23/07/2013

Mas por que me chamais vós: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo?

Pode uma pessoa ter muito conhecimento dos Evangelhos, de História das Religiões, de teorias teológicas, mas não tendo Jesus, seus conhecimentos repousam somente em seu intelecto, em sua cabeça. Precisa ser evangelizada. Ter Jesus no coração, independentemente de seu conhecimento, de sua sabedoria ou de sua inteligência. Hoje, os materialistas e ateus aperfeiçoam seus métodos de exploração do Homem, buscando a valorização do dinheiro e do consumo em detrimento de doutrinas erradas.

Como evangelizador é preciso levar Jesus ao coração dos outros, mas não de forma impertinente ou fanática, e sim, simples e sistemática, com amor e dedicação, exercendo-a o mais possível, isto é, fazer a evangelização de forma intensa e ininterrupta, para que a fonte, o alicerce da fé se apresente de forma viva, fascinante, bonita, de modo a fazer nascer, em quem nos ouve, a vontade de conhecer Jesus melhor!

A nossa missão evangelizadora foi imposta por Jesus quando, logo depois de ressuscitado, apareceu aos apóstolos e lhes disse (Marcos, XVI, 15 e 16): “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas. O que crer e for batizado, será salvo; porém, o que não crer, será condenado!” O próprio Jesus foi evangelizador, como se pode ver em muitas passagens dos Evangelhos, quando ele se apresentava como o Messias, Filho de Deus, o Cristo que, conforme prometido e profetizado pelos antigos, seria o Salvador da Humanidade, e fazia grandes fenômenos para comprovar Sua origem divina.

Evangelizar é fazer Jesus acontecer na vida dele, provocar esse encontro de tal forma que se torne um acontecimento marcante, modificando-lhe a vivência, pelo novo sentido que terão seus pensamentos, seus atos e suas reações, suas palavras e suas atitudes.

A nós, faz-se necessário apresenta-Lo de forma simples, emocionante, para que possam sentir a grandeza de Sua missão. Ouvindo Suas palavras, sentirá o imenso Amor de Jesus e, assim, quem sabe, passe a amá-lo também.

Quando aceitamos Jesus no íntimo de nosso coração, por tudo que nos foi revelado pelos Evangelhos e pela nossa vivência espiritual, passamos a viver de acordo com Ele. Entretanto, temos sido egoístas ao guardar Jesus só para nós mesmos.  Isso porque na fé atual somos envolvidos por um conjunto de conforto e materialismo que, na maioria dos casos, nos posiciona em uma situação de ignorância altamente prejudicial à nossa salvação. Principalmente quando ignoramos Deus, por não nos dedicarmos a entender nossa existência nem o porvir; ignoramos a nós mesmos, por não nos aprofundarmos no evangelho, de quem somos ou de onde viemos, o que devemos fazer e para onde vamos; ignoramos nosso próximo, por não sabermos respeitar aqueles que são colocados ao nosso lado; ignoramos os sentimentos e os valores.

Como solução para essa situação de ignorantes, temos o caminho que nos mostra a Nova Estrada: o Evangelho.

Paulo na sua I Carta aos Coríntios escreveu: “Porquanto, se prego o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois esta obrigação me é imposta. E ai de mim se não evangelizar! Pelo que, se o faço de boa vontade, terei o prêmio. E se por força, é porque o ofício de despenseiro me foi confiado. Qual é, portanto, a minha recompensa? Que pregando o Evangelho, anuncie gratuitamente o Evangelho, para não abusar do meu direito no Evangelho.” Portanto, Só poderemos evangelizar e levar Jesus ao coração de um irmão se tiver Jesus em nosso coração.

E temos que nos empenhar em levar Jesus aos nossos irmãos, não só no Templo, mas onde estivermos, dando o exemplo vivo da Sua presença por nossas palavras, ações e reações. Em contatos individuais, em grupos, em aulas e em reuniões, e estimulando a evangelização do lar.

Não somente falar, mas viver o Evangelho, amando a todos, fazendo o bem, praticando a caridade, sentindo-se feliz com a felicidade dos outros, fazendo com que aqueles que estejam perto de nós sintam a projeção de Jesus em nosso coração. Basta ter sensibilidade e amor!

 “Mas por que me chamais vós: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo? Todo o que vem a mim e ouve as minhas palavras e as põe em prática, eu vos mostrarei a quem é ele semelhante: é semelhante a um Homem que, para edificar sua casa, cavou profundamente e assentou os alicerces sobre a rocha; e quando veio a inundação, a torrente investiu impetuosamente contra aquela casa e não a pode mover, porque estava assentada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica, é semelhante a um Homem que edifica a sua casa sobre terra movediça, na qual bateu, com violência, a corrente do rio, e logo caiu, e grande foi à ruína daquela casa.”.

fotos

tom caet