois nascemos para a felicidade, para o constante aprimoramento e não para a opressão ou culpa. Afinal ninguém merece sofrer e nem fazer os outros sofrerem. Embora, quando presenciamos ou vivenciamos algo ruim, desagradável e incômodo, muito de nós terminamos usando a expressão ninguém merece... Mas mantendo certa culpa...

Temos que tirar essa ideia criada dentro do moralismo cristão que nos diz o que é certo e errado ao agir, pensar ou falar. Ainda que se tenha culpa ou se mereça pagar pelo erro, são as exceções às regras da vida que nos fazem deixa-las. Perdeu um ônibus ou o avião? logo vem o próximo...

Claro que só se pensa sobre isso após ouvir, várias vezes, pessoas sofrendo mencionar a palavra ‘merecimento’ como sinônimo de culpa, de impossibilidade... Segundo essas pessoas, elas sofrem porque, a condenação externa da maioria os tira o direito adquirido de viver em paz. O que faz com que tenham sempre uma eterna culpa. Ninguém mesmo que por coisas pequenas, é culpado em merecer algo ruim e inesperado.  

As pessoas são hipócritas, Deus não! Por isso, não siga a igreja, aos padres, a pastores, a ninguém que não seja Deus. Todos cometem erros, e seremos julgados e condenados diante de céu e não do inferno! Afinal, se ser, pensar ou agir diferente é pecado, seremos irracionais, certo?

Deus não vê o homem com olhos humanos, ele sonda o coração e ama indistintamente. Não podemos apenas supor que foi obra do acaso esse amor, pelo contrário, essa estratégia divina esta entre nós exatamente como sinônimo de entender que só seremos culpados eternamente por alguma coisa se deixar de amar as pessoas como elas são. Logo, quem não ama recebe esse merecimento indesejado como punição: a morte eterna. E Pense nisso ates de tentar se culpar, mentalmente, com base em tudo o que você merece ou tem feito.

O ser humano é podre de maldades e desejos. Se todos fossem santos, não precisaríamos passar por tantas dificuldades, e, acredite que em Jesus todo pecado é perdoado se você se arrepender, mas sem culpa. Porque esse imposto conceito de que a culpa é um dos sentimentos básicos para o arrependimento, acaba causando autopunição, flagelação e penitências. Pois quando fazemos algo que julgamos como sendo errado, um sentimento se abate sobre nós. Pelo menos é assim que boa parte das pessoas demonstra - o peso na consciência. É um sentimento que nos provoca sofrimento e, portanto, já é parte suficiente da autopunição que nós nos impomos por termos agido "errado".

 Autopunição que serve para que não voltemos a repetir o mesmo erro. Inclusive esses mecanismos são extremamente sabotadores. E deve ser identificado - o que torna  mais fácil de não cair nessa armadilha.

Portanto, liste os eventos da sua vida que trazem sentimento de culpa – (de certo que quando erramos gostaríamos de ser compreendidos e consequentemente perdoados) - o que nos faz esperar a liberação ou perdão de outra pessoa para se permitir ficar em paz. Digo que, se o outro vier a perdoar você, ótimo, mas, também, se isso não ocorrer, liberte-se da culpa para que você se possa se tornar um ser humano melhor.

De acordo com e Evangelho, não nos cabe procurar desculpas para justificar nenhum pecado. Mas é nossa responsabilidade buscar o meio de vencer a tentação. (1 Coríntios 6:9-10). Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus... Ele exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23). Este é o princípio que tem que ser aplicado aos desejos que sentimos. A condenação não é um castigo de Deus, e sim uma escolha nossa, quando deixamos de ouvir e obedecer A Deus para seguir os conselhos de homens e os conselhos do diabo. Além disso, está escrito na Bíblia que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, todos!

Mas com esperança em Cristo há salvação quando em amá-lo passamos a seguir os Seus mandamentos. Ou será que devemos estar em “igreja”, religião, grupo pra ser mais aceitável para Deus do que ser fiel a seu Evangelho falando, vivendo ou compartilhando em todo lugar? 

Desculpas têm de graça, e quantas segundas chances você quer pra mudar?

Tudo bem que a perfeição não é humana, mas permaneça nessa de esperar algo cair do céu pra ver o que acontece... Ninguém merece!

23/10/2014

bobo sim, mas não tolo!

Há fatos e momentos da vida em que ajudamos ou somos ajudados por outras pessoas numa determinada situação, seja momentânea ou numa atitude fraternal que poderá levar anos como amizade e consideração por exemplo. Algo que podemos considerar como ser bom. 
Algumas pessoas costumam dizer que os bons são bobos, mas isso se tratando é claro de uma sociedade que tem muita ambição e onde o egoísmo circula livremente. Ainda que a bondade de alguns possa ser debatida sob o viés da desconfiança e interesse dos que estão ao redor, para quem é bom, os seus propósitos é entendido como altruísmo, ou seja, tem prazer em dedicar uma parte de si, de seu tempo e de seus recursos, para alguém próximo ou para uma pessoa que está necessitada de alguma coisa.

Como a vida esta sempre está nos testando se tivermos a essência da bondade, ficará mais fácil passar por todos ou ao menos alguns dos problemas que surgirem mais dignamente. De certo que na mesma vida sempre encontraremos pessoas ruins e “cegas” que por não entenderem o modo de ser do bondoso, fazem observações e comentários maldosos, que apesar de quase sempre serem ignorados e sem importância terminam por o afastarem delas. Porque o “bobo” sabe o que está fazendo.

Por outro lado, quem pensa que para ser bom tem que fazer de tudo pros outros, geralmente está se enganando... É positivo ser bom, ajudar, contribuir com alguém. Mas também é sábio ser bom consigo mesmo e, em certos momentos, “não ser egoísta”, mas saber dizer “não” oportunamente. E provavelmente quem tem essa dificuldade, deve ter problemas em ser assertivo, de impor limites, pois pensa que se não ajudar tal pessoa estará machucando-a, ferindo-as indevidamente, pois não conseguem dizer – um simples “se vira” ou “faça você” para ela.

E a pessoa abusa do ajudador sempre que ela vê que ele não faz nada para impedi-lo de abusar ou pelo menos mudar o seu comportamento, e é por isso que pensam que além de ser bom – quem ajuda está sendo bobo.

Para eles, as pessoas que são boas para os que não dão valor a ajuda, são “boas demais” e, neste sentido, são bobas (exploradas) nas mãos daqueles que tentam ajudar o que confunde que ser bom é igual a ser bobo, é exatamente acreditar que qualquer pessoa que realize boas ações para os demais é uma pessoa boba, que perde seu tempo com os outros, ao invés de cuidar de si mesmo. De certo modo sim, mas isso não muda o caráter de quem ajuda o próximo de verdade. Para o bondoso, como ele bom se sente é o que importa!  E quem é bondoso jamais vai deixar de ajudar alguém ainda que (de alguma maneira) queira o prejudicar. Portanto, nunca deixe de fazer algo só porque os outros criticam ou por medo de não ser aceito e compreendido por alguém.


Essas são pessoas que devemos ignorar em parte, porém ficar atento, pois elas ao pensarem assim podem precisar de sua bondade também. Nesse caso, sejamos sinceros uns com os outros e consigo mesmo. Por que ser bondoso é uma virtude de Deus. Melhor ser bobo do que ser tolo!  Agradeça a Deus se conhece alguém assim, pois poucos conseguem ser, e se você ainda não é, precisa pedir a Deus sabedoria para agradecer pelas pessoas certas que passam por nossa vida, pois o nosso defeito tem sido apenas esse: não agradecer as pessoas que Deus coloca em nosso caminho.

21/10/2014

Que cristão é você?




Existe uma lamentável troca de farpas entre evangélicos e isso tem me deixado profundamente abatido. Parece uma guerra cristã, porém a nossa luta não é essa! Então gostaria de tentar expor algumas questões a respeito de tudo o que tem acontecido e quem tiver paciência de persistir em ler mais um pouco este texto... 

Muito bem, em primeiro lugar eu quero pedir perdão. E falo como cristão, pois  não há alguém que tenha poder  ou possa me autorizar a fazer isso, depende só de mim... E esse tem sido o problema: muitos cristãos têm falado em idolatria, mas se “borra” de medo dos pseudos donos das ovelhas. Embora isso aconteça devido à maioria ainda ser bode por não entender que o seu Pastor está no céu... Mas isso não é o caso nesse momento.

Em geral, os tais bodes seguem gente famosa, templos e doutrinas, o que os fazem  nos atacar ferozmente, defendendo, ofendendo, agredindo, xingando para defender sua idolatria cega. E agem hipocritamente como se todos os evangélicos devessem estar na mesma situação que eles. Total engano! Porque há muitos que não  estão e nem querem estar. Enfim! 

Sabemos que existem muitos no meio deles que também não estão satisfeito com a postura desses “crentes” de fachada. Não quero desconversar com ninguém agredindo com o que eu acho, mas, por favor, peçam perdão aos irmãos que vocês andam ofendendo diariamente com esse seu comportamento omisso, agressivo, mal educado e arrogante. Livre se desse deus de mentira, pois a mensagem do Cristo a quem amamos é a de paz, de restauração, de salvação; e não a de raiva, e briga e ofensa, e desprezo. 

Quero que você saiba que aos olhos de Deus, você é um ser humano precioso e importante. De grande valor, mas não o melhor por isso. Temos muito que aprender também com a perda e com a humildade.

Em segundo lugar, comece a entender que Deus não precisa da sua ajuda. Há muitos do nosso meio se achando no direito e obrigação de abusar dos dons espirituais para enganar. Ainda que não tenhamos absolutamente nada contra quem gosta de ser, digo que muitos cristãos sem educação destratam as pessoas por discordar do que eles fazem, pensam ou fazem. Com que direito fazem isso?

Sempre encontramos cristãos se voltando um contra o outro, por causa do abuso deles, que se acham no direito de discordar ou condenar do que eles fazem.  Infelizmente ao agir assim eles se condenam, principalmente ao entender  que os que estão  no erro quem não são das suas denominações ou seguem suas tradições, ou não são consagrados por qualquer doido humano como eles... aí já é patológico, que também é uma outra história. 

Em terceiro lugar, estamos confundindo as pessoas com as suas crenças e práticas. Amo ser cristão, mas posso discordar também de algo que alguém pense ou faça, contanto que não seja para o meu próprio beneficio somente, devendo como cristãos, começar a perceber que discordar de alguém não é motivo para odiar, se afastar ou repudiar, pois quem pratica isso não crê no ensino de Cristo, mas se aproximar, ajudar se compadecer... 

Mas a maioria age na realidade como torcedores de times que discordam com relação a seus anseios e ao invés de se encontrar na saída para abraçar pela vitória ou chorar pela derrota, se espancam até a morte.

Assim, gostaria que refletíssemos, apesar de não estarmos num estádio, não precisa concordar com nada do que eu diga aqui, mas que de fato se relacione bem com os outros que pensem ao contrario de você.  Ainda que isso em nada mude o seu apreço por ele, não se esqueça de que pode ser você no lugar dele neste momento, quer ver: Tá sentindo a falta de alguém? Porque será que ela não te procura mais? Muito bem, já que você é o que é e ninguém muda a “sua cabeça”. Porque te procurariam?

 Digo-te que se amanhã você precisar de alguém para desabafar, é melhor que tenha muita intimidade com esse seu deus egoísta, porque o Deus humilde envia pessoas para nos socorrer todo o tempo. E por não termos esse discernimento, não cremos ainda desprezamos a ajuda Dele para buscar na nossa própria vontade, vaidade ou ignorância a solução... O que nunca deu certo!

Vamos nesse momento reconhecer que precisamos receber um abraço apertado, sentar ao lado de alguém que se dispôs a ouvir, cuidar da gente. Alguém que pode tirar todas as dúvidas que você porventura tenha quanto às questões de fé. 

Procure ser essa pessoa. Ser alguém que possa compartilhar o amor que Cristo semeando no nos corações essa melhor condição de superar os problemas. Sim o amor de Cristo. Esta forma foi doada no sacrifício da cruz. 

Claro que também pediria que aprendesse o respeito mútuo, o que inclui não ficar achando, dando opinião quando não te pediram nenhuma. Se contenha nas suas. E aguarde calado!

Acredito que você, como pessoa inteligente que é, entende com toda clareza por que essas condições podem nos fazer mais tolerantes com quem nos faz algo indigno ou desrespeitoso do ponto de vista da boa convivência social e cristã. 

Bem, teríamos muito ainda a conversar, do amor e a graça de Deus, das dores que sofremos quando somos desprezados, da salvação e tantas outras coisas que somos envolvidos. Até poderíamos, mas não dá pra falar tudo de uma vez, né? Só pretendi aqui te lembrar da esperança de que um dia caso tenha compreendido o ensino de Jesus, a amar como Ele amou. 

Vejo-te um ser humano tão humano como outro humano. Não passe disso! Reconheça o mal que faz a alguém e o chame, e se perdoem, mas com base na Bíblia, pois acreditamos que a prática dela constitui liberdade e nos levará a prestar contas a Deus com cabeça erguida. Também devemos respeitar quem não crê nisso, porém, mais uma vez, peço, por favor, que  respeitem o fato de alguém crer assim.

 Não sei se pode  notar, mas em nenhum momento foi citado versículos bíblicos em nomes, versículos ou capítulos, muito menos foi alegado fatos cronológicos... Mas acredite foi lendo o Evangelho que pude me inspirar. Não precisei rodar no “mistério”, fazer curso teológico, ou alegar tempo de serviço na fé. Tudo é importante, pois coopera, mas não é regra fundamental! Portanto se contente em servir a Deus e pare de exigir a compreensão à força dos outros!

O todo poderoso Deus não divide a Gloria Dele com ninguém! 

E se você está lendo até aqui, é porque está viva, essa é a prova de que Ele é bom e misericordioso, e deseja ter um relacionamento pessoal com todos nós. Espero que seja alcançado pela maravilhosa graça de Deus e que o amor de seu filho Jesus, acredite nisso, seja maior e mais arrebatador do que qualquer coisa que você esteja pensando agora! Mude!

Fiquem com Deus querido!

Caetan Capellan ( chaplain - Unipas  International)

11/10/2014

Pequei Pai!


A Bíblia nos ensina a pregar a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrigindo, repreendendo, exortando com toda a longanimidade e doutrina. “2 Tm 4:2. "Porque existem muitos insubordinados e enganadores, especialmente os da circuncisão. 

"Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo." Sl 26:4.

Em primeiro lugar não devemos duvidar - será que é verdade o que estão falando?

Tiago 1:5-8; Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.  Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Portanto, não devemos duvidar!

Em segundo lugar não podemos criticar - quem é essa pessoa? O que estão falando? Cadê as provas? De onde procede?

A Bíblia diz em “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.” Romanos 14:1. Lucas 17:3 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.”  Portanto, tem cuidado com a crítica, pois aqueles que criticam a outros recebem críticas também.

Em terceiro lugar jamais conseguiremos determinar – se isso é verdade ou não, se vai acontecer ou não...

Foi o próprio Jesus que nos ensinou que estando Nele, pediremos e suplicaremos- nunca decretaremos... “Se estiveres em mim e eu estiver em vós, pedireis (e não determinareis) tudo o que quiserdes e vos será feito” (João 15.7).

As passagens bíblicas nos ensinam a orar com súplicas, respeitando a vontade de Deus, e não dando duvidando, criticando ou decretando ordens. Portanto, temos que nos relacionar com os pecadores sim e com aqueles que estão pregando erro também, só que justamente para "corrigi-los" com amor e mansidão e não para "compactuar e aceitar" com as heresias que pregam. E é preciso fazê-los reconhecer, pois andam pervertendo a fé, ensinando o que não devem por torpe ganância.

Creio que ainda podemos ouvir a declaração do filho pródigo brotar dos lábios de certos crentes. Jesus escolheu doze apóstolos, cada um diferente do outro, porém os mesmos só exerceram seus ministérios após uma intensa preparação com Ele, e não vi nenhum apóstolo pregando heresias.

Pelo contrário, tivemos em João Batista um excelente critico aos que mesmo sabendo fazer (ou conhecendo) o bem, preferiram fazer o mal. Só que infelizmente o João Batista moderno ainda não consegue reconhecer e se arrepender que está indo além da Palavra de Deus, pois a soberba o acompanha e o Espirito Santo se afasta...  Pois agem com tanta arrogância... Consideram-se acima do bem e do mal, podendo criticar tudo, apontar quem quiser, mas nunca ser apontado e criticado... "Andam Junto" com todo tipo de pessoas que praticam heresias e distorções Bíblicas, aceitando dividir os mesmos púlpitos, etc. Certamente, Jesus andava com pessoas diferentes e pecadoras, embora alguns se convertendo ou não, Ele estava presente. Ele se "relacionava" com os fariseus para confrontá-los com a verdade, e não "andando” (compactuando) junto com eles. "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Amós 3:3.

Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé." Tito 1:10-13 

"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seus próprios ventres; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos." Rm 16:17-18

"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, alterações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentam com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." 1 Tm 6:3-11 

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o RÉPROBO é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado. SALMOS 15...

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;" Cl 2:8

"
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!


fotos

tom caet