07/03/2015

relação pessoal

Numa relação pessoal o encontro verdadeiro se dá em uma ponte onde cada um tem seu lado para ir, e que devemos observar a outra metade de onde está vindo o outro, ou seja, o encontro de ambos só acontece no meio dessa ponte, conforme a disponibilidade, dedicação e o interesse de ambos os lados em prosseguir. Nesse caso prosseguir na direção da relação construída pelos dois lados.
Muitos ainda buscam apresentar uma aparência de autoconhecimento nas relações interpessoais. Estudam, observam e até pesquisam, ou simplesmente deixam que a vida os conduza à experiência própria. Mas temos chegado aonde com essa forma de pensar?
Percebi que toda joia preciosa só tem valor quando esta sob nossa posse. Com os outros que valor tem?
Assim é a nossa momentânea vida. Precisamos valorizar quem nos valoriza. Respeitar essa regra e segui-la é um bom passo pra a liberdade. Ainda que nos ensinem a lutar contra algum erro, falta aprender a lutar contra a maldade interior, sim, aquela que é chamada de orgulho, vaidade, arrogância, presunção, soberba e...
Amar também é uma excelente opção. Pois esse sentimento é divino e traz com ele as qualidades de sermos bondosos, mansos e sinceros. A representação desse amor esta na ação de alguém que se doou num madeiro por nós. Jesus.
Mas precisamos pensar em uma de troca, de vínculo, de comunicação e interação uns com os outros para entendermos esse sacrifício.
Uma pessoa individualista não precisa ser vista como uma pessoa ruim. Não quero dizer com isso que gostamos dela assim, ou não a queiramos bem, mas pessoas individualistas tem dificuldade em perceber o sentimento do outro.
Sua necessidade é atender o próprio desejo e isso faz com que não enxergue, ouça e dê muito espaço para o outro na relação. E o que chama a atenção é a intensidade que esta pessoa demonstra com o seu eu. Normalmente suas falas vão conter o "eu" repetidas vezes e das mais diferentes formas, como: eu sei, eu sou ou eu faço, eu fiz, eu gosto, eu, eu, eu. Assim como a posse também faz parte da sua fala, como: meu amigo, minha escola, meu trabalho, minha ideia... Vale lembrar que os problemas deles sempre parecerão mais intensos do que os dos outros. E por isso costumam gerar conversas bem conflituosas. Por mais carinho ou amor que tenhamos por alguém assim, eles não nos dão muito espaço para viver junto. Pois  não estão abertas a trocar ou interagir certos assuntos, visto que não há interesse verdadeiro pelo que o outro pensa e sim por si mesmo no acha.
Enfim, para ter uma boa relação seja ela qual for é preciso ter as duas partes da ponte liberada: caminhando, interagindo. Quando somente uma parte funciona, sua fala, crença e conhecimento, amontoarão, com isso provavelmente invadirá o espaço do outro e diminuirá a existência dele. Para finalizar, é válido deixar aqui uma pergunta em relação às pessoas egoístas: porque permitimos que elas participem da nossa vida?
Não é fácil permanecer por muito tempo com pessoas assim. Que possuem esta característica tão intensa. Não podemos “passar a mão na cabeça” do que para nós é um erro. Se alguém deseja viver em estado negativo, lamentamos, MAS podemos ser um exemplo de positividade marcante, podemos ser a inspiração e a motivação para influencia-lo.
Geralmente quem é egoísta espera que alguém faça o trabalho dele, ou seja, elogie seus modos sem sequer mover um dedo pra crescer como pessoa. Só pergunta o essencial, decide imediatamente o que quer, sem receio de que alguma coisa possa dar errada e segue buscando coragem num infeliz fracasso. É triste ver pessoas que não dividem nada, que pensam em si mesmas.
A máxima de Jesus diz que é dando que se recebe, pois quem dá em amizade carinho, amor, compreensão, terá de retorno o que deu. Porque muitos perguntam, ah eu não sei por que não tenho amigos, ninguém me ama ou as coisas não dão certo comigo! É só sair do seu pedestal de auto entendimento, e se equiparar com os outros seres que se doam.

fotos

tom caet