20/02/2020

Filipenses 1:12-14 - Circunstancias


Agora eu quero que você saiba, irmãos, que minhas circunstâncias se tornaram para o maior progresso do evangelho, de modo que minha prisão na causa de Cristo tornou-se bem conhecida em toda a guarda pretoriana e para todos os outros; e que a maioria dos irmãos, confiando no Senhor por causa da minha prisão, têm muito mais coragem para falar a palavra de Deus sem medo. Filipenses 1:12-14 

Espiritualmente falando, vejo Paulo acima afirmando que as circunstâncias humanas são controladas sobre o quê, quando, onde e por quê Deus as permite. Logicamente, ninguém quer estar em um local de dor e sofrimento, seja grupo, emprego, bairro, relacionamento, cama de hospital, enfim, algo que contrarie o nosso gosto. Entretanto, creio que Deus nos escolhe porque sabe nem todos pedem, podem e querem lidar com uma situação particular qualquer - algo que só quem é escolhido pode! Além do mais, para um cristão obter um bom resultado na obra é preciso coragem e integridade  para espalhar a Palavra de Deus tal qual Paulo teve quando pregava Jesus Cristo numa cidade pagã (tipo Roma). 

Talvez seja pra alguns entendedores muito mais fácil ser um "cristão secreto" do que arriscar sua vida pelo que acredita. Mas você tem noção de quantas pessoas foram encorajados pelas circunstâncias de Paulo?

Infelizmente, também como Paulo, a nossa liberdade é restrita e nossos direitos retirados quando nos deparamos com quem nos desencoraja a continuar o trabalho corajosamente.

Como dito anteriormente, acho possível que Deus tenha permitido que parte de nossa liberdade seja restrita e alguns de nossos “direitos” sejam arrancados por causa da maneira como nós lidamos com algumas circunstancias. Mas afinal o que seria as tais circunstâncias?

Antes de mais nada, circunstância como conceito, é uma situação auxiliar ou detalhe que complementa e define um acontecimento; uma particularidade. Por exemplos, as circunstâncias de um processo penal; ou algo que caracteriza o estado atual das coisas; Indicação comprovativa que determina o real significado de um fato e/ou condição: conjuntura, contexto...

E circunstâncias como evidência cristã é uma ação que nos coloca em total crescimento, ou seja, estamos constantemente sendo encorajados através dela - boa ou ruim - a exercitar a fé, o amor, a compaixão, a verdade, a justiça e dar continuidade ao trabalho do Senhor como fizeram os apóstolos.

Sob o nosso ponto de vista, as vezes as nossas circunstâncias podem parecer completamente fora de controle. Mas do ponto de vista de Deus, essas mesmas circunstâncias nunca estão fora de controle. Pelo contrário, em Romanos 8:28 diz que para aqueles que o amam, Deus faz com que todas as coisas trabalhem juntas para sempre. A questão é:

Já que Deus está no controle, então porque essas “circunstâncias”, injustiça, crueldade ou sofrimento entre outras formas de maldade nos afetam?

Certamente Deus  escolhe alguém para dar um bom exemplo dEle para que possa  somar multiplicar e dividir os bons resultados. Lembre-se de que foi na prisão que Paulo aproveitou as circunstâncias (desprezo, tempo, solidão) para escrever Filipenses, Efésios, Colossenses e Filemon.

Inclusive, quando Ele escreveu Filipenses por exemplo, estava esperando seu julgamento diante de César em Roma. Portanto, a possibilidade de morte pela espada romana era uma realidade que ele tinha que enfrentar todos os dias. Que circunstância pesada!

Com isso, subentende-se que foram cerca de dois anos "desperdiçados" na prisão. Parecia que as circunstâncias estavam fora de controle. Finalmente, ele foi trazido para Roma. E mantido em prisão domiciliar, ou seja, foi mantido preso em sua própria casa (alugada) (Atos 28:30-31.) - (Filipenses 1:13) com um soldado romano sempre  lá em guarda.

Na verdade, Paulo estava acorrentados a um guarda o tempo todo. A corrente (circunstancias) estava sempre lá! Cada palavra que Paulo falava era "monitorada". Cada atitude desrespeitosa, obscena dos soldados romanos tinha que ser tolerados por Paulo que não podia ir embora. Ele não tinha privacidade para suas necessidades pessoais. Porque as correntes (olhares, críticos) estava sempre lá.

E porque Deus permitiu tais circunstâncias?

Para os guardas (críticos) foram apenas tempo cronológico circunstanciais de serviço, e eles estavam livres, mas para Paulo, a difícil circunstância se repetia dia após dia.

Em Filipenses 1:15-17, vemos alguns cristãos às vezes discordando de Paulo, alguns incluindo apóstolos, falando mal de Paulo e proclamando a mensagem cristã para ganhar uma posição relevante no meio religioso. Mas Paulo era constantemente observado e Isolado de um ministério bem sucedido e frutífero, ficava calado em meio aos ciumes, contendas e sempre era deslocado pelos próprios irmãos e irmãs mesmo que os servisse todo o tempo. Quem de nós não  se identificaria com Paulo um pouco neste momento?

Contudo, Paulo não se importou com essas circunstâncias. Na verdade, ele foi até capaz de subir acima deles e se alegrar com eles. (Filipenses 1:8 e 3:17.) Nem  imagino como seria possível sair dessa situação?

Numa  analogia com as nossas vidas, havia mais uma circunstância na vida de Paulo que naquele momento era muito difícil de lidar, talvez o mais difícil de todos:

Saber quando é que Deus está fazendo com que as circunstâncias cooperem para o progresso do evangelho. Paulo sabia que através dele Todos os guardas ouviriam sobre de Cristo. Tento imaginar como seria difícil pra eles estar ao lado de Paulo e não ouvir as boas novas sobre Jesus!

Da mesma forma, nosso Deus está trabalhando juntos a todas as nossas circunstâncias, mas de acordo com seus bons propósitos!

Como antes, ainda hoje Ele continua usando as "circunstâncias lamentáveis" como as vividas por  Paulo para penetrar nas barreiras que, até agora, parecem impossíveis para nós. Vamos pense nisso!

Ainda bem que a Bíblia ensina que quando pecamos é nossa culpa, e por isso não podemos culpar Deus pelas circunstâncias.... é importante que as aproveitemos, mas ainda que afirmemos conhecer vários versos bíblicos e estar fortemente envolvidos numa congregação e até dizer que estão confiantes de que conhecemos Jesus pessoalmente, temos que saber que nada disso pode garantir que nunca nos sintamos presos em sentimentos de desamparo, perda ou sofrimento. Pois é na dor que expomos as nossas preocupações mais profundas. As vezes podemos até nos sentir traídos, magoados e abandonados .... Mas como bem descreveu C.S. Lewis: 

A dor é como o megafone de Deus para despertar um mundo surdo.

Talvez pra você, as circunstancias não tenha um significado e propósito, já as perguntas, essas às vezes têm resposta que realmente solucione a nossa dor, mas que nem sempre a aceitamos.

Como cristão, digo que é necessário que o sofrimento aconteça, ora para mudar a nossa visão de mundo, ora para nos fazer entender que à medida que tentamos entender nossas emoções e ações, independente das circunstâncias, Deus nos auxiliará a pensar em como seguir em frente...  Pois com Ele nas circunstâncias dolorosas aprofundaremos o nosso relacionamento. Lembrando que Jesus suportou o sofrimento para que pudéssemos saber que não estamos sozinhos.

Aproveita aí e leve sua dor a Jesus nesse momento. Porque Ele entende mais profundamente do que qualquer suposto, pregador ou excepcional especialista.

Uma vez feito isso, Deus o encorajará a compartilhar esse sofrimento para que as outras pessoas vejam que através das circunstancias, você criou uma conexão e profundidade de fé com Ele, algo que é difícil de experimentar quando tudo está indo bem.
Como convertido, não há mais o porquê de querer avalizar o caráter de Deus de acordo com nossas circunstâncias. Ao contrário, a nossa maior habilidade será de utilizar as circunstâncias para mudar o nosso caráter e confiar mais em Deus.  E principalmente assumir que o nosso entendimento é limitado, mas a fé, não!

Portanto, passe a olhar para suas circunstâncias através das lentes do caráter de Deus, e mesmo quando padecer, o controle da situação estará com Ele. Pois só Ele pode usar as circunstâncias boas ou ruins para nos mostrar, redarguir, ensinar uma lição e nos atrair para Ele.  

Na verdade, a Bíblia nos ensina que as circunstâncias que tocam a vida de um crente podem ser bastante más e até manipuladas pelo próprio Satanás! Mas lembre-se que, independentemente da situação que você se encontra atualmente, enquanto viver na terra, a história estará longe de acabar. E pra acrescentar a sua memória digo que:

Em primeiro lugar, embora sejamos livres para pecar, e apesar do poder limitado de Satanás (é como se ele estivesse em uma coleira temporariamente, aguardando julgamento final), Deus ainda está no controle de nossas circunstâncias. E como Ele permitiu que "circunstâncias malignas" atacassem Jó, temos que ver que o Diabo ainda é a fonte do mal que nos acontece.... Então fuja dele!

Em segundo lugar, já que Deus não "perde o controle" das circunstâncias de Jó, entenda que Ele permite o agir do mal e rodas circunstancias para Seus próprios propósitos soberanos.  

E por fim, considere comigo o julgamento injusto de alguém que era completamente inocente. Agora pense no abuso físico daquele que não tinha prejudicado ninguém. Lembre-se da morte cruel e prematura do ser humano que estava tão envolvido em ajudar a humanidade. Sim meu caro, houve um tempo em que as circunstâncias pareciam estar fora de controle na terra, foi durante a última semana da vida de um carpinteiro.... E dessas circunstâncias "trágicas", Deus nos deu a maior demonstração de Seu amor e garantiu nossa eterna salvação através de Seu filho Jesus Cristo.

fotos

tom caet