02/05/2015

Quem sabe quem é não é coitado Mané.


Ninguém nasceu marcado para ser infeliz na vida! Somos desprezíveis não pelo que temos, mas pelo que falamos ao próximo pra feri-lo por causa das nossas aflições pessoais, indignações sociais e frustrações materiais... Faz-me pensar que as nossas escolhas, pelo menos, não deverão fazer de nós uns pobres coitados, mas deverão conduzir-nos a uma responsabilidade, a fim de assumirmos as consequências das implicações que as decisões e indagações acerca de, podem acarretar a si mesmo e a alguém.

Certa vez me perguntaram se havia um preparo para imitar Jesus. Respondi que sim, havia.  Disse que na Bíblia está escrito claramente no livro de Oseias 4. 6  que  O meu povo pereceu porque lhe faltou o conhecimento   e pedi que  conferisse tudo na Bíblia e ficaria com um poderoso material de Evangelismo principalmente no espírito, na mente e no ego. Também disse que a vida de Jesus cancela o sentimento que carregamos de coitadinho por causa do nosso excesso de erros, orgulho ou passado de dificuldades...

Sei que o que nos limita ver espiritualmente a vitória Dele na cruz e na nossa vida é o fato de olharmos somente para a aflição, opressão e ferida. Jesus não é e não foi coitado, porém foi capaz de nos ensinar a não nos desculpar do nosso sofrimento em algo ou alguém que nos ofendeu, desprezou, esqueceu, se vingando. Pelo contrário, Ele sofreu tudo por nós na cruz, para que pela nossa fé individual, possamos reverter qualquer situação de dificuldade nos perdoando.  

Porque o propósito de DEUS com Ele era que passasse pelo que passou para nos perdoar, e    JESUS cumpriu esse propósito com alegria ainda que sofresse. Da mesma forma estamos na intenção Dele e devemos nos alegrar. Portanto tratemos de demonstrar disposição e alegria com o próximo e sigamos os passos de JESUS, fazendo com que os propósitos de DEUS aconteçam diariamente em todas as vidas!

Lembrando que Jesus não sentiu autopiedade, ainda que fosse desprezado e o mais rejeitado entre os homens. Homem de dores e experimentado nos trabalhos. Como um de quem os homens escondiam o rosto eu era desprezado e não fizemos dele caso algum (Isaías 53:3), sabia pelo que queria passar e por qual motivo eram as suas dores e verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Isaías 53:4)
Quanto a nós, achamos demais... Observamos demais, mas na realidade, precisamos parar de fazer dramas ou atrair atenção das pessoas para verem de forma distorcida a nossa alma como angustiada e coitada. Aconselho que hoje você tire tudo que possa atrapalhar o agir dessa mensagem: Jesus não é e não foi um coitado!

Vamos parar de colocar à frente a nossa ideia expositiva de um Evangelho de dores, não podemos deixar o ego colocar a bondade do autor de lado. Infelizmente vivemos em uma sociedade que nos julga todo o tempo com frases do tipo: “Aquele lá! Coitado! Não tem onde cair morto!” Portanto, a preparação para imitar o Senhor está em saber que existe algo maior e que devemos nos colocar no nosso lugar como mero adorador e se colocar à disposição disso e parar de Julgar as pessoas pelo que elas são ou pelo que aparentam ter.

Vamos parar de nos autojulgar pela nossa dificuldade, se colocando como coitadinhos diante de Deus! É claro que precisaremos estudar e ler mais a Palavra, e se informar também acerca do mundo enganador. E não focar somente para a lógica do sofrimento, mas ir ao ritmo do suportável amor de Jesus. Sim, Ele é um Jesus forte, que luta por nós porque nos ama e nos faz forte para vencer.

Como capelão, quero que minha história venha ser marcada pela luta por uma vida melhor. E que não ser juiz de nossos irmãos e irmãs! E aos demais, juntos busquemos imitar a Cristo para fazer deste mundo um lugar melhor até a sua volta!


Comecemos agora como semeadores plantando sementes de amor no chão da nossa história, preparando para que outros reguem e em seguida haja a colheita no tempo certo... Imitando-O, construiremos hoje o nosso amanhã. Quem pôr a mão no arado, jamais poderá voltar atrás! 

fotos

tom caet