28/11/2013

Teomaníacos.




 “a arma do covarde é a ofensa”

Algumas vezes tentamos alterar a realidade, mergulhando em fantasias, fazendo de conta que está modificando o mundo, o nosso mundo. Isso gera um desligamento da realidade em nós, e começamos a deixar de percebê-la. Com isso, vamos perdendo o contato com a percepção da ordem e beleza divina, nos levando até a duvidar de Deus e de sua existência. Daí, começamos a lutar com a nossa mente, a própria realidade. E perdemos o foco. Instigamos a nossa vontade a não crer, duvidar, o que nos leva a um afastamento de Deus.
 Como o nosso amor, é um reflexo Dele, sem eles... Ofendemos, ofendemos e ofendemos...

Sei que para alguns o conhecimento seja ele qual for, é visto como grande perigo e ameaça. Para outros a falta de estudo, a falta da visão de um erro, a inveja, guia para as mais diversas maneiras de fuga inclusive a ofensa. Há quem a adota ou substitui a humildade pelo orgulho e acaba trocando a realidade por fantasias, e há os que têm a mania de achar que sabe mais que o outro inclusive sobre religião.  Nesse caso, quem acha que sabe tudo sobre religião pode sofrer de Teomania, uma psicopatologia relacionada com o fato de exagerar acerca de Deus, deixando de segui-lo e substituindo-o por si mesmo, suas próprias ideias, experiências...  

Teomania basicamente ocorre em decorrência do stress diário, que é um dos fatores que nos remete a reações patológicas tipo neuroses, surtos psicóticos e doenças orgânicas causadas pela perda da percepção da realidade (consciência). Há também a adoção diante do medo ou da raiva (ou de ambas), cuja defesa pessoal mais comum é a fé. Com pouca ou muita, ela é um dos motivos que tem levado muitos a se acharem deuses, ou seja, o “dono” da própria verdade.  

Esses se confrontados, não conseguem suportar, enxergar sua pequenez diante dos outros e da vida, daí substituem a realidade, por uma fantasia de grandiosidade pessoal para expor a sua importância, mesmo que não reconheça que não terá... Com isso patologicamente eles não aceitam o que é real e tomam como base o querer pessoal [egoísmo] e ignoram o social [coletivo]. E coletivamente - quando congregados - transformam as coisas ao redor de acordo com a sua visão e vontade. Por exemplo, usa Deus para mentir para si mesmo nas coisas que, diante da ambição, frustração, inveja, raiva, deveria reagir conscientemente.

O crente teomaníaco é incapaz de obedecer à hierarquia, pois considera uma diminuição da sua divindade se submeter à ordem dos outros. Não aceitam criticas, questionam, humilham... Ataca os irmãos com o seu mau acolhimento, com a intenção de oprimi-la toma medidas irresponsáveis que todos sabem que vão destruí-lo, no futuro, mas só ele é capaz de enxergar, devido à sua divindade. Quando reconhece, agride e foge. Acha que deve ser premiado, pois é digno de sua grandeza, do seu entendimento, e que foi chamado para grandes obras, e não para em uma missãozinha qualquer. Ainda rejeita a orientação desenvolvida por 2000 anos pelos profetas da humanidade, achando que são antigos atrasados e que ele sim, é que vai levar a igreja para novos patamares de modernidade. Tal desrespeito é tanto, que usa a bíblia para justificar a desonestidade. Mas “o que Deus não se importa, não se explica, portanto, não se justifica”.

E é verdade que as pessoas apresentam talentos para exercerem determinadas funções, mas ninguém está acima da humildade. Principalmente o que se autodenomina apóstolo, pastor, evangelista, etc. os que se acham capaz de realizar qualquer ato sem defeito acima do bem ou mal, para que o mundo possa reverenciá-lo, é um fator psíquico e tal pessoa precisa se curar... Ninguém tem a capacidade de ser Deus, infelizmente muitos insistem em alimentar essa ideia de endeusamento com o que quer sentir, ter, abandonando o Deus real pela sua capacidade, entendimento próprio, sendo assim recompensado pelas sensações corporais provocadas pela excitação e delírio. Chegando a um estágio em que realmente acredita que é santo, justo, perfeito.

E assim, percebemos que todos nós, sem exceção somos extremamente teomaníacos. Achamo-nos inteligentes, espertos, capazes de levar o mundo para uma grande evolução. E isso, acreditem, é fruto da ambição. Se você for um desses que acha que ama Deus perdidamente, a ponto de querer como ele, saiba que está na hora de começar a desconfiar de si mesmo. Porque é sábio quem foge do poder, medo, como a de raiva, ódio, atitudes que qualquer pessoa pode e deve ter, mas, para adotar a verdadeira consciência que é a humildade devemos acatar a verdade [bíblica] sem reagir, discutir, apenas esperar o testificar de Deus para daí se beneficiar espiritualmente e psicologicamente, assim poupará seu físico de doenças desnecessárias, de opiniões contrarias e de corruptos de entendimento,  prolongando assim a sua vida, vivendo melhor até a volta do Salvador.

Se você não é assim, saiba que muita coisa ainda deve acontecer em sua vida para você aprender. Para tanto comece deixando a atitude de prepotência e substitua pela busca de humildade. Depois adote essas atitudes para evitar o orgulho diante da vida: a reciprocidade, a compaixão, o voluntariado.


“A realidade não nos satisfaz como queríamos e podemos fazer bem melhor a alguém como se fizéssemos a nós mesmos”.

fotos

tom caet