Tem um princípio divino que diz que quem planta orgulho, colhe maldição. “O que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção..." Gálatas 6,8.
Antes, vamos assumir 4 situações acerca do efeito da oração:
Oro para passar em um concurso e passo - aí dizem que minhas orações foram atendidas. Oro para passar, mas falho, dizem que Deus tem um plano maior. Então as orações ainda são atendidas. Me preparo para meus exames sem orar e passo - as pessoas dizem que Deus me ama. Enfim, me preparo, mas sem orar (ou oro inadequadamente) e então eu falho – as pessoas dizem que eu falhei por não orar.... enfim!
A partir disso, entendo que tal qual Davi, as nossas orações em dado momento, não tem qualquer efeito diante de Deus. Porque não sabemos quais serão os “resultados” por Deus determinados.
“Cobiçais e nada tendes. Destruís e invejais, porém, não conseguis obter o que desejais; viveis a brigar e a promover contendas. Todavia, nada conquistais, porque não pedis. E quando orais não recebeis, porquanto pedis com a motivação errada, simplesmente para esbanjardes em vossos prazeres...” Tiago 4,2-3:
Acontece que nestes últimos tempos, tenho tido contato com muita gente que ora, mas são frustradas, perdidas, sem mudanças. São pessoas que sempre ouviram falar que orando as coisas se resolveriam, seja através de campanhas, desafios, votos, compromisso e promessas com Deus.
A maioria passa anos orando pelos familiares e amigos que estão no mundo dos vícios; oram por um emprego ou pelo parente com depressão e nada acontece. Sabe porquê?
Porque neste serviço não entende que somos apenas o jumentinho” que leva Jesus e sua verdade aos Povos.
Cristo nos disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ninguém” vem ao Pai senão por mim. João, 14, 6. Portanto toda honra e Glória é para Ele.
Mas há muitos que dizem diuturnamente que Deus vai curar, libertar, prometendo e dizendo o que Deus nunca prometeu e nunca disse.... Infelizmente, neste modelo de fé ilusória vemos muitos irmãos vivendo angustiados pelas taxações que eles lhes impõem. São líderes, guias dizendo ser espirituais, mas são frios e muito racionais.
Sei que não é fácil ouvir alguém desacreditar a sua oração, entretanto, qual tem sido o seu testemunho de intimidade, obediência e reverencia com Jesus?
Alguém pode confiar na sua oração?
Confesso que já fiquei decepcionado, não por Deus, mas por mim mesmo em acreditar que bastasse eu orar para que tudo viesse acontecer... esperando até agora as situações e pessoas mudarem; para Deus tirar a tristeza que sinto no peito e as dúvidas que carrego na mente, tipo: espinho na carne, mas até agora, nada!
Me desculpem a sinceridade e se escandalizo a alguns, mas simplesmente acho (falo por mim mesmo) que certas orações nas bocas de certas pessoas não passam de mera ilusões que agem como um entorpecente espiritual que nos deixa em êxtase por um determinado momento e até nos fazem esquecer a realidade, mas momentaneamente, cujo final do efeito, volta nos levando a buscar novas doses.
Entendo que de certo modo, muitos de nós não quer encarar a verdade de si mesmo ou até mesmo reconhecer a soberania de Deus. Entretanto, nada pode impedir o homem com a atitude mental certa de alcançar seu objetivo e nada na Terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada.
Sim podemos e devemos acreditar no poder da oração. Mas não podemos orar pedindo sucesso sem sair impune pela nossa falta de obediência espiritual. Não há oração que possa substituir o nosso caráter. Porque Às vezes, você precisa de caráter, não de oração.
Porque a oração não é um valor de cheque pedindo coisas de Deus, nem é um boleto de depósito que compensa o nosso falho caráter. A Bíblia diz que não são aqueles que o chamam de Pai que veriam o reino de Deus, mas aqueles que fazem a vontade de Deus.
Não quero banalizar ou enfatizar a oração de ninguém, apenas penso que ela não seja feita de qualquer forma. Sei que nos tornamos tão espirituais através de orações.
Só alerto que a oração não tome o lugar do nosso caráter. Até podemos falar com eloquência espiritual, orar em público e manter uma aparência sagrada, mas é o nosso comportamento e caráter que realmente desencadearão a manifestação de tudo o que Deus tem por nós. De nada adianta orar se não “amarrar” os demônios que mascaram o nosso caráter falho. Além do mais, Deus julga os motivos que são indevidos ao caráter construído contrariamente sobre a Palavra de Deus.
Uma pessoa que não ora, por exemplo, pode ser útil para as pessoas, tratá-las com respeito, mas se ele não tem o caráter de Deus obviamente não terá o medo - que é o início da sabedoria. certamente não terá respostas, solução....
Jesus disse que se você der um copo de água para qualquer pessoa porque ele pertence a mim, você nunca perderá sua recompensa. Tal qual a mulher Sunamita que eventualmente através da oração no tempo de Deus conseguiu seu tão esperado milagre (o filho), mas foi com a atitude de hospitalidade e cortesia que ela “agiu” e abriu a porta para Eliseu porque ele era um homem de Deus para confirmar sua oração.... ela o ajudou ou foi ajudada?
Eu diria que os dois. Porque ambos tinham o medo do Senhor. E o medo os impediu de cometer atos malignos (desrespeito, ofensa, humilhação, impiedade...) e é isso que constrói o nosso caráter.
Portanto, trate os estranhos com cortesia. Não os insulte.... Você não sabe se ele foi até você através da sua própria oração, divinamente colocado e orientado por Deus para ajudá-lo a cumprir seu destino.
O que não podemos é aceitar facilmente a oração de alguém sem julgar o seu caráter e a forma na qual ele trata aqueles que o cerca. Certamente, Deus tem à sua maneira de agir com cada um de nós, isso não significa que podemos orar de acordo com a maneira que tratamos as pessoas que achamos ser boa ou ruim... mas devemos orar como uma forma de pedir a Deus a sabedoria de lhe dar com elas.
Concluo dizendo que continue intacto com sua fé, e tenha boa reputação para defender a Verdade..., mas contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus. Lembrando que Cristo não tinha opiniões, tinham verdades.
No mais, peço que você consiga fugir desses “manipuladores” da fé que pregam um Deus meloso, ingênuo e sentimentalóide. Isso é invenção de quem não teme a verdade. Desejo também que o nosso Deus tire a sujeira de nossos olhos, antes de apontar para outro! Não sejamos hipócritas!
Espero que leiam este artigo para que tenham uma profunda autorreflexão. E ao lê-lo, não pense que é para outra pessoa na qual acha ou perceba ter "atitude horrível", você pode não ter também! Porque ninguém é totalmente desprovido de falhas.
Por fim oremos: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória...” (Salmo 115,1)

