16/10/2013

Pô! Você tá soberbo demais!


Devo entrar em contradição com o que vou dizer, mas me dói ver certas pessoas usarem o seu próprio entendimento da Palavra, para morder e promover dor ao próximo ao invés de ensinar, auxiliar.  Ninguém sabe de tudo ou da verdade nua e crua. Eu tenho certeza que existe um momento da sua vida que você foi "crente", “evangélico” ou que você resolveu chamar hoje.

Concordo com você quando diz que não é mais crente, evangélico... Tem gente que se faz e não se sente crente, porque se veste de crente, fala como crente, mas não faz a menor ideia do que é ser crente. “A gente não pode ser aquilo que nunca fomos”. Afinal, qualquer um pode ser crente, até o diabo, e ainda treme por isso... Ou vai dizer que ele não existe também?

Em qual área existe alguém que se diz ser alguma coisa e não são? Falo dos advogados, professores, médicos, etc. imagina com a fé?

Todos sabem que para ser “crente” em Cristo significa andar como e com Ele. Tomar a nossa cruz e segui-lo, e buscar se tornar melhor todos os dias. Também sabemos que se sentir crente não vale nada. Afinal, ninguém é perfeito, mas devemos nos esforçar em aperfeiçoar nossos comportamentos como profissionais, pais ou cidadãos. Somos relapsos e tão ridículos que fazemos coisa bem piores do que aqueles que em nome de Deus fazem alguma coisa. Deus não te contratou para defendê-lo. Portanto, fique com náuseas dos que nos levam diretamente à falsidade, à hipocrisia, à mentira, ao julgamento e a condenar inocentes. Dos que nos leva direto ao farisaísmo descontrolado e dominador.

Posso estar sendo censurável aqui, e logo mais mudar de ideia ou simplesmente aprender outra coisa, mas agora, não quero ser chamado de covarde.  Tudo o que me remete a palavra "crente" me traz a memoria as pessoas simples de entendimento e são tantos... Ou você esqueceu-se delas também?

Lembra quando você olhava com carinho para os seus familiares, amigos ou desconhecidos quando se convertiam? Eram: homens e mulheres, jovens e velhos, gente que deixavam os vícios e as maldades do coração pra tentar ver a vida com outros olhos... Como você faz agora!

Retorne àquele momento em que você aguardava o retorno do Senhor e temia... Vamos nos animar, um dia todos nós estaremos congregados num mesmo lugar, e aí já não haverá mais lugar para a hipocrisia, orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, altivez, jactância, vaidade, presunção, autoestima, soberba, e principalmente a mentira, o pecado VENCEDOR [or concur] das ofensas a Deus.
Tente lembrar-se do início de seu caminhar com Cristo. Do tempo em que queria contar pra todo mundo que era sim um "crente, evangélico ou protestante".  De quando queria que todos soubessem da sua decisão de servir a Deus, de estar numa igreja imperfeita, de cantar pra ELE, de pregar e ensinar, de fazer o que achava ser a "Obra" de Deus... No entanto será que o Cristo que você representa, tem o apresentado com muito mais seriedade e devoção que antes?

Se não, Que Deus te dê força e sabedoria para não se corromper e sair do caminho da graça, e que Deus nos afaste de todos os que nesse tempo agem como mensageiros do inferno para destruir sonhos e anseios... E as igreja, sepulcros caiados, deixa que deles Deus cuida.

Porque esses "crentes caiados" são tão perigosos quanto os cristãos acusadores e destruidores de fé. Que se dizem ser gente conceituada, magistrada dentro do próprio conhecimento, que não passam confiança ou mostram de fato que conseguiram se estabelecer em todas as circunstancias da vida. Ou será que deixamos de ser pecadores ou propiciadores ao pecado? ou manipuladores das mentes ou preparadores do caminho para o pecado?

O que podemos fazer então?

Devemos orar com persistência para que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos cure, pois só a intervenção dele poderá salvar-nos. Caia fora desse jogo!

Aprendemos a ser cristão, ajudando os pobres, pregando o evangelho para o não crente, cantando junto com os velhinhos, visitando os doentes e dividindo  o nosso pão com quem não tem. Vivendo o amor de fato.

Certamente você não gostará ou se importará com alguém que te trate como uma pessoa “que se acha”, que olha os outros de cima para baixo. Que diga que você sempre busca ser mais do que os outros. Que percebam que você sorri intima e maliciosamente julgando e opinando na fé alheia: “que tolo que somos né”?

Evite estar sempre certo, senão nunca poderá ser confrontado, questionado. E se por acaso o conhecimento chegou-lhe às mãos, evite atribuir somente as qualidades pessoais. O enganador está ao redor do mundo, em locais bons e maus, em tribunais e púlpitos, suas reações violentas são justificadas pela ameaça na mente cujo objeto de adoração é o nosso ego. Massageá-lo é sua maestria e sua presunção entendedora o cega.


Enfim, releia a bíblia, refaça e reveja quantas vezes for necessário os seus frutos e conceitos, mas para acertar e não perseguir, ofender. Já que não é mais crente, e muito menos evangélico ao menos seja gente, ou apenas um cristão tentando verdadeiramente ser parecido com Cristo no amor e compaixão.  Fica a dica!

fotos

tom caet