22/12/2016

thanks God


As vezes estamos procurando Deus, sem nos darmos conta de que já encontramos Ele. Assim como, procuramos conhece-lo sem nos darmos conta de que precisamos de fé, embora imersos no mundo racional, a cada fim de ano estejamos sempre com a impressão de que a melhor saída está sempre no ano seguinte... por isso eu desafio que nesse momento todos foquem no que este ano trouxe de bom..., mas perguntando quantas das tuas realizações para 2016 foram concretizadas?

Também estamos a poucos dias do Natal. E seja ele por motivos religiosos ou por tradição cultural, é uma época em que geralmente oferecemos ou recebemos presentes, companhias, lembranças e emoções. Nesse caso, convido a todos a experiência de lembrar da simplicidade de um pôr-do-sol, ou do sorriso de uma pessoa desconhecida, e da alegria de uma promessa cumprida...

Sabemos que foi um ano difícil em vários aspectos, porém se olhamos para Jesus que nos faz alcançar o que desejamos, certamente já saímos no lucro.  Também sei que é comum fazer a reflexão dos julgamentos e escolhas que passamos no fim de ano. Mas, devemos estar atentos para não repetir os mesmos erros... infelizmente tem sido mais fácil olhar para aquilo que não queremos ver repetido nos outros do que desejar coisas novas, diferentes ou melhores para eles... E ao invés de questionar os julgamentos que vemos, devemos diferenciar e não duvidar das crenças, ideias e dar opiniões que não correspondem a nossa realidade, verdade ou sinceridade de fé.... Somos realmente cristãos quando desejamos a morte de um bandido? Quando agimos com preconceitos diversos? Quando apoiamos abortos e imoralidades?

Não! Porque o cristão deve agradecer a Deus pelas aprendizagens e pequenas ou grandes coisas boas que aconteceram. Agradecer pelos momentos ruins que superaram e pelas situações diversas com as quais aprenderam lidar sem se contaminar.

Porque em muitos momentos, depositamos o nosso coração, tempo e energia em bares, lojas, redes sociais, clubes, igrejas, etc., fazendo algo idolátrico ou prestando atenção em coisas sem sentido, ora emocionalmente, ora racionalmente, o que nos faz perder momentos significativos com Deus e afastar pessoas importantes em nossas vidas.

Quero junto com vocês agradecer pelas pessoas que estão nas nossas vidas ou que passaram... Pessoas que muitas vezes, nos nossos momentos de profundo sofrimento, perceberam que fomos para elas importantes e significativos... Que Deus nos permita continuar a abraçar de forma mais completa e profunda novos e grandes desafios. Contudo, de forma construtiva, aperfeiçoada, e que nos ajude a fazer ajustes, a corrigir o que precisa ser corrigido em nossas estimas.

A gratidão nos aproxima de Deus! A gratidão nos permite aceitar que temos mais motivos para sentir satisfação e felicidade acerca de quem somos e do que alcançamos este ano que se encerra do que se deprimir e sofrer egoisticamente. 


Que todos se desprendam da exigente voz interior, da autocritica: “devia ter feito isto e aquilo! Que todos consigam nestes últimos dias, ter um ambiente ótimo para doar bondade, confiança e comprometimento com o bem-estar do próximo, ao invés de mais um fim de ano, sair correndo para comprar presentes desinteressantes pra pessoas importantes no último instante. 

Nesse caso, quero propor a todos hoje, que possam orar com gratidão a Deus por este ano que se encerra em nossas vidas. Em especial orem pelo meu ministério, cujo dia a dia me fez esquecer que a vida é naturalmente imprevisível e imperfeita... espero que ao menos não tenha esquecido de ser grato ao Senhor pelo que tem recebido. E fiquemos gratos somente!

fotos

tom caet