30/11/2016

espelho


Na vida temos que aprender a ser como um espelho que só reflete. Porque, sendo como um espelho, tranquilo e silencioso, não teremos a oportunidade de impor as nossas opiniões pessoais, e evitaremos assim reações emocionais excessivas... pois quem tem o sentimento, de rejeição, por exemplo, habitua-se mesmo que inconscientemente a rejeitar a si próprio. E dependendo do caso, rejeita outras pessoas também, e nem se dá conta que faz isso.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não vencemos em nós mesmo. Infelizmente, algumas pessoas refletem o que somos e como estamos agindo com elas. E mesmo sem perceber, o reflexo do que somos se dá através de comportamentos e atitudes, em outras palavras, nós nos espelhamos em alguém ou somos espelho do outro. Porém digo que Deus é o melhor exemplo de espelho que temos, porque aceita, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa condição através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se realmente há algo que não sabemos, ou que não se tem resposta, aceitemos o fato. Não saber é muito incomodo para quem gosta de saber tudo, afinal ter sempre razão e dar a sua opinião é muito bom. Portanto, pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Nesse caso, busque a confiança em si mesmo. Preserve a paz interior, evite entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. Evite o espírito competitivo que faz com que o ego cresça em conflitos. Porque o ego nada sabe, a não ser, fazer-nos acreditar que sabemos alguma coisa. Também aprenda a desenvolver a arte de falar sem perder energia. E não faça promessas que não possa cumprir e nem se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas. Jamais mostre a superioridade e inteligência da sua própria imagem e nem viva num mundo de aparência e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima e tenha uma vida tranquila e boa, invisível, misteriosa, indefinível, insondável. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros.

E tem mais, seja imparcial nos seus juízos: nutra a compaixão, não se defenda, mas mostre que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. Faça também o uso regular do silêncio para educar o ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Tente tolerar tudo sem dizer uma palavra!


Quem não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. A terra nos nutre o necessário exatamente para não entrarmos em competição com os demais. Evite, portanto, expressar a opinião pessoal, e isso é uma perda de energia. Muitas vezes Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas. 

fotos

tom caet