21/01/2020

Lucas 14: 26 - diga a verdade



A cada dia, certas coisas me certificam do quanto somos tentados a abandonar a fé.  Há pouco tempo ouvi um louvor intitulado “soldado ferido”, cuja letra diz que há muitos feridos que Choram de angústia e de dor e que Clamam por proteção e por paz. São amigos que sofrem. Sua necessidade atende hoje. Não deixa o soldado ferido morrer....

Daí, deparei-me com o versículo de 1 Pedro 5:8. Onde Está escrito que o nosso adversário, o diabo, ronda como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.  Não sei se isso na sua vida tem a ver com o louvor do soldado, mas você já se perguntou o que apostolo quis dizer quando escreveu isso?

A resposta, vem do próprio Pedro que sofreu segundo a vontade de Deus, fez o bem e confiou a alma ao Criador fiel (1 Pedro 4:19). Sim, Pedro sofreu, e mostrou que a maneira de resistir a Satanás, seria nos manter firmes em confiar na bondade livre e soberana de Deus - não para amaldiçoá-lo, mas para reverenciá-lo em meio as aflições. Pois quando fazemos isso, todo o céu grita a vitória e Satanás é derrotado. 

Tal sofrimento também me faz lembrar da luta de Jó que também resistiu o mal com firmeza em fé, mesmo não sabendo que a mesma experiência de sofrimento se repetiria e serviria necessariamente para testemunho em várias vidas em todo o mundo. Mas como se deu a vitória da fé de Jó?

Obviamente, quando a saúde de dele falhou, isso provou ser demais para sua esposa que já vinha suportando com ele a perda de seus filhos e riqueza. Mas agora, com a vida de seu marido se esvaindo, isso a deixou totalmente desamparada; sua fé esfriou entrando em colapso. Conforme escrito em Jó 2: 9: “Então sua esposa lhe disse: 'Você ainda mantém firme sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra.  Inclusive, isso deve ter causado um sorriso esperançoso no rosto de Satanás.

Foi a partir daí que veio a esmagadora vitória da fé de Jó. Versículo 10: “Mas ele lhe disse: 'Você fala como uma das tolas falaria. Receberemos o bem nas mãos de Deus, e não receberemos o mal? Consolações e calamidades vêm das mãos de Deus. E Como Jó manteve uma Sólida confiança na soberania de Deus, pois não O renunciou, nós também não devemos...!

Agora fico a imaginar Satanás no céu cercado por seus anjos ouvindo Jó responder com outras centenas de vozes   que "Digno é o Senhor Deus de Jó!" E o que Satanás faz? Ele foge da presença do louvor de Deus. 

Realmente Jó com o seu caráter   nos apresenta como devemos ser: irrepreensível e honesto. Ele era alguém que temia a Deus e se afastou do mal porque temia a Deus. Ele perseguiu o certo e evitou o mal com boa reputação e reverência por Deus reconhecendo que Ele governa tudo o que o que criou.  A presença do Senhor é um dos presentes mais preciosos que podemos ter.

Assim sendo, em meio a essa tentação que hoje me encontro, devo permanecer firme e obediente. Conforme  Lucas 14: 26 está bem-dito que se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Devo, portanto, reconhecer que um dos meus deveres é pregar a verdade doa a quem doer e orar de tal maneira que eu esteja preparado em mente e coração para não amaldiçoar a Deus e o próximo que me aflige. Que por mais intensa que seja a dor ou as dores que eles me causem, em vez de xingar, eu possa abençoá-los adorar o meu Pai, digno e soberano...

E outra coisa, aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.” (Provérbios 13:20); portanto, abençoado é o homem que não anda no conselho do ímpio, nem fica no caminho dos pecadores, nem assenta na cadeira dos escarnecedores. (Salmo 1:1); além disso, não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33);

Reconheço que hoje me entristeço e sinto Saudades daqueles que via habitualmente nas minhas ruas habituais..., mas digo que entremos no quarto e fechemos a porta e falemos com Deus sobre nossas dores...  deixemos as lágrimas descer e não detemos Ele de mexer no secreto da gente. O lugar que ninguém conhece. Mas que só Ele viu e sabe curar. Ele é o único que vê e sabe o remédio pra curar toda nossa ferida... Ainda que eu perca dinheiro, amigos e sinta saudades até do que me não me significaram nada. A não ser símbolos que marcaram a minha vida. Sim. Jesus, Só quero que cuides de mim. És o meu remédio. Tua presença é o que eu mais quero.


fotos

tom caet