26/04/2012

“limitar Deus”

“limitar Deus”


Quando o Senhor Jesus/Chamou meu coração/Não fez um convite descuidado ou impensado Não quis apenas ser Gentil ou Educado/Mas deixou claro que havia algo importante a ser feito /Mas para que esse algo eu conhecesse era preciso andar/Junto com ele/e Necessário pensar os seus pensamentos/e Amar pessoas com o seu amor/e conhecer também de perto a Dor/e os vales mais profundos/provar aos poucos uma solidão/e o desamparo desse mundo/e aprendendo assim/a depender a cada dia mais de suas mãos...
Com esta musica do grupo logos começo a relatar a intensão de Deus sobre a minha vida missionaria. Mas um dia chega. São 4:00 h da manha, madrugada calorenta de salvador BA. Apesar do cansaço e das condições que venho passando prossigo para o alvo.

Muitos vêm a Deus buscando bênçãos e Deus, que é infinitamente bondoso, as concede... O Rev. Hernandes escreveu algo bem interessante. Ele disse que o fato de termos esperança não significa que deixamos de sofrer. A vida não é indolor. Nossa caminhada neste mundo é marcada por dissabores, decepções, fraquezas, angústias, sofrimento e morte. Aqui cruzamos desertos tórridos, descemos a vales profundos, atravessamos pântanos perigosos. Nossos pés são feridos, nosso coração afligido e nossa alma gemem de dor. Não estamos, porém, caminhando rumo a um entardecer cheio de incertezas. O fim da nossa jornada não é um túmulo gelado, mas a vida eterna...

Estamos descobrindo todos os dias os nossos defeitos humanos. O principal deles talvez seja “limitar Deus”, trancafiando-O ao nosso próprio entendimento. Temos mantido discussões fúteis sobre assuntos desinteressantes e nenhuma responsabilidade sobre a própria vida. Muitas vezes questionamos a moral, os costumes e a fé dos outros. Nesse rolo doido lançamos fora juntos o amor e passamos a acreditar na nossa própria capacidade. Mas eu pergunto: afinal o que nos faz cometer tamanha insanidade?

Esse é o meu relato: sou Caetan um missionário capelão. Venho sofrendo com o descaso de algumas igrejas que solicitam uma referencia humana para que eu atue em alguns setores. Tudo bem são regras que não podemos ou devemos negar, mas... Essa desculpa de que uma recomendação humana é uma forma de confirmar um ministério vem facilitando em que?
Se vemos escolas proibindo o evangelismo;
Se vemos os presídios fechando a grade na cara dos crentes;
Se vemos os hospitais recusando a presença cristã.
Aonde entra a autoridade dessas recomendações?
Contudo, não podemos desistir e nem declinar da decisão de servir. Se uma porta se fecha aqui, outra porta se abre ali. De fato caros irmãos, as portas estão se fechando e as ruas se estreitando. A única saída é o segredo. Ficar escondido e invisível. Anônimo pro mundo. Sem holofotes e maquiagem, muitos menos autógrafos.
Esperamos que Deus não leve em conta o descaso desses maus e despreparados lideres, apresentadores e cantores vaidosos que estagnam o evangelho numa ação sem abrangência de salvação.
Precisamos mudar. Não vou deixar de pregar ou ajudar alguém por causa de uma carta humana. Deus está vendo tudo e cada um prestará conta de si a Ele. Deus vê tudo e isso é uma verdade absoluta, porem não aceito prestar conta daquilo que não fiz por causa de um papel assinado.

Digo isso baseado nos preceitos que vem sendo implantados psicologicamente, filosoficamente através dessa teologia mercantilista por igrejas idolatras e pastores corruptos de entendimentos. Ricos e descartáveis. Comparo a burocracia da igreja moderna com um paciente com falência múltipla de órgãos. Quando um para os outros seguem o mesmo caminho ate a morte.

Seguir a cristo ou negar a cristo. Sigo e não nego. E nunca mais seguirei a minha razão, muito menos seguirei as ideias humanas de teólogos sem experiências fora da bíblia. A não ser que esses tais permitam a ação direta do Espirito santo. E é por causa do consolador que ainda há esperança e é nela que venho depositando a certeza de prosseguir.
A esperança está em cristo. Segui-Lo é o nosso compromisso, é a nossa motivação.

Temos que recusar ajuda daqueles que jogam na cara o nosso passado. Evitar aqueles que não nos abençoam;
Fugindo daqueles que nos perseguem e nos incomodam.

Dinheiro. Tenho hoje a oportunidade de andar na contramão dessa vergonha de prosperidade. Também da fama e do escarnio. A minha necessidade não é minha condição financeira e sim de vida. Preciso de oração e exemplos a seguir. Plantar uma semente diária de ação e união em Cristo. Sem demagogia e hipocrisia.

 Andar só, porém, acompanhado pela oração e amor da minha família e intercessores fiéis. não a mim, mas comprometidos com a verdade divina, que é orar e abençoar o próximo.
Aconselho que deixemos de lado os questionamentos e descasos com a fé dos outros. Os achismos que confundem a cabeça do tolo e atrapalham o crescimento do indeciso na fé. Deus não precisa de muletas. Vamos orar e nos abençoar sem regras impostas por doutrinas religiosas de pessoas cansadas e acomodadas. Se verdadeiramente adoramos a Deus encontraremos na sua essência que é o amor o caminho da certeza e entendimento da sua soberania. Renovando o conhecimento. Sendo assim, Deus fala contigo, comigo e com quem quiser. Pare de se meter na conversa de Deus com os outros, pois só Ele nos faz reconhecer as nossas culpas, erros. Falamos demais... Pensamos demais... Julgamos demais... 

Está na hora de parar a perseguição e apresentar a carteirinha do amor que tudo suporta e tudo entende. O conforto está na palavra: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:1-17,

Devemos fixar o nosso pensamento em Jesus apegando firmemente a esperança de sua iminente volta da qual nos gloriamos. Para que honrosamente continuemos  e encorajemos outros a continuar a árdua caminhada da fé, durante o tempo que se chama “hoje”. Sem endurecer os corações e principalmente adorar aquele que nos criou. Orando em agradecimento e reconhecimento e, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Mateus 6:7 .

Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas. A oração do Pai Nosso não é uma oração para memorizarmos e recitar a Deus. Ela nos dá os “ingredientes” que devem fazer parte de uma conversa intima com o criador.

Se alguém ouvir a Sua voz através desse texto. Aceite e não fuja da verdade. Saia desse altar de vaidade, de presunção e arrogância, egoísmo que compõe o orgulho humano. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureça os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.  Hebreus 3:7-8. 

Senão não entrarão no Seu descanso. Portanto quanto a isso, temos muito que dizer de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14.

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.

E isto faremos, se Deus o permitir. Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; 
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falássemos. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;  Hebreus 6:1-11

fotos

tom caet