25/02/2018

Sincretismo religioso, notório engano!




Conta-se a história de uma mulher que resolveu testar a capacidade de um grande sábio que havia na cidade. A mulher pediu ao melhor artista da cidade para confeccionar uma flor artificial com riqueza de detalhes de modo que se assemelhasse a mais linda flor de um jardim. Após receber a flor e juntá-la a outras flores verdadeiras foi ao encontro do sábio e perguntou-lhe:

- Uma destas flores é artificial. Ninguém consegue distinguir as verdadeiras da falsa, a não ser que as toque com suas mãos. Disseram-me que o senhor é capaz de distingui-las sem tocá-las.
Afinal, o senhor conseguiria me dizer qual dessas flores é a flor falsa?

Então, o sábio observou o vaso por alguns segundos e, certeiro, apontou a flor artificial. Maravilhada e espantada, a mulher pergunta:
- Como descobriu tão rápido, sem mesmo tocá-las? Ao que o sábio responde:

- Simples, disse ele, estas pequenas abelhas pousaram em todas as demais flores, menos na artificial, portanto, não se colhe néctar em flor artificial!

Infelizmente, como no texto acima, muitos estão à procura desse néctar em flor artificial. E como em Tiago 3:11, refaço uma pergunta retórica, cuja resposta já está implícita: “Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?

 Acertadamente a resposta é: Não! Duma mesma fonte de água não pode jorrar água doce e amarga! Semelhantemente, ninguém pode dar o que não tem. O sábio sabia disso, pois tudo o que “creditamos” como certo, pode ser muito errado para os outros e há alguns exemplos que mostram isso:  experiência de vida, influência de raças, tradições e cultura, e até mesmo opção religiosa...

Provavelmente a mulher do texto não se ligou que na vida e na fé, cada ser humano é único e exigir que ele responda como um robô, pensando e agindo igualmente, é recuar no tempo! Retoricamente, sempre me pergunto, será que sou mesmo de Deus, ou será que sou do outro? Será que não é pretensão demais achar que todos devem compartilhar da mesma ideologia, doutrina ou fé considerando que o meu Deus é único? 

 Isso acontece sempre que ou quando coloco os meus argumentos embasados de sentimentalismo proselitista. Mas graças a um bando de especialistas da fé e suas más compreensões acerca do evangelho vou moldando minha fé.... embora eu pareça, em grande parte, arrogante ou intolerante com eles, o que gera os tantos de conflitos, mas.... Por outro lado, socialmente, tolero o extremo analfabetismo espiritual deles, algo que além de desconjuntar qualquer diálogo, destrói a busca pela verdade, que é o que todos procuramos no fim das contas, entretanto, eu ainda não vi em parte nenhuma da bíblia os anjos ou o homem sendo criado ou preparado para ser como Cristo, ou seja, disposto a morrer na cruz..., logo, sempre será de extrema importância analisarmos cada texto e contexto acerca deu ser obrigado a andar, concordar com quem pensa diferente..., até porque, quando lemos a palavra no contexto espiritual, vemos Deus analisando as nossas atitudes como homem, mas se pegarmos textos isolados dá para parecer que Deus se sujeita a nossa compreensão, o que nos coloca na posição de semideuses.

 Lendo a bíblia com profundidade, ainda não vi uma referência alguma acerca de divisão de gloria e poder... pelo contrário o que mais vemos é Ele condenar, lembrando que só os seres celestiais (anjos), conhecem de forma direta a graça de Deus e o honram na sua gloria, já nós seres humanos sequer reconhecemos sua autoridade. E o pior, alguns de nós até insistem em se justificar usando ou seguindo o velho testamento, mas eu vou citar algumas proibições e mandamentos de levítico, deuteronômio, Timóteo entre outros acerca de alguns fatos interessantes:

Não pode comer carne de porco e nem tocar no seu cadáver, pois é imundo, não pode comer nada que venha do mar, não pode comer carne mal passada, não pode aparar as pontas da barba e nem cortar o cabelo em redondo, não pode se divorciar, mulheres não podem fazer sexo antes do casamento, senão serão apedrejadas, mulheres também não podem falar na igreja e nem pregar e não podem desafiar a autoridade do marido, elas não podem orar arrumadas e com joias, não pode se masturbar, você tem que levar seu filho desobediente para ser apedrejado pelos anciões da cidade, você não pode ter mais de um tipo de animal em casa, e etc., etc. Será que você segue tudo isso, olha lá, não minta, por favor hein?

Que cada um com sua crença acredite no que lhe traga a paz e o amor para continuar evoluindo. Mas pessoalmente não condeno o meu desinteresse pelo sincretismo, embora isso nunca me impediu de seguir adiante na fé em Jesus Cristo e sem ser um hipócrita, afirmo que como cristão muitas vezes fui pego questionando se existia uma só vida; e por que Deus colocou aqui um filho deficiente, outros saudáveis; o porquê de haver gente miserável e outros riquíssimos, alguns privilegiados pela família, outros sem nenhuma, passando fome, frio e sede nas ruas.... Certamente eu achava Deus muito injusto....  mas com o tempo, passei a acreditar que as minhas perguntas nunca teriam tais respostas.

Também achava que cada um deveria ir no âmago da minha crença e verificar se as virtudes do meu Deus me impedem de entrar em contendas de entendimento para agredir, ofender e julgar as demais! infelizmente, ainda não é possível fazer a maioria das pessoas pensarem que só porque nós temos a mesma fé, ainda que trabalhemos em firmas diferentes (religiões e doutrinas), achem que Deus seja o mesmo Patrão! Esse é um notório engano!

Apesar desse sincretismo religioso estar disponível à nossa escolha pessoal, todavia, ele vem criando uma disputa pela superioridade e julgamento entre si. Dessa forma, como cristão, vejo o sincretismo como a falta de vontade em conhecer e respeitar as sagradas escrituras: "Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?" (Tg 3:11)

Tomo como exemplo esse versículo porque algumas religiões dizem que biblicamente, acredite, que as pessoas podem se comunicar com mortos e anjos e ainda chegam a afirmar que há várias comunicações com espíritos na palavra. Agora além deles há certos “protestantes” que dizem que se comunicam com anjos, na realidade, creio que eles estão se comunicando com um espírito, pois anjos são espíritos, e isso até entendo..., mas quando eles relatam que os anjos ou espíritos são ministradores e que eles são como nós, só que mais evoluídos e perfeitos, porque são mais velhos...? aí eu piro de vez!

Certamente o problema é deles em pensar assim, porém ao invés de crucifica-los, seria melhor instrui-los na bíblia e de acordo com ela, está escrito que como os anjos caídos, selaram o seu fim eternamente ao se levantarem contra Deus ao colocaram em si a prepotência mesmo tendo intimidade, status, honra, dignidade, dado pelo próprio Senhor, o homem que conhece a Deus e blasfema contra o Espirito Santo, da mesma forma, selará o seu fim como as legiões demoníacas, pois rejeitaram a sua essência – Jesus Cristo.  Inclusive, aos que reconhecerem seu erro em Jesus, a Bíblia promete uma ressurreição no futuro para aqueles que, por assim dizer, estão ‘dormindo’ na sepultura.  (João 11:11-13; Atos 24:15).

Sabe, até compreendo que seguir Jesus não é uma tarefa fácil, mas é algo precioso demais mantê-lo e quando o amamos de verdade, desdobramos o sentimento de amor pelo próximo – o que é mais difícil ainda... e ao meu ver, mesmo sendo imperfeitos, com Jesus, nós nos tornaremos melhores..., portanto, que quiser ser cristão de verdade, deve se libertar das muitas amarras que a religião e a sociedade terrena nos impõem, mas com calma, paciência, benevolência e compaixão e o mais importante, não ser inimigo de ninguém.

Se quiser honrar a cristo, saia do quadrado de tijolos e pregue ao próximo o seu amor, sua tolerância, paz, igualdade, entendendo que todo ser humano é igual em espirito, isto é, para Deus, não há ninguém melhor que ninguém e que não é por pensar ou agir de uma maneira diferente que todos os outros devem fazer da mesma forma.

Em cristo, temos que desejar que as pessoas possam proporcionar felicidade uns aos outros e não sofrimento, tampouco sejam obrigados a abrir mão daquilo que eles creem para agradar a homens, aliás, que nunca estão certos. E por fim, digo aos sincretistas convictos que falam demais do que acham, que mesmo vocês citando a bíblia, imitam o diabo, ou se esqueceram que essa complexidade de ódio e intolerância, preconceitos que em geral vocês combatem; que vocês veem pelo mundo - sua morada, não é justamente obra dele?

E aos demais religiosos peço que observem quem realmente está ao seu lado. Se não é julgo desigual. Se os tais não são contendedores, questionadores da fé alheia, plantonistas das redes sociais e demais execrações, cujo julgamento e uso do nome do Criador não é em vão, e que não há uma suposta superioridade ao concluir que a fé e opiniões deles não são melhores e mais valiosas que as do outro. Bem, isso por si já chama o diabo para assistir e aplaudir esse tipo de comportamento, inclusive, ele adora se alimentar justamente desse tipo de união!

Acerca desse sincretismo, como Cristão, o desconheço biblicamente e por não amar a Deus e a todos como deveria, digo aos que não me conhecem, que estou aprendendo a ama-los primeiro, pois, reconheço que o momento mais honroso com Deus, é quando atingimos a maturidade do seu amor. Mas enquanto a racionalidade de quem concorda com o sincretismo religioso, faço uma pergunto reflexiva: Quem foi que disse que esse jeito é o jeito certo de salvar alguém para cristo, em Cristo, com Cristo? É muita prepotência! Né?

Ah!!!! Se cada um pudesse fazer a sua parte primeiramente! Se todos deixassem a hipocrisia e fizessem o bem, mas que o fizessem sem imposição do medo de um inferno de horrores aos que não compartilham aqui na terra da mesma visão ideológica! Sincretismo religioso, um notório engano! Mas como diz Provérbios 20:17:

“Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas”





fotos

tom caet