22/03/2012

jejum ? Sacrifício?

Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR? Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda; então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui.” – Isaías 58.3-9a

Por que jejuamos? Dispomos deste sacrifício para os devidos fins? Fazemos isso por amor a causa ou por conveniência?
Neste trecho de Isaías, Deus nos dá uma bela lição a respeito do verdadeiro jejum. O Cristianismo é sacrifício. Nunca Deus prometeu vida fácil ou mordomias ao Cristão. Aquele que O serve sabe que se entregará e cumprirá a obra de Deus com custos. E as vezes elevados!
Será que choramos quando ouvimos falar de uma necessidade? Neemias, quando chamado por Deus para ajudar os seus conterrâneos, chorou, orou e jejuou!
Há muitos Cristãos sofrendo na igreja perseguida e também na igreja livre! Precisamos nos importar com eles! Deus nos cobra este posição!
Que Deus em Cristo nos abençoe e nos dê cada vez maior amor pelas almas!

fotos

tom caet