19/08/2019

2 Coríntios 11:14 - Caridade toxica.





A vida missionaria nos chama a uma fé notável, ou seja, uma fé que depende exclusivamente da bondade de Deus para nossa salvação e nunca apresenta nossos próprios méritos como justificação. 

Pessoalmente, bons cristãos são alvos mais fáceis de Satanás. Ele conhece nossas fraquezas e está mais do que disposto a explorá-las. Ansiosamente ele se aproveita do conhecimento que tem sobre nosso caráter, e com isso nos acusa continuamente - fazendo com que a nossa e nossa obediência pareça questionável e sem entusiasmo. Seu arsenal de ferramentas e oportunidades cresce a cada dia e uma delas é a arrecadação de dinheiro para supostas obras de caridade.

Agora, Já parou pra pensar que você pode estar ser usado pelo diabo para patrocinar, atrapalhar, confundir e impedir a obra de Deus?

Sabia que grande parte dos pastores e missionários podem exagerar nos seus relatos, cartas de apoio, enfim, fatos que não correspondem com a realidade simplesmente para arrecadar dinheiro para fins pessoais?

Pois é, meus caros, há muito dinheiro caindo em mãos de pregadores duráveis, ou seja, supostos cristãos que recebem os fundos de ajuda de igrejas locais, muitas vezes explorando a fé do outro interpretando o dinheiro como ele fosse um selo de aprovação de Deus... 

Infelizmente, a maioria desses charlatães do evangelho tem viajado pelo mundo fantasiado de pregadores, e com isso, abusam de seu hipotético “poder espiritual” para pedir dinheiro e conduzir as igrejas a todo tipo de heresia e até para usar em benefício próprio tipo: jatinhos, rede de tv, mansões, etc.

Sim, há muitas armadilhas preparadas no campo da fé. Por exemplo, há pessoas que se apresentam como enviados das organizações para financiamento de projetos nacionais e internacionais, e muitos vão de ministério para ministério oferecendo-se para cuidar dos povos carentes. Mas adivinhe o que acontece? 

Sem saber, muitos acabam apoiando uma caridade tóxica, inclusive os pastores locais. E tem mais, algo que se observa nas arrecadações das igrejas, é que cerca de 85% do dinheiro quase nunca atinge as áreas alvo da necessidade. 

Para ser bem claro, não estou atacando os motivos dos doadores. Não. Apenas, quero puxar a cortina para expor uma visão ingênua das missões, na verdade, uma visão ingênua do pecado. Porque Satanás tem usado a generosidade de muitos para o mal. Mas não devemos nos surpreender com isso, pois sabemos que ele se disfarça como um anjo de luz (2 Coríntios 11:14). 

E outra coisa, eu encorajaria as pessoas a não fazerem as coisas cegamente e nem de qualquer jeito. Além disso, peço que considere cuidadosamente com quem você é parceiro. Na minha experiência, é isso que nos faz   correr menos risco de ser ludibriados pelos charlatães. Enfim, que sejamos generosos, mas de maneiras mais útil em compromisso e dedicação. Que não sejamos enganados pelo maligno e por seus planos (2 Coríntios 2:11), e que possamos fazer um trabalho melhor ajudando uns aos outros a administrar os recursos que Deus nos deu. 2 Cor. 11:14). 

...e por favor, não considere como extremismo o que estou dizendo. Mas se você é cético sobre o mal, ao menos note que nós vivemos em um mundo estranho, com manchetes que deprimem, bons líderes desviados, pessoas lutam entre si e contra si mesmas. Há um vírus no meio do sistema religioso que nós simplesmente ainda não sabemos combater. Falo da hipocrisia. Algo que pregamos e não vivemos, mas isso é outra historia...



fotos

tom caet