24/04/2019

psicoterapia


Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas? Se assim for, você não está sozinho.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, mais de um quarto dos adultos americanos experimentam depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em um determinado ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Ainda outros lutam para lidar com problemas de relacionamento, perda de emprego, a morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outros problemas. E esses problemas podem se tornar debilitantes.
O que é psicoterapia?

Um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com esses problemas. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam pessoas de todas as idades a ter vidas mais felizes, saudáveis ​​e produtivas.
Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e mais eficazes. Existem várias abordagens à psicoterapia - incluindo terapia cognitivo-comportamental, interpessoal e outros tipos de psicoterapia - que ajudam as pessoas a lidar com seus problemas.
A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Fundamentada no diálogo, ela fornece um ambiente de apoio que permite conversar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e imparcial. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que impedem que você se sinta o melhor possível.
Quando terminar, você não apenas terá resolvido o problema que o trouxe, mas terá aprendido novas habilidades para que possa lidar melhor com quaisquer desafios que surgirem no futuro.
Quando você deve considerar a psicoterapia?

Por causa dos muitos equívocos sobre psicoterapia, você pode estar relutante em experimentá-lo. Mesmo que você conheça as realidades em vez dos mitos, pode sentir-se nervoso em tentar por si mesmo.
Superar esse nervosismo vale a pena. Isso porque toda vez que sua qualidade de vida não é o que você quer, a psicoterapia pode ajudar.

Algumas pessoas procuram psicoterapia porque se sentem deprimidas, ansiosas ou com raiva há muito tempo. Outros podem querer ajuda para uma doença crônica que está interferindo em seu bem-estar emocional ou físico. Outros ainda podem ter problemas de curto prazo e precisam de ajuda para navegar. Eles podem estar passando por um divórcio, enfrentando um ninho vazio, sentindo-se oprimidos por um novo emprego ou lamentando a morte de um membro da família, por exemplo.
Sinais de que você poderia se beneficiar da terapia incluem:
  • Você sente uma sensação esmagadora e prolongada de desamparo e tristeza.
  • Seus problemas não parecem melhorar apesar de seus esforços e da ajuda de familiares e amigos.
  • Você acha difícil se concentrar em tarefas de trabalho ou realizar outras atividades cotidianas.
  • Você se preocupa excessivamente, espera o pior ou está constantemente no limite.
  • Suas ações, como beber muito álcool, usar drogas ou ser agressivo, estão prejudicando você ou outras pessoas.

Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?

Existem muitas abordagens diferentes para a psicoterapia. Os psicólogos geralmente usam um ou mais desses. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para ajudar o psicólogo a entender seus clientes e seus problemas e desenvolver soluções.
O tipo de tratamento que você recebe dependerá de uma variedade de fatores: pesquisa psicológica atual, orientação teórica de seu psicólogo e o que funciona melhor para sua situação.
A perspectiva teórica do seu psicólogo afetará o que acontece em seu consultório. Psicólogos que usam terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, têm uma abordagem prática ao tratamento. Seu psicólogo pode pedir-lhe para resolver determinadas tarefas destinadas a ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento mais eficazes. Essa abordagem geralmente envolve tarefas de casa. Seu psicólogo pode pedir-lhe para coletar mais informações, tais como registrar suas reações a uma situação específica à medida que elas ocorrem. Ou o seu psicólogo pode querer que você pratique novas habilidades entre as sessões, como pedir a alguém com fobia de elevador que pratique apertar os botões do elevador. Você também pode ter tarefas de leitura para poder aprender mais sobre um determinado tópico.
Em contraste, as abordagens psicanalítica e humanística geralmente se concentram mais em falar do que em fazer. Você pode passar suas sessões discutindo suas primeiras experiências para ajudar você e seu psicólogo a entender melhor as causas de seus problemas atuais.
Seu psicólogo pode combinar elementos de vários estilos de psicoterapia. Na verdade, a maioria dos terapeutas não se liga a nenhuma abordagem. Em vez disso, eles misturam elementos de diferentes abordagens e adaptam seu tratamento de acordo com as necessidades de cada cliente.
O principal a saber é se o seu psicólogo tem experiência na área em que você precisa de ajuda e se o seu psicólogo acha que ele ou ela pode ajudá-lo.

fotos

tom caet