30/03/2017

"não se desvie para direita e nem para esquerda"


Cristo nunca foi um revolucionário político como nos querem fazer crer. Em provérbios diz: Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Provérbios 29:4).

Creio que a postura cristã mais adequada na sociedade é aquela que está livre das ideologias, tanto politicas como religiosas. Porque esses regimes costumam indispor a fé em favor de seus ideais. E nem é prudente comparar o plano perfeito de Deus com as facções humanas. Facções que são historicamente contra qualquer opinião que esteja acima dos interesses dos poderosos, tanto na teoria quanto na prática. Portanto, um seguidor de Cristo, ser de esquerda e nem de direita, não entende que o compromisso do cristão é com a causa do evangelho, e na defesa dos valores de Cristo.

Na religião, acredito que o verdadeiro cristão deve defender o evangelho acima de tudo, o Reino está acima de tudo e não podemos nos prender a uma ideologia humana e mundana, afinal o "mundo jaz no maligno" e nenhuma ideologia ou governo humano nos levará a ele.

Na política, ainda que por vezes se vote, seja na esquerda, outras vezes na direita, devemos apoiar somente aqueles que se dispuserem a defender o evangelho no caso concreto, independentemente do lado para que pende ideologicamente.... Seria muita ingenuidade nossa imaginar que os valores do evangelho poderiam ser sequestrados por qualquer partido ou tendência ideológica. Também não devemos satanizar tudo o que é classificado como "esquerda" ou “direita” de modo exacerbado.

Na vida social, pessoas necessitadas sempre existiram em todos os tempos e o papel do evangelho é sempre o mesmo: “fazer discípulos: se vocês se amarem uns aos outros", sem esquecer o primeiro mandamento. Hierarquicamente, sempre existiu desigualdade inclusive Jesus se sujeitou aos governantes de sua época, quando disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ainda disse “meritocraticamente” que cada um seria recompensado segundo os seus esforços, pois colherá o que plantou.

Ele deixou claro que o estado não tinha nada a ver com a implantação do Reino de Deus. Porque o reino que ele anunciava era futuro e celestial e não terreno...  Sem falar que esse reino não é um ato forçado, é voluntario… e que nada é por força e nem por violência (palavras de Jesus), ao contrário da política que nos obriga a fazer a sociedade ser igualitária…

 Digo que não somos nem revolucionários, nem reacionários, nem anarquistas, creio que o cristão coerente é conservador e o seu “partido” é o do evangelho, e quem participa da vida política, seja como eleitor, seja como político, deve se lembrar sempre que a sua cidadania é aqui, e nelas somos peregrinos.

E em se tratando de ideologia política, entre os ditos "evangélicos" que defendem partidos, há uma miopia que os impedem de denunciar o pecado e proclamar o Evangelho, e muitos estão anulando-se como profetas, sentando à mesa de reis.

Pessoalmente não consigo compreender como alguém se diz ser cristão sem, contudo, entender as ideias básicas de Cristo. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. ” 1Timóteo 2:1-2.


Cristão é um adjetivo dado aqueles que seguem as ideias de Cristo. Não espere ter de receber muita paulada para descobrir isto. Antes tarde do que nunca. E a tal frase: "não se desvie para direita e nem a esquerda"... se disponha a seguir essa ideia, senão vai receber bordoada de todos os lados. Espere só!

29/03/2017

Maconheiro: um safado ou um doente?...


(ABP)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA

Por que a ABP é contrária à legalização da maconha:

1. Falta de estrutura para o tratamento de dependentes. O Brasil não possui uma rede comunitária ambulatorial e hospitalar para as pessoas que desenvolvem transtornos mentais ou de comportamento em decorrência do uso da droga. Com o potencial aumento do consumo, ocorrerá também um aumento do número de dependentes. É inadequado discutir modelos que funcionam em outras nações sem compreender a realidade de saúde brasileira.

2. Maconha é ainda mais danoso à saúde que o cigarro. Quem fuma maconha consome quatro vezes mais alcatrão do que se fumasse um cigarro de tabaco e cinco vezes mais monóxido de carbono, duas substâncias associadas diretamente ao câncer de pulmão.

3. Alto risco e impacto no desenvolvimento dos jovens. Dos 12 aos 23 anos, o cérebro está em pleno desenvolvimento. Quanto mais precoce o uso da droga, maiores são as chances de dependência. A ação da maconha nessa fase de formulação cerebral pode ser irreversível. Com a legalização deveria aumentar o número de usuários, especialmente entre os adolescentes. Quando usada na adolescência, o risco de dependência é o mesmo da cocaína, ou seja, 15%.

4. Maconha causa prejuízo a diversos órgãos e sistemas humanos. Estudo de 2012, conduzido pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, apontou que a maconha multiplica por 3,5 vezes a incidência de desenvolvimento de esquizofrenia e também multiplica por 5 vezes as chances de desencadear no usuário o Transtorno de ansiedade.

5. Uso terapêutico da droga ainda está em fase de estudos. Há normas legais no Brasil referentes ao uso experimental de qualquer nova terapêutica, inclusive o eventual uso de derivados da cannabis. Sendo assim, bastaria cumprir essas normas para que seja possível cumprir tal finalidade sem a necessidade da legalização total da droga. Usar o falso pretexto de que a maconha faz bem é ingênuo e perverso. O que pode eventualmente vir a ser útil são substâncias extraídas da maconha, sem características alucinógenas, como ocorre com o Canabidiol, vendido em formulações a óleo e spray. A maconha fumada não possui nenhuma evidência científica com relação a sua eficácia terapêutica.

6. Não impacta na diminuição da violência. A legalização da maconha não é o caminho para diminuir a violência. As leis e as proibições não eliminam totalmente os crimes, mas diminuem sua incidência e o número de vítimas. Os países que endureceram as leis contra as drogas foram os que mais reduziram o número de dependentes e a violência. É assim na China, em Cuba, nos EUA e na Suécia, para citar alguns exemplos. E a legalização da maconha não influenciaria o tráfico, pois somente 20% do dinheiro do tráfico advém da maconha.

7. Ineficiência no controle de outras drogas, como álcool e o cigarro. O Brasil tem dificuldade na fiscalização da compra de cigarros e bebidas alcoólicas por adolescentes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, 52,6% dos adolescentes já compraram cigarros, sem que na maioria dos casos lhes tenha sido solicitada a carteira de identidade. Quadro similar ocorre com a venda de bebidas alcoólicas. Com a legalização da maconha em nosso país, o mesmo ocorreria. Além do mais a legalização da maconha aumentará o número de acidentes e mortes no trânsito, segundo o estudo dos professores Mark Asbridge, Jill A Hayden e Jennifer L Cartwright http://www.bmj.com/ content/344/bmj.e536

8. Legalização não encontra respaldo em mais influente agência reguladora do mundo. A agência americana FDA (Food and Drug Administration) referência mundial no que diz respeito à saúde pública, se posiciona contrária à legalização ou ao uso da maconha fumada para fins terapêuticos. A legalização da maconha para uso medicinal é indefensável cientificamente e só parecer servir para justificar a legalização para o uso recreativo. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA SE MANIFESTA CONTRA A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

9. Desconhecimento do impacto que a maconha pode causar na estrutura psíquica do usuário. A droga, quando fumada, piora todos os quadros psiquiátricos, que já atingem até 25% da população, como depressão, ansiedade e bipolaridade. A maconha pode desencadear primeiras crises graves, mudando a história natural de doentes que poderiam viver incólumes a riscos transmitidos geneticamente.

10. Maioria dos brasileiros é contra a legalização. Recente levantamento nacional (LENAD 2012) mostrou que 75% dos entrevistados se disseram contrários à legalização da maconha. Pesquisa ainda mais recente (maio/2014), do Instituto Gerp, atesta que 69% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro também são contra.


Por estes, entre outros motivos, a ABP se posiciona contra o Projeto de Lei que legaliza a maconha. Esse manifesto é assinado pela ABP, pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas - ABEAD e todos os médicos psiquiatras componentes da Comissão de Dependência Química da ABP, são eles: Ronaldo Ramos Laranjeira, PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres no setor de Dependência Química e é professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP; Analice de Paula Gigliotti, Chefe do Setor de Dependências Químicas e Comportamentais do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; Carlos Salgado, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP; Marcelo Ribeiro de Araújo, professor e investigador principal da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas - UNIAD; Valdir Ribeiro Campos, Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Membro da Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais- CONTAD/AMMG; Pedro Eugênio Mazzuchi Ferreira, Coordenador do Ambulatório de Dependência Química do Hospital São Lucas PUCRS; Frederico Garcia, Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador do Centro Regional de Referência em Crack e em outra Drogas; Ana Cecília Marques, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Estudos sobre Dependência de Álcool e Outras Drogas da Associação Paulista de Medicina -APM e Presidente da ABEAD e Carla Bicca, Especialista em Dependência Química – FIPAD/UNIFESP.

Putz... sou o cara...




Lealdade não é simplesmente uma palavra, um estilo social. Ser leal é uma regra à vida que nos alegra. Imperfeito sou, e ainda sendo moldado... E por ter muitos defeitos, vivo em constante mudança e suas consequências!

A soberba  dentre outras atitudes, tem sido a causa do desrespeito e da falta de educação de muitos. Porque vivemos numa realidade individualista onde todo mundo muda para si próprio e deixa de se importar com o que de fato é importante: o amor ao próximo.

Pelo próximo mudamos para compartilhar o amor, com ele sofremos uma desilusão..., mas não assumimos mudar por influência dele. Daí ficamos em cima do muro por medo, desconfiança esperando dele gestos de ternura e não recebendo, nos surpreendemos, e nos machucamos, porém, não oferecemos a quem espera de nós a maturidade de não cobrar o que não damos com os enganamos e os magoamos também... Por outro lado, também precisamos ser maduros o suficiente para não esperar do outro o que ele nem sempre pode dar. 

Temos que aprender a ouvir as críticas de alguém com a empatia de nos colocarmos em seu lugar e tentar compreender o ponto de vista dele, na realidade expor o modo de ser...

Não sei se assim teremos a paz, mas quem sabe, com gratidão não alcancemos a compreensão ou venhamos agradar uns aos outros educadamente, pois não tem como nos livrar de tudo e todos que tiram a nossa paz, e não tem como convencer tudo a todos.  

Hoje, quando alguém vem e me elogia ou diz que sou arrogante, devo antes, ter que observar se tal atitude dela não revela apenas o que está sentindo no momento em relação a mim, mas que precisa/deseja ser ouvida. 
Embora, sempre notamos a roupa, a marca da roupa e o modelo da roupa dela, pouco somos capazes de enxergar o que ela sente. Logo, não há porque de a julgarmos!

Também não nos tornemos indiferentes as opiniões alheias e não afirmemos ter a consciência tranquila antes de entender quem não está ao nosso lado ou quem está contra as nossas ideias. Talvez a ação delas reflita não só quem elas são, mas o que tem visto de nós. Aliás, sabe o que os outros pensam sobre você? 

Não? Ok! Então, queira saber e se importar com as críticas destrutivas, as opiniões contrárias e pensamentos ruins principalmente vinda de alguém que considere os outros hipócritas, demagogos, egoístas, mentirosos, ou seja, nós mesmos...

Se não formos pessoas atentas às opiniões dos outros, não saberemos dos nossos erros e não aprenderemos as lições básicas da vida: sobre perdoar, sobre amar, sobre a dor, e o mais importante, sobre quem nós somos e fazemos a consenso.

Todos mudamos na vida. Porque ela é curta demais. Se não tem paz, não tire a dos outros. Se não é melhor do que ninguém, ao menos faça o bem sem olhar a quem.... Já que acha que é a única pessoa capaz de transformar solidão em companhia, tristeza em alegria, dor em amor, entenda que a sua felicidade está condicionada ao próximo e a acontecimentos externos: nascimento, casamento, morte.... 

É pelo próximo que  vivemos um dia de cada vez, às vezes com muita insensatez, porque temos muitos defeitos, manias, carrapichos, outras fazendo tudo certo, sendo apenas gratos e não egocêntricas, ilógicas e insensatas. Lembre-se:

“Chorar com os que choram, sofrer com os que sofrem! ”Esta será a nossa alegria... perfeita alegria ...!
Pense mais um pouco nisso!

os 20 grãos de feijão

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução científica. Portanto, sabedoria consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e profícua e útil.

Já a sabedoria consiste justamente no fato de mantermos a serenidade diante do inesperado. Ingredientes infalíveis não existem, estratégias seguras são ilusão, caminho seguro oferece perigo, certeza absoluta não é garantia de nada, expectativa positiva não assina contrato, influência sedutora não preserva acordos. Não se esqueça de lembrar que o inesperado ronda, espia, cerca, ofusca, aparece, desaparece, faz-se presente, faz-se ausente, espreita todos os passos, até mesmo aqueles que consideramos seguros. Logo, É na cautela que reside a chance maior do acerto e não confunda: Conhecimento ajuda a ganhar a vida e sabedoria a constrói.

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria.

O mestre disse-lhes: “Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos”. No dia seguinte, os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade, um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.

O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor, o outro, sorridente. Então, o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: “Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura? ” O companheiro respondeu: “Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os 20 grãos de feijão”.

Portanto, sejamos cautelosos... Boa sorte!

26/03/2017

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens.
Atos 7:48


Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 
1Co 3:16.

Precisa acrescentar mais um versículo?


24/03/2017

Fariseus e seus olhos de julgamento


Como cristão, sempre procuro me basear na Palavra de Deus, que é nosso manual de fé e prática, com isso, espero que os leitores se ateiem ao que a Bíblia ensina a respeito de qualquer assunto que eu levanto. Inclusive, todos nós deveríamos estar atentos à palavra e não ao que o determinado “irmão” tem, fala ou faz com a fé....

Ao bom entender, digo que Deus julgará qualquer pessoa que se perder, e se afastar dos caminhos Dele, ainda assim, Ele o Senhor, não nos tem virado as costas como muitos tem feito com o próximo. Por qual motivo, deveríamos crer em quem se diz convertido tendo atitude de alguém não convertido?

Particularmente, conheço pessoas que estão com o dom enterrado e não percebem acerca de virar as costas a...  Certamente, a maioria delas que  levam adiante essa ideia, não devem saber levar a alegria as pessoas e por causa dos seus achismos, perdem a oportunidade de ganhar almas pra Jesus por enganar-se com os próprios olhos e entendimento,  e a maioria esquece que o que os incomoda nos outros, talvez incomode os outros também acerca deles.... E ao invés de insistirem em andar tão preocupados em procurar coisas para julgar,  apontar e para acusar os outros, deveriam evitar o escandalizar...

Porque Cristo disse que os escândalos sempre aconteceriam, e que devíamos nos esforçar para que não viessem através de nós, porque Ele mesmo escandalizou inúmeras pessoas.

Caso não se lembre, digo que Jesus escandalizou em Mateus 15.12-14 quando acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabia que os fariseus, ouvindo essas palavras suas se escandalizaram? Daí Ele respondeu: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Com base neste comportamento de Cristo, gostaria que os “irmãos” fizessem suas conclusões na Bíblia, sem esquecer que ela é composta por mais de trinta mil versículos, sendo assim, suponho que afirme convictamente que jamais cometeu algum escândalo!

Pessoalmente não considero alguém que resolve do nada virar as costas pra mim, minhas ideias e ações. 
Não devo lidar com  quem  acha ter o direito de dizer quem  é ou não convertido e de forma pessoal usar Amós 3:3...

Em relação a mim, digo que tome cuidado, pois eu também posso ter virado as costas por causa da cegueira, ambição e falsidade de muitos.

Uma coisa é certa, quem não tem convivência diária suficiente com uma pessoa não deve virar as costas pra ela, e se tiver que virar as costas, que seja para o diabo; para a vaidade; mentira, prostituição, falsidade, idolatria.... Lembre-se que só a Palavra nos diz se estamos certos ou não, porque:

Em primeiro lugar, uma pessoa conectada a Cristo não insulta a outra por causa de uma análise carnal – falo da bíblia. O Espirito Santo ensina com amor e muito menos vira as costas para alguém por pensar ou agir diferente....

Em segundo lugar quem realmente discerne espiritualmente, costuma ver o que está errado tanto em nós mesmos, quanto na pessoa, inclusive, se não houvesse essa análise racional não haveria o porquê de orar por ela  ou seguir os ensinamentos bíblicos.

Em terceiro lugar, não confunda avaliar com escandalizar, pois de acordo com a bíblia, se o teu olho direito te escandalizar (te levar a pecar), arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno”. Mateus 5.29. Portanto, digo que você tenha calma nas palavras e atitude com algum “irmão”, porque assim como eu posso errar aqui na minha análise, você também pode estar errado no seu canto aí!

Agora, se for possível, tente imaginar um dado irmão interpretando erroneamente um princípio bíblico querendo tudo do seu jeito e exigindo que a gente se adapte àquilo que pensa, certamente estaremos nos conformando com ele, sendo coniventes e agindo ao contrário de Jesus, que confrontava estes erros, gerando escândalos!

Por outro lado, digo que se não aceitarmos as diferenças entre os irmãos e exigirmos que todos se adaptem às nossas preferências, seremos imaturos, egoístas e individualistas, e se todos se adaptarem as nossas exigências, em vez de confrontá-las, todos estaremos cultivando estas mesmas manias. Portanto, se alguém acha que pode “virar as costas” para alguém, se esquece de que nem sempre iremos agradar a todos!  

Por favor, não vire as costas a ninguém..., Jesus também não agradou a todos! E a Bíblia deixa bem claro o retrocesso de quem tem essa atitude má, e amarga - e tem consequências horrorosas!

Não esqueça que  o nosso Deus tem prazer em usar coisas ... ele também Diz que gosta de atos doidos, inexplicáveis, executados por intermédio de pessoas aparentemente desprezíveis, para confundir aqueles que se exaltam e se consideram sábios aos seus próprios olhos, e em Sua Palavra, gosta de usar pessoas que ninguém “dá nada”, a fim de “zoar” os que se consideram os bons em tudo...

Enfim, Deus não disse que iria nos livrar de todos os problemáticos, mas, ele sempre deixou claro que livrar-nos-ia "dos problemas", e em meio às lutas, o que é bem diferente!

Em Jesus, digo que jamais pretendi pedir, pensar ou esperar algum reconhecimento de alguém que não me convence... só o Senhor me satisfaz! ... Perguntaram a Jesus se ele sabia que os fariseus, ouvindo suas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse:

Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. ” Mateus 15.11-14

22/03/2017

Desigrejado, quem?



Particularmente me recuso a congregar com quem ignora que o Pão Vivo que desceu do Céu não está dentro de mim.... Não se mova, seja por carta, por profecia ou epístola, quando vos disserem que o meu reino está aqui ou ali, não vá, pois, o meu reino estará dentro de vós, meus discípulos.

Gente! O Poder, ensinado e vivido em sua inteireza por Jesus, não pode subsistir à hipocrisia desses cidadãos da fé cristã e suas interpretações carnais. Se temos “obrigatoriamente” que frequentar um templo denominacional, físico feito de pedra, instituição erroneamente chamada de igreja, pergunto para os Igrejados:

Na igreja, todos têm realmente a consciência de que é um pecado?

Na igreja, a bíblia é uma verdade absoluta ou livro mal interpretado?

Na igreja a verdade está com os pastores humanos ou com Cristo?

A igreja de CRISTO são pessoas reunidas em seu nome ou placa documentada de denominações?

Para a igreja de Cristo, desigrejado é um ex religioso ou um ex discípulo?

Como crente é desigrejado se cristo é o cabeça da igreja?

Alguém que se arrepende em Cristo, pra ser inserido no reino de Deus tem que ser numa igreja?

Qual é o nome da igreja verdadeira já que há tantas denominadas?

E onde está localizada essa igreja verdadeira?

Na sua igreja podemos seguir os mesmos passos de Cristo dentro dela?

Por acaso ele (Jesus) pediu para si cultos ou aplausos nela?

Idolatria, show, cobranças, mundanismo em geral só acontece na igreja dos outros?

O pastor terreno é o anjo personificado lá?

Por acaso, só se sente Deus lá dentro no templo?

Só se consegue ser cristão lá no templo? 

Só possui intimidade com Deus se for lá no templo?

Jesus é o exemplo da simplicidade lá?

E lá todos sabem interpretar textos simples em sua língua materna?

E Lá, os músicos, o presbitério e os teólogos são experts nas coisas do espírito?

Se tudo é tão espiritual na bíblia, lá na sua igreja alguém mistura o emocional com o racional?

Tem algum arrogante ou medíocre que impede alguém de fazer o que Jesus pregou?

Se frequentar templos, é pré-requisito para salvação, um cristão que não frequenta a sua igreja não será salvo?

Quem disse isso?

Se salvação depende uma placa de igreja, então Jesus voltou após a morte de cruz para quê? 

Ainda que congregar fosse obrigatório, Jesus e os missionários erraram ao pregar fora dela?

E o que aconteceu com quem seguiu Jesus, já que não tinha tantos templos naquela época?

Qual a certeza de quem não quer congregar, está com algum problema de relacionamento com cristo?

O que garante que os desigrejados estão se esquivando das obrigações, inclusive o ide de Jesus?

Tem certeza que eles não querem cooperar com a obra de Deus só porque estão fora do templo?

Se não se deve ficar procurando defeitos nas Igrejas de alvenaria, porque Paulo, escreveu tantas críticas exortando acerca delas e suas lideranças?

Por que os demais discípulos criticavam tanto as falsas doutrinas e falsos profetas e hoje não pode?

Por que Jesus Cristo chamava os religiosos da época de hipócritas e raça de víboras e hoje não podemos?

Seria Jesus um desigrejado, já que hostilizava e apontava as falhas nos templos?

E porque no AT Deus mandou o profeta Jeremias, ir à porta do templo exortar o povo? (Jeremias 7).

Para identificar os nossos defeitos precisamos nos relacionar uns com os outros dentro de igrejas e ser tratado como Igrejados?

Essas perguntas foram feitas para a sua reflexão de forma franca e direta, e da mesma forma merece que sua resposta também seja direta e consciente. E Independente delas, somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo na cruz e Seu reconhecimento.

Infelizmente, sempre vemos certos religiosos discordarem de tudo entre si, inclusive muitos, senão a maioria, estão nas congregações mais por falta de conhecimento do que por fé. E poucos sabem que congregar nada mais é do que reunir, juntar, e não é necessário estar numa instituição religiosa como pensam para salvar-se. O que diz Tiago 1:  27.  “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.


Verdadeiramente a igreja somos nós, e Jesus disse vinde a mim... Desde o antigo testamento Deus já anunciava que tomaria suas ovelhas das mãos dos falsos pastores... Depois Jesus veio e confirmou as palavras do pai, dizendo que ser o verdadeiro e único pastor. E disse: sou o bom pastor, e o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas, que foram roubadas pelos guias mercenários.

Em relação ao Seu evangelho, mandou fazer discípulos e não artistas, teólogos, pastores, e não chameis ninguém de pai nem de mestre...  Também ensinou a orar em casa e disse que chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém... e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espirito e em verdade.

Desde de Cristo a igreja vem perdendo o sentido de comunidade ou assembleia, só sobrou o sentido de um local geográfico onde existe uma construção onde as pessoas se reúnem num lugar legal para ficar bem na fita ou sei lá...

Deus pode ser adorado em qualquer lugar.  Na bíblia assim está escrito: Ao amado Filemon e à igreja que está em tua casa” (Fm 1,2).

Digo, como cristão que voltemos ao evangelho! Antes que chegue ao fim de tudo, voltemos ao começo!  Voltemos para a Corpo do Senhor nos lares, conforme Atos dos Apóstolos.  Voltemos para a sã doutrina, sem dízimos de dinheiro, sem guarda de sábado, sem uso do véu, sem qualquer doutrina de demônios e de homens corruptos, politiqueiros enganadores, mercadores da fé, fraudadores, estelionatários e abusadores de ovelhas. 


O julgamento já está em andamento .... Não é de hoje que os religiosos fanáticos, que se apegam as formas mundanas em detrimento da essência manipuladora daqueles pregadores que querem cercear a liberdade de quem de fato  recebeu a liberdade de ser um adorador em espirito e verdade.. 

21/03/2017

Um texto sobre o tempo...




O tempo está por aí, você pode percebê-lo ou não, depende de quem te faz companhia.

O tempo faz bem para alguns e mal para outros, vai entender.

O tempo é dúbio e bem estranho. Tem dupla personalidade.

O tempo que te ensina, é o mesmo que te faz esquecer. O tempo que te embeleza é o mesmo que te deforma.

O tempo que te deixa vivo, é o mesmo que te matará. Cuidado com o tempo, ele é mentiroso, e gosta de iludir.

A maior ilusão que o tempo traz é a sensação de que temos muito tempo, quando na verdade temos pouco. Por isso, é muito importante você se apegar ao seu tempo, faça cada segundo valer por anos.

Não perca tempo com coisas fúteis, acredite, no final de tudo você vai querer ter mais um minuto. Um minuto para dizer coisas, coisas que tivemos a vida inteira para falar, e não falamos.

Olha, pode ser que você ainda tenha mais um minuto. Está esperando o que?

Vai lá e diga o que se tens a dizer, viva o que se tem de viver. Faça suas horas valerem dias, faça seus dias valerem anos, faça seus anos valerem uma eternidade.


mentiroso ou fofoqueiro?


Observe essa lenda:

No interior do Sertão nordestino brasileiro, numa cidadezinha onde todos se conhecem, morava uma senhora conhecida como a dona fofoca. Ela era quem sabia da vida de todos. Esta situação já a estava incomodando a sua própria consciência. Ela desejava parar com este comportamento maledicente. Então resolveu procurar o velhinho religioso da cidade para se aconselhar.

Como o ancião já a conhecia, e ouvia suas confissões, porém ela sempre contava o mesmo assunto. Inclusive, seus conselhos com ela poucos surtiam efeitos. Então, pensou num castigo alternativo, lúdico. O pastor olhou para ela e disse:

Hoje vou mandar fazer uma algo diferente. Você vai sair daqui, comprar uma galinha e despenar   pelas ruas...  Quando ela estiver sem nenhuma pena volte aqui. Pois, preciso passar outra orientação.

A senhora fofoqueira fez tudo como ele mandou. Horas depois, ela volta com a galinha totalmente sem penas. O pastor olhou para ela e disse:

Minha filha agora refaça todo o caminho e recolha todas as penas desta pobre galinha e somente volte aqui quando recolher todas! Então ela falou:

Mas pastor isso é impossível de fazer, pois o vento já deve ter espalhado todas as penas pela cidade, não tem como mais ajuntá-las! É impossível!

O velho pastor olhou para ela bem firme e disse:

Assim são as fofocas que você faz, se espalham por aí, e se torna impossível contê-las.

De certo modo, a nossa vida parece uma empresa de um só departamento, de um só ambiente que sofre com a fofoca e a inveja que as pessoas sentem entre si. Pessoas essas que quando frustram seus desejos, ficam cheios de rancor, infelizes com o próprio insucesso, o que desperta em si esse hábito doentio em ofender o próximo.

São os invejosos, os fofoqueiros, pessoas de mal caráter. Que possuem complexo de inferioridade, comumente frustrados, infelizes com a vida.
  
O fofoqueiro personifica o mal. Ele assume uma missão negativa ao falar da vida alheia. Ele é o responsável para gerar contendas, intrigas, brigas. O invejoso projeta toda sua infelicidade frustrada nas outras pessoas. Se alegra quando faz outros sofrerem ou é feliz com a infelicidade das outras pessoas. Para ambos, tais depreciações têm o intuito de provocar menos admiração de uns e mais admiração dos outros. E é comum vê-los aparecer como vítimas das situações. Infelizmente a base da sociedade competitiva é desejar e julgar uns aos outros..., mas é na inveja e na fofoca que a maioria se sustenta.

Tanto a pessoa que faz fofoca quanto a invejosa, inclusive quem gosta de protege-las também, é tão desumana que precisa ser encaminhada para tratamento psicológico e nenhuma delas estão a serviço de Deus.  Também não há normalidade em aceitar esses hábitos tão comuns que se manifestam de forma dissimulada dentro das igrejas, empresas, escolas, enfim, diversas áreas da sociedade.


O ser humano tem uma visão da realidade manipuladora, desconfiada e molestada.  E já que ninguém é perfeito, que ao menos cuide da sua vida e deixe a dos outros em paz.       Ou se puder olhe para si e procure notar seus erros e defeitos, corrigi-los e se possível abandone-os e viva uma vida regrada na verdade divina... 

20/03/2017

plante seu jardim




"Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. 
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. 
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

 E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. 

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... 

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. 

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. 

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. 

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. 

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. 
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. 

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. 

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. 

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. 

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. 

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. 

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. 

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. 

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. 

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. 

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.


Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"

17/03/2017

IDIOTA ÚTIL




Temos vistos muitos estudantes e professores universitários, ativistas sexuais, ambientalistas radicais, líderes de movimentos raciais, religiosos e políticos entre outros, à frente com propagandas de movimentos ou manifestações em todos os países apoderados pelo câncer ideológico político/religioso/social.

Não importa se essas pessoas sejam socialistas ou comunistas ou liberais ou apartidários. Não mesmo! O que preocupa é o modo que elas defendem com unhas e dentes sua verdade absoluta ou o que lhes dizem pra ser... 

Dá medo ver esses ditos inteligentinhos,  gritando, apregoando suas benesses "sem piedade” conforme seus líderes instruíram por aí nas ruas e nas redes sociais. 
Talvez a maioria delas não consigam enxergar com seus próprios olhos a realidade à sua frente porque são idiotas uteis - no verdadeiro sentido do termo ou ignoram propositadamente a cultura e conhecimentos razoáveis dos outros acerca de alguma coisa por pura vaidade do tipo:

Mostrar seus diplomas e a universidade que frequentam; declarar que detestam extremos, mas vivem num meio termo consensual do tipo: em cima do muro, ou seja, são levemente covardes, ambiciosos cujo objetivo é o confronto com conforto (internet).

Espero que todos saibam que o termo "idiota útil" descreve pessoas que dão apoio a pessoas que cometem atrocidades em vários modos, como Lenin Stalin - os comunistas que olhavam para as pessoas com grande desprezo, mas que viam sua utilidade e usavam na disseminação da sua ideologia.

Além disso, o idiota útil apresenta uma informação parcial e  suficiente para saber como os outros ao seu redor devem pensar e viver as suas vidas.  Mas será que entendem o perigo que é tentar subverter a ordem social das coisas?

Porque muitos com o tempo  deixamos de ser úteis em nossos grupos, sendo assim, não percebem que poderão ser os primeiros a ser fisicamente eliminados pelas mesmas entidades, ideias e pessoas que eles defendem, enfim serão desacreditados... 

Invariavelmente, apesar desse termo  - idiota útil - referir-se a politica, ela não é exclusiva dos "progressistas" existentes por aí – mas a todos que se alinham com um movimento qualquer, que afirmam estar trabalhado para um "mundo melhor". 

Inclusive, todos temos tal ideia, porém nunca é tarde para mudar... Observar, descobrir, reconhecer ou aprender que somos enganados a todo tempo e vistos como um idiota útil de vez em quando. A não ser que goste de ser visto como papagaio de pirata-  que vive repetindo frases feitas e slogans ditos pelos outros idiotas úteis em geral.

Talvez eu não seja diferente de nenhum idiota útil ao acreditar que a desigualdade social poderá ser um dia vencida, e que todos viverão de mãos dadas observando um eterno e pacífico pôr do sol.… ah, isso é verdade, mas não acredito que isso aconteça nesse plano terrestre como muitos querem, não nesse! é claro!

14/03/2017

"Deus" ou "deus"?




No dicionário da língua portuguesa encontramos a palavra deus com letra minúscula, porque de acordo com as regras da gramática somente nomes próprios são escritos com maiúscula. Mas vou dizer uma coisa:

Há uma falta de educação formal e uma educação familiar tão grande na vida de certos cristãos que nos faz acreditar em um deus fantasioso, místico. Ao mesmo tempo, a culpa é nossa, porque o acesso a informação é tão fácil... mas preferimos nos agarrar a crenças religiosas.

Também sempre os vemos usando a palavra "deus" como nome próprio e escrevendo com maiúscula mais por questões religiosas do que gramaticais. Certamente muitos deles se esqueceram que a língua portuguesa se originou e evoluiu a partir do latim. Então, que tal estudar? Procurar por termos mais abrangentes como "origem das línguas", ou "origem da comunicação humana"?

Realmente, de acordo com novas regras ortográficas, certas palavras e nomes ligados a práticas religiosas podem ser escritas com inicial minúscula ou maiúscula (hagiônimos). É o caso da palavra “deus”, por exemplo. Ainda que os alguns saibam a regra e por respeito escrevam com letra maiúscula, é notório que a maioria tem a mania de inventar ortografia por pura ignorância, por exemplo: "dEle" “nEle”.  Mas e se por acaso ele desconheça as regras gramaticais da sua lingua, e fale que escrever "deus" está errado, seria bom lembra-lo que a palavra "deus" não é nome próprio - apesar dela ser usada como se fosse – e mostra-lo a nova ortografia para ele, porque o que manda é a regra formal e não o que ele acha...

Emprega-se letra inicial maiúscula: 2º - Nos substantivos próprios de qualquer espécie antropônimos, topônimos, patronímicos, cognomes, alcunhas, tribos e castas, designações de comunidades religiosas e políticas, nomes sagrados e relativos a religiões, entidades mitológicas e astronômicas, etc.: José, Maria, Macedo, Freitas, Brasil, América, Guanabara, Tietê, Atlântico, Coração de Leão, Sem Pavor, Deus, Jeová, Alá, Assunção, Ressurreição, Júpiter, Baco, Cérbero, Via Láctea, Canopo, Vênus, etc.

Se as regras permitem o uso de minúscula, por que alguns insistem em afirmar erro para quem não escreve com maiúscula?

A resposta escapa do terreno da gramática para entrar no da psicologia: puxa-saquismo. Sim essas Pessoas provavelmente acreditam que se forem suficientemente humildes e submissas receberão favores especiais de seu deus, daí o uso de maiúsculas tanto na palavra "deus" como nos pronomes pessoais que se referem aos deuses, como "d’Ele", “n’Ele” e similares.

Pessoalmente, admito que haja uma força criadora superior a tudo. E esta força seria, em última instância, o destino final de todos meus conhecimentos e pensamentos... Por isto, dentro da minha concepção pessoal, escrevo Deus com a inicial maiúscula para diferenciá-los dos demais deuses que emanam das diferentes culturas e povos, mas me entristece perceber que há tanta gente ignorante que adora ideias simplórias. 

Se queremos ser todos servos, envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino, tomemos o nome mais nobre: Jesus. 

só Ele pode nos fazer sentir seguro e salvo e livrar do medo, dos símbolos, de uma presença física, de uma instituição, uma religião e outras tantas coisas “tocáveis”, que precisa a todo momento ser provado, medido e aceito. De algo que precisa ser “visto”. 

Lamentavelmente, Deus/deus, seja qual for a sua escrita, está minúsculo e  ausente dentro do interior de muita gente. 

Se quisermos ser todos servos, envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino, tomemos o nome mais nobre: Jesus (nome próprio).

Enfim, a urgência e a prioridade para esta proclamação linguística são imensas, enquanto o tempo D/deus ainda permita que seja, mas nós temos interações complexas, e cada um pode decidir o que fazer e o que não fazer, inclusive contra qualquer regra.

O que não podemos é ser frios, imorais, sem emoções e cruéis com os outros. Pelo contrário, podemos agir de forma altruísta, benigna, amorosa acima da dita normalidade. Somos tão imprevisíveis!  

Logo, cada um pode decidir o que fazer e o que não fazer com seu conhecimento. Só espero que todos ajam racionalmente.  

Nas escrituras hebraicas e gregas o deus hebraico tem nome e aparece quase 7.000 vezes. Mas tem sido substituído ou propositadamente omitido das pessoas de boa fé.

Refiro-me ao nome Yhwh, traduzido em Yahweh, Jah, ainda em português como Javé, Jeová. O “filho” de deus, cujo nome em hebraico é Yehohshua, traduzido como Jesus, tem recebido erroneamente “o sobrenome Cristo”. Trata-se na verdade de um título, equiparado a messias. Entretanto tomemos cuidado com os fanáticos religiosos, pois pra eles,  escrever “Deus”  diferente dos deles, vão nos acusar de heresia!  

Embora o todo poderoso saiba tudo, e a gramática seja mera criação humana,  herege é quem quer tirar o direito de alguém se expressar corretamente e não convenientemente... E já que todo mundo faz questão do uso de maiúscula, fiquem à vontade. Ah, mas não se enganem, mesmo que renegue a gramatica, Ele se faz presente. Mas afinal: Deus se escreve com maiúscula ou minúscula?

Ah! Tanto faz... a única diferença é que para o bom entendedor o Deus de letra maiúscula ou minúscula deve nos levar pela fé ao nome de Jesus  o cristo, seu filho, que nos faz forte… A maior fortaleza já criada por ele/Ele! 

11/03/2017

Misantropia



Todos sabem que o mundo inteiro sofre de loucura religiosa, alienação intelectual, histeria idolátrica, cegueira espiritual e o MEDO doentio em vario setores.

Também sabem que somos na maioria, uns frouxos e acomodados que preferem ver os fortes se jogando e ganhando por todos nós.

Pessoalmente prefiro encarar a realidade nua e crua assim como ela é, portanto, não ligo para qualquer opinião leiga acerca do que penso. Porque não me importo em quem ou o que será certo em alguma coisa. E evito essa compulsão de competição animalista, cheia de crueldade e indiferença com o sofrimento alheio.

Tenho o meu jeito de ver o mundo.... Nunca fui dono de nenhuma verdade.... Sempre fui de "matar” a cobra e mostrar a cobra morta (não maltrate os animais). Apenas me garanto em dize-las necessariamente. Nesse caso, esse é um texto de reflexão apenas e, deste modo, não pretenda toma-la como uma última verdade ou ofensa. Por favor! Portanto, digo a esses manipulados e manipuladores que se dane juntamente com esse seu inferno social de todas as formas!

Espero que todos respeitem as pessoas que em sua natureza sempre se mostraram bastante eclética em relação a suas crenças, e possuem um senso comum de transformação em relação a quebra de conceitos e paradigmas sejam religiosos, políticos, artísticos e esportivos, em que várias sociedades são baseadas e que compartilham entre si uma indefinida gama de verdades... logicamente esse tema é muito abrangente e sei que uma palavra pode vir a ter outros sentidos. Porque todos sabemos que o mundo está dividido em vários conceitos narrativos que vão de esperança salvadora religiosa ao anarquismo misantrópico ateísta, e tomemos a religião como exemplo:

Ela - a religião - apresenta várias perspectivas que desafiam o conservadorismo racional cuja inanição guia para as forças de mudanças (fé) que dão uma nova ideia de quem somos, para onde vamos; ela não se se importa com a tendenciosa linha cientifica, que indica o que estamos fazendo com o mundo a nossa volta.

Incomodamente é chato ver, tanto nos religiosos quanto, em não religiosos, as suas comprovações sendo apresentadas por pessoas leigas nos meios de comunicação, escolas, igrejas, ruas – propagando algo que consiste em "afirmar exatamente o que eles pensam como verdade absoluta dita pelos outros".

Cara! Não nego minha fé em Jesus – Dentro de mim existe um turbilhão de inquietações contra tudo isso. No entanto, eu pesquiso e não saio por aí nas redes sociais dizendo que precisamos lutar todos juntos na busca de resultados de forma violenta e desrespeitosa. Daí a existência de tanta miséria na vida, pois sem respeito ocorre o abandono, a covardia social, a criminalidade e sabotagem da educação, que hoje, é a principal violência na sociedade.

Mas afinal, porque temos que ter um vencedor e vários perdedores? Porque tanta preocupação em "lucrar"? 
Porque não buscamos o prazer em simplesmente viver, cantar, mostrar a criatividade sem avaliações e julgamentos, sem a tristeza da "derrota" que baixa sobre os que, só querem "ganhar" dos outros de modo condicionado?

Tomemos cuidado! Primitivismo deve ser superado com o conhecimento científico e ser pobre de espírito, é negar a própria fé.

Então, como podemos viver com uma pessoa que acredita que apenas o que ela crê é certo e todo o mundo está errado?

A resposta é simples: É como na crítica de Hegel à Kant: o Absoluto não pode ser menor e relativo, senão não é absoluto. Se o Absoluto exclui o sujeito e encontra-se apenas fora dele ou encontra-se fora do mundo, ele não é absoluto, ele é relativo e parcial… enfim, seja uma pessoa invisível para poucos, comum para muitos.


Mas o objetivo do texto é o de ser uma reflexão sobre a falta de sociabilidade, e desapego pegando como exemplo específico os ditos intelectuais que vivem uma vida inteira pensando que são melhores do que as outros que não leram o que eles leram e não dialogam com ninguém e, igualmente, o exemplo do religioso hipócrita que finge no mundo ou não tem nenhuma compaixão pelos outros. E demais pessoas que não mostram uma união, uma cooperação, um desfile onde todos ganhariam com prazer, a oportunidade de mostrar o que fazem de bom. 

Por fim, espero que não se assuste com a minha arrogância e sim estranhe com o meu silêncio, pois quando eu não responder mais as minhas perguntas... apelarei para a oração com o meu Deus, trancado lá no meu quarto! Porque eu não sou gado!

fotos

tom caet