30/05/2019

fatos sobre Jesus





O cristianismo diz que Jesus Cristo veio à Terra durante o reinado histórico do rei Herodes, o Grande, e nasceu da Virgem Maria em Belém, em Israel. Mas a doutrina da igreja também diz que Jesus é Deus, uma das três Pessoas da Trindade, e não tem começo nem fim. Como Jesus sempre existiu, o que ele estava fazendo antes de sua encarnação durante o Império Romano? Nós temos alguma maneira de saber?

A Trindade oferece uma pista

Para os cristãos, a Bíblia é a nossa fonte de verdade sobre Deus, e é cheia de informações sobre Jesus, incluindo o que ele estava fazendo antes de vir à Terra. A primeira pista está na Trindade. O cristianismo ensina que existe apenas um Deus, mas que ele existe em três pessoas: Pai , Filho e Espírito Santo . Embora a palavra “trindade” não seja mencionada na Bíblia, essa doutrina vai do começo ao fim do livro. Há apenas um problema: o conceito da Trindade é impossível para a mente humana compreender plenamente. A Trindade deve ser aceita pela fé.

Jesus existiu antes da criação

Cada uma das três Pessoas da Trindade é Deus, incluindo Jesus. Enquanto o nosso universo começou na época da criação, Jesus existia antes disso. A Bíblia diz que “Deus é amor.” ( 1 João 4: 8, NVI ). Antes da criação do universo, as três Pessoas da Trindade estavam em um relacionamento, amando-se mutuamente. Alguma confusão surgiu sobre os termos “Pai” e “Filho”. Em termos humanos, um pai deve existir antes de um filho, mas esse não é o caso da Trindade. Aplicar esses termos literalmente levou ao ensinamento de que Jesus era um ser criado, considerado heresia na teologia cristã.

Uma vaga pista sobre o que a Trindade estava fazendo antes da criação veio do próprio Jesus: Em sua defesa, Jesus disse a eles: “Meu Pai está sempre em seu trabalho até hoje, e eu também estou trabalhando.” ( João 5:17, NVI) Então, sabemos que a Trindade estava sempre “trabalhando”, mas naquilo que não nos é dito.

Jesus participou da criação

Uma das coisas que Jesus fez antes de aparecer na terra em Belém foi criar o universo. De pinturas e filmes, geralmente imaginamos Deus o Pai como o único Criador, mas a Bíblia fornece detalhes adicionais:

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava com Deus no começo. Através dele todas as coisas foram feitas; sem ele nada foi feito. (João 1: 1-3, NVI)

O Filho é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele todas as coisas foram criadas: as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou poderes ou governantes ou autoridades; todas as coisas foram criadas através dele e para ele. ( Colossenses 1: 15-15, NVI)

Gênesis 1:26 cita Deus dizendo: "Façamos a humanidade à nossa imagem, à nossa semelhança ..." (NVI), indicando que a criação foi um esforço conjunto entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. De alguma forma, o Pai trabalhou através de Jesus, como observado nos versos acima.

A Bíblia revela que a Trindade é um relacionamento tão estreitamente unido que nenhuma das pessoas jamais age sozinha. Todos sabem o que os outros são sobre; todos cooperam em tudo. A única vez que esse vínculo trino foi quebrado foi quando o Pai abandonou Jesus na cruz .

Jesus disfarçado

Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que Jesus apareceu na Terra séculos antes de seu nascimento em Belém, não como um homem, mas como o Anjo do Senhor . O Antigo Testamento inclui mais de 50 referências ao Anjo do Senhor. Esse ser divino, designado pelo termo distinto “o” anjo do Senhor, era diferente dos anjos criados . Uma indicação de que poderia ter sido Jesus disfarçado era o fato de que o Anjo do Senhor geralmente intervinha em favor do povo escolhido de Deus, os judeus.

O Anjo do Senhor resgatou Sarah serva Hagar e seu filho Ismael . O Anjo do Senhor apareceu em uma sarça ardente para Moisés . Ele alimentou o profeta Elias . Ele veio chamar Gideão . Em tempos cruciais do Antigo Testamento, o Anjo do Senhor apareceu, exibindo uma das atividades favoritas de Jesus: intercedendo pela humanidade.

Outra prova é que as aparições do Anjo do Senhor pararam depois do nascimento de Jesus. Ele não poderia estar na terra como um ser humano e como um anjo simultaneamente. Essas manifestações pré-encarnadas foram chamadas de teofanias ou cristofanias , a aparição de Deus aos seres humanos.

Precisa saber a base

A Bíblia não explica todos os detalhes de cada coisa. Ao inspirar os homens que o escreveram, o Espírito Santo forneceu tanta informação quanto precisamos saber. Muitas coisas permanecem um mistério; outros estão simplesmente além da nossa capacidade de entender.

Jesus, que é Deus, não muda. Ele sempre foi um ser compassivo e perdoador, mesmo antes de criar a humanidade. Enquanto na terra, Jesus Cristo era o reflexo perfeito de Deus Pai. As três Pessoas da Trindade estão sempre em completo acordo. Apesar da falta de fatos sobre as atividades de pré-criação e pré-encarnação de Jesus, sabemos por seu caráter imutável que ele sempre foi e sempre será motivado pelo amor.7 fatos sobre Jesus

Ainda neste assunto, veja se algum desses fatos a seguir, sobre Jesus, você que provavelmente não sabíamos, lembrando que isso não muda em nada a nossa crença salvífica Nele. Mas, Será que conhecemos Jesus muito bem?

 Jesus nasceu antes do que pensávamos.

Nosso calendário atual, que supostamente começa a partir do momento em que Jesus Cristo nasceu (AD, anno domini, latim para "no ano de nosso Senhor"), está errado. Nós sabemos de historiadores romanos que o rei Herodes morreu por volta de 4 aC Mas Jesus nasceu quando Herodes ainda estava vivo. De fato, Herodes ordenou que todos os filhos do sexo masculino em Belém, dois anos e mais jovens, fossem massacrados, na tentativa de matar o Messias.

Embora a data seja debatida, o censo mencionado em Lucas 2: 2 provavelmente ocorreu por volta de 6 aC. Tendo esses e outros detalhes em consideração, Jesus nasceu entre 6 e 4 aC

Jesus protegeu os judeus durante o êxodo.

A Trindade sempre trabalha em conjunto. Quando os judeus escaparam do faraó, detalhados no livro de Êxodo, Jesus os sustentou no deserto. Essa verdade foi revelada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10: 3-4: "Todos comeram a mesma comida espiritual e beberam a mesma bebida espiritual; beberam da rocha espiritual que os acompanhava e essa rocha era Cristo". (NIV)
Esta não foi a única vez em que Jesus assumiu um papel ativo no Antigo Testamento. Várias outras aparições, ou teofanias, estão documentadas na Bíblia.

Jesus não era apenas um carpinteiro.

Marcos 6: 3 chamas Jesus de "carpinteiro", mas é muito provável que ele possuísse uma ampla gama de habilidades de construção, com a habilidade de trabalhar em madeira, pedra e metal. A palavra grega traduzida como carpinteiro é "tekton", um termo antigo que remonta ao poeta Homero, pelo menos 700 aC

Enquanto tekton originalmente se referia a um trabalhador em madeira, expandiu-se ao longo do tempo para incluir outros materiais. Alguns estudiosos da Bíblia observam que a madeira era relativamente escassa no tempo de Jesus e que a maioria das casas era de pedra. Aprendizado com seu padrasto José, Jesus pode ter viajado por toda a Galiléia, construindo sinagogas e outras estruturas.

Jesus falou três, possivelmente quatro línguas.

Sabemos pelos evangelhos que Jesus falava aramaico, a língua cotidiana do antigo Israel, porque algumas de suas palavras aramaicas são registradas nas Escrituras. Como judeu devoto, ele também falava hebraico, que era usado nas orações do templo. No entanto, muitas sinagogas usavam a Septuaginta, as Escrituras Hebraicas traduzidas para o grego.

Quando ele falou com os gentios, Jesus pode ter conversado em grego, a linguagem comercial do Oriente Médio na época. Embora não saibamos com certeza, ele pode ter conversado com um centurião romano em latim (Mateus 8:13).

 Jesus provavelmente não era bonito.

Nenhuma descrição física de Jesus existe na Bíblia, mas o profeta Isaías fornece uma pista importante sobre ele: "Ele não tinha beleza ou majestade para nos atrair a ele, nada em sua aparência que devêssemos desejar a ele". (Isaías 53: 2b, NVI)

Porque o cristianismo foi perseguido por Roma, os primeiros mosaicos cristãos representando Jesus datam de cerca de 350 dC Pinturas mostrando Jesus com cabelos longos eram comuns na Idade Média e na Renascença, mas Paulo disse em 1 Coríntios 11:14 que cabelos compridos em homens eram "vergonhosos". "
Jesus se destacou por causa do que ele disse e fez, não pela maneira como ele parecia.

Jesus poderia se surpreender.

Em pelo menos duas ocasiões, Jesus mostrou grande surpresa nos eventos. Ele ficou "espantado" com a falta de fé das pessoas nele em Nazaré e não pôde fazer milagres lá. (Marcos 6: 5-6) A grande fé de um centurião romano, um gentio, também o surpreendeu, como observado em Lucas 7: 9.

Os cristãos há muito argumentam sobre Filipenses 2: 7. A New American Standard Bible diz que Cristo "esvaziou-se", enquanto as últimas versões da ESV e da NIV dizem que Jesus "não se fez nada". A controvérsia continua sobre o que esse esvaziamento do poder divino ou kenosis significa, mas podemos ter certeza de que Jesus era totalmente Deus e plenamente homem em sua encarnação.    

Jesus não era vegano.

No Antigo Testamento, Deus Pai estabeleceu um sistema de sacrifício de animais como parte fundamental da adoração. Ao contrário das regras dos veganos modernos que não comem carne por motivos morais, Deus não colocou tais restrições a seus seguidores. Ele deu, no entanto, uma lista de alimentos impuros que deveriam ser evitados, como carne de porco, coelho, criaturas aquáticas sem barbatanas ou escamas, e certos lagartos e insetos. 
Como um judeu obediente, Jesus teria comido o cordeiro da Páscoa servido naquele importante dia sagrado. Os evangelhos também falam de Jesus comendo peixe. Restrições alimentares foram posteriormente levantadas para os cristãos.


fotos

tom caet