13/04/2019

Isaías 49: 13-23 Esperança no cativeiro



Na história sagrada da bíblia, vemos o quanto Deus estava envolvido na vida do povo hebreu. Vemos Ele prometendo a Abraão, Isaque e Jacó que seus descendentes seriam uma grande nação e uma bênção para todas as outras. Vemos Moisés trazendo os descendentes de Jacó - mais tarde chamado Israel - para a terra que Ele lhes prometeu. Também vemos Ele prometendo a Davi que seu trono seria estabelecido para sempre. 

Entretanto, depois de vários séculos, vemos que essas promessas no meio cristão terminaram, ou parecem ter falhado.... porque pouco se vê espiritualmente cristãos a luz do Espirito buscando entender a história sagrada para perceber o quanto Deus é fiel conosco e o quanto ainda não somos com Ele. 

Digo isso porque vejo nos sermões os fracos pregadores só lembrando de que Salomão construiu o Templo em Jerusalém, mas esquecendo de que, de acordo com 1 Reis 11, Salomão também era um grande construtor de “igrejas” para outros deuses. Sim, Ele se casou com centenas de mulheres estrangeiras e construiu templos para todos os seus deuses.

Esses pregadores fariseus, hereges, de uma maneira real, estão desconectado das promessas de Deus. Porque a atual Igreja sempre, ou pelo menos simbolicamente, se esquece de que é composta de filhos adotivos de Abraão e que somos uma continuação da história do povo de Deus - e, em muitos aspectos, uma expansão do Reino e não uma progressão onde, a princípio, vemos a vontade de Deus sendo discutida   entre supostos profetas e líderes  para que as pessoas devam conquistar, herdar...

E por ser contrário, discordante, dessa atual “igreja” passei grande parte da minha vida sendo visto como alguém arrogante que só causava dor e confusão... Infelizmente, esses meus acusadores, inclusive familiares, amigos não enxergam que vivem em uma nação religiosa que foi construída sobre os princípios modernos politeístas, deístas.... Eu não me identifico com a antiga Israel, eu não me identifico com o período em que eles tinham “reis como pais adotivos”.  

É bom lembra também nós fomos chamados desde o ventre (Gálatas 1:15, Romanos 8: 29-30, Efésios 2:10). E que o nosso chamado também é, em nossos próprios caminhos, apresentar Deus às pessoas, pois uma vez constituindo o Israel de Deus, somos servos do Senhor. 

Ainda bem que temos o próprio Deus pra nos ensinar e na pessoa de Jesus Cristo, preparar toda a humanidade para o novo reino. Eles continuam nos dando uma lição que por mim já está sendo aprendida: tomar cuidado com o mundanismo que desde o início do cristianismo, tenta fazer com que os crentes tenham que aprender, ou seja, ser seguidores de deuses em um ambiente político, financeiro e social.

Enquanto aos meus perseguidores, há tempos eu dei um basta neles, inclusive nos familiares. Hoje tô nem aí para o que eles pensam de mim. O que importa é que sinto a mão poderosa de Deus em minha vida e nas minhas atitudes!   

O Servo está oculto e oculto por Deus até estar pronto para a sua missão. Jesus passou muitos anos como o íntimo do Pai, sendo afiado e polido, antes de começar sua missão. Quando ele começou sua missão, ele conheceu o Pai intimamente e a palavra completamente. O Servo carrega a glória de Deus para que outros possam contemplá-lo. O apóstolo João, falando de Jesus, diz: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14).

O Senhor nos preparou e nos preparou para essa tarefa. Ele nos esconde na sombra de sua mão e nos esconde em seu tremor. Ele nos prepara através da intimidade com ele. A melhor coisa que podemos fazer para nos prepararmos para o que Deus tem para nós em seguida é nos aproximarmos dele através da palavra e da oração. Desta forma, ele nos aguça e nos polui. Ele não parece estar com pressa. Preparação leva tempo. Pode parecer que nada mais está acontecendo em sua vida agora, que você não está realmente sendo usados por Deus. Talvez você tenha avançado de certas maneiras, mas as portas se fecharam. Talvez o momento esteja errado. Talvez agora seja a hora da preparação, quando você precisa se aproximar dele. Talvez o Senhor esteja afiando e polindo você, mas Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça; Isaias 41:10 .

Ouça a Jesus, o Servo do Senhor. Ouvir é palavras e escutar suas histórias nos evangelhos. Eles vão cortar você como uma espada e revelar as intenções do seu coração. Eles perfurarão seu coração como uma flecha e o farão sofrer pelo amor que você vê neles. Simplesmente contemple-o, contemple sua glória - ele está mostrando a você como é Deus. E se você já viu um amor como este em qualquer outro lugar, você não está procurando o suficiente.

fotos

tom caet