Filmes do Sofá
A psicanálise é uma disciplina
iniciada por Sigmund Freud que estuda o inconsciente em todas as
suas manifestações. Como método terapêutico, busca trazer à superfície o
material mental reprimido, dando ao psicanalista a capacidade de reproduzir
conflitos do passado do paciente, a fim de apontar desejos inconscientes
manifestados por meio de signos vinculados a processos de satisfação
pertencentes à infância.
De um modo geral, a psicanálise
também aborda a maneira pela qual nos tornamos sujeitos através do estudo das
estruturas básicas do desejo que fundamentam toda a atividade
humana. Dando atenção a essa segunda perspectiva (mais ampla e mais
ambiciosa), não deveríamos nos surpreender com o rápido interesse que esses
objetivos despertaram na teoria do cinema nos anos 1970 (coincidindo com o boom
popular causado pelas releituras que Jacques Lacan fez de Sigmund Freud
trabalho), especialmente se reconhecermos que, em seu mecanismo de
representação ficcional, o cinema como espetáculo precisa ter um indivíduo
social e psicologicamente envolvido nele: o espectador. Assim, através dos
olhos da psicanálise, a teoria do cinema tenderá a considerar o cinema não como
um objeto, mas como um processo, deslocando a análise do significado dos
filmes para o estudo dos fenômenos responsáveis pela produção da
subjetividade que ocorre durante sua visualização. O espectador torna-se,
assim, o personagem principal nas novas linhas de pesquisa propostas.
De todos os filmes possíveis que
poderíamos mencionar, optamos por destacar, simbolicamente, apenas um título,
talvez no receio de elaborar uma lista de aspirações exemplificativas irremediavelmente
inconclusivas. Vamos agora mencionar o filme de Alfred Hitchcock, Janela
Traseira (1954), não por causa das muitas análises que foram feitas dela,
mas por causa de sua condição de história epistemológica do cinema, sua força
como uma representação capaz de explicar os mecanismos de discurso que formam o
lugar do espectador na tela e sua estimulante encenação. moldado pelo
significante fílmico. Da crítica mais militante à mais sábia teoria, todos
coincidiram em ver nesse filme de Hitchcock um brilhante paralelismo
estabelecido entre a situação do espectador na sala de cinema e o contexto
ficcional do personagem principal, um fotógrafo confinado a uma cadeira de
rodas, LB Jeffries (James Stewart). Os fenômenos analisados neste
estudo, como a situação cinematográfica, a identificação do espectador gerado a
partir de sua posição privilegiada como foco principal da representação, voyeur como
o espectador de cinema.
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