30/11/2016

espelho


Na vida temos que aprender a ser como um espelho que só reflete. Porque, sendo como um espelho, tranquilo e silencioso, não teremos a oportunidade de impor as nossas opiniões pessoais, e evitaremos assim reações emocionais excessivas... pois quem tem o sentimento, de rejeição, por exemplo, habitua-se mesmo que inconscientemente a rejeitar a si próprio. E dependendo do caso, rejeita outras pessoas também, e nem se dá conta que faz isso.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não vencemos em nós mesmo. Infelizmente, algumas pessoas refletem o que somos e como estamos agindo com elas. E mesmo sem perceber, o reflexo do que somos se dá através de comportamentos e atitudes, em outras palavras, nós nos espelhamos em alguém ou somos espelho do outro. Porém digo que Deus é o melhor exemplo de espelho que temos, porque aceita, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa condição através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se realmente há algo que não sabemos, ou que não se tem resposta, aceitemos o fato. Não saber é muito incomodo para quem gosta de saber tudo, afinal ter sempre razão e dar a sua opinião é muito bom. Portanto, pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Nesse caso, busque a confiança em si mesmo. Preserve a paz interior, evite entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. Evite o espírito competitivo que faz com que o ego cresça em conflitos. Porque o ego nada sabe, a não ser, fazer-nos acreditar que sabemos alguma coisa. Também aprenda a desenvolver a arte de falar sem perder energia. E não faça promessas que não possa cumprir e nem se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas. Jamais mostre a superioridade e inteligência da sua própria imagem e nem viva num mundo de aparência e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima e tenha uma vida tranquila e boa, invisível, misteriosa, indefinível, insondável. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros.

E tem mais, seja imparcial nos seus juízos: nutra a compaixão, não se defenda, mas mostre que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. Faça também o uso regular do silêncio para educar o ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Tente tolerar tudo sem dizer uma palavra!


Quem não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. A terra nos nutre o necessário exatamente para não entrarmos em competição com os demais. Evite, portanto, expressar a opinião pessoal, e isso é uma perda de energia. Muitas vezes Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas. 

29/11/2016

morte


Deus nos dá pessoas e coisas para aprendermos a ter vida… Depois as retoma  para ver se já somos capazes de andar sozinhos… Essa é a certeza que temos que aceitar...


28/11/2016

Belo exemplo!

Um homem rico💰, olha pela janela e vê um Homem procurando algo no Lixo, então ele disse: Graças a Deus, que eu não sou pobre.😰

O pobre olhou e viu um homem pelado na rua e bem sujo, ele disse: Graças a Deus, eu não sou louco!

O maluco olhou e viu uma ambulância🚑 que transportava um paciente e diz: Graças a Deus não estou doente.😇

A pessoa doente viu um carrinho a levar um corpo na casa mortuária ele diz: Graças a Deus, eu não estou morto.😳

Se uma pessoa morta não pode agradecer a Deus.😇


Porque que nós que estamos vivos não podemos agradecer a Deus 😇por nos ter dado mais uma oportunidade de viver este grande dia?

27/11/2016

Burnout - Nenhum CNPJ justifica um AVC!







Existe um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional chamado Burnout. A característica de quem vem a sofrer o Burnout é de uma pessoa que busca sucesso e prazer na vida profissional, e é extremamente aplicada e busca o melhor de si mesma constantemente.

Apesar de todo sucesso que a pessoa possa vir a ter no trabalho, o não reconhecimento de todo seu esforço começa a se transformar no Burnout, que tem doze estágios:

Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz Dedicação intensificada – com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo); Descaso com as necessidades pessoais como comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido; Recalque de conflitos – o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas; Reinterpretação dos valores – isolamento, fuga dos conflitos.

O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da autoestima é o trabalho; Negação de problemas – nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu.

Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes; Recolhimento e aversão a reuniões (antissocialização); Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor); Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc.); vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante; Depressão – marcas de indiferença, desesperança, exaustão.

A vida perde o sentido; E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.

Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.

O tratamento para Síndrome de Burnout deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra e, normalmente, isso é feito através da combinação de medicamentos. Mas antes de deixar o Burnout acontecer, medidas simples podem evitar este grande vilão da vida moderna:

Organizar seu tempo, definindo prioridades; ter qualidade de vida, reservando um tempo para o lazer, para a família e os amigos; fazer exercícios e/ou atividades que dão prazer; falar com alguém de confiança sobre as dificuldades pelas quais está passando. É importante também conversar com seus superiores no trabalho sobre eventuais problemas que esteja enfrentando; realizar atividades de relaxamento; procurar profissionais especializados, que com técnicas específicas possam ajudar a promover mudanças de comportamento, visando o bem-estar e ajudando o indivíduo a ter mais equilíbrio na vida. 

26/11/2016

Pessoas orgulhosas sofrem?


Embora haja pessoas que passam por maus momentos na vida social por causa de seu caráter autoritário e arredio, acredito que poucas entendem que o seu orgulho não é algo tão natural...  Afinal, quem não foi ou é orgulhoso em determinado momento da vida? Será que você não está sendo uma pessoa orgulhosa agora?

Independente se sua resposta, eu acredito que este tipo de sentimento decorre das pessoas que devido suas conquistas materiais, intelectual e espiritual, se consideram imutáveis e inatingíveis. Por exemplo, você estuda muito e vai super bem em uma prova porque espera ser admirado e assim estar à altura da avaliação de seu professor, ou seja, dá mais de si para receber o elogio ou algo que o considere excepcional do que os outros.

Só que o orgulho é um sentimento de multifaces opostas e contraditórias cujo aspecto mais percebido é o uso da autoadmiração com algo positivo. Porque o orgulho também se relaciona com a inveja, a vaidade. Esta relação em geral, é pensada como autoestima - cuidado com o corpo, mas também, assim como orgulho, apresenta certa complexidade. Quero dizer que temos que saber reconhecer que tanto as responsabilidades como as conquistas recaem sobre a imagem do indivíduo que se orgulha positiva e negativamente. De modo positivo, por exemplo: a expressão “estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso”, está ligando à admiração pelo feito à conquista - pela capacidade de realizar. E negativamente, porque não podemos dizer que este tipo de sentimento ajuda nas relações sociais quando fazem com que as pessoas se esforcem demais para atingir o máximo de seu potencial só porque alguém conseguiu.... E o que eram para gente somar, acaba assumindo despertando as lamúrias, irritação, críticas destrutivas, tristeza nas pessoas invejosas e vaidosas. 

Ser orgulhoso causa GRANDE confusão entre quem admira e quem é admirado. Ele cria no inconsciente a polaridade entre sentimentos. E o efeito de tudo isto está na manutenção do rancor, pela briga ou pelo desentendimento, já que a pessoa não pode abaixar se rebaixar, prefere manter-se orgulhoso, pois para ela, reconhecer significaria ser fraco ou significaria que a outra pessoa é quem tem a razão. Realmente o orgulho é prejudicial demais, mas felizmente tudo tem um limite!

Já que falamos mais do que acontece na prática do que teorias, podemos avaliar se o nosso sentimento é útil ou inútil, se faz bem ou mal e porque motivo se é tão orgulhoso. Recomendo que comecemos a mudar, e buscar conhecer os nossos mecanismos internos. No caso do orgulho, podemos pensar na humildade, no amor, na compaixão. Afinal, as pessoas orgulhosas também sofrem?


Respondo que sim porque quem constrói algo se auto admira de ter chegado tão longe, normalmente esse sentimento será mais próximo do orgulho, pelo fato de terem saído do nada ... e conquistado tudo ou quase.

22/11/2016

George Orwell estava certo

  


“Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.”

“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”

“A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”

“As massas nunca se revoltarão espontaneamente, e nunca se revoltarão apenas por serem oprimidas. Com efeito, se não se lhes permitir ter padrões de comparação nem ao menos se darão conta de que são oprimidas.”

“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.”

“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.”

“Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de fato, os seres humanos são heroicos.”

“Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante.”

“Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário.”

“Todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais que os outros. Fonte: A Revolução dos Bichos”

“A história é escrita pelos vencedores.”

21/11/2016

A arte existe porque a vida NÃO basta!


bem vindo


    
Existem decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração. Então, é conveniente saber controlá-las de modo adequado para que não acabem fechando o nosso coração para sempre.



plus

“Que nunca te falte: A estrada que te leva e a força que te levanta. O amor que te humaniza e a razão que te equilibra. O pão de todo dia e o verso de cada poema”. 
Lou Witt

20/11/2016

Amizades sem drogas


Uma das formas mais comuns de uma pessoa, principalmente adolescente, iniciar a experimentação de drogas é por influência de amigos e colegas que já estão fazendo uso delas. Isto não significa, no entanto, que para manter a amizade seja necessário adotar esses mesmos comportamentos, especialmente quando se tem conhecimento de que eles são perigosos.

Em todos os grupos sociais existem aqueles que tomam atitudes extremamente arriscadas e aqueles que decidem ter uma vida mais saudável. No caso do uso de drogas, este último grupo constitui a maioria. Assim, optar por não fazer uso de drogas significa estar de acordo com um número maior de companheiros e amigos.

É frequente que aqueles que estão experimentando drogas procurem exercer influência sobre os colegas, seja por estar percebendo apenas o lado prazeroso deste comportamento, sem se dar conta dos efeitos nocivos do mesmo, seja para aumentar seu grupo de cúmplices, diminuindo a possibilidade de serem criticados ou até denunciados para os adultos. 

Desta forma, é muito importante aprender a resistir. Em primeiro lugar percebendo que, se há algumas razões para seguir os usuários, como a amizade, o prazer que eles dizem sentir ou certo desejo de matar a curiosidade, existe um número muito maior de razões para não fazê-lo: ter uma mente lúcida e consciente, manter a confiança e o bem-estar da família, desenvolver uma vida saudável, apostar no futuro escolar e profissional, procurar um relacionamento aberto e gostoso com amigos e namorada (o), ter um bom desempenho esportivo, curtir música e seus hobbies favoritos, ser fiel a seus valores. Enfim, estar seguro de que é possível buscar desafios e obter prazer sem precisar recorrer à distorção da realidade por meio de substâncias que tornam o prazer artificial e passageiro.

Nem sempre é fácil conviver com amigos que estão usando drogas sem se sentir excluído. Há situações em que pode ser necessário se afastar para preservar a identidade, buscando outras pessoas com as quais se possa ser mais autêntico em relação às próprias decisões. Mas, se esta amizade é muito importante, pode-se pensar em inverter os papéis e tentar dar testemunho de que é possível ser alegre, criativo e sociável sem usar drogas. 

Muitas vezes pode ser útil planejar como agir em determinadas ocasiões, treinando mesmo, o que dizer e como agir quando a pressão se fizer presente.


Os usuários de drogas quando começam a se tornar dependentes perdem o interesse por outros assuntos, atividades ou amigos que não envolvam o consumo de substâncias. 

Neste caso, é necessário avaliar se vale a pena manter este relacionamento. As experiências mostram que críticas excessivas e sermões não são eficientes para que uma pessoa mude seus hábitos em relação às drogas. Se a intenção é ajudar os amigos a reverem seu comportamento, pode ser necessário recorrer a um adulto próximo ou a um especialista que possa dar uma orientação quanto ao que fazer. 

Acima de tudo, é importante perceber que ser amigo não significa fazer tudo da mesma maneira e que é preciso apegar-se às próprias crenças, envolver-se em atividades sociais prazerosas e ter autoconfiança e força de vontade para resistir ao assédio daqueles que pretende nos levar a assumir comportamentos que colocarão em risco nossa vida pessoal, familiar e social.

19/11/2016

paradoxal

Caracas... É tão ruim estar cercado por pessoas, mas não confiar em ninguém. Embora haja quem diga: Confia em Deus que ele te ouve, o problema é que às vezes não entendemos Dele a resposta, e acabamos não sendo tranquilizados...  

Os nossos achismos e vontade divina estão num mesmo Caldeirão, receita certa para a soberba e doenças psicossomáticas.  Vivemos desconfiando de tudo, ou criticando aqueles que também dão opiniões. Isso é coisa típica de quem "quer falar, mas não aceita ouvir".  É a mais pura expressão da mediocridade, até onde eu saiba e "ficar besta" também é uma forma de perder a compostura. Porque aquele que apenas interage com o que lhe é semelhante perde a incrível oportunidade de ampliar seus horizontes e sair da mesmice de suas próprias convicções. Infelizmente não se pode adivinhar até que ponto se confia em alguém! O melhor a fazer é não se expor a ninguém. 

A nossa vida é nossa... Guarda-a! Mas às vezes é bom ter alguém pra desabafar, ops, esqueci não posso confiar em ninguém... Ou posso? Tudo é tão paradoxal! Mas fazer o que?

17/11/2016

"Just Saying...."



Há muitas pessoas que cruzam seu caminho ao longo do dia que fazem grandes coisas. E você pode ser uma delas... 

O  interessante é que não temos consciência das grandes coisas que temos feito e por  vivemos numa rotina,  não somos merecedores de reconhecimento. 

Deixe-me esclarecer algo então: Se você é uma pessoa diligente, amiga, leal, trabalhadora, dedicada, socialmente consciente, voluntária, cuidadora, honesta e imparcial, generosa de espírito, etc, a lista é interminável, você está fazendo grandes coisas.  Portanto, seja feliz em suas realizações. 

Só não idolatre  alguma coisa, pois eles não têm nada de você, ainda que se assemelhe... 

Vai lá! Comemore suas realizações e seja positivo sobre o seu futuro. Faça diariamente um grande dia com grandes realizações. Dê-se o crédito para as escolhas positivas que você faz!

O seu sonho é o objetivo final, mas sem essa viagem mental, ele não seria tão doce. É por isso que algumas pessoas que atingem uma meta inesperada, sem esforço não apreciam a vitória. 

A sua realização de tornar o seu sonho em realidade é agravada pela preguiça de chegar lá. Lógico que as lutas são difíceis, mas a superação  torna-lo-á um guerreiro digno. A sua viagem mental pode ser ainda mais importante do que o sonho inalcançável. Nós não podemos ser  todos ricos e famosos, mas todos nós podemos fazer grandes coisas  com humildade.

Eu estive em muitas viagens e ainda tenho muitos sonhos, mas minhas melhores memórias vieram de experiencias de minhas viagens mentais. Estou apenas dizendo...

O nosso ego


Existem pessoas que almejam a aprovação seja de Deus ou a aprovação de outras pessoas acerca de si e suas atitudes, aparências...  Em todos os tempos sempre houve uma preocupação excessiva com isso – um forte sinal de que o ego tem centralidade na vida da pessoa, porém, o objetivo da vida é expressar a toda e suficiente dignidade e grandeza de estar e não ser conforme deseja o nosso ego.

Lamentavelmente todas as gerações provavelmente foram, são e irá além da ação, aparência e do caráter, diminuir a grandeza e os triunfos da vida. E todos os seres vivos passam por duas etapas distintas nela: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, quando ela se encerra. Mas certamente a pior fase é viver entrando e saindo dos conflitos do ego a todo o momento. A maioria das pessoas fica perdida e sem direção, sem ideia da verdadeira felicidade.  Então, o que devemos fazer para que se entre e saia da loucura da vida sem cair nas garras da egolatria?

Logicamente não há uma formula a especificar, mas podemos parar de expor tudo o que fazemos, sentimos, esperamos e quem sabe, frear a língua em certos assuntos com qualquer um. Isso tem causado tanta vergonha, confusão, medo e até entorpecido vidas sobre determinados assuntos tipo: profanação do relacionamento sexual, analfabetismo, drogas em geral, idolatria, prostituição, doenças, etc., portanto, devemos tomar cuidado com comprometimento com o nosso ego. Senão ele vai bater o tempo todo, pois ele é habilidoso no negócio do engano. E o pior, ele se opõe a fé.

Também temos que ter um cuidado com afirmações de autossuficiência dela (fé)! Foi assim que Pedro se encontrava quando disse: “Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”, mas ele não estava preparado para o que estava por vir e, negou o seu Senhor e a fé obviamente.  Ao menos o ego em sua função reguladora, ajuda a manter a integridade e a saúde mental, mediando às pressões do superego e do id, empregando em nós os mecanismos de defesa, a fim de dissociar-se de impulsos e afetos sentidos como perigosos, conflituosos. Porém, esses mecanismos de defesa podem ser encontrados em indivíduos saudáveis, mas, sua presença excessiva é, vias de regra, uma indicação de possíveis sintomas neuróticos.

O que nos remete a atentar as pessoas que dizem: eu sou...  Porque todos nós colecionamos emoções preferidas e alguns colecionam emoções positivas, ora de bondade, alegria, amor, ora emoções negativas: de vergonha, raiva, culpa. Por esse motivo, o ego vai diz sempre para não confiar em ninguém, porque ele quer a pessoa de um lado só.


Agora é a sua oportunidade de mostrar que ele não tem autoridade sobre sua vida. É importante destacar que tais mecanismos são inconscientes cujas pessoas não os adotam por uma decisão racional e consciente. Recomendo que busque a fé em Deus, Jesus e na Palavra. Eles te canalizam para outras finalidades que são moral e socialmente aceitáveis e valorizadas, por exemplo: atividades altruísticas e solidárias, sociais, etc. É uma defesa saudável e bem sucedida, responsável pelo desenvolvimento, pela civilização. Não se trata de uma compensação, de um deslocamento, mas de obter prazer através de atividades positivas e criativas... 

Mas a decisão é sua!

16/11/2016

When was the last time you did something for the first time?




diferent...


Eu acredito em Deus, em Jesus e na bíblia! Pessoalmente acho imoral a violência (e toda é)  usar a crença religiosa ou cientifica para “tentar” mudar a opinião uns dos outros acerca de alguma coisa. Penso eu que todos devem ter uma história de vida diferente, que cresceu com pessoas diferentes, que pode não ser as pessoas mais inteligentes e diferentes do mundo ou que não se esteja acostumado com a cultura diferente, cidade ou crenças diferentes em geral, mas ofender, matar, desprezar, isso não faz de ninguém um ser melhor,  e sim um ser só diferente, chato, mas diferente !!!!!????...

Acerca de religião sempre cri que Deus em si nunca precisou de minha inteligência para ser reconhecido e Ele não me deu luxo para ser adorado ou obrigou-me a um estudo especifico para ser entendido ou do medo pra ser respeitado... Aproveito pra dizer que independentemente das opiniões alheias, as entendo, mas não respeito nenhuma delas por que:

Em primeiro lugar alego por experiência própria que pra dar qualquer opinião em detrimento de alguma coisa, deveríamos fazer o bom uso da leitura e da informação especifica e entre outras coisas, pois viver sem ler é um perigo, e isso te obriga a acreditar no que dizem por aí...

Em segundo lugar, aqui vale salientar, é que ter senso crítico é admirável, porém de nada vale se estiver fundamentado no senso comum - onde a maioria das pessoas tem o mesmo entendimento, conhecimento adquirido a partir de experiências, vivências e observações do mundo, só que esse conhecimento empírico se define pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno que se manifesta pela consciência coletiva tipo: Deus - o que não se explica...

E enfim, particularmente, sei que ainda existe uma série de questões a serem discutidas a respeito de muitas coisas, mas opinar é importante quando somos solicitados a dar. No entanto há um pequeno fato que acho interessante explicitar:

Eu disse que entendo o que os outros pensam, mas não respeito o ponto de vista delas, devido à discordância de eles tentarem me fazer mudar de ideia naquilo que não me causa mal algum.

Afinal, o que se ganha pessoalmente ao comentar e criticar manso ou austeramente o outro acerca da fé religiosa ou desconhecimento dela, porém agindo de modo intolerante sem respeitar os diferentes pontos de vista? 


Sem precisar citar mais, seja a religião ou a ciência ou o que for, toda e qualquer instituição na face da terra deve fazer filantropia e usar seus tostões, imposto pago ao governo para prestar serviços variados, cabe a nós humanos imperfeitos que somos parar de potencializar, valorizar  as coisas e ajudar as pessoas em detrimento de uma ideologia impositiva. Procuremos fazer  altruisticamente a distribuição do amor, solidariedade, compaixão que são coisas que estão acima das melhores ideias. A nossa vida não é uma empresa! Ao menos creia nisso!

13/11/2016

e agora?


Em 1968, Nelson rodrigues [um dos mais competentes e deliciosos reacionários de todos os tempos] escrevia uma crônica [em maio... "eis o fato novo na vida brasileira: –o culto da imaturidade"] onde desancava o "novo" teatro, os "jovens" diretores da época [como zé celso] e sua visão de mundo e da encenação, botava a plateia no rolo e dizia que, naqueles tempos, o tempo exigia das pessoas plena imaturidade, que "neste final de século, a imaturidade é a musa perfeita, sereníssima, universal" e que, por fim "a inteligência está liquidando o teatro brasileiro". vai ver, o grande recifense teria razão hoje: a inteligência [juvenil] está liquidando a internet…

Emburrecimento geral...







Sinceramente, ao invés de usar a web para aprender sobre o grande mundo ao redor, os jovens usam a rede para fofocar e seguir a cultura popular, algo que os torne "legais" na sua escola, igreja, rua....

O que está acontecendo com a população num modo geral é o Emburrecimento... Lamentavelmente isso parece ser um fenômeno mundial. Mas aqui no Brasil é comum vermos algumas crianças rebolando no ritmo do funk, por exemplo, ou qualquer outra dança estúpida... Seus pais e professores ao invés de repreenderem e mostrar que aquilo não é adequado, acham bonito e incentivam as outras coisas que fazem do tipo: fumar, beber....

Eles agem com uma atitude completamente destrutiva a formação do caráter de uma criança. Depois não podem reclamar de uma atitude errada dela já que foi encorajada desde pequena a sair rebolando e se insinuando.

Para os meninos a coisa é igual. Como podem achar bonito que uma criança de 5 anos saia enlouquecidamente beijando na boca de suas coleguinhas e mostrando o pinto para elas? Mas os pais acham lindo que um menino faça isso e apoiam essa atitude dizendo “Meu filho é um machão!”. Esse “machão” aí é o que vai crescer querendo beijar todas as meninas e quando elas não quiserem mais ser beijadas, vão pega-las à força e fazer coisas que nem você acredita. Pois é… muitas vezes as grandes barbaridades nascem em pequenas coisas que não foram devidamente resolvidas.

Não se esqueça de que a criança absorve conhecimento o tempo inteiro então é muito melhor pra você e para a criança que você converse com ela e mostre o que ela está fazendo de errado. Agora é a hora do trabalho conjunto entre pais e professores, mesmo que involuntariamente.

O grande lance é estudar juntos. Se você não sabe a matéria (e isso não é vergonha pra ninguém), vá aprender junto com seu filho. Tenho certeza de que juntos vocês conseguirão aprender a matéria, os dois estarão pensando e raciocinando em cima das questões e, na pior das hipóteses, você também aprendeu alguma coisa. Não me venha com a desculpa de que não tem tempo porque pra estudar com seu filho você não tem tempo, mas teve tempo pra assistir a pelo menos duas novelas, o jogo de futebol, algum filme duvidoso ou até mesmo teve tempo pra ir pro bar beber com os amigos.

Por fim, a Criança geralmente aprende desde cedo como conseguir as coisas com algum tipo de chantagem, gracinha ou da forma mais fácil possível. Seja um pouco mais esperto que uma criança e faça-o ter méritos para ganhar o que eles querem. Assim ele vai começar a dar valor no que tem e, aos poucos, vai perceber que tudo na vida tem certo valor e que para conseguir qualquer coisa, ele precisa melhorar algo nele mesmo.

Ensine as crianças a pensarem desde cedo, o tempo todo, sempre! Ajude-as a criar critérios (filtros) que as façam diferenciar o que é melhor pra elas e o que elas podem tirar de proveito em cada situação momentânea e futura, material e emocional, sal de e profissional, mesmo que a situação seja negativa ( perda) para ela.

Hoje infelizmente o nosso sistema educacional está muito permissivo acerca do ensino de modo geral. De certo que os culpados sejam alguns “pedagogos” e “professores” que se acham pensantes demais, e isso pode parecer bem cruel, falta de todos nós mais rigidez no ensino das responsabilidades... É claro que a culpa não é generalizada, isso seria uma injustiça, mas não há como não dividir a culpa, pois todos erraram em alguma coisa... Inclusive a maioria dos pais que hoje em dia são muito mais ausentes e estão pouco se lixando pro que seus filhos aprendem... Pra eles é mais fácil manda-los pra escola e os “sofressores” que se danem para educar a anta que sequer sabe como conversar educadamente e o máximo que ele tem de experiência de vida é a convivência com a cachaça, droga,  hipocrisia religiosa, festas populares com barulho de péssima qualidade musical, etc...

Em relação às escolas, lamentamos ver o aluno focado no que acha interessante e não aprender o resto que é importante... Bem, esse resto, ele faz na próxima série em forma de um trabalho qualquer dado por um professor qualquer que tem supervisão de um pedagogo qualquer, sendo assim, notamos a única intenção de todos nas escolas: que é se livrar um do outro e pronto.

Certamente nem todos querem criar asnos sem saber pensar... O pai que não ensina o respeito é porque não tem, o professor e o pedagogo que não são bem sucedido, provavelmente não se capacitaram adequadamente e a escola, ah, essa só quer dinheiro, enfim... Somos criados numa educação repetidora como papagaios que se acostumaram desde pequenos a apenas pedir e ganhar. Mas podemos mudar! Podemos ensinar a criança a chegar à escola e cumprimentar e conversar com o colega, respeitar os cargos funcionais e principalmente, saber o que está fazendo ali. Podemos também criar critérios e fazer com que nossos filhos se preocupem em desenvolver algo adequado, algo que ele possa analisar e ver se aquilo é apropriado pra aplicar à vida dele e dos outros.

Resumidamente afirmo que estamos numa encruzilhada onde os velhos métodos escolares já não funcionam mais, e o mundo modernizou-se (tecnologicamente) e ultrapassou e atropelou a escola tradicional. Ao mesmo tempo, ainda não somos capazes de conseguir formatar a presente educação ou desvincular certos métodos antigos, mas podemos processar juntamente com as tecnologias e aproveitar como base para aprender, desenvolver o que vai ser essencial para o futuro de todos. Quer saber? 

Nada está perdido! Ainda!!!

i like it!


12/11/2016

Desopila manézin...




Caro amigos me desculpem, mas hoje falarei qualquer coisa só para “desopilar” minhas ideias. Admito que seja um formador de opinião. Só não sei se isso seja uma benção ou um fardo... Quero desopilar – um verbo transitivo direto que significa desobstruir – deixar fluir o excesso do que supostamente causa doenças e até melancolia. Para o dia a dia, não é muito diferente, pois se refere a fazer esquecer; ou esquecer as preocupações ou as tristezas; tipo aliviar alguém ou a si mesmo das tensões; ou alegrar (-se).

Cara! Tem tanta coisa que está me deixando de saco cheio ultimamente... Uma delas é ver uma a galera analfabeta funcional dando suas opiniões embasadas em tirinhas de internet. Que povinho chato... É um monte de marmotas universitárias que não sabem de nada a não ser difamar, contender acerca de tudo... Se ao menos a maioria usasse o português básico quem sabe não falariam direito. Convém destacar: Que sou um grande defensor da educação, pois acredito que ela pode transformar positiva e duradouramente uma sociedade. Também sou a favor da internet, mas para o crescimento de conhecimento e não pra essa dita e democratizada inclusão nada intelectual que ela proporciona. Não aguento mais ver tantas citações sem referências, construções nada originais, frases irônicas e duplo sentido...

Não aguento ver um monte de bobões metidos a inteligentes que visualizam os textos via net, que tiram as suas próprias conclusões e escrevem comentários furiosos com erros gritantes de gramática, ideias sem lógicas, faltando bom-senso, conhecimentos gerais principalmente respeito aos especialistas... Que bosta de gente é essa? Algumas são tão patéticas que conseguem errar o próprio nome.

O pior é ver gente com ou fazendo faculdade com dificuldade em organizar um simples pensamento acerca de uma composição simples. Inclusive, poucos conseguem entender que a crítica ou opinião contraditória não foi feita para um Mané indouto fazer, pelo contrário, ela deve ser feita por leitores com exigências rígidas no conhecimento de causa. Por esses dias li um trecho de um comentário acerca de religião que me fez ler os demais comentários.

 O que pude perceber como terapeuta foi que realmente estamos ficando fanáticos e preconceituosos em relação a tudo e infelizmente não há como nos defender disso... Mas não é isso que quero dizer aqui, e sim desabafar com vocês a minha indignação contra o i-letramento do povo brasileiro e sua imensa falta de interesse, além da falta de concentração, persistência, interpretação ou até mesmo inteligência para entender uma frase. Infelizmente até quem tem sede por informação e gosta de ler, se vê numa situação dessas. Portanto acredito que o problema seja um pouco mais amplo.  Mas não me atrevo a parar pra opinar e refletir e digerir o assunto e blá, blá, blá...

Por que tem sido muito frustrante vivenciar muitas experiências, buscar conhecimento e sentir a sensação de estar atirando pérolas aos porcos.  Ultimamente ando tão pessimista e indigesto, que mal consigo formular  um simples pensamento antes de opinar. Risos. Por enquanto, o déficit de atenção absurda que os impede de ler um texto longo até o fim não me pegou. Acho que ele só pega quem falta certo número de cromossomo na sua criação ou falta completar o ensino fundamental pra obter a mínima capacidade de ler um simples livro do começo ao fim – continuo rindo. Mas foi uma boa provocação.

Lamento que a burrice seja uma realidade no nosso meio. Ainda que haja todo um campo de pesquisa, é a burrice que domina.
Quis  apenas intuir o que atualmente acontece na área acadêmica em todos os níveis de educação. Contudo, sejamos tolerantes, respeitosos, pois essa minha prestimosa desopilada é a demonstração da influencia que a burrice influi no meu comportamento humano, sexual, religioso ou econômico ou outro qualquer.

Good Luck to your earnings!





engana trouxa!


Algumas palavras  indicam respeito e reverência que devemos ter com o Senhor. Mas, quando as Escrituras dizem que devemos temer e tremer na presença Dele, ela fala da nossa atitude imperfeita e fraqueza diante do Todo-poderoso. Alguns até tentam disfarçar o sentido das palavras: medo, temor, tremor quando se referem a Ele. Outras sugerem apenas tratar de respeito e reverência à bondade de Deus, mas ambas se esquecem da severidade Divina (Romanos 11:22). Portanto, "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome" (Salmo 86:11) e não esses charlatões que se autodenominam  qualquer coisa pra enganar qualquer um....

Não espere!


A felicidade é uma viagem, não um destino.
Aproveite todos os momentos que você tem.
E lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade;
ou até que você volte para a faculdade;
até que você perca 5 quilos;
até que você ganhe 5 quilos;
até que você tenha tido filhos;
até que seus filhos tenham saído de casa;
até que você se case; até que você se divorcie;
até sexta à noite; até segunda de manhã;
até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;
até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
Até o próximo verão, primavera, outono, inverno;
até que você esteja aposentado;
até que a sua música toque;
até que você tenha terminado seu drink;
até que você esteja sóbrio de novo;
até que você morra.
Decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO…
A felicidade é uma viagem, não um destino.

How do I breathe


11/11/2016

Meu tipo preferido de gente



Meu tipo preferido de gente é aquela que espirra engraçado, que ri com a mão na barriga, que canta e dança qualquer música. Aquele tipo de gente que tropeça e finge que tá correndo, que sai de pijama na rua, que acorda rindo. Gente que não planeja tudo. Gente que pede licença, que diz “obrigado”, que pede desculpas, que chora assistindo filme. Aquele tipo de gente que é muito sincera, mas sabe quando e como falar, aquele que conversa olhando nos olhos. Aquela gente que diz que te ama, que mexe no cabelo dos outros, que lê as coisas no elevador, que conta piada, que joga conversa fora, que te organiza uma festa surpresa, um almoço ou um jantar surpresa… Aquele tipo de gente que te faz sorrir, que te faz sentir importante, que se importa. Aquele tipo de gente que não tem vergonha de ser feliz. Gente que gosta de gente! 

vida animal vs vaquejada

Você sabia que esse crime ocorre porque você paga para assistir? Agora que já sabe, você pode parar de ir como as pessoas que se importam com a vida fazem...





desapegue

As pessoas vão embora, as crianças crescem, amigos se afastam e perdemos alguns amores… Tudo isso faz parte de uma preparação para o aprendizado do desapego. Temos que aprender que isso é normal e enfrentar essa situação com tranquilidade e coragem. O que nunca pode mudar é a sua capacidade de amar.


08/11/2016

Auto sabotagem


A cada minuto fazemos escolhas que podem nos levar ao sucesso ou ao fracasso. Embora todos nós cometamos erros, uma pessoa que se auto sabota tenta corrigir esses erros cometendo-os novamente e com decisões cada vez piores. É como um vício, a pessoa apresenta uma gama de desculpas e pensamentos delirantes para evitar a ação dolorosa e necessária para colocar a sua vida no rumo certo. Mas quem de algum modo nunca tentou fugir de suas emoções e sentimentos negativos?

 A questão é que alguns que praticam isso dão um tiro no próprio pé, porque apenas mascaram o problema em vez de resolvê-lo. Além disso, em longo prazo, desestabiliza as relações, pois fugir dos próprios sentimentos não traz bem algum e é uma forma de auto sabotagem que interfere no alcance de algumas metas. Em outras palavras é não agir de acordo com os seus objetivos, seja por medo, dúvida, etc.

Outra questão é que damos desculpas, tentamos justificar nossas ações, e achamos que isso não fará mal algum, mas quando não vamos ao encontro de nossos objetivos pessoais nos sentimos tristes, culpados e vazios, o que é extremamente prejudicial afirmando: “Eu fiz todas as coisas que não deveria fazer”. As consequências são danosas, especialmente em longo prazo, quando, olhando pra trás, se percebe quanto tempo foi jogado fora por falta de ação objetiva.

Há um agravamento dos sintomas pela ocupação excessiva causada por levar mais tempo a executar as tarefas, não apenas pelo adiamento, mas também pelas tarefas em si serem muitas, a capacidade de raciocínio e memória diminuem radicalmente e a atenção também, a ponto de distrair e não reparar as coisas ao redor.

Um método simples para vencer isto é sempre anotar em um papel a tarefa para o determinado dia. Quando chegar ao fim ou tiver concluído uma tarefa se presenteie com algo, dessa forma terá certa força de vontade para conseguir ir adiante... Embora sejam várias as razões, as justificativas são sempre as mesmas: não tenho tempo! “Amanhã eu faço”, ou “assim que tiver um tempinho eu termino”, ou “ainda faltam algumas coisas para que eu possa iniciar esse trabalho”. Como posso fazer as coisas com tanta gente me pedindo um monte de coisas a toda hora?

As pessoas que adquiriram o hábito de adiar as coisas acreditam não ser capaz de fazer o que deve ser feito. A preguiça, a insegurança são os sintomas mais comuns e por não saber aproveitar o tempo, terminam sofrendo e ficam atormentadas com as tarefas e compromissos cujos prazos estão terminando e que acreditam não serem capazes de cumprir.

 Para pessoas assim, só há uma saída: acreditar que a melhor forma de se livrar desse hábito é gerenciar melhor o tempo. E para vencer a imobilidade temporal, basta ter a clara noção de que os eventos estão todos interligados e que quando prorrogamos alguma coisa, estamos perdendo tempo com outras coisas. Tudo isso é viável se prorrogar uma tarefa, e utilizar o tempo para a execução de outra mais importante ao seu tempo. Não parece fácil, mas somente com determinação e disciplina, o habito de procrastinar será eliminado. Boa sorte!


07/11/2016

Curioso pra saber quanto dura um processo de terapia?


Ou então... Começou a frequentar um psicólogo e quer saber quanto tempo vai durar o processo?

A resposta é bem simples. Logo no início da psicoterapia, o psicólogo procura entender qual a demanda (o que trouxe o paciente a buscar ajuda). Ao entender o problema, o paciente será encorajado a definir suas metas para a psicoterapia.
Por exemplo: um paciente se sente ansioso para falar em público. Ele define a seguinte meta: apresentar meus trabalhos da faculdade sem me sentir ansioso ou avaliado.
Pronto! É a partir dessa (e de outras metas) que o psicólogo irá trabalhar. Assim que essa meta for atingida, o paciente estará pronto para encerrar o processo de psicoterapia

* De acordo com a linha teórica da Terapia Cognitivo-Comportamental. Pode haver variações de acordo com outras metodologias.

Impenitência




O ser humano quando começa sentir as consequências trágicas de seus pecados deveria se arrepender e buscar ao Senhor; mas devido sua impenitência - a ausência de arrependimento - está acontecendo justamente o contrário, a maioria está abandonando e rejeitando até Sua presença por causa do corrompimento de entendimento.  Sendo assim, estão entregue a uma disposição mental reprovável (Rm 1:28), ou seja, a uma mente depravada, incapaz de discernir corretamente as coisa mais simples. 

Infelizmente esses homens impertinentes que se rebelam abertamente contra Deus, também incentivam outros a aplaudirem suas imoralidades. Quando eles escarnecem o nosso Deus, ou a nós cristãos, dizem ser "liberdade de expressão", mas quando falamos às verdades que a bíblia diz, somos intolerantes e fanáticos religiosos, e chamam-nos também de "crentelhos", "ignorantes", "anormais", "retrógrados", dentre outros comentários bem piores ou de baixo calão, mas estamos acostumados, pois Cristo nos advertiu dizendo que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo. 

Realmente o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo e milhões de cristãos morrem atualmente no mundo, pelo simples fato de serem cristãos. Existe um longo caminho até que haja tolerância religiosa e é importante que todos saibam distinguir o que é fé e interesse pessoal do que é ciência e cristianismo. E o Reino de Deus está acima dessa polaridade de opinião infernal, pois a maioria dos discursos tendenciosos a calúnia, difamação, escárnios está repleto de vitimismo.

Sabemos que Deus está vendo essa hipocrisia e uma hora a máscara cai, e aí, além de conhecerem o Deus do amor, conhecerão também o Deus da Justiça.
Paz!
 A paz se possível, mas a verdade a qualquer preço (M. Lutero).

fotos

tom caet