05/04/2015

Strip-tease da alma


Qualquer pessoa pode ser médico, professor, bombeiro vendedor... Qualquer um receita medicação cultural, chás, feitiçarias, crendices... há quem ignora a tristeza, desanimo dos outros dando conselhos, apoio. Mas quando se trata de conhecimento sabemos que só podemos ajudar alguém se provarmos se somos capazes de ensina-lo a importância que os mitos culturais atrapalham o reconhecimento moral e a autoafirmação, ou seja, ser quem você é de verdade. 

Hoje eu e o meu filho Thiago tivemos um embate de ideias. Ele me chamava de cabeça dura, teimoso e eu internamente nos via como um ciclotímico e um depressivo, ou seja, alternávamos o nosso dialogo ora de forma enérgica, brincalhona e irônica, ora de forma preocupada, pessimista, e indecisa. Ficamos atentos ao redor mais não incomodados com os outros. Ambos não lidamos com a opinião um do outro, mas  queremos o bem ou fazer o bem e, não esperamos igualdade de ideias entre nós, apenas respeito aos pontos de vistas diferentes. 

Devo aceitar que sou cabeça dura e estou ficando velho e o garoto tá amadurecido e diante disso devo rever meus conceitos pelas minhas próprias experiências com ele, devo ouvi-lo mais. Afinal o que tenho sido, feito e escolhido em relação a ele deve dar frutos bons. entao devo ser eu mesmo, pois ser você mesmo é tomar decisões, não para agradar os outros que te observa, mas porque está usando, consciente e responsavelmente, sua capacidade de ser, ver, sentir, pensar e agir pra usar pro bem de todos.

Ser você mesmo é eliminar os traços de dependência que os ata às outras pessoas (família, chefe) e as necessidades (medo, insegurança). Não esquecendo, porém, de respeitar-lhes a liberdade e a individualidade, de defenderem também as suas ideias, experiências e informação, sem o medo de ficar constrangido, só e desamparado pelo fato de os outros saberem um pouco mais ou menos do que a gente.

Ser você mesmo é viver na própria simplicidade de ser, liberto da vaidosa e dissimulada autossatisfação e autossuficiência, que consiste em fazer gênero de "diferente" perante os outros, a fim de ostentar uma aparência de "personalidade marcante" sem tê-la.

Ser você mesmo é acreditar em seu poder pessoal, elaborando um mapa para os objetivos e percorrer os caminhos necessários para atingi-los de modo visível, transparente e marcante sem ofender ou menosprezar o esforço de alguém que lutou para alcançar seus objetivos e os realizou arduamente.

Portanto viver é crer na realidade através de fatos concretos, provando o que vê e fala e não de falar o que pensa de forma presumida.....

Quando alguém diz que “Fulano tem temperamento forte” ou é “ele é um cabeça dura” não se trata de um elogio com certeza. E sim de uma crítica. É verdade que uma pessoa que tem temperamento forte é muito difícil de lidar, que não arreda pé e passa por cima de quem for para conseguir o que quer, porém, que sabe o que quer. Seu gênio, atitude e humor incorrem no descontrole emocional quando passa por determinados momentos em que colocam palavras em sua boca e não provam o que falam pra ele.

Estudar traz a possibilidade de proporcionar mudanças às pessoas. muitas vezes tais pessoas ficam com traumas porque não sabe que tem transtornos. Uma das possibilidades para entender esta pessoa seja no trabalho ou no seio familiar seria o diagnóstico do transtorno. O interessante é que o transtorno e disfunção psicológica existem desde que o mundo é mundo, mas sem estudo e pesquisa ninguém descobre nada né?

Observar e entender como cada um se comporta não é fácil, porque aquele disse aquilo, aquele fez aquilo.   Mas é assim que a gente acaba conhecendo a personalidade de cada um, torcendo por um, odiando o outro.  Porém, alguns não reagem ao que acontece da forma que se espera, não responde proporcionalmente a ocasião - ou fica muito fechada agitada, agressiva, explosiva, impulsiva e distraída, contraditória, insegura, indecisa, frustrada, e sem ter nada que justifique uma reação – ou tem o comportamento apático, desanimado, triste, ansioso, não sente prazer nas coisas simples pode ter bipolaridade, que é um transtorno mental.

fotos

tom caet