18/03/2018

Nem no monte nem nos templos, em qualquer lugar! 




Para se tornar fanático é preciso que sua conduta seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções. Ao bom entendedor, o Fanático tem no seu estado psicológico, historicamente o fervor excessivo; é irracional, e é persistente por qualquer coisa ou tema, seja associado a motivações política, ideológica social ou de simples natureza religiosa. Enfim, o Fanatismo é extremamente presente e frequente em crentes paranoides, cuja apaixonada adesão a seus líderes e templos denominados com CNPJ ou a uma causa pode avizinhar-se da aberração religiosa.

Infelizmente tem muita gente fazendo como o apóstolo Paulo repetindo o mesmo sentimento do salmista Davi, que cantou: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor, mas sem entender o motivo adicional dele ao escrever em Hebreus 13:15 que “consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar…, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia…

Acho que, para todos, Biblicamente, é muito bom justificar e interpretar somente as partes que nos interessa, no entanto, que eu saiba, Deus continua não habitando nos templos, mas pela sua majestosa onipresença, sabemos que nada O impede de que, se desejar, venha a comparecer ou mesmo frequentar um, mas para nos encorajar…

Até aí nada demais para entender, pois antigamente Moisés construiu arca da aliança conforme Deus lhe indicou. É objeto com anjos entalhados que remetiam a lembrar de Deus. Foi construído tendas para guardar e local para o povo adorar. Várias passagens da Bíblia falam de povo, comunidades se reunindo. entretanto, como é identificado em certos frequentadores de templos religiosos cristãos, mas hoje a maioria parece desconhecer que o termo habitar é referência de morar, viver em tal lugar continuamente daí, faço a seguinte indagação: Será que Deus mentiu quando disse que não habita em templos de pedra? E por acaso alguém já parou para refletir quem habita dentro dessas ditas igrejas hoje?

Saiba que há uma eternidade toda pela frente te aguardando caso não responda. Mas a maior verdade é que Deus habita em nós, nós somos a igreja. Somos livres para cultuarmos a Deus onde quisermos, seja na rua, no templo, em casa ou no cemitério. Mas tem sempre um lunático considerando que não ajudamos o próximo fazendo assim.

Acontece que lamentavelmente, pela deturpação dos séculos, o templo deixou de ser um lugar de adoração, de educação, de moral, de divulgação dos evangelhos e da caridade, etc., e virou um local de rituais inúteis, de superstições, de ostentação carnal, de cenários fantasmagóricos, etc. Coisas desnecessárias para Deus, mas Será que os evangélicos e demais cristãos, não tem adorado esse templo como um ídolo?

Felizmente o Senhor nosso Deus – o bíblico, tem nos alertado acerca desses sacrifícios de tolo e da idolatria aos templos. Excepcionalmente, dos pobres coitados frequentadores que sequer sabem que não precisamos provar nossa fé depositando alguma quantia financeira em um envelope qualquer em certo tipo de campanha…. Outrossim, Sei que os templos servem para reunir os homens em torno da fé, porque, sabemos, onde houver dois ou mais em Nome de Jesus Cristo - que não é Deus, mas o Filho Dele - ali estará entre estes. Também sei que todos nós necessitamos de discernimento espiritual para se achegar ao Pai, mas para isso, temos que ter paz com Cristo e para cumprir a justiça divina contra o pecado, para sermos justificados diante Dele, para isso, precisamos aceitar Jesus para a nossa salvação e não para enriquecer financeiramente a todo custo. Mas de acordo com o Evangelho, como a verdade liberta, se cristo vos libertar, verdadeiramente seremos livres! Portanto, em Cristo, Deus nos aceita como filho, com isso a nossa mente, caráter e conduta passa a buscar as coisas do alto; a vontade dele e não as coisas terrenas e passageiras…. Porém o Senhor Jesus nos deixou uma verdade sobre a libertação que DEUS tem para nós: chama-se Espirito Santo.

Infelizmente, os falsos líderes têm ensinado por aí que essa mensagem do evangelho, que é o próprio Cristo, não basta, e que tal denominação está produzindo no seu entendimento um Deus garçom ou um gênio que realiza desejo. Mas lamento dizer aos cegos da fé cristã que:

Em primeiro lugar, como Criatura de DEUS, não preciso de nenhum humano para que em Meu juízo mental e consciente, possa me comunicar com DEUS. Sendo assim, tenho o livre-arbítrio liberdade de escolha.

 Em segundo lugar, crer em DEUS em si, já é minha prosperidade, é abundância de saber e a própria esperança em tempo real e verdadeiro porvir, onde tudo é permitido neste mundo entre o mal e o bem, e Ele nos observa atentamente, e precisamente não é injusto e nem covarde comigo.

Em terceiro lugar as pessoas fanáticas que constroem templos enormes e esplendidos à custa de uma minoria que vive em miséria pura, são atrevidas, e como DEUS não erra nunca, para punir essas criaturas hipócritas, soberbas, demagogas, os fazem cair no apodrecimento da fé universal e na sequencia no esquecimento público.

Pessoalmente, nunca visualizei na bíblia alguém que pudesse viver na graça de DEUS com a miséria de outras pessoas. Mas vejo que nestas igrejas, uma hipocrisia sem limite, e extrema dos falsos líderes que exploram seus seguidores cuja fé está sendo tragada pela pregação de abundância material.

Para concluir, a história está repleta de maus exemplos de fanáticos que causaram apenas morte e destruição com suas visões distorcidas de Deus. E se alguém quiser seguir, cegamente, o que diz seu padre, seu pastor, seu pai de santo, seu médium, ou seja lá qual denominação seja o sacerdote, que tenha em mente e análise racional, ou seja, se você confiaria e faria o que ele pede, já que eles são estranhos e como tais, acabamos de encontrar na rua.

E não esqueça de um fato importante, Deus, em sua infinita sabedoria, mais do que qualquer outra coisa nos deu um cérebro e inteligência. Leia a bíblia e tire as suas próprias conclusões! Porque entre a fé e a dedicação, deve sempre haver o bom senso, e entre a carne e o espirito, o discernimento e isso nenhuma igreja tem para dar.



fotos

tom caet