08/05/2019

2 João 7-11



O que faria se alguém chegasse até você e dissesse que aqueles que nunca ouviram ou seguiram a religião cristã, iriam para o céu?   

Pois é, para alguns, por elas nunca terem ouvido, elas não podem ser responsabilizadas e, portanto, Deus não as permitiria ou, não as enviaria pro inferno. E certamente irão para o Céu.

Acontece que ainda existe no meio cristão pessoas que consideram essa ideia como verdadeira e para elas, as pessoas que nunca tivessem ouvido o evangelho, mesmo em pecado, se salvariam. É uma ideia que em essência não é correta, porque:

Em primeiro lugar, de uma maneira mais ativa, não achamos a evidência disso em nenhum lugar das Escrituras. Mas mesmo em nível prático, se lhes fosse garantido irem ao o Céu, simplesmente pelo fato de nunca terem ouvido o evangelho, então qual é a pior coisa que você e eu podemos fazer pelo estado espiritual eterno dessa pessoa?

Em segundo lugar, já que eles estavam indo para a eternidade sem conhecer o Evangelho, não há necessidade do nosso Deus, enviar a eles o evangelho! Ou seja, não há o porquê de Deus perder tempo com gastos nas viagens de missões enviando missionários preparados, capacitados, instruídos porque certamente eles estragarão tudo!  

Em terceiro lugar, inevitavelmente o nome de Cristo e o Evangelho se encerra quando dizemos que todos irão pro céu sem conhece-los, obviamente mina toda a iniciativa evangelística Dele na Cruz mundo afora.

Uma advertência precisa ser feita a quem esteja despreparado para falar ou discutir acerca disso na Bíblia.   Se você tentar falar essa besteria considerando que todos irão pro céu independente do pecado e desconsiderando a salvação em cristo, certamente algumas pessoas colocarão os dedos nos ouvidos, gritarão: tá repreendido e correram de você... Amos 3:3 

 Abrir a porta para uma pessoa assim não é a razão pela qual João escreveu as instruções aos santos (como Paulo) advertindo que permanecer com estes enganadores pode levar a perder "aquilo que temos realizado com esforço..." (2 João 8). E Saiba que Deus proíbe, para que não aprovemos o que falsos mestres ensinam. nós lemos nos versículos 8 e 9: “Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” E Recebê-los em nossa casa demonstra fraqueza e uma disposição de associar-se com desejo de ser companheiro dele e de compartilhar sua falsa doutrina.

Embora, não seja possível evitar de conversar com quem quer que seja sobre crença dentro e fora de casa, não podemos aceitar e manter comunhão com quem ultrapassa a doutrina de Cristo, mas não podemos deixar que alguns suponham que também não são filhos de Deus em Cristo.

Em suma, não podemos tratar como cristão quem não é cristão, nem podemos tolerar a falsa doutrina dele. Seja em nossa casa, escritório, ônibus, praça, portão, ou qualquer outro lugar, isso não faz sentido. Nesse caso, seria melhor deixar para quem está apto para falar com eles sobre essa verdade. Embora, deveríamos estar sempre prontos para dar uma defesa a todos que pedem a respeito de nossa esperança e nossa confiança em Jesus Cristo (1 Pedro 3:15).


fotos

tom caet