28/12/2016

Bye 2016 & welcome 2017


Como a última folhinha do calendário vai cair, pensei em falar do recomeço. Pois em todos os ciclos que se encerram na vida, é inevitável não se pensar ou não se falar em finais e retrospectivas, mas também em recomeços, novos objetivos e metas.

Também é inevitável, nem que seja pelas costas, redes sociais ou telefone, obrigatoriamente, desabafar nossas aspirações na passagem de mais um ano...

Pessoalmente pensei num recomeço diferente. Não num recomeço de fatos de notícias, opiniões e coisas ruins que aconteceram, mas num recomeço de fé, como um novo capítulo de um livro que dá continuidade ao anterior... um recomeço com consciência das nossas vontades, das nossas pretensões, das nossas conquistas, do nosso favor e das nossas aprendizagens...

E é essa consciência que tem me feito buscar, criar objetivos e metas realistas para continuar... ainda que cansado, doente e frustrado, pois pelas ordens naturais das coisas, o que fiz do meu jeito, foi tudo por água abaixo.... Infelizmente, nem todo mundo corresponde às nossas expectativas e entende nossas vontades. Porque poucos conhecem os nossos sentimentos e os de Deus com a gente.

E já que não somos perfeitos, sejamos ao menos importantes..., portanto, valorize aqueles que se importam com você e não se importe com quem errou contigo.  Não se importe com quem te magoou e te tratou com desrespeito, desamor e descaso. E não importa se não te ajudaram, emprestaram o colo ou os ouvidos nas horas difíceis... não se importe!

No fim das contas, o importante, não é o que te fizeram, mas como você reagiu ante a tudo que te aconteceu.

Ainda estou aprendendo a esperar menos dos outros e acreditar mais nos cuidados de Deus... sei que a minha vida não é um privilégio, e independentemente de alguns gostarem de mim ou não, ainda dependo de todos pelo menos das orações, já que muitas vezes tem me faltado o alimento espiritual do dia a dia.… não me arrependo! Foi uma bela escolha que fiz: ser um peregrino...

E como tal, tenho podido ver a vida como ela é realmente. Sem maquiagem, sem idolatria, a cores... E vou vivendo: muitas vezes caindo, outras me reerguendo e acima de TUDO sempre acreditando mais em Jesus, sem sombra de dúvidas.

Também tenho aprendido a respeitar a fé dos outros, pois ela não é imposta e sim voluntária a todos, sendo assim, não posso nega-las ou criar expectativas de mudanças, apenas evito as atitudes desagradáveis de pessoas que fofocam, enganam, discriminam em nome de Deus, seja nas redes sociais ou nos círculos familiares, entre amigos... além da própria maldade e interesses pelos bens materiais dos cães e maus obreiros... a minha igreja não tem teto e nem estacionamento, nem ar-condicionado e nem instrumentos caros. A minha igreja tem feridas e cicatrizes, tem fome e desilusão...

É por isso que devemos nos preocupar:  com salvação dessas pessoas ao invés de ficar metendo o bedelho na vida um do outro sem ser convidado. Devemos buscar a paz por onde passarmos. E se alguma coisa está ruim, vamos trocar!  Se não for complicado trocar, vamos jogar fora, ou então que todos aprendam a perder! Pois não dá para ganhar todo o tempo... mas dá ganhar mais satisfação, alegria, tranquilidade, quando fazemos alguém feliz com um sorriso, abraço e um pedaço de pão ou um simples muito obrigado... E isso não tem riqueza que pague.

Espero que todos despertem neste momento.... Não esperem um fim de ano sequer para realizar as mudanças que sabe que são necessárias em sua vida. Então pensem em tudo que realmente vale a pena manter para o próximo ano. Deem uma bela faxinada nas amizades, nas lembranças e nos sentimentos!

Vamos fazer as pazes com nossos inimigos. Vamos perdoar-nos. Vamos deixar para lá aquela história sem graça do passado. Vamos começar uma grande história. Vamos visitar aquele parente que mora perto, mas está longe... vamos limpar as gavetas e as bagunças do nosso conhecimento e vamos dar lugar para o novo entendimento. Vamos sofrer por quem merece o nosso sofrimento. Vamos sorrir para o ciclo que se inicia. Vamos! E finalmente, vamos buscar a serenidade necessária para viver bem a cada dia: sendo forte, amigo, honesto, e um cristão tolerante! Se todos devem sofrer por causa de suas raivas e infortúnios, não há porque de Deus enviar missionários pro campo pra resgata-los...

Tenho a certeza de que nunca poderemos mudar o ciclo natural dos fatos, e somente Deus com sua infinita misericórdia pode!

Desejo do fundo meu coração que vocês aproveitem este momento para mandar embora tudo aquilo que não trouxe a paz. Se cubram de orações, se encham de gratidão, reconheçam seus erros e recomecem.... Declaro a todos vocês que aquilo que for bênção para a sua vida, Deus a entregará, e o que não for, Ele os livrará. Muito obrigado a vocês por me auxiliarem no que podiam neste ano que se vai... beijos e abraços fraternos. Deus os abençoem!

Feliz ano novo!

Caetan/16


fotos

tom caet