16/04/2015

Quem ajuda?


Ainda hoje, entre o ideal de Deus e a realidade ministerial ainda existe algumas lacunas espirituais na minha vida – a paciência, mansidão, tolerância. Todo tempo tenho deparado com gente cheia de boas intenções e práticas religiosas, mas infelizmente vazias, e que ainda não eliminaram a lacuna  que dificultam a intimidade entre eles e Deus: autossuficiência.

Por causa disso Deus prometeu assumir o comando de seu rebanho disperso: porque muitos se acham o bonzão da fé, ainda que diga que não.  Alerta a bíblia que "você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções." (Provérbios 16:2).

O que pode ser  uma deficiência espiritual, moral, ética,  emocional e até física nessas pessoas, vejo como ausência de Deus e a presença do pecado. Não julgo, mas afirmo na própria carne o descaso desses mentirosos líderes que denigrem o Evangelho e enchem as mentes dos ignorantes com filosofias humanas e comportamentos vaidosos.

Foi o evangelho que me mostrou que devo rasgar as vestes num gesto de quebrantamento e humilhação diante de Deus sem pagar nada por isso. Rasgar o meu coração  em arrependimento profundo pedindo e dando perdão...  compadecendo do próximo com o Seu amor como verdadeira adoração sem cobrança de nada a Ele, e principalmente me ensinou que na medida em que vou ocupando posição de destaque diante Dele e dos homens, a responsabilidade com Ele torna-se prioridade em minha vida e no meu ministério, pois, independentemente de posição que exerço, devo insistir em buscar direção Dele para eliminar  o quanto possível  a lacuna no meu coração e de quem tem andado desesperado e angustiado, intrigado e sem confiança na vida porvir (salvação).

Mas quando falhamos e pregamos o contrário do que Ele deseja,, não devemos nos desesperar, e sim lembrar que Ele está no controle e que prometeu retornar a cuidar de todos nós caso alguém falhasse... Portanto, a minha função ministerial é cuidar do rebanho de Deus (e não meu) em todos os sentidos, principalmente defendê-los diante dos lobos. E não me preocupar exclusivamente com meus próprios interesses. Assim sendo, todos poderão se voltar para Deus e pedir a sua ajuda sem hesitar. Faça isso também aí!

Deus sempre está no controle de nossas vidas e pode transformar qualquer situação trágica em algo bom para o nosso bem estar espiritual.  A Sua Palavra sendo aplicada aos poucos ao coração abatido causa uma imediata comoção de remorso e retorna às ações ordenadas a obediência (fazer o ide).  Mas Quando você fala com Deus, qual tem sido a sua atitude diante Dele? 

Negligenciar o espirito para pedir benefícios materiais para encobertar interesses pessoais?  

Não julgo quem faz isso, mas há dados relevantes (provas) de quem diz acreditar na Palavra e pede pra si riquezas e dá aos missionários o resto sem importância das ofertas para sobrevivência da fé ou para a salvação da sua alma. Mas não veem que:

“A decepção é um efeito colateral da dor no coração de quem criou expectativa em excesso...”.

Decepção, esse tem sido meu maior problema na vida nesse momento, ainda que eu faça menção do cuidado do Senhor sobre mim, continuo a tentar entender o incompreensível caráter humano, tentar resolver o que não tem mais jeito, tentar recuperar o que já se perdeu...  Mas pelo meu próprio esforço não conseguirei e vivo me ferrando por isso. Talvez eu deva "acordar pra vida" e reconhecer o quanto estou deixando de aparecer pra Deus pra existir para os outros.

Minha mente está cansada desse entra e sai de gente que não sabe se quer ficar na obra um dia ou vai viver nela até o fim. Ultimamente sou pego pela Insônia de uma mente cheia de promessas não cumpridas e de gente sonhadoras.

Espero que alguém entenda que uma hora tanto Deus quanto a gente chega ao limite e se “cansa” da mesmice, das idas e vindas, do vazio das pessoas, do abismo dentro de nós mesmos. Não é preguiça de viver, de prosseguir, é simplesmente uma falta de estímulo para encarar seja lá o que for que ainda está por vir.  

O meu desabafo não está no cansaço de ouvir promessas, e no meu viver em Cristo ou falar Dele disso, não canso. Também não está em compreender e não ser compreendido (julgado) por alguém que pude fazer algo (ingratidão). Nem tampouco está em não receber o que me prometeram (descaso), mas na dor de ver que os convertidos em Cristo (irmãos) não se importam prioritariamente com o próximo. Ainda que Deus tenha dito que cuidaria de todos, faltam alimentos, roupas, remédios... Precisamos de vocês!

Enquanto ela (ajuda) não vem, vou mais uma vez disfarçar essa dor com alegria de prosseguir em silêncio, pois “a segunda pior coisa do mundo pra mim é me sentir insuficiente para alguém. A primeira continua sendo me importar com quem não se importa comigo ou com quem que precisa”.

Mas devo sumir ou estar sumindo de novo, a aproximação não me fez tão bem quanto eu esperava... Porque causei preocupação demais.  Porém fiquem tranquilos, pois a sutil diferença entre “devo sumir ou estar sumindo” está em “evitar" o sofrimento de quem me ama e causa saudades... Certamente sentirei saudades, calado, sozinho, sem alguém pra conversar, mas carregando a esperança cansada de esperar mais e mais apoio de Deus e de quem Ele enviar...

Andarei sem medo de não ser eficiente e ter fé suficiente.  A angústia que sinto não me faz perder a promessa de Deus para o pecado.   Muito menos desesperarei em não ver além do meu limite a minha vitória, tudo tem seu tempo... E por fim com a oração de vocês, conseguirei encarar a frustração de não ter a certeza de ter certeza do certo, do agora e do amanhã.  Ainda meu corpo carregue 70% de água e 30% de saudade.  

Ultimamente os dias passam lentamente, e os problemas aumentam constantemente, e o tempo inclui mais trabalho imediatamente... E os amigos vão sumindo, a rotina te aperta e a lembrança te engole e com ela vem à raiva de quem diz a verdade bíblica como cristão e que se orgulha disso, mas nada cumpre o que promete...

Mas pra crescer na fé diariamente basta entender que nem toda verdade precisa ser dita, pois palavras são armas, e saber manuseá-las é fundamental... É o que estou tentando fazer agora: falar só o suficiente.

Sei que a minha dor não passará tão fácil. Só não quero me esconder atrás de um sorriso, e falso esquecimento, ou viver enganando os outros com um tudo bem se não estou bem...

Enfim, conviver diariamente com pessoas onde Jesus não funciona mais como uma válvula de escape da realidade que os aflige não é fácil. A fé deles anda levando para lugares onde os problemas e preocupações materiais fazem morada. São pessoas que criaram raízes de orgulho, e que dificilmente conseguirão deixar ele sem apoio. Portanto, quero ser crente que gosta de gente, que se importa com gente, que faz tudo por gente, que nos faz se sentir gente, quero ser o melhor tipo de crente. Também quero saber em qual linha do tempo essa minha indireta vai encostar-se aos perfis nas redes sociais.

Devo me afastar de alguns que gosto não porque quero, mas sim por causa da falta de intimidade ou compreensão e compromisso com o Evangelho de Cristo- coisas que se desgastaram com o tempo e de difícil recuperação – e que às vezes atrapalha o nosso caminhar, ou seja, andar com quem não está em comum acordo.

Devo continuar mesmo com lagrimas nos olhos no meu deserto e me perdoem a instabilidade emocional que tenho apresentado, os surtos fora de hora de tristeza, e até pelas palavras não ditas, ou sentimentos não demonstrados... Perdoa os meus surtos de ironias e oscilações de humor, e não desistam de orar por mim.  Só peço que não desistam de mim. Sei que a cada manhã... A natureza renova-se, multiplica-se, transforma-se, se adapta, se reproduz, recomeça... Eclesiastes 3:11a "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo..."


Fiquem todos com Deus.

fotos

tom caet