24/12/2017

Qual Deus?


Senhoras e Senhores religiosos,

Em meio a esta busca frenética por respostas e significância acerca do grande arquiteto do universo... quero neste breve momento, compartilhar com vocês que neste fim de ano infelizmente muitos de nós tem se perdido nos braços dos muitos outros deuses que ainda estão ou estarão por aí..., pois sabemos que a idolatria e a predominância de ídolos antigos e atuais geram muito lucros comerciais aos seus devotos e pregadores e Isso acontece porque ainda somos dominados por nossas paixões e não conseguimos dispensar a superstição, deificação do desejo e a encarnação da sensualidade nesse mundo. Daí as pessoas durante seus momentos difíceis, constantemente oram a um “certo Deus”, mas será que estão orando para o mesmo Deus? E qual deus tem nos ajudado a lidar com os problemas do dia a dia, a enfrentar doenças físicas e emocionais, e a ter verdadeiro objetivo na vida? Seria o deus hindu, santos, Jesus ou Alá? Será que Faz diferença para qual Deus estamos orando? Agora: Se uma pessoa se referir a Jesus, Alá, Brahma, Buda, Mãe Terra ou até mesmo a si próprio como Deus, faz alguma diferença?

Respondo que hoje, as pessoas gostam de acreditar em quem quer que se esteja orando, e não se importam se Faz diferença para qual Deus está orando. Certamente, que ninguém pode tirar benefícios de qualquer “deus”, a não ser que escolham acreditar, pois até um deus falso pode trazer à mente das pessoas uma paz temporária, encorajamento e esperança. Porém e se esse “deus” não existir?

Qual é o perigo nisso? Nenhum… É como estar orando para o ar a não ser que exista um Deus verdadeiro real, então a pessoa estará correndo grandes riscos. Sabe por quê?

Porque o Deus poderoso espera que todos sejam capazes de reconhecer sua supremacia porque “Todos o que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.” (Isaías 45:16) “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus.” (Isaías 45:5) “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6) “Confie no Senhor de todo seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6)

Tristemente vemos muitos em plena modernidade, ainda vivendo como os gregos de antigamente que divinizavam suas paixões através de Baco, por exemplo, e ainda compartilham da mesma solidão interior; do mesmo vazio na alma como antes. Também Como eles, estão correndo em busca do significado da existência humana e das respostas para as nossas indagações. No entanto a diferença é que hoje em dia, o homem moderno não evoca tanto o Deus verdadeiro, mas venera abundantemente a imagem de outros deuses em suas cobiças pessoais... E por alimentar essa ideia, grande parte deles continuam por aí, sendo o mesmo há milhares de anos, ou seja, vestindo de maneiras diferentes; falando línguas diferentes, mas ainda assim, com o coração do mesmo jeito: “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jer.17.9).

Já em relação achar que Deus é com todos, o homem maliciosamente acredita assim existência, baseado mais numa tradição histórica do que num posicionamento que vá além do conhecimento espiritual. Por isso, suscito mais uma pergunta: “Conhecemos realmente o verdadeiro Deus?”

Digo que esta pergunta deve perscrutar o mais profundo do nosso ser, a fim de refletirmos sobre o Deus que “desconhecemos”. Porque a bíblia em 1 João 2,4 diz que: aquele que diz "eu o conheço, mas que não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade". Afinal. quais Mandamentos são esses?

De certo modo, não podemos confundir mandamento com lei, pois quando se fala de mandamento o próprio nome já diz, é algo que alguém mandou fazer e quando se fala de lei falamos de decretos ou seja, obrigações. Por exemplo, não existe lei do amor a Deus, mas sim mandamento do amor a Deus, pois se o amamos nós demonstramos isso fazendo a sua vontade não por força ou por violência que era o que a lei forçava a fazer, mas sim por amor a Ele.

Muitos se encontram obscurecidos em suas paixões e entendimentos, e caminham embriagados em suas guerras pessoais. Estão cheios de insensibilidade, perturbações do intelecto, porque lhes falta o verdadeiro sentido da vida, ou algo bem mais profundo.   Portanto, está claro que qualquer dos nossos problemas nos deixam com a impressão de que qualquer deus, trará a felicidade e a paz interior... enfim, o Deus das diversas religiões é o mesmo dos cristãos?


Em relação ao nome sim pois Deus, em árabe, é Allah, assim como em inglês é God, em alemão Gott, em francês Dieu, etc. já a fonte transcendental que é jesus cristo, não e por este motivo que os demais deuses se diferem. O Deus Único, Criador dos Céus e da Terra, Onisciente, Onipresente e Onipotente, a origem e o retorno de todos os seres é um só nos deu Ele como salvador... Portanto, o verdadeiro Deus, com toda sua sabedoria, viu que a melhor maneira de provar que estamos errados quanto aos demais deuses, seria deixar o tempo passar. Sim somente o tempo pode mostrar quem está dizendo a verdade e quem está mentindo.

fotos

tom caet