31/10/2016

não durma de conchinha com...



 A vida é para ser vivida independente de qualquer problema e não há nada nesse mundo algo que possa fazer você pensar e agir diferente disso! Evite, portanto, dormir de conchinha com a insônia! Ela é resultado da soma dos problemas com quatro demônios: ansiedade, depressão, inquietação, pensamentos insistentes do passado, não deixe os problemas serem maiores do que tudo na sua vida! Senão a ansiedade acabará ficando neurótico. Exercite a paciência! E creia em Jesus que é maior do que tudo isso! Recomendo que Durma muito bem,  pois, problema todo mundo tem, e isso é uma questão de aceitar e ou não!

30/10/2016

diferente ou igual?


O significado da caveira é que independente de aparência física, estética ou classe social, é que todos são iguais. Também somos todos iguais em matéria de livre arbítrio: temos direitos, deveres e responsabilidades. Alguns até se se assemelham, mas a realidade da vida é outra, porque o que não falta, é gente Psicótica, Neurótica, Obsessiva, Compulsiva, Esquizofrênica. Nesse caso, não somos nada iguais. O ponto chave então é respeitar as diferenças e não a igualdade, pois de nada adianta ter  Liberdade e não ter responsabilidade.... 

ponto de vista!


sem comentários!


viver na contramao

Por acaso você se lembra daquele amigão de infância, colega de trabalho, professor, ou daquele antigo chefe, enfim dos seus parceiros de vida?

Pois é! Na vida, somos sempre surpreendidos por essa generosidade divina que nos salva e nos conforta no momento certo: A amizade!

Por exemplo, tem hora que recebemos a ajuda de quem menos esperávamos, de quem nem sentíamos empatia. Noutras, deixamos de receber certa ajuda devido a nossa mania de julgar antecipadamente os outros, ignorando ou desconhecendo as suas histórias ou as lutas que elas travam diariamente. Mas Deus sempre nos proporciona algumas “surpresas”, a fim de nos resguardar da apatia e descrença que carregamos todo tempo por causa das desilusões...

Ele envia verdadeiros anjos que entram em nossas vidas sem pedir licença. Que nos aconselharão da melhor maneira, que apoiarão nossos devaneios, que sorrirão ao nos ver, que silenciarão junto à nossa dor, e abraçarão nossas ideias, torcerão de verdade como quem se importa e se pode contar...

São pessoas que amam de fato, que são cheias de alento, verdades, palavras de conforto, acolhimento e vontade de compensar toda decepção e tristeza que alguns indivíduos indevidos nos causaram. Ainda bem que alguns deles passarão por nós e não ficarão e outros andarão conosco ao longo de toda a nossa jornada. Embora todos façam parte de etapas de aprendizagem de nossas vidas, nem todos se manterão por perto, e só poucos viverão o suficiente para assistir às nossas conquistas.

Só que não é tão fácil viver na contramão de nossas certezas, principalmente quando recebemos o pior de quem é bem próximo de nós, de quem muito consideramos e confiamos. Já que existem amizades que fazem com que nossos dias se tornem melhores e felizes, há também aquelas que nos decepcionam.

Apesar do que, nada disso importa, porque não será a presença constante nem a duração do encontro o que guardaremos conosco, mas sim do tanto de coisas que essas pessoas fizeram de bom por nós. E, por mais que o tempo passe, e a distância afaste ou a morte intervenha, algumas pessoas simplesmente ficam na gente, eternamente. Afinal: Quem nunca foi feliz em algum momento da vida... Ou teve um grande amor... Ou se aventurou em alguma loucura com alguém... ?

Acredito que com eles, no tempo certo, todos conheceram a alegria ou a ingratidão de perto. Certo é que todas as pessoas marcam a vida da gente para sempre, não importando quem veio antes ou depois, e sim quem veio e ficou até hoje ao nosso lado. E para que entendamos melhor a própria vida, recomendo que todos revejam seus julgamentos, pois às vezes nem sempre acertamos e nem sempre estamos corretos no que pensamos, porque somos falhos, imperfeitos – também haverá quem receberá de nós o nosso pior...




29/10/2016

mimimi...


Nunca a sociedade esteve tão necessitada de valores como agora... As pessoas estão tornando o mundo feio, cheio de brigas, mortes onde cada um quer ter a razão. E não se importando com o que outro pensa - tem que ser do jeito que querem que pense. Estão nos empurrando intolerância, preconceito, ódio, discussão e tudo isso gratuitamente, por isso que o ser humano tem desrespeitado o teu próximo, ou seja, ideologias do mau goela a baixo. Infelizmente quem semeia o amor é visto como um louco... Quem acredita é um tolo... A intolerância e o ódio andam de mãos dadas sorrindo, pois a melhor coisa pra eles é ver as pessoas solitárias, as famílias destruídas... quando questionamos o preconceito de alguns, surge logo o discurso do ódio e intolerância de quem fica incomodada  achando chato ou citando o infantil mimimi acerca do certo...

Habacuque 3:18


"…ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3:18)





Somos movidos por desafios. Em todos os dias, em todos os momentos, estamos sendo desafiado por alguma coisa, alguém ou por nós mesmos. E Já que alguns desistem no meio do caminho, que tal aprendermos a não desistir ou se entregar no primeiro obstáculo? 

Só existe um problema aí: É preciso ter a certeza de que os obstáculos existem. Em seguida não temer a dificuldade e entender que os desafios nos faz adquirir a ousadia para driblar as os obstáculos que encontraremos pela frente... 


Sabendo que poucos conseguem ou querem medir esforços para chegar ao seu objetivo final, você terá que procurar atingir metas e alcançar o sucesso, e terá que enfrentar as dificuldades estabelecendo hábitos positivos já que muitos que venceram suas lutas, não pararam diante das primeiras dificuldades, porque se viram capaz de encarar o desafio para seguir em frente. 


A maioria que venceu na vida aprendeu com a experiência a desenvolver hábitos e atitudes responsáveis que as distinguem entre as pessoas de sucesso. Sendo a principal característica delas a autoaceitação - que ajuda a atingir os objetivos, a enfrentar os riscos, as mudanças, a falta de recursos e obstáculos. 


Seja ousado acredite no seu sonho! Tome as decisões de maneira racional e encare os desafios que a vida traz. Se aceite!

A Lei do Caminhão de Lixo



“A Lei do Caminhão de Lixo.”
 
Tem muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre a gente. Nunca tome isso como pessoal. Isto não é problema seu! É dele!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas. Fique tranquilo… respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.
 
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo com você! Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações. Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem. A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!”

Já observaram que diariamente cruzamos com diversos caminhões de lixo e as vezes até nós mesmos somos um deles?

 Devemos pedir a Deus que nos acalme e ilumine para que não façamos do nosso coração um caminhão de lixo e possamos ser  melhores, que possamos ser luz para essas pessoas que muitas vezes nem percebem o que estão fazendo! 

 A dúvida é:

– Qual tem sido a minha reação ultimamente?

– Como tenho reagido “automaticamente” a cada uma destas situações, que teimam em acontecer?


– Qual EXEMPLO eu tenho dado para os meus filhos, amigos ?


Vamos pensar?

28/10/2016

gostar & paixao -vs- amor


Gostar é  relativo

Gostar de alguém é sentir um frio na barriga, mas manter os pés no chão. Gostar é querer estar junto, mas sem descartar outras oportunidades. Gostar é beijar, mas de vez em quando, abrir os olhos discretamente para conferir o ambiente.
Gostar é abraçar forte, mas não por muito tempo. Gostar é dedicar-se, mas com limites impostos. Gostar é querer ter, mas não ser teu. Gostar é querer dormir junto, mas acordar cedo no dia seguinte para outros compromissos.
Gostar é admirar as qualidades, mas ainda reparar nos poucos ou pequenos defeitos. Gostar é andar de mãos dadas, mas não sentir segurança. Gostar é dividir o chocolate preferido, mas ainda assim, ficar com a maior parte.
Gostar é passar o domingo juntos, mas fazer planos mirabolantes na segunda-feira. Gostar é tirar do sério, mas com a finalidade de testar o ponto fraco do outro. Gostar é frequentar a casa do outro, mas com o status de estarem a conhecer-se. Gostar é fazer planos, mas não ultrapassar mais de três dias. Gostar é viajar, mas sentir saudade do que ainda não acabou.
Gostar de alguém é como ter o jogo ganho, mas faltar uma carta. O verbo gostar traz consigo muitas incertezas e, ao mesmo tempo, muitas descobertas. Gostar de alguém é um risco do desconhecido.

apaixonar é estar louco

Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam por ficar completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.
Apaixonar-se por alguém é sinônimo de entrega absoluta. Os erros tornam-se acertos, o longe torna-se perto, o tarde torna-se cedo, a noite torna-se dia, a pobreza torna-se riqueza, o frio torna-se calor, o ruim torna-se bom, a fome torna-se saudade, o sono torna-se pensamentos.
Apaixonar-se por alguém é perder-se, ou encontrar-se por alguém.
Apaixonar-se é sentir o sangue a correr nas veias …
Apaixonar-se é tirar a roupa sem pensar duas vezes. Apaixonar-se é aproveitar todos os momentos, e em cada brecha, encontrar uma chance para satisfazer os desejos. Apaixonar-se é agir por impulso e depois arcar com as consequências, boas ou ruins. Apaixonar-se é sentir uma atração incontrolável, é deixar a vontade carnal sobressair ao teu juízo. Apaixonar-se é suar, tremer, gritar, gemer, arranhar, morder.
Apaixonar-se é ficar cego. E só depois de incendiar todas as labaredas, tentar acalmar-se e fazer de tudo para manter todas as chamas acesas.

Amar é ter certeza de tudo

Amar alguém é viver o presente, absorver o melhor do passado e planear o futuro. Amar alguém é transformar os sonhos em realidade. Amar alguém é cuidar, zelar e proteger. Amar alguém é não ter dúvidas. Amar alguém é transformar uma briga num ensinamento.
Amar alguém é criar laços, ter filhos, envelhecer lado a lado. Amar alguém é resistir a todas as tentações, desavenças, crises, ciúmes, egoísmo. Amar alguém é surpreender, é presentear. Amar alguém é deixar claro o quanto essa pessoa é essencial, é dizer o quanto tudo mudou desde que ela se fez notável, é não ter vergonha de demonstrar qualquer afecto.
Amar alguém é libertar-se, partilhar e somar. Amar alguém é oferecermos toda a nossa bagagem de experiências, para conhecer e compreender o outro. Amar alguém é fazer essa pessoa feliz, proporcionar noites de sono tranquilas, é suprir todas as necessidades. Amar alguém é estender as mãos, apoiar, contrariar, mas nunca abandonar.
Amar alguém é trabalhar a paciência. É ressaltar a persistência e provar toda a tua determinação. Amar alguém não é um sacrifício, é sentir-se leve. Amar alguém não é prender-se, é ter muitas opções e ainda assim, escolher ficar.
Amar alguém é abrir mão do teu amor. Amar alguém, às vezes, pode ser a tua pior dor. Amar alguém é uma ferida que nunca vai cicatrizar ou deixar de existir. Amar alguém é carregar consigo a pessoa, por onde quer que tu estejas. Amar alguém é, em alguns casos, uma renúncia. Amar alguém é querer esquecer, e não conseguir.
Amar alguém é decisão do teu coração, e não uma opção indicada pelo teu dedo. Amar alguém não é responsabilidade do cupido, é a sentença que precisa ser cumprida. Amar alguém é confiar, transmitir segurança e não medir esforços.
Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais teu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes. Amar alguém é perdoar e ceder.
Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas apesar disso continuar a insistir.

Em todos os casos mencionados acima, eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar. De qualquer forma, a regra é clara: o que me oferecerem, eu ofereço três vezes mais.

Na moral! Idolatria não!


Os ídolos estão presentes em todas as áreas da vida. Muitos se tornaram idolatras nestes tempos modernos sem perceber. Por exemplo, existem idolatras de comida, de sexo, de diversão, de sucesso, de dinheiro, de realização, de carreira, de familiares, religião Inclusive essa é a mais difícil de detectar, por ter caráter subjetivo, ou seja, as Escrituras ensinam uma coisa e seus pregadores a contrariarem pregando outra...

A bíblia está certa quando diz que a cada dia aparecerá mais pessoas querendo mostrar certo "poder" religioso para conseguir deslumbrar o povo, que por falta de conhecimento os considerará.  E pior creem e os seguem... e Quem não conhece alguém que insiste em dizer nada a ver e defende com unhas e dentes ao ouvir de todo mundo que algo está errado na sua igreja, com o seu apostolo, pastor, cantor ou o que for?

Daí vem um monte de crentões fanáticos de igreja dizendo: Não julgue o irmão ou não toque em um ungido! Na moral: enquanto houver ignorantes respondendo assim, sempre haverá aproveitadores da fé alheia. E você já parou pra enxergar pelo menos a possibilidade de que isso seja verdade e que essa pessoa ignorante possa ser você?

Outra questão é: o que se ganha ao se intrometer na fé dos outros?
Biblicamente é importante que todos nós saibamos que o verdadeiro evangelho exige renúncia, arrependimento, reconhecimento da imoralidade que o ser humano carrega. Sei que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3.23). Sei que ninguém está livre de erros, mas o fato de uma pessoa ser instrumento de Deus, não significa que ela seja melhor que qualquer um ou mereça proteção ou uma multidão atrás dela. 

Pra quem age assim, recomendo que saia dessa galera que ainda não se ligaram que esse papo de idolatria já deu e isso não muda em nada a vida de ninguém, muito menos impedindo o show dos enganadores que fazem de Deus um ser submisso a...

Pessoalmente, Já tinha uma noção do dos seguidores desse circo lamentável que fazem esses palhaços com as coisas de Deus em certas religiões, mas entre os crentes tem sido terrível...  Mas foi ao descobrir o sentido das palavras apostasia, idolatria e hipocrisia, que pude “desassociar” essa dependência religiosa da minha vida. E a partir daí que comecei a considerar desonestas dentro e fora de suas igrejas, os comportamentos de membros e líderes e suas nomenclaturas e diretrizes hierárquicas. Algo que faço até agora...

Ainda não sei qual seria a melhor maneira de impedir que isso aconteça, mas sei que todos devem diariamente fazer o exame da própria consciência e se voltar verdadeiramente para Deus e abandonar esse tipo de atitude em adorar homens “ungidos”. Digo que não é a qualidade deles que levam ao convencimento, mas a nossa atitude é que denota se somos idolatras, ou não! Portanto não tô nem ai se satanás gosta de ouvir que falem mal dos pastores e suas igrejas... Essa gente que não sabemos se do mal ou do bem, “late” muito e não convence a ninguém...

Alguns até parecem que aprenderam que foi Jesus Cristo que ensinou acerca da obra de salvação, mas praticam essa teologia denominada de alguma coisa e ainda paga de filósofos do verbo penso, existo, posso, entendo que  tudo é divino... Não é nada disso!

A salvação e justiça estão em Jesus galera! Parem de proteger os erros dessa gente cheia de sujeira e corrupção e não concorde com o tanto de aberrações que eles promovem por aí... Fujam dessa idolatria!

Saiba que isso tudo ainda acontece por causa do modo idolátrico de muitos que vivem, ou notadamente defendendo os atos de seu pastor, ministro, apóstolo, ancião ou sei lá o que se torna mais importante que a voz de Deus nas suas orações e seus momentos secretos com Ele...

Hoje tenho a certeza do quanto estão cegos acerca da interpretação das escrituras quando as usam para beneficiarem de posses, riquezas, bens que banquem seus privilégios terrenos... Porque o “evangelho” que tem mais bênçãos que sacrifício não é o verdadeiro mesmo.  Também tenho a certeza diante de tudo isso que vivo até aqui, que Jesus sendo a nova aliança, não compactua dessas presunções que vemos ser pregadas por aí!...

Logicamente, não é tão fácil criticar ou apontar o pecado visível do outro achando que não estão vendo os meus... Reflito muito sobre o cuidado de não ser idolatra de mim mesmo quando enxergo o erro do outro e não olho para os meus próprios... Faço isso porque eu sei que a idolatria não é só de imagens, mas tudo que colocamos maior do que Deus em nós e entre nós do tipo: Idolatria de filhos, de marido e esposa, de novelas, Facebook e Whatsapp, ego...

É evidente que devemos estar muito atentos para termos certeza do que realmente somos na fé, onde verdadeiramente estamos nos envolvendo. E saber qual o real sentido existente por detrás dessas coisas aparentemente pregadas tão simples e inocentes. Só não esqueçam gente: Lúcifer também é anjo!

Por isso, leia, estude, informe-se e, acima de tudo, peça ao Espírito Santo que o ilumine para que você não perca o verdadeiro caminho - Jesus - que leva ao único Pai, Santo e Justo em todas as suas obras. Deus sabe muito bem quem vive na prática do pecado e quem busca uma vida santa.  Ele não precisa que algum terráqueo se coloque acima Dele com os seus próprios entendimentos! Ele contempla os maus e os bons e dará a cada um segundo as suas obras. Independe de nossas miseras opinião acerca de alguma coisa...

Não tenho culpa se as pessoas estão se esquecendo do amor ao próximo e não percebem a falta que eles sentem disso. Há tantas deles orando de toda parte no mundo e todos estão à vista e recebem atenção pessoal de Deus de varias formas.  Porém, se algo está errado com alguém devemos orar por elas, apontar o erro e ate julgar suas constantes guerras, mas não humilhando e maltratando o próximo que Deus tanto ama. Só sei que Jesus é amor, sendo Ele o único que convence alguém do erro!

Em resumo digo que não podemos nos esconder Dele, nem enganá-lo. Pois Ele esta em todo lugar... Ainda que isso exceda a compreensão de criaturas como nós, presas ao corpo, entendamos que é como Espírito que Ele está em todo lugar.  Enfim, Deus sabe exatamente quem você é. O que pensa e o que faz. Lembre-se que todos os pecados ocultos são descobertos. Ele conhece o passado, o presente e o futuro de cada um. Nesse caso, não nos enganemos achando que Deus trata da mesma forma o bem e o mal pelo que afirmam certas igrejas. Obviamente quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino... Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” (Sl 139.7-10). 

Agradeço a Deus por pacientemente estar me ensinado o que realmente devo dizer e fazer através do altruísmo, resiliência e, sobretudo o amor... Ensinando-me e não ocultando o que necessariamente preciso para alcançar a minha salvação. 1 Coríntios: 13. 11. A salvação pela graça de Deus que tem como instrumento a minha fé, que tem como fim somente a glória de Deus e como a única fonte da verdade em relação a qualquer assunto, as Escrituras sagradas. Agradeço também pelas pessoas que oram por mim, e isso basta. Não quero pagar pra fazer isso dentro de igreja... A oração é gratuita e eu posso orar!


25/10/2016

UMA XICARA DE CAFÉ

Reflexão longa,para aqueles que vivem criando caso com p tempo. Mas, para os que gostam de uma pausa para refletir, e seguir evoluindo tentando ganhar com a sabedoria, vale a pena.

UMA XÍCARA DE CAFÉ

Um grupo de profissionais, todos vencedores em suas respectivas carreiras, reuniu-se para visitar seu antigo professor.
Logo a conversa parou nas queixas intermináveis sobre stress no trabalho, e na vida em geral.

O professor ofereceu café. Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade das melhores xícaras: de porcelana, plástico, vidro, cristal...
Algumas simples e baratas, outras decoradas, outras caras, outras muito exóticas...

Ele disse:
- Pessoal, escolham suas xícaras e sirvam-se de um pouco de café fresco.

Quando todos o fizeram, o velho mestre limpou a garganta, calma e pacientemente conversou com o grupo:
- Como puderam notar, imediatamente as mais belas xícaras foram escolhidas, e as mais simples e baratas ficaram por último. Isso é natural, porque todo mundo prefere o melhor para si mesmo. Mas essa é a causa de muitos problemas relacionados com o que vocês chamam "stress".

Ele continuou:
- Eu asseguro que nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. Na verdade, o recipiente apenas disfarça ou mostra a bebida.
O que vocês queriam era café, não as xícaras, mas instintivamente quiseram pegar as melhores.

Eles começaram a olhar para as xícaras, uns dos outros.
Agora pense nisso:
A vida é o café.

Trabalho, dinheiro, status, popularidade, beleza, relacionamentos, entre outros, são apenas recipientes que dão forma e suporte à vida.
O tipo de xícara que temos não pode definir nem alterar a qualidade da vida que recebemos.

Muitas vezes nos concentramos  apenas em escolher a melhor xícara, esquecendo de apreciar o café!  

As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor, mas as que fazem o melhor com tudo o que têm!

Então se lembrem:
Vivam simplesmente. Sejam generosos. Sejam solidários e atenciosos.
Falem com bondade.

O resto deixem nas mãos do Criador Eterno, porque a pessoa mais rica não é a que mais tem, mas a que menos precisa.

Agora desfrutem o seu café! "
O texto acima é para que todos reflitam suas vidas e seus comportamentos.
 Grande abraço

24/10/2016

Aqui e agora!


O conceito humanista considera o homem responsável pela sua própria vida e ações, dando a ele capacidade de encontrar seu próprio caminho para a liberdade, convergindo ou interligando suas emoções, seu corpo, sentimentos, comportamento, pensamentos, etc., aos princípios que valorizam as suas ações e a valores morais como respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc. 

Só que pela falta dessa ideia otimista de buscar a liberdade e o potencial próprio, muitos tem feito da sua fé um segmento de inverdades e incompreensões, agindo como tolos por não entenderem totalmente o aqui e agora que vivem. Nesse caso, como romper as estereotipias religiosas e abrir caminho para novas possibilidades pra esses cristãos ignorantes? 

Ignorantes, porque tenho visto poucos trazendo à tona seus verdadeiros sentimentos de fé e muitos desconhecendo a sua realidade. Embora isso aconteça devido à maioria deles, fazerem uma verbalização excessiva sobre seus problemas simplesmente por causa dos seus "por quês" - Algo que produz apenas respostas frias e racionalizadas  apesar das experiências imediatas de vida, o que não tem ajudado muito por não se comprometerem com ela... Como disse Viktor Frankl: “O homem se realiza na mesma medida em que se compromete com o significado de sua vida”.

É interessante saber que todos têm um caminho de autonomia e independência seja na vida, seja baseada na fé ou no autosuporte pessoal. O que importa é que não podemos confiar e contar somente nos próprios achismos científicos e crenças como recursos internos.  Nesse caso seria interessante que ao invés de esperar a resposta dos “por quês” que fazemos a Deus e cientistas, entendêssemos “o pra quê” de tais acontecimentos neste momento ao nosso redor e “como” vivemos o aqui-e-agora com tudo?

Se o “conhecimento” e a fé vai levar alguém a um potencial que eleva a sua estima, afirmação, entendimento, transformação, suficiência, crescimento entre outras coisas... Não há motivos pra que se “encha” o saco de alguém. Já que tendemos a repetir padrões estereotipados da sociedade, podíamos ao menos, deixar os outros à vontade nas suas escolhas e seus significados da vida não acham?

Esperemos quem um dia simplesmente saibamos ou aprendamos a sobreviver às críticas uns dos outros: Ora mantendo tudo, ora queimando tudo, mas respeitando o quadrado de cada um!

Se alguém quiser guardar pra si as lições da alma e decorar os números das suas dores ou inventar sinais pros seus segredos...  É problema dele!  Se estiverem doentes, e não quiserem dizer onde dói... Ou estando felizes não querendo compartilhar... O problema também é deles!  Afinal nenhum projeto de ideias tem validade final...  E é isso que temos que distinguir na busca pela liberdade de viver o aqui e agora: lembrar que o passado já foi vivido e o futuro é um mistério, mas o presente é uma dádiva de Deus, sendo por isso chamado de presente!


Quanto aos invejosos, críticos, falsos, que doemos compaixão, já aos incrédulos, demostremos a certeza em que acreditamos.

 Só recomendo que não se faça cópias na memoria das más impressões que se vê, e só memorize as falas dos que não estarão presente um dia.  Infelizmente a maturidade adquirida não se renova todo tempo.  Já o sentido da vida se desenvolve com a idade, e o sentido da idade se atualiza com o tempo. Ignorar o que não entende, ou finalizar o que o não tem fim, pois o que não foi finalizado um dia ser poderá ser estudado, compreendido... 

Podemos dar opiniões, mas somente se nos perguntarem ou pedirem ajuda. Caso contrário, contenha-se e deixe o outro ser humano buscar suas chances de felicidade na vida por ele mesmo. E provavelmente quem nos procura quando precisa, necessariamente não segue nossas opiniões, às vezes nossa orientação serve apenas de parâmetro ou nova ideia... Se você não foi procurado, é porque não possui uma relação forte, íntima e amigável com a pessoa, sendo assim deixe ir o que te incomoda...

23/10/2016

adorar x amar

A diferença entre adorar e amar explicada pelo Pequeno Príncipe



Adorar e amar são dois sentimentos maravilhosos, mas sem dúvida, distintos.  Todos nós (ou quase todos) temos um propósito forte na vida: amar alguém com todas as nossas forças. Acreditamos e desejamos fervorosamente que isso aconteça, pois achamos que esse é o caminho correto para a felicidade. 

Não estamos equivocados ao pensar que o apego saudável é essencial para as nossas vidas. No entanto, por diversas razões acabamos confundindo “adorar” com “amar”, dessa forma vamos preenchendo nossas bagagens emocionais com falsos “eu te amo”.

A sabedoria emocional do Pequeno Príncipe

Saint-Exupery nos brinda com uma passagem magnífica em “O Pequeno Príncipe”, na qual lança uma luz sobre uma realidade emocional que uma hora ou outra afeta todos nós.

– Eu te amo- disse o Pequeno Príncipe.
-Eu também o adoro – disse a Rosa.
-Mas não é a mesma coisa- respondeu o Pequeno Príncipe e continuou – Adorar é tomar posse de algo ou alguém. É esperar que os outros cumprissem com as nossas próprias expectativas de afeto ou companhia. Adorar é tornar nosso o que não nos pertence, é tomar posse de algo na esperança de que isso nos preencha, porque em algum ponto, todos nós nos reconhecemos carentes.

Adorar é se apegar ao outro a partir de nossas próprias necessidades. Então, quando não houver reciprocidade acabamos sofrendo. Quando a pessoa que adoramos não nos corresponde, acabamos nos sentindo frustrados e decepcionados.

Se adoro alguém, tenho expectativas e espero alguma coisa dessa pessoa. Quando ela não corresponde da forma esperada, sofro. O problema é que a outra pessoa provavelmente tem motivações diferentes, pois somos todos muito diferentes. Cada ser humano é um universo.

Quando uma pessoa disser que sofreu por amor, na verdade, ela quis dizer que sofreu por “adorar”, não por amar. Ela sofreu por se apegar, pois se realmente tivesse amado, não teria sofrido, pois quando se ama não se espera nada em troca. Quando amamos nos entregamos pelo simples prazer de poder oferecer o nosso amor.

Só podemos amar aquilo que conhecemos. Amar implica em atirar-se em meio ao vazio, confiar a vida e a alma à outra pessoa. E a alma não espera por indenizações. Conhecer é saber aquilo que te faz feliz, aquilo que te traz paz, bem como aquilo que o deixa com raiva, é conhecer as tuas lutas, teus erros e teus medos.

Amar é ter certeza de que aconteça o que acontecer o amor irá permanecer intacto, é estar ali pela pessoa mesmo após as tempestades e os invernos da vida. Amar é achar um lugar no coração para a pessoa amada, para que ela seja a sua melhor amiga, parceira, filha, mãe e irmã ao mesmo tempo. O amor não se esgota, pelo contrário, ele aumenta com o tempo. A maneira de retribuir tanto amor é abrir o próprio coração e desejar ser amado.

-Agora eu entendo o que é o amor – respondeu ela após uma longa pausa.
– É melhor vivê-lo – aconselhou o Pequeno Príncipe.

Em suma, quando amamos alguém, os aceitamos da forma que ela é. Permanecemos ao seu lado e todos os dias procuramos deixar pequenos depósitos de alegria para que ela se sinta feliz. Para que os sentimentos sejam puros e intensos, eles precisam vir de dentro.
Portanto, é essencial que façamos um trabalho interno, que nos perguntemos se estamos fazendo a coisa certa, se estamos gerindo bem os nossos apegos e sentimentos ou se, pelo contrário, estamos confundindo nossos sentimentos e colocando palavras profundas e duradouras em relacionamentos fugazes, confundindo o desejo com o amor.


22/10/2016

humm


os dois

  


As nossas palavras causam diversas reações, e cada um as interpreta a seu modo, segundo suas necessidades ou seu intendimento.TODOS tem dentro de si palavras que nutrem e que envenenam. E estamos aqui  pra evoluir pra sermos pessoas melhores. Devemos pensar para falar. Às vezes uma palavra pode destruir uma vida inteira. Outras cortam mais do que uma faca, destrói mais que um terremoto e é como cristal quebrado marcam para sempre. Não somos perfeitos, temos dias bons e alguns ruins, dos dias bons nos nutrimos, já dos ruins vomitamos...!

24 horas

Um professor estava diante de sua classe de filosofia e tinha alguns itens na sua mesa em sua frente. Quando a aula começou, ele sem dizer uma palavra pegou num frasco de maionese grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Ele então perguntou aos alunos se o vidro estava cheio. Eles concordaram que estava.

 O professor, então, pegou uma caixa de fósforos e despejou dentro do vidro. Ele agitou-o levemente. Os palitos de fósforo rolaram para os espaços entre as bolas de golfe. Ele então perguntou novamente se o vidro estava completo. Eles concordaram que estava. 

O professor pegou uma caixa com areia e despejou dentro do frasco de maionese. Claro, a areia preencheu todo o resto. Ele perguntou novamente se o vidro estava cheio. Os alunos responderam com um unânime 'sim'. Em seguida o professor pegou duas cervejas que estavam debaixo da mesa e despejou o conteúdo do frasco preenchendo todos os espaços vazios entre a areia. Todos riram. 

'Agora', disse o professor como os risos, 'eu quero que vocês reconheçam que este frasco é a VIDA. As bolas de golfe são as coisas importantes --- sua família, seus filhos, sua saúde, seus amigos e suas paixões favoritas --- e se tudo estivesse perdido, elas continuariam ali, sua vida ainda estaria cheia. Os palitos de fósforos são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa e seu carro. A areia é todo o resto --- as pequenas coisas. "“ “Se você colocar a areia primeiro no vidro”, ele “continuou,” não há espaço para os palitos de fósforo e as bolas de golfe. O mesmo vale para a vida. Se gastar todo o seu tempo e energia com as pequenas coisas, você nunca vai ter espaço para as coisas que são importantes para você. Preste atenção às coisas que são determinantes para a sua felicidade.

Gaste tempo com seus filhos. Gaste tempo com seus pais. Visite seus avós. Cuide da sua saúde. Leve o seu cônjuge para jantar fora. Haverá sempre tempo para limpar a casa e cortar a grama. Tome cuidado com as bolas de golfe primeiro --- as coisas que realmente importam. Defina suas prioridades. O resto é só areia. 

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que a cerveja representava. O professor sorriu e disse: "Estou feliz que você perguntou." A cerveja só mostra que não importa quão cheio sua vida possa parecer, há sempre espaço para um par de cervejas com um amigo!

Às vezes ouvir pode ajudar mais do que palavras "sinceras" que não vão acrescentar em nada na vida de alguém. Infelizmente, tem pessoas que confundem sinceridade com arrogância. E esse tem sido o maior problema de gente sincera: se julgar as melhores, como se fossem muito importantes, quando na verdade são pessoas solitárias e recalcadas, insensíveis e grosseiras, e provavelmente de poucos amigos, cheias de frases prontas... 

Quem quiser ser sincero demais, correrá o risco de perder alguns relacionamentos... Embora exista quem não goste de ouvir a verdade, isso não quer dizer que prefiram as mentiras... Em alguns casos há pessoas que preferem ouvir mentiras pra não se machucarem e há quem prefira apenas observar... 

Oh!! O bom mesmo é experimentar todos os sabores da vida. O doce prazer de sonhar, o amargo gosto das decepções e o salgado das tristes lágrimas...  Infelizmente somos produto desse mundo de hipocrisia e tudo mais... 

Se realmente todos que querem falar, tentem ao menos conseguir ouvir! Já que a conduta da gente não está de acordo com as dos outros, ao menos vivamos a sinceridade que acreditamos falar! 

E quando às 24 horas não forem suficientes para suportar as coisas duras que aparecem em sua vida, lembre-se do frasco de maionese e das duas cervejas. Além disso, se der opinião pra certas pessoas, correrá o risco de ouvir pra pegar ela e enfiar no... E quem gostaria de ficar perto de gente assim? Pois opinião é importante quando solicitada.


Sinceramente? Tem coisas que nem Freud explica... 

20/10/2016

quem é mais importante?


Certa vez ouvi uma analogia interessante:

Um membro de uma igreja chegou ao seu pastor e disse que queria a carta de desligamento da igreja. Porém seu pastor o questionou o porquê dele querer sair da igreja. O homem respondeu que era por causa das muitas fofocas que estavam surgindo com seu nome, perseguições e tudo mais. O pastor por sua vez propôs um desafio ao homem:

– se você conseguir dar uma volta no quintal da igreja com um copo de água cheio até a boca e não derramar uma gota se quer, eu te dou a carta de liberação.

O homem aceitou o desafio e foi. No caminho tinham folhas caídas no chão para serem varridas, irmãs falando mal de outras irmãs, declives no terreno, uma série de obstáculos. Porém o homem conseguiu fazer o percurso sem derramar uma gota se quer. Então o pastor cumpriu a sua palavra e foi preparar a carta para o homem, mas antes do pastor entregar a carta ele perguntou se poderia dar um conselho. O homem autorizou. O pastor seguiu dizendo:

- Viu? Quando nós temos um foco não olhamos em volta as dificuldades. Você passou por folhas a serem varridas, irmãs falando mal de outras, declives no terreno, porém não derramou uma gota de água sequer, e isso por quê? Porque você tinha um foco. Então porque ao invés de sair você não foca em Jesus e esquece tudo o que estão dizendo ao seu respeito?

Com os olhos cheios de lágrimas, o homem continuou firme e constante na obra. Mas nessa analogia será que o pastor demonstrou real preocupação com o sofrimento do homem ou com a saída dele como membro da sua igreja?

Essas controvérsias me fez pensar:

Como se rejeita o mundo sendo parte dele?
Como se nega o homem espiritual sem ser um natural?
Como ser fundamentalmente autêntico sendo cheio de pecado na terra?
Se individualmente brigamos com a gente mesmo, como se ajustar coletivamente?


O que eu quero dizer é que tem muita gente que insiste em bater no peito e dizer que é de “Deus”, e muitas outras insistem em criticar sem ser ao menos praticante já que conhecedor, a maioria diz ser... Mas será que ambos realmente sabem que o assunto básico da vida cristã é entender a mensagem de Deus para aceitar a salvação em Jesus?

Desinteligência...


Infelizmente há muitos apaixonados, fanáticos, inverídicos, legalistas que usam imoralmente a fé. Alguns são inconsequentes, fofoqueiros, inconscientes e tiranos... Há outros que são deslumbrados; idólatras, moralistas; científicos; manipuladores como agem certos lideres religiosos que se contradizem...  E cada um segue a sua doutrina de pensamento acreditando ter o correto discernimento espiritual das escrituras.  

O cristão não é individualista, mesquinho, arrogante, e prepotente como muitos são vistos, senão teremos que viver condenando todo mundo que pensa diferente também...  Conforme dizem os dicionários, ser cristão é quem carrega a boa-nova, a mensagem de Deus dentro de si. É quem vive a vida na “ética do amor”, tal como Jesus ensinou.

Quem não tem esse amor como base da fé cristã, ainda que acredite em Deus, tenha Jesus por salvador como dizem ter, nãos são cristãos, protestantes ou evangélicos simplesmente... A questão é ver as pessoas ignorantes serem levadas à apostasia ou heresia por esses ditos cristãos. E ver tantos outros falando e criticando tudo ou desrespeitando todos os cristãos só porque se acham mais inteligentes.

Ainda que achemos necessária essa ideia de ter que estudar e ler, interpretar entre outras formas de aprendizado para argumentar a defesa do que se acredita, a religião cristã é simples e ensina que pra ser um seguidor de Cristo - o da bíblia obviamente - é obrigatório ter olhar abençoador como prioridade e saber que as pessoas diferentes merecem todo respeito.

Em parte concordo que tem membro de igreja cristã que não são evangélicos ou protestantes, também não vejo nenhuma denominação como dona do Evangelho, muito menos alguém tão sábio para ordenar uma...  Ainda que não gostem, usarei a maior e a mais clara verdade - a Palavra de Deus que diz em Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Essencialmente, há indivíduos com suas diferenças de ideias, que entendem como querem a fé, mas que se esquecem de que cada um é igual em pecados e arrependimentos. Mas esses “Cocôs” ainda que os chamemos de “Rosas”, continuam fedendo por aí. E ainda que afirmem que as suas doutrinas sejam espiritualmente discernidas, não nos cabe separar o joio do trigo, apenas podemos identificar as suas incoerências, e julgar qual atitude nos parece mais coerente pra usar a favor uns dos outros ou seguir ainda que seja de modo coerente...

Quem busca outras coisas em primeiro lugar e esperam que o reino de Deus seja acrescentado depois, age exatamente ao contrário, pois o nosso dever é procurar somente a Cristo e o reino de Deus na vida e não benefícios, ou seja, deve-se buscar absorver os pensamentos e valores divinos expressos na bíblia e não os seus próprios.

Também há a idolatria da "minha igreja" ou "meu ministério", seja morto ou vivo... De certo que espiritualmente, a fé é pessoal e isso é fato, mas a decisão de Deus independe dos pontos de vistas, criticas e opinião de ninguém para as nossas vidas... Mas é no desespera que vemos muitos tem desistindo de ser sereno e paciente, consigo mesmo e com os outros. Com isso espero que todos nós mudemos de mentalidade e deixemos as coisas antigas para trás pra fazer tudo novo...  Também recomendo por experiência, que não despreze quem que te aborrece, mas compreenda que não existe um único indivíduo separado do Todo poderoso. Porque Deus  transcende a todos os nossos julgamentos...  
Pra quem se importa em defender seus pastores e seus templos, instituição, digo que está escrito assim “... que o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24).  E aos que não se preocupam tanto com esse blá, blá, blá dos críticos, porque entende que já é o “templo de Deus” e sabe que o “Espírito de Santo” habita nele (I Coríntios 3:16), daí eu pergunto: porque  ainda não deixaram de ser um tesouro oculto, e se transformaram num tesouro manifesto (um missionário por exemplo)?

Respostas à parte, que todos reconheçam a volta de Cristo, e estejamos sempre dispostos a aprender com Ele como as crianças ou como os tolos...  E se alguém leu até aqui, é muito possível que me julgue como Paulo define em I Coríntios 2:14 como sendo aquele "que não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Ok!

é impossível me autodenominar e carregar o evangelho dentro de mim com tantos pecados, mentiras e enganos...  Mas, cada um com sua mania, diversão e passa tempo... A minha é ter paciência com as pessoas ignorantes, medrosas, sem educação, estudos, que falam errado, escrevem errado, não leem, não interpretam e por ai vai e insistem em  se considerar protestante ou evangélico, sem a menor responsabilidade para assumir tais títulos.  No meu caso sou apenas um profundo admirador de Cristo e eterno buscador da verdade que está sempre em processo de confirmação na minha vida. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32).

Fiquem em Paz.

fotos

tom caet