29/05/2011

TEMOS QUE APRENDER A PERDER.


Certamente ninguém precisará concordar comigo, mas você já perdeu algo? E também já ficou muito alegre quando achou o que tinha perdido. Certo? Mas aprendeu, consertou, restabeleceu os seus cuidados? Ou vai continuar perdendo as coisas?
O importante talvez não seja dar satisfação do que perdeu ou onde se perdeu. O perigo, é o nosso descuido. O produto se recupera, mas os seus valores e responsabilidades morais serão questionados o tempo todo.
Provavelmente foi num desses momentos de frustração, distração, tristeza, incerteza, insegurança e ansiedade que perdi alguma coisa na vida - não importa como aconteceu. Os valores da vida se perdem por falta de cuidado próprio. Outro exemplo é uma família destruída por falta de atenção: falta de atenção leva à infidelidade, à imoralidade, que leva ao divórcio, leva ao abalo emocional, que gera rebeldia dos filhos, que os fazem chegarem às drogas, gravidez precoce... Enfim. Isso é normal pra quem?
Já que estou tendo essa conversa contigo imagino que a minha Falta de atenção e distração com qualquer coisa foi achar que nada iria interferir na minha vida. Aproveite e verifique se o seu trabalho não fez diminuir o s eu tempo; se a TV assume o papel de ensinar o caráter e valores aos seus filhos; se eles andam consumindo tudo em excesso e em futilidades... Contudo, se ainda absorve a ideia de que isso não tem nada a ver pra tudo, problema seu!
Agora, se se identificar com alguma coisa acima, não se sinta culpado. Culpe a sua própria geração, é bem mais fácil. Essa criação sem disciplina e de uma vida muito sofrida. A mesma criação que seus avós deram aos seus pais, onde os mesmos vão educar os seus filhos de qualquer maneira ou de um modo qualquer, sabendo que a autoridade de ambos é duvidosa. Esta geração de reflexos vindos do passado, inclusive erro de pais que se sentem culpados por ficarem trabalhando fora o dia inteiro. Interessante é que nos problemas, eles ao invés de resolver, pensam sempre em quem foi ou é o culpado. Cada um acaba transferindo para o outro a responsabilidade de educar. E finalmente: O pai que trabalha, traz o alimento para sua família e descansa, a mulher que prepara o alimento descansa. Isso não mudou. Apesar de tanta transformação, essa cultura está registrada e dificilmente vai se transformar porque família não se altera. Essa instituição é necessária e responsável para uma conscientização onde todos se sintam envolvidos a prosseguir na vida.
A mesma família que é responsável pelo reconhecimento e pela educação moral desta e de uma nova geração, deve ajudar no descobrimento da fé. Se auto eduque!
Comecei uma luta contra o meu orgulho. Depois fechei a porta de entrada de tudo que não prestava e atrapalhava a minha vida familiar e pessoal. Em seguida deixei a hipocrisia. E assumi os meus preconceitos a favor da Palavra de Deus, mas sem discriminar.
Um dia eu tive medo de assumir o evangelho. Mas não deixei de acreditar que o bem não é o mal, o certo não é o errado; a justiça não é a injustiça, que a verdade é absoluta, percebi que a mentira que é subjetiva, pois pode ser omitida. Enfim, Procuro hoje ficar longe dos maldosos, invejosos, mas é muito difícil até mesmo reconhecer que eu já fui um deles.
Acredito nas pessoas que conseguem apagar de verdade as coisas (erros) que não servem para nada. E acredito que quem tem simpatia pelo errado está errando. Sei que pecado não se tolera, se limpa! Também sei que depois de fazer essa “limpeza”, devemos ajudar os outros a fazerem o mesmo. Conscientiza-las com tolerância que todos podem mudar. Assim a minha vida começou a ficar também limpa! Só não deixei a vida me levar! Afinal perder para mim foi ganho.
Não sei qual a proporção, mas espero que tudo isso acima não venha acontecer com mais ninguém. Não se trata de ser influenciado pelo meio, mas não vou perder a consciência para fazer nada e deixar a vida me levar. Pelo contrário, meu jogo tem regras e tem juiz. Quero trabalhar ou ao menos atrapalhar a influência dessa hipócrita psicologia tecnológica: mídia noveleira, jogos de camisa, programas e propagandas que alteram tudo o que é imposto por Deus. Cheia de cenas de atos sexuais, mentiras, corrupção onde nada acontece com as pessoas erradas... É tudo tão comum! As pessoas são iludidas e viciadas a ver assaltos, roubos, homicídios e atropelamentos por imprudência.

fotos

tom caet