10/09/2012

Quem salva mesmo?

Denunciar erros não é ser crítico ou desagregador, é não ser omisso.

 Se igreja salva, as pessoas que não têm como ir vão para o inferno?
 Vai para o inferno, quem saiu da igreja ou quem largou Jesus?

Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 1 Coríntios 11:18-19

Virou mania proteger a igreja [templo] com o argumento superficial do ‘Vamos parar de criticar e orar mais’, “Não se pode generalizar”, ‘Nós não podemos julgar’, ‘Deus opera como quer, quem é você para julgar? Mas será que é assim que funciona?

Sempre dói ouvir de quem não consegue diferenciar  igreja [corpo de Cristo] com a apologética [dar uma defesa] da igreja [templo]. Portanto, não fazer divisão é não ser verdadeiramente convertido. São sempre do contra; jogam os irmãos uns contra os outros; sabotam ou não apoiam trabalhos evangelísticos; fazem críticas destrutivas ao trabalho de quem faz com sinceridade e dedicação, mas eles mesmos não se empenham em deixar o trabalho carnal que seja um dia pelo Reino.

Porque eles defendem a igreja? Porque a posição interna [congregar] é maior do que a externa [evangelizar]? Será que sabem a diferença entre o dividir e o discernir?

Porque não usam o serviço da apologética para combater as heresias que constantemente são formuladas e alteram o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo dentro das suas igrejas? (Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8). Estes lobos vestidos de ovelhas precisam ser denunciados (Mateus 7.15-20).

Não podemos mais alegar ignorância. A igreja não salva ninguém. A salvação não está condicionada a quem vai ou deixa de ir a templos, (os quais deveriam ser apenas lugar de reunião) mas aquele que aceita Jesus de todo o seu coração, estará com Ele e com os seus em qualquer lugar. Embora a igreja não salve, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho. Que até proporcionem um maior conforto aos que se reúnem, porém, isso não significa que ali seja igreja. Ela pode não ser do agrado de Deus. Nada resolve construir um templo, enquanto o povo permanece sob o governo do diabo.

Não estamos com isso dizendo que não se deve construir um templo. O problema não é o templo, mas o que fazem dele, nele e com ele.

A igreja é a última ação de Deus para tornar-Se conhecido, até mesmo, dos anjos, que também são seres criados: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” (Efésios 3:10). No entanto, todo cristão deve saber em que acredita e por que acredita, e como compartilha sua fé com outras pessoas, e como defendê-la contra mentiras e ataques.

JESUS SE APRESENTA ASSIM ÀS SETE IGREJAS:

  1. À Éfeso como aquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os candelabros (2.1).
  2. À Esmirna como o Primeiro e o Último, como aquele que morreu e tornou a viver (1.8). 
  3. À Pérgamo como aquele que tem a espada afiada de dois gumes (2.12), 
  4. À Tiatira como o Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como o bronze reluzente (1.18); 
  5. À Sardes como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas (3.1); 
  6. À Filadélfia como aquele que é santo e verdadeiro e que tem a chave de Davi (3.7); 
  7. E à Laodicéia como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira e como o soberano da criação de Deus (3.14).

 É pelo sangue de Jesus que recebemos “a remissão dos pecados” (Efésios 1:6-7). “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé” (Efésios 2:8). (E,  perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, isso, também, é verdade! Atos 2:46). Mas insisto, a igreja não morreu por nós, e não é capaz de nos salvar. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:16-17


O povo de Deus precisa marchar e batalhar para ganhar o mundo para Cristo, e não para criar igrejas. Deve viver vigiando (Marcos 14.38), sem defensiva, mas combatendo todo o mal que quer se inserir na vida dos escolhidos para desvirtuar a fé salvadora. Veja esta explicação em 1 Coríntios 3:9 a 17. Lembrando que somos a lavoura e o morada do Deus vivo no Espírito e não carne. Quem comparecerá perante o tribunal de Cristo será a nossa própria consciência, o espirito, e não a carne, 1 Corintios 15:50.

Jesus conhece muito bem os pecados da Igreja, tal como aqueles que seguem os falsos apóstolos e profetas, aqueles que seguem as heresias dos nicolaítas, Jezabel e de Balaão, aqueles que vivem na prática de imoralidades e idolatrias, aqueles cujas obras não são perfeitas, aqueles que são mornos espiritualmente falando e aqueles que se acham espirituais, mas que de fato são miseráveis, pobres, cegos e que estão nus (3.17; 2Pe 1.8-9). Portanto, quem defende a igreja carnal faz divisão, importa-se somente consigo mesmo e não se preocupa com os sentimentos ou a salvação do outro.  Pensa somente na sua própria satisfação.

Precisamos examinar todas as coisas (1 Tessalonicenses 5.21). Não podemos fazer vista grossa às tantas divergências sobre a doutrina cristã em nome da unidade da Igreja. Se fosse assim, João Batista e Jesus não deveriam exortar tão severamente os escribas e fariseus, que tanto eram dedicados à Lei do mesmo Deus que lhes enviou ao mundo para combater o pecado?

Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, E vós de Cristo, e Cristo de Deus. 1 Coríntios 3:18-23.

Precisamos pregar o Evangelho, e precisamos fazer isso da maneira correta. Somos livres, podemos procurar Jesus onde quisermos desde que consigamos achar.
Eis que estou à porta batendo, pedindo para entrar em sua vida, se alguém abrir a porta de seu coração e deixar-me entrar, entrarei e farei morada,

Jesus.

fotos

tom caet