05/04/2015

Cansado sim derrotado não


Hoje me perguntaram se eu estava melhor. Eu me fiz de bobo e respondi: Por quê? Pareço doente?

Então me disseram; é que ontem você estava muito estressado. Eu disse pra disfarçar que não era estresse, era metamorfose.

Agora, falando serio, fiquei pensando sobre o limite da minha resistência emocional e o que devo fazer pra consegui-la. Sei que a ansiedade é uma reação inseparável do ser humano frente às atividades cotidianas da vida. Embora, pra mim as dificuldades da vida diária, sempre tiveram efeitos propulsores desagradáveis nas realizações profissionais, relacionamentos e até na diversão, enfim, mas ultimamente sinto que meus limites estão ficando menores e desfavoráveis em relação à minha saúde física e emocional. A insegurança e autoestima baixa pressionam o meu cérebro e o cérebro pressiona a suprarrenal, e esta fica sempre trabalhando no limite máximo.

Diante de tudo decidi que deveria rever minha história pelas minhas próprias experiências. Perguntando-me que o que tenho sido, feito e escolhido em relação a tudo ao meu redor deu frutos bons. Será que há em mim resistência emocional para vencer as frustrações, e se a minha musculatura física suporta as pancadas dos injustos (desprezo)?

Como eu talvez você ande lutando para conquistar algo a mais, mas, quando consegue, logo perde o prazer, talvez... Então, o que estou fazendo para lidar com as frustrações na carreira ministerial, na vida em geral?

Acredito que muitos de vocês até entendem o meu desafio, mas não sabem o quanto é difícil desfrutar ou compartilhar das suas conquistas, alegrias com pessoas ao redor sem se envaidecer, afrontar ou rebaixa-la...

Algumas vezes somos assim: tentamos disfarçar, mentindo, driblando ou esnobando quem está ao redor porque somos de Deus. Chegamos a dizer que detestamos a rotina do mal, mas quase sempre somos pegos fazendo, falando sempre as mesmas coisas que condenamos. Aliás, a maioria tem demonstrado ter uma emoção estável, nas suas decisões, observações, desconfiança, mas na sua mente há um bombardeio de maus pensamentos, tipo: medo de perder emprego, traição, dívida, ou engano, etc..

Independente dos nossos achismos, estaremos sempre irritados com alguma coisa e afirmaremos estar focado em um objetivo em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação adiante.  

Ainda assim, temos dificuldade de lembrar que o amanha pertence a Deus e por querer realizar uma meta sem Ele, somos inúteis e fracos'... Alguém disse que a mais profunda raiz do fracasso em nossa vida profissional é focar somente no resultado final de um objetivo inseguro... Porém, aprendo que É essencial pensar poderosa e firmemente em como “Eu vou conseguir sem Ele” e chegar ate o fim sem frustração de ter ostentado ou preocupado em vencer a qualquer custo pra nada...

Creio que como eu, você quase sempre tem acordado acelerado para fazer as atividades diárias, e fica num estado de alerta permanente (e acaba sofrendo com desgaste físico e mental - o que nos impede de relaxar nem dormir...), além de fadiga excessiva, fome excessiva, flutuação do humor, e dificuldade de contemplar a beleza ou pequenos detalhes da natureza (chuva, sol, frio) sem reclamar.

Mas não se perturbe com essa rotina diária, apenas considere que precisamos mudar nosso estilo de vida. Desacelerar um pouco seus pensamentos irá tornar você uma pessoa mais estável, feliz e tranquila. Só não  tente eliminar sua ansiedade sem antes tentar controlar seus instintos irracionais (ciúmes, desconfiança, preguiça). Infelizmente sofremos de ansiedade – o que exatamente nos faz perder o controle dos nossos impulsos mais simples (fé) e nos faz agir quase que irracionalmente com tudo ao redor (medo, desconfiança, fuga).

Creio que em Jesus, nós podemos, e devemos modificar o nosso destino na terra e aliviar o nosso fardo, basta ter coragem para mudar e força de vontade e disciplina para alcançar a vitória Nele. Confiando, obedecendo, indo!

Confiar, obedecer e ir é uma questão de decisão. De tomada de atitude diante das dificuldades.  Alguém disse que "a vida é como uma pedra de amolar. Afia-nos ou nos desgasta-nos dependendo do material do qual somos feitos".  Nesse caso sou de carne e osso. E preciso muito de outras pessoas pra erguer as mãos.

Digo que não é fácil sustentar ou ter a capacidade de lidar com as frustações e adversidades de forma positiva sem culpar ninguém e reagir diante das dificuldades, honrando aqueles que Deus coloca no nosso caminho pra nos ajudar... Mas creio que nós sempre podemos decidir por essa atitude positiva em buscar melhores resultados e oportunidades sendo, honestos, sinceros e obedientes a exemplo do nosso Salvador intercedendo uns pelos outros.  Cadê você pra me ajudar? Preciso de sua ajuda agora.

Vamos fazer uma revolução, começando por problemas que estão acontecendo debaixo do nosso nariz e evitar gestos do tipo: não gosto, não quero, vou ver se..., na moral lhe dar com gente que só sabe dizer isso é um pé no saco não acha?

Muitas vezes não importamos e outras, damos importância demais para problemas que não afetam nossa vida em nenhum sentido. Daí, ficamos assustados com o que vai acontecer amanha, e esquecemos de que ontem já passou e o que importa apenas é o presente... Não a um dia de folga sequer para quem busca ingressar na roda da vida sem que passe uma dificuldade. Então, vamos crescer na fé?

Mãos à obra, porque o sol já está alto, sendo um:

Vencedor mesmo sabendo que não está no primeiro lugar; sendo amigo, mesmo sabendo que a nossa amizade não foi verdadeira.  Sendo paciente, mesmo sabendo que não é fácil tolerar e esperar agradecimento de quem pede ajuda... Sendo conselheiro, mesmo sabendo que as pessoas não vão te ouvir. Sendo honesto, mesmo sabendo que as pessoas não o reconheçam como tal. Sendo humilde, mesmo sabendo que as pessoas te achem um chato, arrogante... Sendo sincero, mesmo sabendo que a sinceridade machuca muito e sendo feliz, mesmo sabendo que a felicidade é insustentável na aflição. Principalmente, seja você mesmo... Mesmo sabendo que certos momentos lhe trarão motivos pra mudar todos os dias.

Deste modo não resta qualquer em dizer que devemos buscar ser grandes pais. Mas também devemos ser amáveis filhos. E bons amigos. E todos gratos. E não ter vícios desonrosos. Nem paixões infames. Nem vaidade absoluta. Certo ou errado é o Espirito Santo que dirá ao seu coração se tropeçamos em palavras e ações, pois somos imperfeitos. E Ele ensina que não devemos falar de alguém e do seu passado e seus erros sem pensar para não ferir... Portanto devemos sempre cuidar para que nossas palavras sejam melhores que nosso silêncio. "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6); e "também pode salvar totalmente os que por Cristo se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).

Ore por mim! Essa é a forma de vida que ainda estou aprendendo à medida que me aproximo de Deus. Estou escrevendo na esperança, que você se unirá a mim nessa luta não contra outras pessoas, mas contra nosso próprio orgulho. Ele é a raiz da nossa enfermidade, a qual, por sua vez, é a raiz de muitos outros sofrimentos.

Sobre o sofrimento, eu luto contra a incredulidade do povo que se diz de Deus e não contra a promessa: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra" (Salmos 34:19). E renovo essa promessa com alegria, pois "a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi concedido" (Romanos 5:3-5).

Assim, mantenhamos me ajudem a manter meus olhos fixos nas promessas de Deus. Tomem a Bíblia, peçam auxílio ao Espírito Santo para mim, e guardem as promessas em seus corações, e lutemos o bom combate juntos – e viveremos pela fé na graça de Deus.  

Só tenho mais uma coisa pra dizer pra esse povo que fica o dia inteiro ansioso e estressado: Tamo junto queridos em nome de Jesus!

 Amo todos vocês!
         Antonio (caetan) Santana
 Capelão


fotos

tom caet