03/08/2012

A fé ou a lei

A fé ou a lei

Precisamos levar Gálatas 3:10 a sério!

        Alguns pastores evangélicos  estão se judaizando escandalosamente, graças ao confuso movimento pentecostal. Estão se apropriando das leis e costumes do Velho Testamento, colocando a Igreja como o Novo Israel, achando que foi isso que Paulo quis dizer em Gálatas 6:16.

         Esse erro vem desde a Reforma, quando Lutero e seus companheiros passaram a odiar Roma e, ao mesmo tempo, assumiu a postura romana de substituir Israel, adotando a Teologia da Substituição, criada por Agostinho de Hipona.

As igrejas pentecostais são as que mais gostam de chapinhar no Velho Testamento, buscando respaldo para suas bizarrices. 

As igrejas da linha pentecostal classicamente,  (umas mais, outras menos) mantém seus fiéis debaixo de pesadíssimo jugo de tradições, trazendo usos e costumes antigos,  restritos ao povo judeu, para nossos dias.  
Caso terrível foi a do pastor pentecostal, que espancou violentamente a filha, simplesmente porque ela havia  cortado às pontas do cabelo, deixando-a estirada no chão. Depois,  ele foi, tranquilamente, pregar sobre o amor no culto da noite. A moça se matou. Não aguentando mais a pesada doutrina do pai, ateou fogo ao corpo. O  pastor acometido pelo remorso, foi parar num hospício, sabendo que vai prestar conta da alma da filha, naquele grande e terrível Dia.
Esses modernos fariseus têm disseminado praticas tais como:

* Tocar de costas para a congregação, por considerar os ministros de musica “levitas de Deus”.
E como as coisas vão piorando,  boa parte dos evangélicos  necessitam desesperadamente de muito dinheiro – apesar deles dizerem que não - em seus ministérios. Na verdade, vários  são semianalfabetos  com as Escrituras Sagradas, precipitam-se em caminhos escusos, em busca de uma nova “revelação”. Transformaram-se em caçadores de novidades, cuja esperança é descobrir a  fama, que os impulsione a um novo padrão de vida cristã  com modismos irracionais para o enfraquecimento da igreja.”,
* Usam o Shofar, para liberar unção ou invocar a presença divina.
* Guardar o sábado fazendo dele o dia do Senhor.
* Observar TODAS as festas Judaicas.
* Usar o Kipá e o Talit, que são as vestimentas que os judeus praticantes usam para ir à sinagoga.
* Usar excessivamente símbolos judaicos tais como, a bandeira de Israel, o Menorah ou a Estrela de Davi dentre tantos outros mais.

         Esses pastores estão submetendo suas ovelhas à maldição, conforme Gálatas 3:10, 10 Por outro lado, todos aqueles que se apoiam nas suas próprias obras, feitas em obediência à lei judaica, estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não cumprir tudo o que está escrito neste livro da lei de Deus. “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei está debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”.  

Ó Gálatas insensatos! Quem foi que vos fascinou a vocês perante o qual Cristo crucificado foi apresentado como se tivesse sido pregado na cruz mesmo sob os vossos olhos?
2-4 Só queria que me respondessem a isto: receberam o Espírito Santo através do cumprimento dos mandamentos da lei? Não, porque o Espírito Santo veio sobre vocês somente depois de terem crido na mensagem do evangelho que vocês ouviram e receberam com fé. Falta-vos assim tanto a compreensão espiritual destas coisas que, tendo começado pelo Espírito de Deus, pensem agora aperfeiçoá-la através dos vossos esforços humanos? Será que tudo aquilo que vocês já sofreram por causa do evangelho foi inútil? Certamente que não.
Deus, que vos dá o Espírito Santo, acuando com milagres no vosso meio, faz isso em consequência da vossa obediência à lei judaica? Claro que não. É sim em resultado da fé com que aceitaram a pregação do evangelho.
6-7 E assim como Abraão creu em Deus, e isso fez com que Deus o considerasse justo , da mesma forma, só os que têm a mesma fé em Deus é que são os verdadeiros filhos de Abraão.
E as Escrituras previram que Deus havia de perdoar e aceitar os gentios em resultado da sua fé, quando dizem que Deus se dirigiu a Abraão com estas palavras: Abençoarei por ti todos os povos. ÿ
E, por isso, todos os que põem a sua fé em Cristo beneficiam da mesma bênção que Abraão.
10 Por outro lado, todos aqueles que se apoiam nas suas próprias obras, feitas em obediência à lei judaica, estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não cumprir tudo o que está escrito neste livro da lei de Deus.
11 É, portanto evidente que pela lei ninguém poderá ser aceite por Deus. Porque a Escritura diz: O justo viverá pela fé.
12-13 Ora lei e fé são duas coisas incompatíveis. Pois a lei diz: Quem cumprir estas prescrições viverá por elas. Mas Cristo pagou o preço necessário para nos libertar desse sistema legal, que nos mantinha debaixo da maldição, e colocou-se ele próprio sob a maldição divina, tomando sobre si a culpa dos nossos pecados. Até porque está escrito também na Escritura: Maldito todo aquele que for pendurado no poste de madeira.
14 E assim a bênção que Deus prometeu a Abraão pode chegar também até aos gentios por meio do sacrifício de Jesus Cristo; e nós, os cristãos, podemos receber o Espírito Santo prometido aos que têm a fé.


A lei e a promessa

15 Irmãos, mesmo na vida corrente, se alguém prometer seja o que for a outra pessoa, e essa promessa estiver escrita e assinada, ninguém a poderá alterar nem anular.
16 Ora Deus fez promessas a Abraão e a Escritura diz que foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não se refere a descendentes, como seria se estivesse a falar de muitos; mas fala antes no singular, descendência, referindo-se a Cristo.
17 O que estou a dizer é isto: O pacto que Deus fez com Abraão não podia ser anulado quatrocentos e trinta anos mais tarde quando Deus deu a lei a Moisés. Isso seria Deus a quebrar a sua promessa.
18 Se a herança de vida dependesse do cumprimento desse código legal, deixaria de ser, como é evidente, uma promessa de Deus, na qual os crentes apoiassem a sua fé. Mas não, ela é algo que Deus garantiu a Moisés, gratuitamente, sem lhe pedir em troca submissão a uma lei.
19 Então para que serve a lei? Ela teve de ser ordenada a fim de tornar os homens conscientes do seu pecado. Mas esse sistema era apenas até à vinda do descendente de Abraão (ou seja, Cristo), a quem a promessa dizia respeito. E há outra diferença. Deus deu as suas leis aos anjos para dá-las a Moisés, que foi o mediador entre Deus e o povo.
20 Ora, um mediador são necessários se duas pessoas entram num acordo; mas Deus agiu por si próprio quando ele fez a sua promessa a Abraão.
21 Então a lei é contra as promessas divinas? De maneira nenhuma! Porque se uma lei tivesse sido dada que pudesse transmitir vida, então a justificação viria certamente pela observância da lei.
22 Mas as Escrituras declaram que todos nós somos prisioneiros de pecado. Sendo assim, a única saída para a nossa salvação é a fé em Jesus Cristo. Por ele é que a promessa de vida, da parte de Deus, foi dada aos crentes.
23 Mas antes que chegasse esse tempo em que a fé em Cristo nos abriu a entrada junto de Deus, nós estávamos como que guardados e vigiados pela lei, esperando o momento em que, pela fé, pudéssemos crer no Salvador, que havia de vir.
Os filhos de Deus
24 Ditos de outra maneira: a lei foi como que um educador que nos conduziu até Cristo. Aí por meio da fé, pudemos estabelecer a nossa relação com Deus.
25-26 E agora que Cristo já veio, já não há mais razão para continuarmos a viver sob esse educador, pois que agora somos muito mais do que alunos, somos filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus.
27 E todos quantos fomos batizados em nome de Cristo, identificados com a sua morte, ficamos assim semelhantes a ele.
28 E aqui não há lugar para diferenças: tanto judeus, como não judeus, humildes e poderosos, homens ou mulheres, todos, em Cristo Jesus formam um só povo.
29 E, se somos de Cristo, somos então descendência de Abraão, e herdeiros da mesma promessa.

Cristãos que dançam conforme a música e teimam em costurar o véu.

fotos

tom caet