29/10/2013

A fé teórica é OCUPAÇÃO, mas a fé prática baseia-se em modo de vida.


Engana-se quem achar que ser bom e ajudar os outros ou contribuir para instituições, dizer a verdade, ir à igreja, estão salvos. Pois, as palavras de Jesus são claras: "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt. 7, 21). 
   
Hoje está difícil entender o valor da fé e das obras de uma pessoa convertida que continua sua vida como se nada tivesse mudado. Quando analisamos Tiago, capítulo 2, versos 14 a 26, vemos sentimento, emoção.  Sentimentos que estão acontecendo frequentemente em nossos dias: onde o mais importante é sentir, experimentar sensações e fazer afirmações de fé, mas sem meter a mão na obra não dá...

Tanto a fé como as obras procedem de Deus. Ambas vêm de Deus. A fé é dom de Deus. As obras que praticamos são inspiradas pelo próprio Deus, pois é ele quem opera em nós. Fé e obras caminham de mãos dadas, são inseparáveis. Ambas têm o mesmo objetivo, glorificar a Deus pela salvação. A fé e as obras são parceiras, a primeira produz a segunda e a segunda comprova a primeira. Quando Abraão ofereceu Isaque em sacrifício, foi uma demonstração prática da sua fé. Ao fazer isso, demonstrou fisicamente sua confiança em Deus. Ele foi justificado pela sua fé, e foi chamado amigo de Deus.

A Fé verdadeira traz mudanças de pensamentos e de atitudes, pois quando alguém realmente crê em Jesus, isso cria um compromisso de corpo, alma e espírito, além de resultar em uma mudança de vida (2Co  5.17)   “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.”

Mas como a fé é invisível e não há como comprovar, ao menos se deveria ver de tal pessoa uma vida que realmente demonstrasse fruto dessa fé. Mas Infelizmente o que vemos nelas são dois tipos de fé: Uma na necessidade de se viver a Palavra de Deus para o bem do próximo e uma inútil, egoísta e material. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26). Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida.  O que complementa o que Paulo diz em Efésios 2:8-9 que a Salvação é somente pela fé...

É interessante lembrar a declaração de Tiago: Eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé!  Crer, até os demônios creem na existência de Deus, mas, não se sujeitam a Ele! Deste modo, “... De que aproveitará, irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos”, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2-14,17). Portanto, a Fé é indispensável para  a humanidade, mas não afiança a certeza absoluta de salvação. “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade; do contrário, também tú serás cortada.” ( Romanos 11-22 )  

Também está escrito assim: “... O Senhor me tratou segundo a minha inocência, retribuiu-me segundo a pureza de minhas mãos.“  (Salmos 17-21). I Coríntios 9,27: ... Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de ter pregado aos outros. Eles não discordam entre si. Um diz que a justificação se dá somente pela fé enquanto outro alega que a justificação é pela fé mais as obras.  (Tiago 2:17-18).  Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Coríntios 5:17.

Enfim, as obras são a parte visível da nossa fé, ou seja, é a maneira pela qual conseguimos provar exteriormente a fé interior. No versículo 14 Tiago nos pergunta: Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações?

Palavras sem ações são inúteis! E por isso ele diz que a fé sem obras não é fé verdadeira, mas apenas palavras. Portanto, a Bíblia nos deixa bem claro que Cristo é o nosso único e suficiente salvador. As obras não são a essência da salvação, mas é o seu fruto! Esta opinião é confirmada em 1 João 2:4:”Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”. E, para ilustrar:
 Certa vez um pastor bem conhecido em sua cidade estava comendo peixe num restaurante, quando o ateu mais arrogante da cidade entrou e sentou-se ao lado dele.  O ateu logo começou a zombar do pastor, e perguntou-lhe, Pois é, pastor, a Bíblia está cheia de contradições.  O que você faz quando encontrar uma delas?

 “Simples” respondeu o pastor.  Há muito que ainda não entendo na Bíblia, mas faço igual o que estou fazendo com esse peixe que estou comendo.  Tiro os espinhos, coloco-os de lado, e deixo  qualquer tolo que quiser engasgar-se neles.

Lamentamos quando vemos os certos irmãos que passam o seu tempo em contenda de juízo: engasgado no seu próprio entendimento.

Se formos salvos pela fé, somos salvos para as obras. Se recebemos fé, fomos preparados para as obras. O homem deve glorificar a Deus na terra através de suas obras, obras essas que partam do seu coração, que foi preenchido de fé pelo próprio Deus!  Ninguém pode desprezar um irmão carente e continuar afirmando ser um seguidor de Cristo. Aquele que possui bens materiais e vê o seu irmão em necessidade, fechando-lhe o coração, como pode habitar nele o amor de Cristo?
Na 1 João 3:18, lemos: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. Amor implica em prestação de serviço, auxílio, ação. Não adianta dizer “que Deus o abençoe” e nada fazer para auxiliar, estando em nosso alcance fazê-lo. Ajudar os necessitados não é algo para Deus fazer. É para os próprios crentes fazerem! Só tomemos cuidado com os teóricos que falam muito e agem pouco.


 “... Bem aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disser falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vierem antes de vós.” ( Mateus 5-11,12 )     “... que retribuirá a cada um segundo as suas obras:.. “  (Romanos 2-6). 

fotos

tom caet