19/07/2019

“Eu queria ser feliz”

Eu conheci um cara incrivelmente inteligente, extremamente intelectual, possuía um coração de leão, era mente aberta e brilhava no departamento das aparências.
Ele tinha tudo, parecia. Ele estava em vários times esportivos da escola, era o presidente do corpo estudantil e seus textos apareciam em várias agências de noticias populares. Popular, inteligente, bonito, atlético -o que mais alguém poderia querer, certo?
Ele se candidatou para estudar em várias das melhores universidades do país. E, claro, foi aceito na maioria delas. Ele apareceu nas notícias locais por ser aceito em três Ivy Leagues, eu sei que Harvard foi uma delas, embora eu tenha esquecido das outras duas.
Ele se manteve querido enquanto o ano escolar acabava. ganhou a alcunha de Rei da Formatura e foi o co-orador da mesma. Todos sabíamos que ele iria continuar fazendo coisas grandes.
Lembro-me distintamente de perguntar para ele qual faculdade ele havia decidido ir, e ele deu de ombros com indiferença.
Ano passado quando voltei para casa para visitar a minha família, acabei encontrando com ele, eu estava chocado de vê-lo ali; Eu achei que ele estaria em Harvard, Yale ou até mesmo algum lugar muito longe, mas não, ele estava em nossa pequena cidadezinha.
Perguntei a ele o que ele havia feito e qual faculdade ele havia finalmente decidido ir.
Ele me contou que rejeitou as ofertas e que no momento não estava matriculado em nenhum tipo de escolaridade. Disse que estava fazendo fotografia e mergulho livre.
eu estava, compreensivelmente, um pouco surpreso. Eu o perguntei por quê, considerando todos os seus talentos, seu gênio incomparável, sua aparência destacável…Você diria que ele seria um Hawking, um Einsten, até mesmo um ator ou um modelo. Por que ele não foi para a faculdade para buscar algo que valeria a pena?
Ele sorriu calmamente e olhou em meus olhos com uma das mais sinceras e sérias expressões que eu jamais tinha visto.
“Eu queria ser feliz”
Verdadeira inteligência em poucas palavras, tantas pessoas se esquecem disso. A vida não é sobre construtos sociais que são empurrados para nós ou as coisas que somos ditos que devemos fazer. A vida é sobre ser feliz. Gente inteligente entende isso. E isso é algo muito raro de ver.
Obs: De nada vale identificar um inteligente, se ele for orgulhoso e arrogante. Tente identificar pessoas bondosas, essas sim valem a pena gastar o tempo.

fotos

tom caet