13/04/2018

medico dos medicos



Começando em Lucas 16:1, vemos que o Senhor Jesus falando a Seus discípulos e lhes dando um ensinamento que cumulou com a seguinte conclusão: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro.

Como psicanalista e cristão, sei que Deus pode usar a psicanalise para trazer alívio a qualquer pessoa, quer seja cristão ou não. Embora por um longo tempo, é verdade, pensa-se que a psicanálise e a fé cristã são incompatíveis na sua respectiva identidade. Suas técnicas coincidem com as da moralidade cristã em al­guns aspectos, porém, não seguem o mesmo curso até o fim, já que seus propósi­tos são diferentes. Entretanto, é perceptível que o inconsciente pode ser ponte e não lugar de confrontos e isso não se trata mais de polos opostos, e sim a chamada “confissão” inserida na realidade cristã. Obviamente, não é pecado ouvir conselhos de alguém. E por que seria? Afinal, os psicanalistas podem nos ajudar a resolver mais problemas do que certos lideres despreparados, ainda que ambos em nada sejam diferenciados, pois tem o mesmo objetivo que é ajudar os seres humanos a se recuperar de traumas emocionais e doenças psíquicas.

Assim como foi dito em Salmos 37:5: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." Pois aquilo que é possível ao homem fazer, Deus não o faz; ou seja, Ele faz apenas o impossível! Logo, definitivamente, a fé e a ciência não são inimigas, pelo contrário, a ciência caminha ao lado da nossa fé. Infelizmente, algumas pessoas ditas cristãs, em crise de saúde diz que se deve procurar somente o Médico dos médicos, ou seja, o Senhor Jesus/Deus conforme está em Salmo 103:3 – é quem perdoa todas as tuas necessidades e CURA todas as tuas enfermidades, afirmam. Então para eles, uma terapia aliada à fé, não produz nenhuma evolução eficaz no tratamento do paciente porque todos os médicos são aproveitadores, não isso?

Bom, Se for para pensar assim, da mesma forma, digo que todas as igrejas vivem pregando um evangelho falso, onde, ao ingressar como membro das mesmas, o sujeito assina uma espécie de "apólice” contra acidentes, ou seja, se qualquer coisa que der errado na sua vida, é por causa do capiroto e nada acontece acerca dos pecados..., tá, mas daí eu pergunto, por acaso os cristãos não adoecem? Não sofrem depressão? Não tem síndrome do pânico entre outros problemas?

Sei não, parece que para alguns desses alienados, as questões emocionais não se degeneram pelo pecado e não fazem parte do nosso ser…. Acontece que acreditar em Cristo é seguir seu Evangelho de Luz, o que já é muito difícil, mas isto não descarta a possibilidade de precisarmos de ajuda de profissionais de determinada área da saúde, devido as aflições terrenas. Deste modo, digo que alguns dos problemas de saúde tem origem nas emoções humanas; e quando deixadas de lado, sem um acompanhamento ou tratamento especializado, podem gerar males terríveis, que poderiam ter sido evitados. Inclusive o fanatismo religioso!

Entenda que em relação a saúde de um modo geral, em alguns casos só um profissional pode avaliar e recomendar o tratamento adequado. E é de grande importância que todas as pessoas pelo menos uma vez por ano consultem um psicanalista na qual se sintam à vontade para relatar todos os seus problemas, alegrias ou descarregar algumas tensões. Sem contar que muitos problemas de depressão e estresse, por exemplo, necessitam, além de terapia, medicamentos para serem controlados. Portanto, acredito que, se Deus nos deu condições intelectuais para estudar e nos formarmos nesta ou naquela especialidade, foi para que elas pudessem nos servir de alguma maneira a ajudar o próximo.

Infelizmente, o ser humano está ficando mais egoísta do que de costume, e a prova disto é esta mania de desrespeitar a "individualidade de crença". Isto, na verdade, significa "eu faço o que eu quero e ninguém tem nada a ver com isso!". Só que:

Em primeiro lugar, desde quando podemos nos basear unicamente pela fé ou pelas próprias experiências com múltiplas realidades?

Em segundo lugar, é evidente que todos têm algum tipo de "problema". E por isso talvez devêssemos falar com pessoas que frequentam consultórios de psicólogos e/ou psicanalistas para maiores informações e seria recomendável que toda pessoa soubesse algo sobre o assunto antes de sair demonizando.

Em terceiro lugar, em virtude do relativismo de nosso tempo, onde o que mais se enfatiza é a satisfação pessoal, inúmeros lideres cristãos, das mais diversas denominações, tem abandonado o estudo sistemático da Palavra de Deus para dedicar-se ao estudo do comportamento humano, objetivando “adequar" o evangelho de Cristo aos padrões humanistas moderno.

E por fim, sinto-me profundamente entristecido em ver muitos cristãos abandonado a suficiência das Escrituras em detrimento aos ensinamentos científicos, filosóficos, sistemáticos, psicológicos. Ora, sem a menor sombra de dúvidas a Bíblia é para o cristão, a única fonte inesgotável, incomparável, insubstituível, indispensável, inequívoca, indiscutível de sabedoria. Se alguém não compreende isso, está na cara que precisa urgentemente de um analista clinico.

 Uma última questão: Lembre-se de que a caminhada na direção certa leva não só à paz de espirito, mas também ao conhecimento da carne e reconhecimento dos erros. 


fotos

tom caet