09/06/2016

Crentão sem fronteiras


Como atender as necessidades de quem vive em realidades tão diversas ao nosso lado?

A minha maturidade cristã tem sido uma tarefa difícil de alcançar. Vejo tantas pessoas em faixas etárias diferentes, com culturas e com problemas diversos, que me faz reconhecer a  necessidade de crescimento espiritual.

E minha missão anunciar essas primícias do Evangelho, mas em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos meus próprios ouvidos. Em Jo 8, 32, Jesus nos diz que a verdade nos liberta, nos faz livres e tranquilos. Ainda que eu veja poucos reconhecerem os próprios defeitos plenamente. E por mais que elas mintam uns aos outros, nunca poderão mentir a Deus. Inclusive, essa é uma verdade que sempre deixa essas pessoas vazias, angustiadas e estressadas... Porque pra algumas delas a sua doutrinação ainda está restrito a estar dentro de certas denominações somente, é como se lá fosse o único lugar que desenvolvesse a sua fé, ou lugar único para anunciar a Palavra de Deus.

Independente de alguém estar ou não numa igreja, ou em qualquer lugar, ela sempre se deparará com pessoas convertidas bem expressivas, outras muito fechadas, umas mais nervosas, outras pacíficas, umas muito apaixonadas, outras assumidamente frias, etc., mas inegavelmente são servas de Deus.  Porém, cabem a cada um não pensar por si mesmo, e deve está sempre procurando adquirir as qualidades que favoreçam a todos. Por exemplo, se você nasceu com o temperamento tipo nervoso e age antes de pensar, deve tentar tornar-se mais paciente, mais cautelosa com o próximo. Feito isso, terá adquirido um bom caráter. Agora Se você é um crentão que transformou os seus pecados e defeitos em falsa santidade e falsa virtude, você é um mau caráter, você está no caminha errado... e se caso ainda não conseguiu se libertar da fofoca e da mentira que te limita, cabe a você mesmo se transformar, corrigir os defeitos de seu temperamento e adquirir as qualidades que não ainda tem...

Não se preocupe, saiba que todos nós nascemos com determinado temperamento (gênio) e caráter e os temperamentos trazem muitas características boas, mas muitas imperfeições também. São coisas que podem ser encontradas por todos.

Espero que as suas renúncias e os sacrifícios que tomará sejam feitas voluntariamente e não forjadas. Uma vez que aceitamos Jesus verdadeiramente, devemos deixar a fofoca, idolatria, falsidade, preguiça, mentira, prostituição, etc. Portanto procure conhecer quais são as suas boas e más tendências, e anote tudo o que você precisa para ser uma pessoa melhor.  Isso é uma atitude de ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando-a uma consciente e ativa participação em comunidade. Contudo, devemos reconhecer que ainda há muito por fazer. Infelizmente há muita gente ignorante da fé cristã, que vivem o evangelho de forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou excessivamente intelectualizadas, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes espiritualmente.

Todo cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus, independente de estar em igreja, ele deve começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem que ter uma maturidade de fé e de amor ao próximo buscando ter o temperamento de Jesus. Isso faz parte da ação evangelizadora daqueles que o aceitaram como Senhor e Salvador. Embora o temperamento de Jesus seja tão claro, ele não cabe no nosso imaginário humano, então, busquemos ao menos a comunhão com Ele, na doutrinação a partir da própria conversão, ou seja, sem obrigações de ter que frequentar um local determinado para isso acontecer, mas sim estar com ELE, de ter Ele como o centro de tudo seja onde for: Se dois ou três estão reunidos em Seu nome, para Ele, e reconhecendo Ele somente como centro das atenções, que mal há? 


Mal só na cabeça de líderes hipócritas e gente alienada! Pois Jesus nos ensina a doar sem esperar o retorno, a entender e colocar-se no lugar do próximo, a não exigir dos outro o que não damos, a olhar e conquistar aquilo que o dinheiro não compra, a aprender a perdoar e principalmente se perdoar... E uma vez fortalecido, cabe a você ajudar os que ainda não vencerem os defeitos de seus temperamentos e transformá-los em virtudes...  Sejam elas mais velhas ou mais novas, deve ensina-las ao respeito e obediência ao evangelho, a uma vida de oração, a ser sempre amigável e livre e não escravos de opiniões radicais, rígidas, de gente que tem  necessidade neurótica de estar sempre certo, e outros sintomas de doenças psíquicas.... Contrariando os ensinamentos de Jesus a sabedoria, a tolerância e a saúde emocional.

fotos

tom caet