09/06/2016

Qual é a sua "igreja"?


Deus não é o autor de nenhuma denominação. Ainda que nelas se encontrem muitos crentes nascidos de novo e suas organizações abracem algumas verdades bíblicas, vivem divididos entre si... Nesse caso é possível fazer-se membro de uma "igreja" feita por homens, e depois "deixá-la" se não ficamos satisfeito com ela.

Tem Uma pergunta frequente que de um modo geral nos fazem quando nos dão um folheto da Palavra de Deus que é: Qual é sua "igreja"?

Sem dúvida é uma pergunta sábia, especialmente nestes dias de tanta confusão. E qual seria a sua resposta...? Batista, assembleia, católica...?  

E o que teria acontecido se a mesma pergunta tivesse sido feita aos apóstolos de Cristo?

Suponhamos que você tivesse vivido naquela época, e um dia se encontrasse com o apóstolo Pedro e lhe perguntasse:

_ Pedro, que denominação é esta?

Você pode imaginar a resposta? Pedro, sem dúvida, teria coçado a cabeça completamente perplexa, porque não havia denominações na sua época. O crente procurava seguir a ordem divina.

A verdadeira Igreja de cristo não é uma organização humana. Mas você nunca poderia fazer a si mesmo membro da Igreja de Deus, a qual é chamada "a Igreja do Deus vivo" (1 Timóteo 3.15). Não tem lista de membros na terra, mas no Céu. Sou eu, você, o próximo quando se arrependem dos pecados recebem ao Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Que imediatamente é "acrescentado" à Igreja pelo próprio Senhor (Atos 2.47). Passamos a "nova criatura" em Cristo (2 Coríntios 5.17). Não necessitamos outro nome e nem precisamos fazer-se membro de algo inventado pelo homem religioso. Porque o homem religioso sempre está acrescentando algo à ordem mais simples de Deus.

Quanto à necessidade de comunhão, os crentes devem tratar a qualquer custo, se reunir para estudar a Palavra a fim de se edificarem uns aos outros na fé. As escrituras são claras, mas isso não quer dizer que esta comunhão tenha de ser numa igreja. Uma comunhão se dá a cada encontro entre cristãos, seja onde estiverem. Muitas vezes isto pode ser feito em pequenas reuniões independente do local, porque onde Há a verdade, ha presença de Deus, de Jesus. A Bíblia diz que temos que nos relacionar com Deus pessoalmente, buscar entender sobre cristo. Confessar nossos pecados, nos arrepender e orar, enfim, temos que ser essa pessoa, e não simplesmente o que as pessoas querem...

As instituições religiosas são um meio momentâneo no qual comentamos e compartilhamos o evangelho. E é em Jesus que devemos ter a referência. Portanto, não existem dois evangelhos sendo pregados, mas o único: Jesus Cristo! Só Ele salva, não através de um ritual litúrgico institucionalizado, mas pela fé nEle. E por favor, Saiam da mesa de juiz! Além de Julgar quem está dentro de igreja, agora querem julgar quem está fora delas também?  

E Jamais afirmem quem é menos cristão por não ser membro de uma igreja, isso é um julgamento completamente corrompido. A igreja de Cristo não é física, mas espiritual. Não nos cabe julgar quem faz parte dela. Oh! Lembre-se que o próprio Cristo pregou e ensinou dentro e fora do Templo e ainda expulsou os mercadores de dentro dele.

 Agora se você nasceu para ser um sujeito astuto nas letras, está esperando o quê para não faturar com sua opinião? Só não se se esqueça da ira de Deus!

Sei que no final todos seremos julgados. Só que muita gente engana os outros e fazem porque seu caráter exige.  E o pior Jesus, não pregou isso. Jesus até debatia de forma contundente com os que queriam questioná-lo. Só que Ele nunca deixou de falar o que precisava ser dito, e nunca o fez de forma agressiva ou desrespeitosa. Ao contrário dos crentes que sempre os vemos atirarem pedras uns nos outros do que ajudarem a restaurar as vidas.

Realmente é inegável que há mentes não libertas no meio "cristão”... Que importa se alguns pregam o evangelho de cristo, ou por ganância, ou de boa mente? O importante é que o nome de Jesus seja conhecido e glorificado. - (filipenses 1:15-18); Mas  Ele disse também que aqueles que não ajuntam, espalham...

Com essas atitudes, muitos demonstram ter certo transtorno psíquico ao estarem no meio desse conflito e podem sofrer não podendo assim se relacionar racionalmente. Desculpe-me se eu for preconceituoso aqui, mas é muita tolice querer se mostrar ser extremamente crítico sem ter o mínimo de estudo e conhecimento de certas causas, por exemplo. É que infelizmente se alguém explicar que azul não é verde, por não conhecer as suas ideias, o preconceito dele o faz lhe julgar e lhe desprezar. Embora o “ser” cristão exceda todo esse entendimento, isso não nos garante dizer que ninguém nunca nos entenderia...

Digo isso porque eu mesmo levei muito tempo para criar opinião própria acerca de alguém e alguma coisa, ainda que entenda as opiniões dos outros, normalmente fico com a minha mesmo. Porque entendo que o “ser” crítico é uma coisa importante pra todos, mas sê-lo em excesso é pessimismo demais não acha?

Sei que não é estúpido Praticar o bem ou fazer coisas boas, pois qualquer um pode... Agora boas obras e fazer o bem vêm do caráter... Só não reconheço quem se diz "evangélico" - algo que não a qualifica como um ser superior “salvo”- prometer e não cumprir um trato acerca da obra.

Hoje eu não tenho ilusões quanto ao estado atual da igreja e nem pretendo ter com seus membros. Ambos são imperfeitos e continuarão assim enquanto houver vida. Mas essa liberdade teológica não me deixa dúvidas quanto ao estado de imperfeição, corrupção de entendimento, e falibilidade ministerial, de muitos deles, além da miséria espiritual em que a todos se encontram. Acrescento mais: a minha fé não precisa de um CNPJ, ISS, ou pagar aluguel, ou declarar à Receita, nem comprar cadeiras de plástico, ar condicionado, tampouco ser liderada por um gerente de loja de ilusões... Líderes que geralmente falam gritando, usando o que ele chama de ‘espírito santo’ para encaixar no povo abobado a ambição terrena.

A Palavra de Deus nos diz que somos pecadores culpados diante dEle, perdidos em nossos pecados e "por natureza filhos da ira" (Efésios 2.1-3). Precisamos sim uns dos outros, precisamos da pregação da Palavra, da disciplina e da comunhão de irmãos. Somos fracos e limitados. .… tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. (Apo 3.8). “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.” (Apo 3.10).


Guardemos o fundamento o qual é Cristo. "Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3.11). "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério" (Hebreus 13.13). 

fotos

tom caet